Livro: Colin Fischer - Ashley Edward Miller e Zack Stentz [Texto + Vídeo]
Resolvendo o crime. Uma expressão facial por vez. O ano letivo de Colin Fischer acabou de começar. Ele tem cartões de memorização com expressões faciais legendadas, um desconcertante conhecimento sobre genética e cinema clássico e um caderno surrado e cheio de orelhas, que usa para registrar suas experiências com a MUITO INTERESSANTE população local. Quando um revólver dispara na cantina, interrompendo a festinha de aniversário de uma das garotas, Colin é o único que pode investigar o caso. Está em suas mãos provar que não foi Wayne Connelly, justamente aquele que mais o atormenta, que trouxe a arma para a escola. Afinal de contas, a arma estava suja de glacê, e Wayne não estava com os dedos sujos de glacê…
Ah o colegial, ah o bullying...

Colin Fischer é um adolescente de 14 anos que está iniciando mais um ano letivo. Um garoto muito inteligente e para seus amigos estranho e diferente. Poucos tentam entender Colin e seu mundo. O que faz com que ele fique deslocado entre seus amigos de classe e seja agredido por eles.

Logo nas páginas iniciais, somos apresentados ao mundo do protagonista e seu terrível dia a dia na escola. Quando Wayne Connely, o valentão, resolve enfiar a cabeça do menino no vaso sanitário. Se Colin estava preocupado com isso? Não. Ele estava mais preocupado com o fato de ser tocado. Ele não gosta de ser tocado, a não ser que a pessoa avise antes. Colin tem síndrome de Asperger, o que dificulta um pouco sua interação social. Mas ele, tem um jeito bem peculiar em interagir, faz anotações sobre as pessoas em sua volta. Sempre anda acompanhado de um bloco cheio de legendas e memorizações. Sim, praticamente um Sherlock Holmes, que aliás é bem mencionado durante a leitura, pois é uma espécie de herói para Colin.
"Eddie ri inadequadamente quando confrontado. A pergunta foi incorretamente formulada como piada ou a referência específica à arma carrega alguma conotação sexual até então desconhecida? Investigar." - pág: 138
Uma leitura rápida e na minha opinião, de fácil compreensão, Colin Fischer com todo seu toque juvenil, ainda convida o leitor para um mistério envolvendo um tiro disparado na cantina da escola. O que acaba ficando por conta de Colin, que se une acreditem, a Wayne. E o valentão começa a conhecer o lado negativo de julgar pela capa. Compreende-se durante a leitura que ele nunca havia falado com Colin, além das agressões.
Geralmente quem pratica o bullying tem uma vida pior que sua vítima, nas ficções, e não é diferente com Wayne. É bacana de acompanhar o nascer da amizade deles, porque apesar de ser bem inteligente, Colin é inocente em algumas coisas. Geralmente coisas que dizem respeito à adolescência, como namoro, garotas e raramente entende ironias, mas aqui é um do sintomas relacionado ao Asperger.
De início até lembrei de 'O Teorema Katherine', de John Green, por ambos serem Colins e inteligentes. Mas a semelhança para aí.
Além de toda vida escolar de Colin, também acompanhamos sua relação com os pais e a peste do irmão mais novo. Danny é o retrato do irmão que se sente deslocado da família pela atenção 'a mais' que o irmão inteligente recebe dos pais. E para ter atenção, gosta de atingir Colin.
" - Por que ninguém é mais duro com ele? - Disse Danny. E voltou a seu café da manhã." - pág: 13
Com suas 176 páginas, Colin Fischer pode ser lido em uma tarde. Uma narrativa em terceira pessoa principalmente, já que cada início de capítulo dá a entender que é o Colin conversando com o leitor sobre algum assunto, e é divido em partes.
Apesar do toque sério que transparece por causa dos assuntos envolvidos, os autores neutralizaram bem o assunto com algumas partes cômicas e não deixaram o drama prevalecer. E seu final misterioso com verbos no futuro, dá a entender que é bem capaz de uma série estar vindo por aí. Quem sabe?
As carinhas expressivas estão em cada inicio de capítulo, assim como na arte da capa, que gostei bastante.
Assistam comentários em vídeo:
Se inscrevam no Canal do Obsession PLEAAASE:
Título Original: Colin Fischer
Editora: Novo Conceito
Tradução: Henrique Monteiro
ISBN: 9788581634166
Publicação: 2014
Páginas: 176
Série: ?
O Que Tem?: Bullying, Ensino Médio, Adolescência, Síndrome de Asperger, Investigação, Sherlock Holmes, Nerd.
Links: Skoob - Compre - Autor 1 - Autor 2 - Site da Editora
O Obsession Valley agradece à editora Novo Conceito por ceder o exemplar para análise.
Bah, estou lendo ele agora e já amando. Espero terminar em breve e logo fazer uma resenha positiva, pois não quero me decepcionar. Colin me conquistou de cara <3
ResponderExcluirBeijos
Fiquei com vontade de ler. Achei a ideia do valentão se tornar amigo do Colin muito legal.
