Obsession Secrets #3: Autores x Blogueiros - Round 1

sexta-feira, novembro 11, 2016

Quero te contar uma coisa...

Sempre pensei no dia em que eu faria um texto desses, sobre opiniões do que rola na blogosfera. Coloquei até Round 1, porque tem sempre uma por ano. Até que veio essa última treta - que talvez eu não tenha entendido direito - e eu não quis ficar calada. Porque é uma coisa que anda se repetindo bastante, desde a chegada da Amazon por aqui e tals, e putz, como tem gente precisando de um choque de realidade. Na verdade, esse texto se somará a muitos que li em decorrer desse ano, pela blogosfera literária, explorando vários dos tópicos que escreverei aqui.

Essa coluna é um espaço para textos pessoais, mas não quero ser contra ninguém aqui. O fato é que um lado quer obrigar o outro a fazer o que não gosta. No caso, dar chance aos e-books. Sei muito bem que alguns blogueiros se negam a ler e-books e sei também, que não é obrigação. É, não é obrigação! Se a pessoa me diz que não gosta de ler e-books/pdfs, por que eu deveria ficar insistindo e arrumando treta por isso? Onde um nega; outro aceita. É sério! Quando lancei um e-book de contos e postei um formulário aqui no blog, questionando quem teria interesse em resenhá-lo, li várias maneiras educadas de dizer "seu livro não me interessa", e também "não leio e-books ou livros digitais". Eu recebi 29 comentários naquela postagem, porém nem 50% quis resenhar os dois e-books que ofereci. Assim como teve gente que solicitou e até hoje não resenhou. Contudo, tenho gratidão eterna por aqueles que levaram meu projeto a sério e tiraram um tempinho do seu dia, para ler os contos. Acreditem, o resultado me impressionou porque sinceramente, não esperava receber uma resenha SEQUER na Amazon. E tem uma lá...três estrelas. Tá ótimo! A tia da escola sempre me disse que três estrelas era bom, e o que é bom, não é ruim....

Não tenho raiva. Não guardarei mágoas de quem não quis ler. Por que eu deveria? Afinal, eu também sou livre para negar leituras. Sei que boa parte dos que comentam aqui, é por educação de retribuir comentário, que se eu atualizar sem responder, não pisa aqui nunca mais. E claro, tem aqueles que só voltam se você marcar uma boa presença nos deles, né? Sempre foi assim e sempre será. E quem faz isso, geralmente não se importa com você, seu blog...finge ter interesse ao te deixar comentários, mas não tem. Então, eu já esperava que parte nem se importaria com o que estava naquela postagem, assim como essa. Ah, já ia esquecendo, a galera da anterior, isso foi o que realmente me doeu. Visitante preferir comentar na postagem anterior, do que dá uma pseudo força na postagem do meu livro. Está vendo autor nacional? O blogueiro sabe o que você passa...


Na postagem passada da coluna, eu relatei sobre minha vida com a ansiedade. Talvez meu cabelo tenha caído mais nessa época e as espinhas apareceram em demasiado, esperando a primeira resenha. Não recebi cinquenta, como muitos querem lá na Amazon, mas recebi o suficiente para se sentir agradecida e amado a experiência. Minha prática com a escrita era com fanfics nas comunidades do Orkut e em fóruns. Eu sabia que a maioria das opiniões positivas que eu obtive lá, eram por amizade e carinho, ou seja, eu não ia ter esse mesmo tratamento lançando minhas histórias à pessoas que nunca ouviram falar de mim. Um belo tiro no escuro, que só amando e compreendendo para ter coragem. Sim! Opiniões por amizade e carinho. Elas existem e se você usa Wattpad, sabe muito bem ou prefere não enxergar. Os seus leitores do Wattpad não são confirmação de que você não terá UMA crítica negativa sobre seu material. Afinal, publicar numa plataforma que vende e-books para trocentos países espera-se opiniões verdadeiras. Você tem ali, oportunidade de postar sua história em outras línguas se quiser. E vou te dizer, estrangeiros não iam ficar amaciando narrativas com romantização de estupro. Porém, se é um leitor brasileiro que aponta essa pavorosidade, só pode ser fake de autor famosinho que não aguenta disputa ou é blogueiro que foi pago para comentar. Sério, eu já li isso em várias discussões pelo Facebook que surgiam na minha timeline - não só ontem -, sabe se lá o motivo.

