Livro: Fortaleza Negra - Kel Costa

sexta-feira, maio 05, 2017

Fortaleza NegraNÃO TEMA! NÃO SE ENTREGUE! RESISTA! O que aconteceria se a humanidade ficasse no meio de uma guerra sem precedentes entre criaturas poderosas, de duas espécies predadoras e extremamente perigosas? Em um mundo completamente diferente de tudo que conhecemos até então, começa a aventura de uma adolescente rebelde e atrevida, que enfrentará os mais temidos vampiros e seres mitológicos, para conquistar uma posição de respeito, graças à sua força e coragem.
Corre miga, que tem vampirão!

Em 1985, o mundo foi tomado pelos vampiros. Na verdade, a dominação iniciou com cinco Mestres e se expandiu para outros lugares - por decreto deles - e assim os humanos se davam conta que seus líderes agora tinham presas. O que parecia ser péssimo, logo se tornava positivo com toda proteção e regras impostas pelo novo governo.

Nos dias atuais, conhecemos a jovem de dezessete anos Aleksandra Baker ou simplesmente Sasha, que tudo que sabe sobre o mundo antigo, é por intermédio da mãe. Sasha mora com a família nos Estados Unidos, um dos muitos lugares, que a dominação vampírica anda sofrendo ataques, por parte de seres mitológicos. Centauros e minotauros, aparecem e seus ataques não costumam deixar testemunhas. Os pais de Sasha, temendo toda aquela ameça, aceitam uma bela oferta para a proteção da família. Seu pai é um biólogo e sua pesquisa em torno dos mitológicos, acaba chamando atenção dos Mestres, e assim a família Baker é convidada para morar na Fortaleza Negra.

"A Fortaleza Negra era o meu destino. Uma cidade cercada por imensos muros, construída pelos próprios Mestres quando passaram a governar. O curioso era que ficava na Rússia, o terceiro colocado na lista dos países com os mais altos índices de ataques mitológicos. No entanto, a Fortaleza era conhecida por ser impenetrável, o único lugar onde se podia viver em paz e segurança, a salvo dos temidos monstros. Além disso, os vampiros mais poderosos residiam lá: os chamados Mestres."

A novidade não agrada em nada Sasha, em vista que, precisa deixar algumas pessoas para trás. Os Mestres só costumam convidar humanos que tenham algo a oferecer, para residir na Fortaleza. Com seu gênio rebelde, não esconde o desagrado, além de não ser muito simpatizante dos vampiros. E claro que seu primeiro encontro com os Mestres, teria uma história para contar. Ainda mais que tem uma bela facilidade para se meter em enrascadas e dessa vez, a culpa é de um crucifixo. Porém, se o crucifixo não tivesse chamado atenção de Mestre Mikhail, talvez seus dias na Fortaleza, não acabassem intensamente apaixonantes.

Aos poucos, Sasha descobre que a Fortaleza, não é tão segura quanto pensavam. Há suspeita de um traidor no local, que permite a entrada de mitológicos resultando em vários estragos. Por não ser boa em seguir ordens e se manter protegida, o perigo a ronda por várias vezes e a aproximação de Mikhail é inevitável, o que não agrada muito os outros Mestres - irmãos e irmã dele - Klaus, Nikolai, Vladímir e Nádia. Apesar de toda descrição em volta de Mikhail, sobre ele ser tudão e tals, ter um colosso de estimação...meu fav é o Klaus, o Mestre-líder e mais sério de todos. Não basta a pessoa gostar de macho difícil na vida real, tem que gostar na ficção, também.

Mas, não pensem que quando se muda para Fortaleza, Sasha só vive acompanhada de vampiros. Não! Além de aturar as inconveniências do irmão mais novo, Victor, ela ainda é alvo das artimanhas - divertidas - dos novos amigos de escola Lara e Kurt. Os dois são bem carismáticos e muito divertidos, principalmente Kurt, que tem crush no Klaus e não desperdiça qualquer oportunidade de estar perto do Mestre.

