Livro: Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie

terça-feira, janeiro 31, 2017

Assassinato no Expresso do OrientePouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Uma americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.
Como diria Patrick, OLHA A FACA!

Acompanhamos Hercule Poirot a bordo do Expresso Tauro, voltando a trabalho da Síria. Ainda nessa viagem, ele estuda o comportamento de dois passageiros, o Coronel Arbuthnot e a senhorita Mary Debenham, que de tanto cochicharem acabam chamando a atenção do detetive. Ao chegar ao seu destino, descobre que precisa ir até Londres e embarca no expresso de Istambul a Calais. Era uma época em que se via, os trens quase vazios. Mas, quem diria, Poirot quase ficara sem lugar durante aquela viagem e acabou na segunda classe, graças a seu amigo Bouc.

Havia treze pessoas naquela viagem, todas de diferentes classes - até gente da realeza - e nacionalidades. E claro, Poirot começou a estudá-las até reconhecer dois rostos: o Coronel e a senhorita Mary. E ele também é reconhecido, por Ratchett, um americano que teme por sua vida e quer ajuda de Poirot, para protegê-lo. Estava assustado por conta de ameaças que recebia anonimante, por cartas, contudo o detetive recusa ajudá-lo, simplesmente por não ir com a cara dele...SÉRIO!

Horas depois, Ratchett é morto à facadas e em seu quarto há um rastro de pistas, inclusive sobre sua verdadeira identidade - tá vendo como Poirot não estava errado em não confiar nesse embuste? - que muitos se lembram, das mortes que ele causara no passado. Será que alguém a bordo conhecia sua verdadeira identidade? Será que estaria relacionado às vítimas? Poirot tem um caso super intrigante nas mãos, onde tudo aparenta o perfeitamente imperfeito. O foco da narrativa é a investigação, e acompanhamos todos os passos de Poirot. Cada passageiro tem um álibi, o que dificulta mais ainda a resolução. Porém, tudo tem uma falha.

"O trem é tão perigoso quanto uma viagem ao mar!"

Apesar de ser uma das mais famosas, Assassinato no Expresso do Oriente não é a primeira aventura de Poirot, na verdade a décima - contando trinta e três romances e cinquenta contos, de acordo com o site da L&PM - e é sem dúvida, um dos melhores livros do gênero que já li. Uma trama bem articulada e o desenrolar do caso surpreende, e de fato até a decisão do detetive, também. Afinal, ele acaba com duas soluções para o caso.

Poirot reconhece o culpado, estudando a vítima. Na visão dele, é ali que está a resposta. E na verdade estava, eu que fui trouxiane. Se no início estava complicado para ele, imagina pra mim. Eu jurei a todo momento que era o coitado do Bouc, o assassino - DESCULPA, BOUC -, quase caí para trás com a questão de tanto rancor envolvido na resolução do caso.

Mais uma vez me deliciei com a escrita da autora. A leitura acaba se tornando rápida, em vista, que boa parte dos capítulos são parte da investigação. Sim, a gente acompanha o processo com cada um dos passageiros. Alguns vacilam; outros não...há deduções precoces, falsas pistas, enfim, um baita enredo misterioso, pra ninguém colocar defeito...QUER DIZER...

Eu só senti falta da tradução, das partes em francês. Sempre falo aqui, que não pode esquecer a tradução no rodapé. Poirot dialoga bastante em francês, então, às vezes dificulta a interpretação sem a notinha lá. Quem dera ser fluente em francês, ainda não...

"-...E, ainda assim, a cena se presta para um romance, meu amigo. Ao nosso redor, há pessoas de todas as classes, nacionalidades e de todas as idades. Por três dias, essas pessoas, estranhas entre si, são reunidas num só lugar. Comem e dormem sob o mesmo teto, não podem fugir umas das outras. Ao final de três dias, despedem-se, cada uma segue o seu caminho, talvez para nunca tornarem a se ver."

Mais uma indicação super válida para quem anda curioso para conhecer a autora. Leitura viciante, e tenho minhas dúvidas se você vai acertar o assassino de cara. Mais um motivo para ler é que esse ano teremos adaptação nas telonas, no final de 2017. O ator Kenneth Branagh vai dirigir, produzir e estrelar a adaptação. Ele será o detetive Hercule Poirot e no elenco ainda teremos, cof cof: Penelope Cruz, Derek Jacobi, Judi Dench, Daisy Ridley, Johnny Depp, Josh Gad, Michelle Pfeiffer, Willem Dafoe, Olivia Colman, Tom Bateman, e outros. Para conferir os personagens dessa galerinha, clique aqui.