Essa perseguição por causa das resenhas negativas, é o que várias vezes me faz temer em postar opiniões sobre projetos nacionais por aqui. No início do Obsession, eu corria super atrás dos autores para implorar parceria e como não sabia, como funcionava, eu cheguei a pedir livros algumas vezes. Fui negada com ignorância, claro. Porém, tenho muito orgulho de um dos primeiros autores parceiros do blog, que sempre foi um amor com os blogueiros, e hoje está com uma ótima visibilidade no mercado. Até hoje, se ele me enviar um e-mail pedindo para divulgar seu trabalho, não vou negar. Porém, mudei o sistema de parcerias aqui no blog, depois de tanta arrogância e falta de humildade, em comentários de resenhas que via em blogs amigos. Decidi não procurar mais ninguém; decidi ler nacionais por eu mesma. Então, uns autores começaram a entrar em contato. Aceito divulgar, sempre, mesmo que demore (há uma coluna aqui chamada Plantão Globsession que o propósito é divulgar obras nacionais). Resenhas, não ligo se é físico ou e-book, e não prometo quando vai sair. Quem me envia para analisar, eu ainda incluo link do site na página de resenhas nacionais, no menu da barra. Graças, que comigo nunca aconteceu subornos por avaliação, na verdade, eu desistiria da leitura na hora. Ponha a cara à tapa, como os blogueiros. Escrever resenha também trás críticas negativas. As editoras também destroem nossas estimas todo ano, avaliando elas para processo de parceria e por exemplo, aqui só há duas parceiras...talvez seja resultado de não ficar dourando pílula.

Decidi citar três casos, dos que me deixaram com certo trauma de avaliar nacionais tanto na Amazon, quanto no blog e afirmo que a intenção não é ofender ninguém, apenas um conselho indireto de que a forma de abordagem, precisa ser reavaliada.
. O primeiro foi anos atrás, não sei se alguém aqui lembra que havia um blog chamado Vergonha Literária, que gostava de expor os 'micões' da blogosfera literária. Uma vez, a resenha de uma blogueira conhecida foi parar lá e por um acaso, aquela resenha eu não tinha visto. Ela tem um jeito de avaliar diferente, mas suas opiniões são sempre fortes. A autora em questão, não gostou da resenha e avaliação. Lembro que alguns autores não gostaram da maneira que ela - a autora - reagiu àquela resenha negativa, com comentário grotesco no blog da menina e tals. Anos depois, vi o tal livro gratuito na Amazon e até baixei, por curiosidade cof cof, apesar que já tinha avaliações negativas por lá, com perfis se identificando, deixando bem claro...

. A segunda foi recente, creio que no início desse ano. Foi uma resenha quatro estrelas. UAU! Quatro estrelas? A tia da escola me ensinou que era ÓTIMO. Então, não é ruim, né? Mas, parece que para essa autora sim. A blogueira escreveu uma resenha maravilhosa, com avaliação de qualidade. Porém, a autora só focou nos pontos negativos, ressaltados e fez textão nos comentários e depois foi para o Facebook reclamar. Eu raramente leio comentários nos blogs dos outros, mas era um livro de uma autora que eu havia conhecido na Bienal e fiquei curiosa quando vi o nome dela. Me arrependi, pois fiquei meio decepcionada e com belo receio de resenhar uns livros dela que havia acabado de baixar na Amazon.

. A terceira também é uma autora da Amazon e tem contrato com editora conhecida. Antes do contrato, lembro que ela odiava as avaliações com três estrelas e li um textão enorme dela no Facebook, reclamando sobre isso. Lembram o que eu disse lá em cima, três estrelas não é ruim, na verdade gosto de encarar como uma maneira do universo te dizendo pra manter os pés no chão. Tem altos e baixos, como tudo na vida. Fiquei com receio de comentar, depois que baixei o livro dela também. Na verdade, interrompi a leitura e até hoje não voltei.