"Até hoje era possível ouvir sobre o Brasil e como ele era o maior ganhador de títulos mundiais, considerado o melhor futebol do mundo. Por falar em Brasil, eu me lembrei de uma matéria que tinha lido anos antes, contando que ele tinha sido um dos primeiros países a aceitar de vez o governo vampírico. Algo sobre a população preferir ser comandada por seres da noite do que submeter aos seus antigos governantes."

O mundo criado por Kel Costa é atrativo e bem descrito. Todas questões políticas e mudanças para uma nova era, foram formuladas de uma maneira fluída, introduzida aos poucos, porém sem enrolação. Assim como os confrontos dos mitológicos, em que a autora não demonstra medo ao arriscar a vida de seus personagens. Sabe aqueles livros do estilo que a gente lê e o protagonista não sofre um arranhão sequer ou quando sofre algo é só no final? Não espere o mesmo em Fortaleza Negra. Sasha se arrisca e na maioria das vezes, paga por isso.

A narrativa é em primeira pessoa, mas alguns capítulos são sob o ponto de vista de Mikhail e também de Kurt. Os capítulos de Mikhail acrescentam bastante à narrativa pelo fato das mudanças, a família, Sasha e seu comportamento. O cara tem trocentos anos, então não espere que ele seja um doce e seus pensamentos inocentes. Aliás, em alguns capítulos há cenas eróticas.

Minhas ressalvas ficam para o comportamento da Sasha e a morte final. Sobre o comportamento de Sasha, relatei que ela tem um gênio rebelde, sem filtros. Às vezes acaba sendo irritante e infantil, em vista de todo confronto que anda acontecendo. E a morte, eu não gostei porque Sasha passou boa parte da narrativa expondo o que sentia por aquela pessoa para no fim, só trazer mais dor e me soou tudo descartável. É bem difícil relatar isso sem dar spoilers, pois se eu disser o tipo de sentimento, vocês saberão logo nos primeiros capítulos quem é.

E não posso deixar de comentar sobre o trabalho da Ler Editorial. O trabalho com a capa, a arte, valorizou muito o trabalho da autora. A revisão e diagramação estão boas, só o que vi - minimamente - foi a troca da narrativa da primeira para a terceira pessoa. Ah, e adorei a trilha sonora, principalmente porque tem Imagine Dragons. ♥

Em suma, estou bem ansiosa para ler o segundo e saber mais sobre esse mundo quase distópico que a autora criou. Andei espiando pelas resenhas no Skoob e soube que Klaus terá uma participação maior, então...( ͡° ͜ʖ ͡°)

*As avaliações com desenho da pimenta indicam que há cenas eróticas no livro.

Autora: Kel Costa
Origem: Literatura Brasileira
Editora: Ler Editorial
ISBN: 9788568925355
Publicação: 2016
Páginas: 464
Série: Sim - Fortaleza Negra
#1: Fortaleza Negra: A Chegada da Nova Era
#2: Tempestades de Sangue
#3: Ruínas de Gelo
O Que Tem?: Romance, Vampiros, Seres Mitológicos

 Canto Cultzíneo agradece à editora Ler Editorial, por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

17 COMENTÁRIOS

  1. Oiieee Nana

    O que dizer desse livro? Achei a capa legal, a sinopse é interessante, mas ando meio saturada do gênero. Amo fantasias, mas ultimamente gosto de ler aqueles livros que apresentam algo diferente do mesmo de sempre sabe? Esse livro da Kel, não sei, me lembra outros que ja li, falta aquela coisa especial pra me empolgar de querer ler, e esse comportamento da protagonista que às vezes resulta infantil... ando fugindo de protas assim.