O ator Kenneth Branagh será Hercule Poirot na adaptação de Expresso do Oriente, que estreia - na gringa - final do ano.

I Dare You - Desafio Literário
Essa leitura fez parte do I Dare You 2017
Desafio de Janeiro: Autor Inglês


Autora: Agatha Christie
Título Original: Murder on the Orient Express
Origem: Literatura Britânica
Editora: L&PM / Harper Collins Brasil
Tradução: Petrucia Finkler / Archibaldo Figueira
ISBN: 9788525432995 / 9788520934784
Publicação: 2015 / 2016
Páginas: 248 / 200
Série: Hercule Poirot
#1: O Misterioso Caso de Styles
#2: Assassinato no Campo de Golfe
#3: Poirot Investiga
#4: O Assassinato de Roger Ackroyd
#5: Os Quatro Grandes
#6: O Mistério do Trem Azul
Migos são mais de dez livros, clique aqui.
O Que Tem?: Investigação, Vingança, Não foi o Bouc

You Might Also Like

27 COMENTÁRIOS

  1. Adoro suspenses, mas confesso que esse eu ainda tenho que ler. Acho que ficar tentando adivinhar quem é o assassino é a melhor parte :D

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu também gosto de suspense, dá aquele frio na barriga hahaha. Gostei do livro :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá olá!
    Eu já li e gosto muito, assim como a grande maioria da Agatha, sem contar que o filme do Sidney Lumet é incrivel, merece ser visto também.

    http://desde-1991.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia o livro, nem a autora. Fiquei bem curiosa, talvez eu curta um pouco de suspense rs. Adorei conhecer seu blog, muito sucesso.
    Um beijo

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre quis ler livros da Agatha, espero que esse ano eu leia!!
    Sonho Inverossímil

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nana.
    Já li muitas resenhas sobre esse livro e fico com mais vontade de lê-lo. Além disso, Agatha Christie é uma autora que me envergonho de dizer que não conheço sua escrita.
    Alguns livros da autora estão na minha lista de leitura de 2017.

    Abraço!
    Tudo Online
    Participe do sorteio do livro "Febríssima"

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nana!
    Eu quero ler algo da Agatha o quanto antes. Este, creio eu, é o título mais famoso da autora e do seu personagem Hercule Poirot. Fico feliz que tenha curtido a trama e acima de tudo, por ser uma leitura instigante.
    Eu também acho bem chato essa coisa de não ter tradução do francês, nem como rodapé. Eu realmente me estressaria. Eu não entendo nada de francês.
    Boa resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Nana!

    Eu ADORO a Agatha Christie! Ela é sensacional e apesar de não ser o meu livro preferido da autora, gosto bastante desse suspense! Estou super curiosa com a adaptação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. No início o livro me lembrou um paradidático estilo os que eu tive na quarta série, mas conforme li a resenha comecei a ficar mais interessada na história. E saber que vai ter adaptação só me deixou mais curiosa. Não acho que seria um favorito, mas certamente um bom livro para passar o tempo.
    Também estou lendo um livro que tem muito diálogo em francês e nenhum sinal de tradução, como lidar? Você costuma procurar a tradução ou deixa passar assumindo que se não traduziram não deve ser ter um significado importante?
    Desejo uma ótima semana. Beijo e até mais :*
    http://www.thesecretshoot.com/

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma curiosidade muito grande para conhecer esta autora, porque muitas pessoas falam dela e de seus livros, mas nunca cheguei a me interessar pelos livros dela! Acho que começar por esse pode ser muito bom!
    Parabéns pela resenha, adorei seu blog, estou seguindo!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  11. OOOOOOOI

