Livro: Vango: Entre o Céu e a Terra - Timothée de Fombelle
Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.

Primeiro quero me desculpar com a editora Melhoramentos, que foi tão gentil em contatar o Obsession e me apresentar a esse livro maravilhoso. E acabei demorando a soltar a resenha. Sim, a leitura de Vango foi maravilhosa. Ouso dizer que foi um dos melhores livros que li esse ano. E vocês devem saber que é bem difícil escrever sobre os livros que mais gostamos. Ainda mais com um conteúdo tão rico e histórico que o autor Timothée de Fombelle, nos proporciona.
"Quando pôs os pés no pequeno paraíso de novo, ele não podia mais deixar de olhar o horizonte e o céu além das falésias e do último rochedo." - pág: 44.
Começamos a narrativa em Paris em 1934, na catedral de Notre Dame e que dentro de instantes, Vango se tornaria padre. Mas neste mesmo instante, nosso jovem protagonista se torna principal suspeito de um assassinato. Esse é apenas o início do enredo maravilhoso de Timothée que leva o leitor à uma viagem histórica incrível e misteriosa.
Ao se tornar suspeito, Vango foge e se encontra com um antigo amigo, Hugo Eckener, que não será a primeira e nem a última figura daquela época que você encontrará durante a leitura. O inteligente garoto de dezesseis anos que chegara numa ilha da Sicília, acompanhado de sua babá, chamada/apelidada Mademoiselle, desperta interesse de vários personagens e de maneira bem interessante. A chegada dele naquela ilha, molda seu futuro com encontros e amizades, coincidindo com fatos reais da época, como a Primeira e Segunda Guerra.
![]() |
Zeppelin de Hugo Eckener |
Nas três partes, somos enriquecidos com informações, claramente, bem pesquisadas e surpreendidos com a maneira que o autor encerra seus capítulos. Será que ele fez de propósito? Encerrando os capítulos respondendo questões que eu queria saber em determinado ponto e me fazer formular mais quatro...Vá saber, mas em determinado momento é bem difícil deixar a leitura de lado.
Vango é um personagem carismático, creio que seja fácil se afeiçoar por ele e seus segredos. Na verdade, admito que seus segredos sejam o atrativo, além do autor nos presentear com uma bela viagem durante a narrativa. Passamos por Paris, Sicília, Rússia, Escócia...e nada é desinteressante, tudo faz sentido ao finalizar a leitura, apesar de algumas pontas soltas, dando anúncio para o segundo livro. E para inveja, Vango é praticamente um poliglota.
![]() |
Por dentro de Vango |
Como disse, a narrativa é dividida em três partes e os capítulos se moldam com o passado e o presente, não só de Vango. Os coadjuvantes são tão importantes quanto ele e há uma grande conexão com a maioria. O que me deixara surpresa em grande parte, pois, ousei pensar que bastante gente era descartável e acabava estupefata.
De primeira Vango pode soar como um mero livro infanto-juvenil. Realmente, gostaria de tê-lo lido na minha época escolar. Porém, é mais que isso e seu público pode ser bem abrangente. Uma ótima pedida para quem curte um bom mistério e História.
E leitores, a diagramação é muito bem cuidada, como ilustrações. E se você achava que na narrativa já tinha esse tanto de informações, vai se surpreender com as últimas páginas do livro. A Melhoramentos super caprichou na edição, com uma ótima fonte que leva o tom da mesma cor que está escrito VANGO na capa do livro. E muito bem revisado.
![]() |
As últimas páginas são cheias de fatos históricos |
Até porque, quatro perguntas, foram multiplicadas.
Autor: Timothèe de Fombelle
Tradução: Maria Alice Sampaio Dória
ISBN: 9788506077481
Publicação: 2015
Páginas: 360
Série: Sim - Vango
#1: Vango - Entre o Céu e a Terra
#2: Un prince sans royaume
#1: Vango - Entre o Céu e a Terra
#2: Un prince sans royaume
O Que Tem?: Segredos, Mistério, Investigação, Ficção Histórica
Links: Skoob - Compre - Site do Autor - Site da Editora
O Obsession Valley agradece à editora Melhoramentos por ceder o exemplar para análise.