Queridos autores e blogueiros. Cada lado tem seus defeitos e creio que unidos certamente notaremos muitas qualidades. Uma delas, já temos que é o gosto em comum pelos livrinhos ♥. Não vejam como inimigos aquele que pode ser uma grande fonte de ajuda para seu trabalho. Digo isso para os amigos blogueiros também, pois quando um autor divulga sua resenha, ele está divulgando seu blog e aumentando seus leitores. E se o blogueiro não lê e-book, insista na divulgação. Se não pode no blog, talvez uma das redes sociais que nossa, blogueiros tem várias, né? Ah, e pesquisem sobre o conteúdo do blog que você quer divulgação, antes de pedir. Vi que uma das reclamações é que enviam e o blogueiro some. Sério, pesquisem o blog! Perguntem por aí...Nada contra blogs iniciantes, mas cara, estou aqui há quase seis anos e já vi blog ser deletado em três dias de existência. Pesquise e estude o blog antes de propor envio do seu livro.

E não se desespere. Fazer coisas por desespero, só nos trás resultados ruins. Sei que você quer reconhecimento, querido autor, mas está muito difícil. Assim para vários blogueiros, que querem espaço e reconhecimento. Essa é verdade. Também é verdade que sua hora vai chegar, coisas boas demoram. Peço que clique aqui nessa postagem e veja a data que a divulgação foi postada....Um mês depois do Obsession Valley ter nascido e infelizmente, ainda não pude lê-lo, na verdade nenhum dos livros dela, pois ainda não pude comprá-los. Mas, quando queimei meu mês grátis no Kindle Unlimited, li um dela que estava disponível, na verdade partes, pois acabou o período de teste - QUERO MUITO ASSINAR, CONHECER MAIS DO TRABALHO DE VOCÊS...UNIVERSO ME DÁ UM EMPREGO - e enquanto eu estava lendo, lembrei dessa postagem de 2011 e imaginei quantos blogueiros que a ajudaram na época, com Book Tour e tals, estão super orgulhosos.

Então, se você ama a escrita e o que você faz, não se desespere ou fique revoltado focando nos baixos. Escreva, escreva e escreva. Para cada autor; há um leitor. E não há fake de blogueiro ou autor famoso tentando te sabotar. São pessoas que querem ajudar seu trabalho a ser ainda melhor. Você ainda vai receber várias opiniões negativas na sua jornada. Blogueiros literários não são inimigos de autores, jamais. Não deduza que somos seus inimigos só porque você não apareceu nos 'Melhores do Ano' e blogueiro, valorize o trabalho dos autores independentes, sei que você pode incluí-lo na sua lista de revelações, no fim do ano.

Agora, vou me esconder debaixo da cama, esperando o dia em que essa postagem vai se voltar contra mim. Porque, é bem possível...


Obrigada pela atenção.
Seja feliz; faça alguém feliz. ♥

You Might Also Like

21 COMENTÁRIOS

  1. Que texto incrível, parabéns pela coragem de falar sobre esse assunto tão presente na vida dos blogueiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,
      Obrigada pela força!
      Volte sempre que quiser :*
      Nana.

      Excluir
  2. Oie minha flor! Tudo que você falou só remente a pura verdade. Não acho que essa postagem deve se volta contra você nunca, porque faço das duas as minhas palavras. Vou te falar...é bem capaz de isso acontecer porque tem muita gente louca nessa internet e nós não estamos longe de sermos afetadas por elas. Várias coisas que você citou aqui também já aconteceram comigo. Como eu postar uma resenha não muito positiva de um escritor e ele vir fazer textão no meu blog. E detalhe...a editora que havia me enviado o livro para resenha simplesmente passou a me ignorar e não me enviar mais e-mail sem comunicar nada pelo fim da parceria. Eu deduzi que tinha sido por causa da resenha negativa. E olha que eu não usei nenhuma palavra para ofender ninguém, simplesmente dei minha opinião sincera e além disso apontei pontos importante que ele poderia melhorar. Sinceramente, não me importei e continuei fazendo meu trabalho porque quem perdeu a credibilidade foi esse autor e a editora. Achei super anti ético. Também acontecia de no começo do blog, assim como você, autores me responderem com ignorância e outros blogueiros também. Nao vi direito de onde surgiu essa treta. Apensa vi comentários do pessoal no facebook. Eu acho que em ambos os casos (blogueiros e autores) não se deve generalizar. Como você disse, há blogueiros ruins como autores sem caráter também. Olha, esse é um assunto que dá pano para manga. Não sabia que tu era escritora também... Qual teu conto?
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nana!
    Parabéns pelo post! É incrível como após tanto tempo do surgimento dos blogs literários e das parcerias entre blogueiros e autores esse tipo de coisa continue acontecendo, né?! Eu nunca presenciei nenhum desses barracos, mas vez ou outra leio comentários a respeito. Acho que toda resenha negativa ou que apenas levante um ponto ou outro não tão bacana em uma obra deve ser feita com respeito pelo trabalho do autor, que deve ter o mesmo respeito com o trabalho e a opinião do blogueiro. É tão simples que fica realmente difícil entender como essas coisas ainda acontecem...