    A Agatha sempre me faz de trouxa! Eu nunca consigo adivinhar o assassino até o fim do livro. Desconfio de todo mundo e de ninguém e nunca dou uma dentro u.u HAHAHAH
    esse livro em especial eu ainda não li. Mas KERO!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  12. Oi. Eu nunca li nada da autora, mas sempre fiquei curiosa para ler um romance policial da época, então esses elementos que você citou aí em cima me deixam com mais curiosidade ainda. Problema é que a narrativa ás vezes me decepciona e eu acabo abandonando o livro, mesmo assim quero muito conferir alguma obra da Agatha.
    Beijo! Leitora Encantada
    Promoção 4 anos de blog Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  13. Eita, mais uma resenha das boas que eu vejo aqui dos livros da Agatha Christie, e mais uma vez sou obrigada a dizer que não li nada dessa mulher ainda! Me Julguem, ando muito negligente com os clássicos!
    OLHA A FACA, eu adorava o Patrick, tempos que a Zorra era boa! hahaha
    Eu gosto de livros sobre assassinatos, leio mto Harlan Coben, e a premissa desse livro é bem atraente, queria poder dizer "vou colocar na lista", mas já disse isso outra vez, então apenas digo "um dia leio Agatha Christie"!!

    Beijinhos Nana,
    Excelente terça-feira para vc!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  14. Olá! Lembro que li este livro na época do colégio e simplesmente AMEI, visto que nos colégios é muito difícil ter um livro que realmente a gente goste, esse foi uma das melhores escolhas que fizeram, não é cansativo, e é bastante instigante <3 amei saber que vai ter a adaptação pras telonas <3

    beijos,

    Jéssica - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu não gosto muito desse tipo de livro. Mas tenho amigas que amam ler os livros dessa autora, por isso eu sei que ela é muito talentosa e que os livros são realmente muito bons.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/02/cinema-fevereiro-2017.html?m=1

    ResponderExcluir
  16. Ooi Nana, tudo bom??
    Indignada que eu ainda não li nada da Agatha Christie!!! Sei que ela tem milhões de livros mas quero ler, pelo menos, os mais famosos da autora,
    Tenho certeza que nunca vou conseguir acertar o assassino HSUASHUA E ainda vai ter filme \o/ Preciso ler,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  17. Uau, adorei o tema do livro! Gosto de coisas assim ^^ Será q acho ele pela internet? hihi
    bjs

    Blog: Skull Minds | Twitter | Tumblr | Pinterest | WeHeartIt
    Snap: maisaindia

    ResponderExcluir
  18. Olá, Nana.
    Esse é meu livro favorito de toda vida. Eu amo a Agatha. Não foi o primeiro livro dela que eu li, mas foi no qual eu me encantei por ela e por esse detetive que amo de paixão. Eu nunca que ia adivinhar quem era o assassino.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Sou doida para ler os livros da autora, devem ser muito bons... Adorei a dica e a resenha, parabéns! :)

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  20. Esse é um dos meus livros favoritos da autora *_*
    Preciso ler mais livros dela, inclusive <3

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Sempre quis ler algo da autora mas nunca soube qual. Adorei sua resenha e vou ver se compro o livro!
    Beijos!!
    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Nana,
    Acredita que esse é o livro que eu quero ler para conhecer a escrita da autora?
    Parece ser muito bom, fiquei ainda mais curiosa.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  23. Esse foi o primeiro livro de Agatha que li e também fiquei chocada com o final, hahaha! Achei simplesmente genial! Estou louca para ver o novo filme! Você sabia que tem um beeem antigo? Também quero muito ver hahaha

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  24. Nunca li nada da Agatha, mas sempre ouço elogios as histórias que ela escreve. Parece ser ótimo para quem gosta de um estilo mais de suspense ou policial..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Nana, sua linda, tudo bem?
    Estive doente esses dias, peço desculpas pelo sumiço. Ah, você finalmente leu esse livro. Até hoje, em todos os livros que eu leio de investigação, suspense, eu sempre uso a psicologia dele, sempre me volto para a vítima e através dela tento desvendar o caso. E não é que dá certo? Tenho acertado em alguns casos. Isso só não dá certo com a Agatha, nunca consigo desvendar seus livros, ela é genial!!!! Esse livro em especial foi surpreendente, nunca espararia por aquele desfecho. Eu vi a noticia do filme, não é o máximo??? Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Boa noite,
    Tudo bem?
    Eu já li este livro e adorei.
    Comecei a ler Agatha por ler Conan Doyle.
    Sério, não sabia que será adaptado ao cinema. Espero que fique bom, nem vou criar expectativas kkkkkk

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?
    Acr dita que ainda não li nada da autora?!
    Vivo tentando, mas nunca consigo...rs.
    Amei a resenha, uma ótima indicação.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

HELP

Stats

Desde Fevereiro/2011
Nome: Obsession Valley
Host: Blogger.com


Subscribe