Se tem um tipo de livro que eu queria ler mais são esses que incluem bastante fatos históricos. Eu acho super interessante mas, por algum motivo, nunca acho um que me agrade para ler, mas, gostei deste, a história me deixou curiosa e interessada! =)
ResponderExcluirAbraço,
literarizei.blogspot.com
Oi, tudo bem? Eu não conhecia o livro, mas parece ser muito bom!
ResponderExcluirBeijos,
http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br
Não conhecia o livro e logo de cara confesso que não curti muito. Mas pela sua resenha, me interessei mais. :D
ResponderExcluirBeijos,
http://postandotrechos.blogspot.com.br/
Sei exatamente como é essa sensação. Amar um livro e na hora de dizer o que você sente não sair nada, AAAAH é um horror, dá vontade de dizer só é hiper mega ultra bom e vocês TEM QUE LER!
ResponderExcluirNão conhecia a história do Vango e não parece fazer muito o meu tipo, mas vocÊ falo com tanto carinho dele que fiquei curiosa e vou dar uma chance a leitura, quem sabe eu não me surpreenda né?
Estante de uma Fangirl
Oi, Nana! Tudo bem? Menina, eu quero demais esse livro! A premissa é ótima, a edição incrível e a capa maravilhosa! <3 Adorei a resenha! :)
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
Gostei da resenha Nana. Parece ser uma aventura e tanto, hein? Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Não conhecia esse livro, mas gostei bastante da sua resenha e fiquei com vontade de lê-lo. Vou adicioná-lo à minha lista de leitura.
ResponderExcluirBeijos
Bluebell Bee
Oie,
ResponderExcluirestou com este livro em casa, mas ainda não consegui ler.
Parece ser uma história bem legal. Já fiquei curiosa.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Eu não conhecia essa história, mas achei o enredo bem interessante!
ResponderExcluirAdorei a resenha!
Mil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
Olá, Nana.
ResponderExcluirConcordo com tudo o que você disse. O livro é tudo isso e mais um pouco. Ele não é nem de longe apenas mais um livro. Ele é um ótimo livro e aventura com um personagem muito carismático. Sem falar na edição que é linda. E também quero muito ler o segundo hehe.
Blog Prefácio
Olá Nana
ResponderExcluirTudo bem?
Eu não conhecia o livro assim como autor,mas confesso que fiquei impressionada depois de sua resenha, uma aventura e tanto *-* Adoro livros do gênero, e este por ser a muitos anos atrás e algo novo pra mim! Fiquei bastante curiosa sobre e leitura, e fico feliz que você tenha gostado da livro, beijinhos.
http://www.resenhaatual.blogspot.com.br/
Nana :)
ResponderExcluirComo vai,querida ?
Ai que saudades daqui >.<
Não conhecia o livro,nem enredo nem nada. To por fora de tudo :(
Beijos e tenha uma excelente semana
Se cuida
www.rimasdopreto.com
Oii
ResponderExcluirque bom que gostou da leitura, até agora só li resenha positiva desse livro então ele deve ser bom, já quero ler para saber como que Vango se mete em tantos problemas, a escrita do autor deve ser bem envolvente.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Oie, Nana!!
ResponderExcluirTodas as resenhas que li até agora de Vango são super positivas e a premissa super me agrada, resumindo: preciso comprar logo esse livro!!!
Anna - Letras & Versos
Oii,tudo bem ?
ResponderExcluirJá tinha visto diversas fotos desse livro, mas nunca tinha parado para ler alguma resenha, e gostei bastante da sua.
E pelo jeito ele parece ser muito bom.
Beijos
@saymybook
http://saymybook.blogspot.com.br/
Oi, Nana.
ResponderExcluirPuxa, achei o livro sensacional.
Sua resenha me deixou muito curioso.
A mistura de ficção e fatos históricos que remontam o período entre as duas guerras mundiais me deixou completamente interessado nessa obra.
Tenho que conhecer.
Abraços.
Diego || Diego Morais Viana
Caraca, eu comentei nesse post e meu comentário sumiu...
ResponderExcluirVou te falar que eu não compraria esse livro em uma livraria. Passaria por ele diretinho e ao ler a sinopse tb, mas sua resenha foi positiva demais e isso me faz olhar com outros olhos. Ficarei esperta com mais criticas, mas já fiquei curiosa hehehe
>> Vida Complicada <<
NANAAAA QUE SAUDADE DAQUIIIII rsrs
ResponderExcluiradorei esse Vango , a capa não me conquistou mas A SUA RESENHA MININA
EU FIQUEI CURIOSÍSSIMA pra ler vou ate marcar no skoob
mas esse negocio de ser serie me preocupa rsrs
e tambem acho que nunca li nada de literatura francesa, que bacana!!!
Adorei ele ser dividido m partes também e quero saber o que mais aconteceeeeeee que maldade! rsrs O livro parece estar muito bonitinho <33 amorzinho!
AI! Voce leu Despertar de UM principe??
KKKKKKK oloco, o Egito desperta morenos altos bonitos sensuais KKKKKKKKKKKKKKKKK e musica do O Clone ? rsrs
adorei adorei adorei!
Obrigada pela dica da Rachel Gibson rsrs Ja viu IZombie?
Um beijo!
Pâm - www.interruptedreamer.com
The post is so great! Thank you for sharing:)
ResponderExcluirirenethayer.com
Oi, Nana!
ResponderExcluirIncrível, até agora só li comentários positivos a respeito desse livro. A premissa é muito curiosa, achei particularmente interessante saber que o protagonista passa por diversos países *-*
Beijo
Oi Nana!
ResponderExcluirQuando vi esse livro, não imaginei que fosse ser tão bom assim. Que legal que você gostou!
Eu gosto de mistério e história, então quero ler também.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
pra você dizer que o livro foi um dos melhores que você leu esse ano, sem dúvida a leitura deve valer a pena, né? e ainda ganhou 5 estrelas *-* já quero!
ResponderExcluirbeijo
beinghellz.blogspot.com
Oii Nana
ResponderExcluirTudo bom??
Vou te confessar uma coisa: pela capa, eu deixaria esse livro passar... mas agora com a resenha, sabendo da história, percebo que é muito interessante e uma leitura diferente, além de claro, o fato de ser um dos seus melhores livros do ano já me deixa super curiosa por conferir. Infelizmente aonde moro este livro não foi lançado, mas... se um dia eu encontrá-lo por ai, vou lembrar dessa resenha e conferir essa leitura
Beijokas
naprateleiradealice.blogspot.com.ar
Olá!
ResponderExcluirJá li esse livro e também gostei e estou louca pelo próximo volume! Vango uma obra extremamente envolvente e rica! Excelente resenha, parabéns!
Beijos!
Ana Luiza Ferreira - blogmademoisellelovesbooks@gmail.com
Visite o Mademoiselle Loves Books!
http://www.mademoisellelovesbooks.com
Oi Nana, tudo bem?
ResponderExcluirTive o prazer de ler Vango no começo deste ano e gostei muito também.
Apesar de não ser o meu tipo de leitura habitual, eu curti muito as aventuras encontradas na história, e a riqueza dos detalhes históricos.
Ótima resenha flor.
Bjus
Lia Christo
www.docesletras.com.br
Não tinha visto nenhuma outra resenha desse livro, não gostei do estilo porem amei a resenha
ResponderExcluirAbraços!
http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com
Oi Nana!
ResponderExcluirQuis passar aqui pra avisar que marquei seu blog numa tag :-) Espero que não se importe!
Beijos,
ofantasmaliterario.blogspot.com