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Oi querida,
    Sabe que entrei hoje no face algumas vezes, mas não entendi qual é a "treta" que anda rolando entre blogs e autores. Eu com o tempo acabei me encaixando nos dois perfis então tenho uma certa facilidade de ver os prós e contras de cada lado. Sobre a história dos e-books realmente é complicado, mas acredito que acima de tudo temos que ter respeito, se existem leitores que não se adaptam com esse tipo de leitura não adianta ficar forçando a barra ne? Gostei muito da sinceridade do seu texto, como você mesma colocou ninguém é 100% perfeito e não vamos ter as 5 estrelinhas em tudo que fizermos, temos que encarar as críticas construtivas e ir melhorando com o tempo. Não acredito que tenha falado nada demais em seu post, concordo com sua opinião e te parabenizo pela sinceridade. Acredito que um depende do outro, esse é um trabalho conjunto e só assim vamos conseguir fazer nossa literatura nacional crescer na minha opinião.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2016/11/inferno-de-dan-brown.html

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nana

    Menina, parabéns. Hoje eu entrei no Facebook e não entendi nada, varios comentários falando da treta entre blogueiros e autores, nas nenhum falando o motivo. Eu até agora não sei com 100% de certeza, pois vi gente falando que os autores estavam até organizando campanha contra blogueiros, não sei se procede, claro.
    Eu achei essa briga tão sem propósito. Generalização nunca é a melhor saída, não é porque um faz que todos vão fazer. Eu até hoje nunca tive problema com autor, e espero que continue assim. O cenário literário nacional já é tão complicado, porque complicar mais?
    Hoje em dia o ego fala mais alto... alguns autores estão perdendo a noção, assim como alguns blogueiros também, mas são isso: ALGUNS.
    E que legal foi ver essa postagem sobre Perdida? Quem diria que ela estaria onde está hoje?
    Cada um colhe aquilo que planta!!!!


