Filme: Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Imagem relacionada
2ª Guerra Mundial. Steve Rogers (Chris Evans) é um jovem que aceitou ser voluntário em uma série de experiências que visam criar o supersoldado americano. Os militares conseguem transformá-lo em uma arma humana, mas logo percebem que o supersoldado é valioso demais para pôr em risco na luta contra os nazistas. Desta forma, Rogers é usado como uma celebridade do exército, marcando presença em paradas realizadas pela Europa no intuito de levantar a estima dos combatentes. Para tanto passa a usar uma vestimenta com as cores da bandeira dos Estados Unidos, azul, branca e vermelha. Só que um plano nazista faz com que Rogers entre em ação e assuma a alcunha de Capitão América, usando seus dons para combatê-los em plenas trincheiras da guerra.

VAI TER ESPECIAL DA MARVEL SIM.

Imagem relacionada

Iniciando com Capitão América: O Primeiro Vingador, ainda da época que a Marvel Studios produzia junto com a Paramount Pictures. Daí a Disney chegou $$$ e vocês sabem...Baseado nos quadrinhos de Joe Simon e Jack Kirby, esse é o quinto filme da FASE UM, dirigido por Joe Johnston, de O Céu de Outubro, e roteirizado pela dupla Christopher Markus e Stephen McFeely, conhecidos pelo trabalho nos três filmes de As Crônicas de Nárnia.

No início e no fim deste filme, temos foco nos dias atuais. Claro que não pretendo contar sobre o fim, mas a produção inicia no Ártico, onde alguns cientistas descobrem uma velha aeronave congelada e decidem vasculhá-la. Depois o foco é em 1942, durante a Segunda Guerra. Johann Schmidt ou Caveira Vermelha, Hugo Weaving de Matrix, e seus homens atacam um templo na Noruega atrás de uma misteriosa e poderosa relíquia, o Tesseract.

Enquanto isso em Nova York, um franzino Steve Rogers, Chris Evans - ele mesmo o Caps, tenta de todas as maneiras se alistar, mas sempre é reprovado devido aos problemas de saúde e também físicos. Ele não é um rapaz muito sortudo. Apanha nos becos, sente falta de um propósito e não faz tanto sucesso com as moças, como seu melhor amigo, o sargento James Barnes, Sebastian Stan - ele mesmo o Bucky. Durante uma das exposições Stark, Steve decide por mais uma tentativa ao seu desejo de se alistar. E graças ao Dr. Abraham Erskine, Stanley Tucci visto em Jogos Vorazes, ele finalmente consegue. Porém, Steve não imagina que seu recrutamento está ligado à Reserva Científica Estratégica, como parte de um experimento de Eskirne, que pretende transformá-lo num super-soldado e ajudar as forças - supostamente - contra o exército de Hitler.

Imagem relacionada
Red Skull e o maledito Tesseract

Logo, Erskine deixa Steve a par sobre os acontecimentos do experimento com o Caveira Vermelha, uma versão imperfeita do procedimento que sofreu efeitos permanentes. Boas razões para temê-lo, já que seus planos ao lado de Hitler são desconhecidos. Mal sabem que o Vermelhão está usando as energias do Tesseract para alimentar as invenções bélicas de Dr. Zola, Toby Jones visto em O Espião Que Sabia Demais, e que seus planos de destruição vão além da Guerra. Em um passo a frente, ele envia Heinz Kruger, Richard Armitage visto em O Hobbit, para espiar o experimento de Steve e roubar o soro Super-Soldier. Tudo acaba sendo bem sucedido, mas Erskine não sobrevive para ver as glórias de Steve. Apesar das mudanças físicas - mais alto e beeem mais forte - ainda não impressiona o suficiente para sair em batalha.

Infelizmente, ele ainda é impedido pelo Coronel Philips, Tommy Lee Jones visto em Onde os Fracos não Têm Vez, que não confia em sua bravura. Ele passa, praticamente, um ano fazendo apresentações - de sucesso - ao redor do país, como o "Capitão América", afim de atrair mais recrutas. Mas, ao descobrir que Bucky pode estar morto, Steve decide se infiltrar na Fortaleza do Vermelhão. Com ajuda de Peggy Carter, Hayley Atwell - ela mesma dona Carter, e Howard Stark, Dominic Cooper da série Preacher, Steve sente que finalmente tem um propósito e isso inclui salvar vidas.

