Plantão Globsession #14: A Era de Ouro do Pornô - Zeka Sixx

quinta-feira, dezembro 15, 2016

Novidades Nacionais

Olá leitores,
O Plantão está no ar com mais uma novidade nacional, com uma pitada de pimenta, e que certamente merece sua atenção. Hoje vamos conhecer A Era de Ouro do Pornô, de Zeka Sixx.


A Era de Ouro do PornôMax tem vinte e nove anos e mora sozinho em um apartamento em Porto Alegre. Faz bicos como tradutor e sonha em ser escritor, enquanto passa os dias bebendo, esperando o fim de um bloqueio criativo que o aflige há três anos. Você já leu essa história milhares de vezes, certo? Não exatamente. "A Era de Ouro do Pornô", primeiro romance de Zeka Sixx, autor do livro de contos "O Caminho dos Excessos" (Edição do Autor, 2015), parte de uma premissa aparentemente batida para se revelar uma fábula maldita, encharcada em álcool, sexo, cultura pop e niilismo. Mais do que Max, o anti-herói central, é a cidade de Porto Alegre, com seus habitantes - do sexo feminino, em especial -, o verdadeiro personagem do romance. O enredo se desdobra como uma montanha-russa, indo do sonho ao pesadelo num virar de página. "A Era de Ouro do Pornô" é uma sátira a uma geração que colocou sobre seus próprios ombros a necessidade de ser criativamente relevante.



Zeka Sixx é gaúcho, nascido em 1983 e mora em Porto Alegre. Além de escritor, é advogado e trabalha como DJ nas horas vagas. Estreou na literatura em 2015, com o livro de contos "O Caminho dos Excessos", publicado de maneira independente. Em 2016, lançou seu primeiro romance, "A Era de Ouro do Pornô", pelo selo Erotica da Editora Multifoco. O livro é uma homenagem a Porto Alegre, "a cidade que amamos odiar e odiamos amar": uma homenagem à sua vida noturna, às suas mulheres, aos seus inúmeros defeitos que também são suas virtudes. Não por acaso, o livro se passa no final de 2012, poucos meses antes de tudo ruir: uma época onde ainda se acreditava que o Brasil era o país do futuro, uma época pré-protestos de junho de 2013, pré-coxinhas x petralhas, pré-explosão do feminismo moderno, pré-incêndio da Boate Kiss... e as intermináveis discussões e rixas geradas por esses eventos. O último suspiro de uma suposta "era de ouro". 
Seu estilo é desbocado, vulgar, por vezes pornográfico, mas ao mesmo tempo poético e delirante. Admira escritores como Henry Miller, Charles Bukowski, John Fante, Bret Easton Ellis, Pedro Juan Gutiérrez, Rubem Fonseca e Dalton Trevisan.

You Might Also Like

9 COMENTÁRIOS

  1. Oi amiga, esse livro não faz muito o meu estilo mas é sempre bom quando um livro nacional se destaca.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2016/12/top-10-marcas-favoritas.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana, tudo bem?

    A capa, enredo, titulo, tudo nesse livro me chama atenção!!

    PS: agora estou com a musiquinha do plantão da Globo na minha cabeça rsrsrsrsrsr

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana, sua linda, tudo bem?
    Não vou resistir: da mesma forma que a Mi, lembrei na hora do plantão da Globo, risos....
    Nana, já percebi pela sinopse e pela capa que esse livro não é para mim. Eu sou muito romântica, acho que me sentiria incomodada com essa leitura. Mas para quem não é tão sensível como eu, pode ser uma boa dica!!!
    Um excelente fim de semana para você!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nana! Tudo bem? Já li "A Era de Ouro do Pornô"! Ele é bem hot hahaha Agora lembrei da trilha sonora dele, que é ótima! <3

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nana, tudo bem???

    Eu já li algumas resenhas do livro, umas três ou quatro, mas não curti. Pelo que pude perceber o livro tem uma linguagem bem particular, e por mais que eu curta hot, meu lance no gênero é outro.

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  6. Oi Nana,
    Eu já vi esse livro pela blogosfera e confesso que não me chama a atenção.
    Mas pelo visto está fazendo sucesso, hein?

    Ah, sobre a Babi A. Sette... Você me falar que os romances de época dela são bons me anima. Não sei se você já sentiu isso, mas você quer gostar da pessoa e o livro dela não ser tão bom traz uma decepção no seu coração, rs. Aí você faz de tudo para tentar melhorar, inclusive arrumar desculpas para ler outros livros dela, rs.

    Beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já tinha ouvido falar desse livro, mas não tenho curiosidade em ler, não. Uma coisa é new adult, outra é coisa mais pesada né hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nana! Não conhecia o autor, mas sempre gosto de ver a literatura brasileira se abrindo cada vez mais para novos autores. Acho que o estilo do autor não é muito o meu de leitura, mas a dica é bem interessante! Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
  9. uau, Nana! intrigante!
    Não conheço o autor mas a proposta é boa!
    Ano que vem quero ler mais cultura brasileira! Obrigada pela indicação.
    Boas festas.
    A Bela, não a Fera blog | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

HELP

Stats

Desde Fevereiro/2011
Nome: Canto Cultzíneo antigo Obsession Valley
Host: Blogger.com


Subscribe