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, nana.
    Gostei bastante da postagem e concordo com o que você falou. Infelizmente tem muitos autores que não entendem que não é todo mundo que vai gostar dos livros deles. Assim como tem muitos blogueiros irresponsáveis e que não sabem fazer uma resenha negativa sem ofender. Mas não pode generalizar. Já passei por muitas situações chatas no blog e por muitas outras que me surpreenderam positivamente. Esse dias atras mesmo recebi um livro para ler de um autor que está começando agora e não gostei. Entrei em contato com ele e me propus a não resenhar o livro pro ser uma resenha negativa e ele disse que não, que eu poderia publicar a resenha sim que as resenhas negativas fazem parte do amadurecimento do autor. Sempre que alguém entra em contato comigo para parcerias eu me proponho a ler ebooks e só aceito físico quando o autor insiste porque sei como é dificil para eles. Mas casos como esse sempre vão acontecer infelizmente. E não é restrito a autores não. Já perdi parceria com uma editora que quando começou ninguém conhecia, eu divulguei e resenhei vários livros deles por dois anos e a primeira vez que fiz uma resenha negativa de um livro deles, eles excluíram a parceria.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Nana!
    Como o blog está lindo *-*
    Adorei seu texto. Eu estou por fora das tretas porque durante a semana praticamente não estou fazendo nada além de trabalhar. Mas já fiquei sabendo de algumas do passado que me fizeram não fazer mais parcerias com autores. Quando me enviam email pedindo, só digo que não faço parceria mas que posso divulgar o livro no blog (isso eu faço sem ganhar nada em troca, é de coração mesmo). Até hoje ninguém reclamou! E, quando o livro me interessa, vou lá e compro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Nana,
    Não entendi ainda qual o propósito dessa briga de 'blogueiros x autores nacionais', é meio sem sentido... Todos temos dificuldades e somos julgados a cada post, parem com o drama desnecessário. Tive uma imensa sorte de ter parceiros no Estante da Ale que enriqueceram ainda mais meu projeto.
    Só quero que você saiba que não estou aqui para 'responder' seu comentário. Nana, acho você uma das blogueiras mais criativas e completas que sigo. Não, não estou mentindo. Sempre fico impressionada com a quantidade de informações que você coloca nos posts de lançamentos ou quer outro exemplo? Aqueles posts com as frases do skoob, que trabalhão deve dar, mas você faz impecável e pelo visto, sem reclamar, rs.
    Sério, por um mundo com mais blogueiros como você.
    Beijo grande
    estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei Nana! Haja coragem menina!! Mas eu to contigo nessa <3
    Te citei em uma tag lá no meu blog :)

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  10. Oi
    estou lendo muitos comentários em um grupo do whats sobre esse assunto, eu leio e-books e não tenho problemas com isso, mas não sou obrigada a gostar de todos que leio, por isso que nem ando correndo atrás de parcerias com autores, tenho alguns e-books aqui aqui para ler, ms uma autora ainda não li só que sei que vou gostar. Eu gosto de ser sincera nas minhas resenhas, mas não ofendo e mesmo assim tenho um pouco de medo por conta de autores infantis. Mas vou continuar resenhando meus Nacionais,


    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá :)
    Como vai?
    Opa, gostei muito do post e da exposição do assunto.
    Olha, eu não sou de ler muitos e books, falo mesmo, mas se for autor nacional eu leio.
    Olha meu blog, sei muito bem como é ser escritor nacional e não ter 10,20 comentários sobre o que tu escreve. Pode criticar, elogiar, mas quem escreve sabe o quanto é bom ser visto.

    Gostei do seu ponto e vista.
    Beijos

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Nana!

    Nossa eu sou super perdida, não estava sabendo de treta nenhuma! Acho que é melhor o autor não se desesperar mesmo, às vezes é até melhor o blogueiro não ler porque às vezes os perfis não combinam, o público é outro enfim... ninguém é obrigado a ler o que não quer, às vezes a pessoa não está no clima daquela leitura. E tb acho que formadores de opinião são responsáveis por aquilo que dizem, então, é melhor pensar duas vezes antes de dizer bobagens de alguém por aí, existem mil formas de criticar sem ofender.

    Enfim, adorei o seu post! E acho que o tema rende bastante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oi Nana! Eu percebi que houve confusão esta semana novamente, mas nem sei com quem ou sobre o que foi. Infelizmente existem pessoas que não gostam de críticas e acabam não percebendo que isso faz parte da vida. A falta de entendimento e maturidade acaba gerando algo negativo e poluindo um meio que deveria ser mais saudável.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Hey Nana!! *-* obrigada!!
    Nana, depois de ler seu texto eu devo dizer que acho que tem uns ebooks que comecei e não terminei e nem pmarcar no skoob eu marquei, que vergonha! Vou ver se dou um jeito nnisso! Esse negocio de critica em resenha, acho que quando o autor envia, ele tem que estar preparado para o bom e para o ruim. O "não" ele já tem mesmo, então quando o leitor/blogueiro dá uma resposta com o que sentiu ao ler o livro, é um sim, é algo, e não deve ter SÓ coisa ruim, né? Às vezes estamos num momento também que não é muito propicio a leitura
    Busco ajudar também, mesmo que seja no Livro Destaque do blog, acho que já ajuda alguma coisa, né? :D
    Sempre lembro do Sorriso da Hiena e a resenha da Tami, as editoras rejeitaram tanto
    VIU, se alguém se manifestar contra sua postagem eu vou dar uma voadora porque menina, voce falou tudo!!! :D Amei, sério!
    Fico muito feliz!! E espero que terminei de ler O Duque e Eu viu? aaaah, mas aos poucos voce vai conhecendo mais a Daph HEHE mãe doida a deles, né?
    ia mesmo KKKK segundo os livros da Quinn eu tambem to na idade de arrumar um homem, mas 1- que tá dificil 2- os crush nao me quer 3 - os crush eu vejo uma vez na vida e nunca mais :( kkkk verdade nana! bem melhor
    pensou em 1800 e bolinhae arrumando ttretas? hehehe
    espero que goste sim <3 e comente rsrs
    Matthew Goode é UM SAFADO! kkk parece o robert pattinson po!! kkkk oloco! Ele fez downtown abbey?
    Leia guerra secretas eeeeeee
    meninaa,a ue nunca comprei nada da pedrazul ainda :( mas tipo, MORRO de vontade! Tem uams edições que eu PRECISO, pena que é caro ;(
    Moana <3
    Oloco... Passei a excluir uns ebooks tambem, sabe? Mas compro um monteee kkk quando tem na faixa ainda HEHEHEHE
    não sabia que o unlimited era assim não viu? mas bom saber....o duro e assinar KKKKK

    logo acaba o tcc nanaa!!!
    tenha um ótimo fds!
    beijocas
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  16. OI NANA

    li tudinho e agora bora lá...

    Bom, eu meio que faço parte desse clubinho que não curte muito ler em e-book. É tudo muito mais ao fato de eu ser cegueta do que outra coisa HAHAHAH ler no pc me doi os olhos, acabo perdendo a paciência por isso, então acabo preservando a minha miopia e curto mais os impressos mesmo. Mas ão é o caso de que eu jamais leria. Se eu me comprometesse, leria sim.

    Como tenho um blog diferentão, confesso que fico sim um pouco frustrada com as poucas parcerias que me aceitam. Na verdade, minha vontade de fazer parcerias vem muito mais da paixão por livros, da vontade de ler mesmo e de consumir arte de variadas pessoas/culturas/estados/países. O autor imprime muito de si quando escreve qualquer coisa e, as vezes, uma frase pode desconstruir toda uma opinião tosca que você tem. Livros te educam, de certa forma, vai além do entreter.

    Mas sim: existe gente safada em todo lugar HAHAHAH :B do mesmo jeito que há blogueiros que se comprometem a realizar parceria e somem, há também os autores que fazem doce com tudo e que não aceitam críticas negativas. Lindo, só porque você escreveu um livro não quer dizer que ele tenha saído perfeito. Pode ser pra você (sei que livro é meio que filho), mas se as pessoas criticam é pra ajudar, né? ou ao menos deveria ser. Crítica, quando construtiva, é mais do que bem vinda. Vamo debater mermo, vamo misturar opiniões divergentes e se construir junto... Arte é pra isso e livro é arte! Arte vem pra mexer com tudo e te fazer pensar, te perturbar de algum jeito, esse é o propósito dela.

    Gostei muito de ver aqui um post pessoal seu, pondo a cara a tapa e dando opinião. Faça mais vezes, a gente quer te ouvir além de resenhas *-* você tem opinião muito forte e merece ser ouvida!

    beeeeeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Nana, sua linda, tudo bem?
    Para tudo!!!! Você também é autora? Não sabia, achei o máximo, parabéns!!!! Vou torcer muito pelo seu sucesso agora. Eu não faço mais leituras digitais, por problema na coluna, não tenho um leitor digital e não posso ficar muito tempo no computador. Mas se quiser ajudo com divulgação, pode mandar um e-mail ou deixar mensagem, de coração.
    Adoro essas colunas de falar abertamente sobre um assunto. Vamos lá, eu acredito que todo mundo é livre para expressar sua opinião, desde que não ofenda ninguém. Aprendi na escola, que o meu direito termina quando o seu começa. Tudo é uma questão de nos respeitarmos, se as pessoas se respeitam, elas resolvem tudo na conversa, com o diálogo. Não precisam brigar. Partindo dessa premissa, de coração, não vejo propósito em nenhuma dessas confusões na blogosfera. As pessoas falam coisas que podem magoar as outras e no fim gera uma bola de neve, e para que? O resultado é só negativo. E com isso perdemos o foco que é compartilhar e incentivar a leitura. Eu fui a um evento literário em que os autores e blogueiros falaram sobre parceria. E gostei muito de uma ideia que foi dada: todo livro tem sem público, seu leitor. Por isso, o autor antes de oferecer parceria, deveria pesquisar se seu livro é do gênero do blogueiro. E quando o blogueiro não aceita o livro, ele está dizendo, na minha opinião, que não é do gênero dele. Então, insistir, leva ao risco de uma resenha negativa. E para mim, resenha negativa na verdade, nada mais é do que a opinião de uma pessoa. Já li um livro que foi super elogiado e não gostei. Não era para mim. Como já li vários livros e amei, e várias pessoas não gostaram. As pessoas são diferentes, gostam de coisas diferentes. Por isso tem espaço para vários gêneros literários. Adorei a conversa!!! Traga mais!!!
    beijinhos.
    cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    P.S.: Obrigada por me informar o link da série, vi sua mensagem no face, você foi muito generosa em perder seu tempo e me passar a informação. Uma querida como sempre.

    ResponderExcluir
  18. Oie,
    adorei o texto. O tema é bem complicado.
    Também sou autora e blogueira e entendo os dois lados, mas meu lado autora sempre ganha nesta briga kkkkk

    bjos
    <a href="http://blog.vanessasueroz.com.br>Blog Vanessa Sueroz</a>

    ResponderExcluir
  19. Às vezes eu acho que eu de fato vivo na era das cavernas, mas não é a toa. Sou muito nostálgica e vivo sofrendo de saudade da época do orkut e dos sites de fanfics, e isso porque claramente era uma época muito melhor. Lembro como as pessoas eram loucas por fanfics, tudo nacional, autoria do nosso país. Era bem mais fácil conseguir comentários, porque os leitores eram ávidos, e realmente se importavam com a história, realmente a acompanhavam. Mas os autores de hoje em dia, os que soam pra publicar um livro, esses já não tem muita sorte. Precisam divulgar, fazer parcerias, tudo pra que uma mísera alma aceite ler e resenhar. E aí, quando resenham, apontando os lados negativos, eles já caem em cima, porque trabalharam duro demais pra receber uma resenha dessas. Complicado. Mas assim como ninguém é obrigado a ler ebook, ninguém é obrigado a gostar da história, e as críticas devem ser aceitas, pelo menos se forem construtivas. É uma forma de o autor melhorar a própria escrita, mas né, nem todos encaram desse jeito. Eu também já corri muito atrás de autor no começo do blog, mas hoje dá até medo de fazer parceria, porque já reclamaram bastante também das nossas resenhas, principalmente por sermos sinceras. E ninguém quer isso né, só quer arco-iris e elogios.
    Na real, eu não tava sabendo sobre a treta no facebook, e nossa, que desnecessário né? Quando autores e blogueiros deveriam estar se unindo, começa a aparecer esses rolos...
    Nana, seu texto ficou maravilhoso! Faço de todas as suas palavras as minhas.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Nana.
    Que texto incrível.
    Você tem opiniões fortes e sinceras.
    Não sabia do seu ebook de contos.
    Infelizmente, há muitas pessoas que não sabem agradecer quando recebem elogios, imagina quando recebem uma crítica construtiva...
    São pessoas que só sabem reclamar de tudo.
    Acho que existe muito mimimi na blogosfera e na internet em geral.
    Eu entendo que essa relação entre blogueiros e autores pode ser mesmo complicada, pois existe interesse em avaliações positivas e nem sempre o livro é realmente bom. Então o blogueiro fica em dúvida se vai aliviar na crítica porque o autor é parceiro ou vai manter a sua linha de resenhar com sinceridade e fazer uma crítica negativa, mas de forma construtiva...
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

HELP

Stats

Desde Fevereiro/2011
Nome: Canto Cultzíneo antigo Obsession Valley
Host: Blogger.com


Subscribe