    Beijokas

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana! Eu tenho a edição da Jangada, mas até hoje não li. Falem bem do livro e sua resenha me deixou com vontade de conferir a história.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana!
    Eu adoro livros com vampiros, mas faz tempo que não leio algum. A única coisa que me deixa com pé atrás em relação a esse livro é a protagonista que você comentou, acho que ela também vai me irritar.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Nana! Eu tipo, nossa o que tá rolando *lendo a sinopse* AI DAQUI A POUCO VAMPIROS, CENTAUROS, MINOTAUROS, SEI LÁ O QUE!! Conclusão: adorei sua resenha! Se a escrita é atrativa e o mundo legal, a leitura vale a aventura/brisa :B DAUHDUKHD

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Nana!
    Assim... Vou ser sincera, estou fugindo de vampiros, rs.
    Não sei, eles não me prendem mais. Fico bem entediada quando pego para ler sobre eles.
    A premissa dessa obra parece boa, além do fato de eu amar literatura nacional, mas sei lá...
    Vou adiar um pouco a dica.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nana,

    Já tinha visto falar do livro, mas nunca parei para conhecer muito da história.
    Gostei da premissa, ainda mais por ser de vampiros.

    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi Nana,
    Achei a proposta da autora bem interessante, principalmente por essa roupagem nova ao mundo dos vampiros. Espero ter uma oportunidade de lê-lo no futuro.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nana, tudo bem?
    A premissa não me chamou muito a atenção, e confesso que capas com desenho assim me lembram histórias infantis. Fiquei surpresa por ter cenas eróticas.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. HAHA adorei essa carinha no fim do post quando fala do Klaus! Eu ainda não conhecia o livro, mas a história parece bem diferente do que a gente tá acostumada a ler, né? Gostei também de não terem medo de machucar a protagonista, acho que torna a história mais real, sabe? Adorei a resenha!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Muito legal essa capa, o livro deve ser lindo por dentro também. Adorei sua resenha e fiquei curiosa para ler a obra!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha Nana. Achei a história bacana, mas confesso que ainda estou um pouco enjoada do gênero vampirismo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Ei,
    Como você está?
    Opa,cenas eróticas? Adorei kkkkkkkk
    Mas sério, gostei da tua resenha. Faz tempo que não leio nada sobre vampiros. Aliás, a última coisa que vi foi um seriado da Netflix "Van Helsing"(já viu? Recomendo)

    Beijos e tenha uma excelente semana

    ResponderExcluir
  13. Oi Nana, sua linda, tudo bem?
    Eu tenho esse livro mas a edição da editora Jangada. E confesso que não entendi porque saiu por outra editora, eu esperava na verdade o lançamento do terceiro volume pela Jangada também. Eu vi que essa edição tem mais páginas, mas não sei dizer se houve alguma alteração, como acréscimo. Confesso que li faz muito tempo, e não lembro muito. O livro que está na minha memória é Tempestade de Sangue, que é o segundo. Eu amei o segundo!!!! Você não faz ideia, Klaus roubou meu coração, reinou absoluto, mas só até quando Mikhail, estava fora. Aonde??? Claro que não vou te contar, vai ter que ler, risos.... Adorei sua resenha, louca para ler o último livro. Tomara que a autora escreva logo.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Sally!
    Gosto muito de livros de fantasias com seres diferenciados e tenho a maior curiosidade em ler esse livro da Kel.
    Muito bem feita sua resenha.
    Desejo uma ótima semana!
    “Conhecer os outros é sabedoria. Conhecer-se a si próprio é sabedoria superior.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Nana.
    Eu achei essa capa muito bonita, mas não supera a antiga hehe. Eu tenho esse e a continuação aqui na estante, mas ainda não li nenhum deles. Quero esperar lançar todos para não ficar tendo que reler depois para lembrar as coisas hehe. Mas já amei esse Klaus ai só pelo nome hehe. Amo Os Originais hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Oi
    eu só tinha visto a capa e nem sabia do que falava, mas agora já quero ler ainda mais porque trás seres mitológicos, ser um tipo de história que gosto e você me deixou curiosa sobre a morte.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Nana! Tudo bem? Imagine Dragons <3<3<3 Gosto de vampiros, mas há tempos ando saturado de produtos com eles envolvidos. Mas a capa do livro é bem bacana! Gostei.

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

HELP

Stats

Desde Fevereiro/2011
Nome: Obsession Valley
Host: Blogger.com


Subscribe