Imagem relacionada
Bucky quando ainda tomava banho

A primeira vez que assisti esse filme, não sabia muito o que esperar, porque o nível de patriotismo em certos filmes americanos me dá náusea e pra completar eu não sou muito fã de quadrinhos. Nesse caso, sempre gostei mais de assistir e depois, se me interessa, eu pesquiso análises de fãs e sobre easter eggs. Os easter eggs faço com todos da Marvel, na verdade. Mas, Capitão América: O Primeiro Vingador, tem uma simpática abordagem e a introdução de seu herói conquista a cada minuto, mostrando um ser resistente antes mesmo da força maior o nutrir. Chris Evans, quem diria, negou o papel mais de uma vez e depois não teve mais jeito. E enquanto uns se tornam super esquecíveis em alguns papéis, Chris têm dois heróis em que registrou seu nome!

Steve tem um bom coração e antes de sua partida, o Dr. Erskine não nos deixa esquecer, e é o grande motivo por ter sido o escolhido. Com Erskine, a fórmula do soro se foi e vários testes são feitos - a cena que coletam sangue de Steve - para quem sabe recriá-la. Mas, Steve quer ser além do que um projeto de laboratório e parte numa missão - meio que suicida - atrás de Bucky. O que lhe trás uma visibilidade maior do que quando fazia suas apresentações. O foco na amizade deles conecta bem com os atuais eventos da MCU*, no caso, as escolhas do Capitão.

Resultado de imagem para captain america the first avenger peggy
A-WOMAN

Ah, claro, não vamos esquecer de Steve e Peggy. Indiscutível a maneira como a personagem tem uma presença marcante. Tanto que ganhou sua própria série de tv, mesmo que tenha sido por um breve momento. Além de ser uma das personagens femininas mais inspiradoras da MCU, se não A, ainda mais por causa da época em que o filme se passa. Hayley Atwell faz um trabalho maravilhoso na pele da personagem. Eu queria ter minha bunda chutada por Peggy Carter.

Outro ponto que adoro, são as pequenas participações com atores e atrizes conhecidos do mundo das séries como Jenna Coleman ( a rainha Victoria #amo) e Natalie Dormer (Game of Thrones #amo). E a surpresa que foi conhecer a personalidade do pai Stark?

A ambientação também é um ponto a destacar. Na verdade, adorei a pegadinha no final, vocês cairam? E o figurino? Mais uma vez enaltecendo Peggy Carter. As cenas de lutas são até bem coreografadas - ao som da instrumental de Alan Silvestri - e algumas divertem, não só os personagens. Porém, inesquecível mesmo é franzino Steve Rogers.

Imagem relacionada
Quem diria aquele rapaz chei do chantilly em Não É Mais Um Besteirol Americano...

Em suma, Capitão América: O Primeiro Vingador, é uma boa produção, mas que sofre da síndrome da maioria dos filmes da MCU, em relação aos seus vilões, que entregam algo grande e vai murchando aos poucos, conforme o final se aproxima. Caveira acabou se safando muito fácil. Mas, entendo que há um público específico - no caso a faixa mínima, são se sintam ofendidos please - para as produções e tals, afinal quando saem do cinema são exibidos no Disney XD e eu sou aloka sanguinária. Preciso me acalmar...

*Marvel Cinematic Universe

ONDE TÁ SAPOHA DE JOIA DA ALMA?
Gente, deixando claro que isso é uma teoria minha. Então sei lá, se estiver errada, quem vai quebrar a cara...eu mesma. Ha! Então, há uma teoria rolando de que Steve é a joia da alma. Não acredito que seja. Começando pelo fato da cor do soro Super-Soldier ser azul. E não passa despercebido no filme! E quando entra na cápsula, os olhos de Steve estão azuis e permanecem na cor, também quando ela se abre. A galera caiu no conto das actions de edições do Tumblr, rs. MAS, não vamos negar que faria muito sentido, né? Com todo foco de Erskine sobre a boa índole do herói, incluindo sacríficos...

CONTINUANDO...: Capitão América: O Primeiro Vingador/ Capitão América 2: O Soldado Invernal / Capitão América: Guerra Civil

FASE UM: Homem de Ferro / O Incrível Hulk / Homem de Ferro 2 / Thor / Capitão América: O Primeiro Vingador / Os Vingadores



Título Original: Captain America: The First Avenger
Nacionalidade: Americana
Direção: Joe Johnston
Roteiro: Christopher Markus e Stephen McFeely
Roteiro Adaptado?: Sim - Quadrinhos de Jack Kirby e Joe Simon
Ano: 2011
Censura: 12 anos
Duração: 124min
O Que Assistirei?: Ação, Aventura, Heróis
Elenco Principal: Chris Evans, Hayley Atwell, Sebastian Stan, Hugo Weaving, Tommy Lee Jones, Stanley Tucci, Dominic Cooper, Richard Armitage, Toby Jones, Derek Luke, Jenna Coleman, Natalie Dormer, Neal McDonough, Kenneth Choi, David Bradley, entre outros.
Trilha SonoraIMDB