ResponderExcluirBeijos,
Carissa
www.carissavieira.com
Oi, Nana! Tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que não fiquei muito interessada quando anunciaram a publicação desse livro, achei que ele tinha uma pegada muito juvenil e que iria atrapalhar um pouco a trama. De qualquer forma, já estou aceitando que ele é leve mesmo e eu achei mega interessante a trama falar sobre a síndrome de Asperger, talvez esse seja o motivo para eu estar realmente curiosa para lê-lo! Bjs
Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/
Awn eu vi esse livro na livraria e achei a capa bonitinha e o assunto que tratam no livro é bem sério até! Deve ser mesmo uma leitura gostosa que pretendo fazer em breve!
ResponderExcluirhttp://quasedemanha.com
Oi nana
ResponderExcluirJá li vários posts sobre esse livro na blogosfera e já o coloquei na lista de próximas leituras. Ando um pouco sem tempo e o fato de ele ser fininho aumentou meu interesse nele, além disso o tema bullying sempre despertou meu interesse.
Beijos
Mundo de Papel
Oi,
ResponderExcluirÉ a primeira resenha desse livro que leio e fiquei bastante curiosa para ler. O Colin é um personagem bem peculiar e coloquei na lista de desejados já :)
http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/
Só pra constar, o charmander lá em cima é uma gracinha ahaahahaha
ResponderExcluirOlha, achei interessante a ideia do livro, mas sinceramente tenho medo de ler. Tem um garoto na minha classe da faculdade que tem essa síndrome, e pessoas com essa síndrome são altamente avançados no quesito inteligência, algo que temo não ter sido retratada da forma devida no livro. É muito complicado e delicado fazer histórias onde temos que nos passar pelo personagem, imagina então quando ele tem alguma síndrome ou problemas psicológicos. Já tentei fazer isso com esquizofrenia, e não deu muito certo não, hahaha
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Nanaaaaaaaaa, que massa te ver em vídeo! Adorei! *-*
ResponderExcluirE a sua resenha aqui ficou muito boa. Eu recebi esse livro também em parceria com a Novo Conceito. A sinopse me interessou bastante. Vou ler em breve!
Um abraço!
Sacudindo Palavras
Ainda não li esse livro, mas já curti sua resenha #Curiosa
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Adorei a proposta do livro. O protagonista parece ser bem interessante, e gosto quando eles abordam temas mais sérios sem ser de um jeito tão pesado, com mais naturalidade.
ResponderExcluirA resenha ficou ótima. Me deu bastante vontade de ler!
Oi, Nana!
ResponderExcluirEsse sem dúvidas é o livro que mais quero ler dentre os lançamentos da Novo Conceito. Assuntos assim me chamam muita atenção, fiquei bem interessada <3
Beijo
Acho que eu fui a única que não foi muito com a cara do livro e ta julgando ele pela capa. kkkkk Vou ler porque é curtinho e já vejo que será uma leitura rápida, mas não tenho tantas expectativas em relação a ele mesmo todo mundo comentando bem. Quem sabe não sou surpreendida? Vamos ver. =D
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com
Não dava nada por essa capa, sério mesmo.
ResponderExcluirMas depois de ler sua resenha, mudei totalmente minha opinião.
Já quero ler! rs.
Adorei!
Caixinha de Correios #42.
Confere lá!
manuscritodecabeceira.blogspot.com
Bjs.
Eu sempre achei a capa desse livro muito legal, mas nunca me interessei a ponto de procurar a sinopse ou resenha. Achei interessante tratar do tema Bullying, fiquei curiosa, e por ser um livro curtinho, leria sem dúvida.
ResponderExcluirBeijos,
Yasmin
deitadosnagrama.blogspot.com.br
Oie Nana
ResponderExcluireu amei esse livro. Colin é o protagonista de O projeto Rosie mais novo rs
Bjos
www.mybooklit.com
Oi.
ResponderExcluirA ideia do livro é bem legal, gostei do que escreveu e espero ler ele um dia.
Beijos Fê :*
http://fernandabizerra.blogspot.com.br/
Oi, Nana! Menina, amei a sua resenha. Já havia visto esse livro por aí mas até o momento não havia lido mais a respeito dele e adorei. Fiquei com vontade de ler.
ResponderExcluirUm beijo grande,
Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita! ♥
Olá, boa tarde ^-^
ResponderExcluirAchei o livro bem interessante. Já tinha visto um vez, mas não imaginava do que a história se tratava; não dei, afinal, muito crédito :P Agora fiquei curiosa para ler *-*
Parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura.
Beijinhos e boa semana.
Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOie, tudo bom?
ResponderExcluirO protagonista desse livro me lembra bastante o Don de O Projeto Rosie. Gosto de livros assim pelo humor inteligente e pela mensagem que passam. Quero muito ler esse livro desde o lançamento e fico feliz em saber que a narrativa é fluida.
Beijos!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/