18 COMENTÁRIOS

  1. Oi Nana, tudo bem?
    Amei o gif que abre o post HAHA <3
    Eu amooo esse filme, foi com ele que me apaixonei pelo Capitão América. Adorei esse especial Marvel #mandamais
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu blog!!! os filmes da Marvel simplesmente arrasam né?!

    http://virtualparadisee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana,
    EU AMO O Capitão América!!!!!!!!!!!! <3 E claro, o Chris Evans! HAHAHAHAHA
    Acho que o filme 1 pode até ter problemas, mas o 2 e 3 são incríveis. A Marvel capricha nos filmes do Capitão mais no que dos outros heróis. \o/
    Confesso que estou com um pouco de medo de ver Guerra Infinita pq existem boatos que ele morrerá :(
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Hey Nana! Esse é um dos meus filmes favoritos de super heroi e gostei muito da mulher maravilha justamente porque me lembrou ele.. e JURA QUE JA FAZEM 7 ANOS? JESUS AMADO hahahaha Olha, Cap tem alguns problemas mesmo mas Peggy gente <3 saudades dessa epoca hehehehehe
    esperamos que ele sobreviva -- ou seria ressuscite??

    p.s.:
    Voce leu algo da Andy Colins, Nana?? Vamos compartilhar opiniões, por favor???

    P.S.2 : Ah! Eu ando seguindo pelo banco de series mesmo.. .Será que tem app?Voce acompanha por lá tambem?eNTENDO... kkk eu ando excluindo uns par porque nao curto ficar com muitos tambem KKKK

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito desse filme, é o meu favorito da Marvel. Ele tem tudo na medida certa, é divertido, mas consegue transmitir bastante a situação histórica =D

    Adorei esse especial, espero ansiosa pelos outros =D

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Oi Nana, é uma boa teoria a sua sobre a joia!! Eu lembro que super torci o nariz pra esse filme pq Capitão América é muito americano para o meu gosto pessoal, mas no final das conta me rendi ao herói, tanto que é um dos meus preferidos dos Vingadores!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nana
    Eu não sou fã de patriotismo e muito menos de quadrinhos, confesso, mas na verdade é porque nunca me senti cativada pelo Capitão América, até hoje eu não assisti esse filme completo, sempre é por partes e talvez meu desinteresse venha daí.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  8. Mulher a jóia da alta está dentro do tesseract :) o thanos quebra ele nesse filme pra poder pegar a jóia (apareceu no segundo trailer).

    não sou mt fã de patriotismo, mas deu pra ver de boas esse filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como uma completa viciada eu já sabia que a jóia está no tesseract kkk, aparece nos extras dos filmes sobre as jóias, mas tem q ir analisando. sempre bom assistir os extras q trás mais informação do que a gente imagina! assim dá pra ir montando as peças todas.
      todas as jóias são literalmente pedras coloridas.

      Excluir
    2. voltando aqui pq eu SOU uma animal q sempre confunde o nome da jóia hassasa
      então a JOIA DO ESPAÇO (space gem) q tá no tesseract. a que soul jem (joia da alma) tem duas possibilidades ... wakanda e o olho do heimdall (ou na armadura dele), mas me lembro de uma cena pós crédito q citam q seria imprudente guardar duas jóias no mesmo lugar, pq onde o heimdal tava o tesseract tbm estava.
      então o mais provável é q esteja em wakanda.

      Excluir
  9. detalhe que: EU conversei com uma pessoa sobre a mesma coisa essa semana e sempre confundo as duas jóias e elas nem fazem as mesmas coisas ...
    enfim
    mandei vários comentários, mas aqui tá tipo travando e enviando como se eu tivesse clicado em publicar. foi mal

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela dica Nana! Já assisti os três filmes do Capitão America e curti bastante. Assim como você, também não acredito sobre essa teoria da joia da alma. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Nana,

    Adoro os filmes do capitão América, preciso qualquer hora fazer uma maratona deles ♥
    Ótima dica.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nana!
    Eu amo os filmes da Marvel e assisto todos! Mas esse é o que eu menos gostei, acredita?
    Pra mim, ele é ainda mais chato do que Homem de Ferro 2, que é um porre total hahahaha Pra você ver como eu não sou fã desse primeiro filme do Capitão América. O que me deixa muito feliz é o fato de que depois ele melhora e os outros filmes dele vão para o topo da lista <3
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  13. Ai Nana, não rola meeeesmo pra mim. Tô passando cada vez mais longe de super-herói, viu? #preguiçaeterna Hahaha! Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
  14. Esse foi o primeiro filme realmente bom da Marvel, nem tenho expectativa com Os Vingadores.

    ResponderExcluir
  15. Oi Nana! Eu mergulhei no universo Marvel por conta dele, o Capitão é meu herói preferido e já estou aqui roendo as unhas de agonia por saber que sua jornada está no fim. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações:
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado;
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam;
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos.