Filme: Homem de Ferro (2008)

Resultado de imagem para iron man banner 
credits: princemark deviantArt
Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um industrial bilionário, que também é um brilhante inventor. Ao ser sequestrado ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora mas, ao invés disto, constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro. A partir de então ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro.
TÁ TENDO ESPECIAL MARVEL SIM.

Imagem relacionada
tumblr luciawestwick

O primeirinho a gente nunca esquece. Homem de Ferro é a primeira produção da Marvel Studios, da época da parceria com a Paramount Pictures. Daí a Disney chegou $$$ e vocês sabem...Dos roteiristas de Filhos da Esperança e A Sombra do Medo, é baseado nos quadrinhos de Stan Lee, Don Heck, Jack Kirby e Larry Lieber. É o primeiro filme da FASE UM, dirigido por Jon Favreau, de Mogli: O Menino Lobo.

Tony Stark, Robert Downey Jr. - ele mesmo gênio, bilionário, playboy e filantropo, herdeiro da Stark Industries, está de passagem pelo Afeganistão para demonstração do mais novo lançamento da empresa, o míssil Jericho. Ao voltar, Stark cai numa emboscada e acaba gravemente ferido por uma das criações da própria empresa. Ele é capturado e preso numa caverna por um grupo terrorista conhecido como Os Dez Anéis. Para sorte de Stark, ele não está sozinho e há possibilidade de ser salvo. O doutor Yinsen, Shaun Toub visto na série Homeland, implanta um eletromagnético no peito de Stark, para impedir que os estilhaços alcancem seu coração e o mate. Para ter sua liberdade de volta, o líder do grupo, conhecido como Raza, Faran Tahir visto na série American Crime, pede a Stark que construa novamente Jericho para o armamento do grupo.

Mais espertos, Stark e Yinsen decidem construir outra coisa: um pequeno e poderoso reator para alimentar - com certo poder - o eletromagnético em Stark e uma armadura que ele usará para fugir do local. Porém, Os Dez Anéis não são tão estúpidos assim e começam a suspeitar. Stark precisa apressar seu plano e com sucesso, consegue destruir as armas presentes no local e é resgatado por seu amigo Coronel Rhodes, neste filme interpretado por Terrence Howard da série Empire, no deserto. Ao voltar para casa, decide que a Stark Industries não irá mais fabricar armas. Isso é só o início do filme! 

Tony Stark e Obadiah Stane, interpretado por Jeff Bridges

Quem não fica nada feliz com a novidade é o antigo sócio de seu pai e gerente da empresa, Obadiah Stane, Jeff Bridges de Coração Louco, que Stark nem imagina ser a maior falsiane do pedaço, apesar de manter algumas coisas em segredo por suspeitas na empresa. Feliz com o resultado da pseudo armadura que o ajudou em sua fuga, Stark começa a trabalhar numa versão mais avançada, poderosa e elegante. Isso inclui um novo reator para o seu peito. Mais tarde, ao ser informado pela repórter Christine Everhart, Leslie Bibb vista na série About a Boy, que as armas da empresa, incluindo Jericho, foram entregues aos Dez Anéis e estão sendo usadas para atacadar moradores da aldeia de Yinsen, Stark decide usar a armadura novamente e salva os aldeões. Porém, isso não passa despercebido.

Com ajuda de sua assistente pessoal Pepper Potts, Gwyneth Paltrow de Shakespeare Apaixonado, e mais um misterioso agente, Stark descobre as tramoias de Obadiah e decide confrontá-lo. Fato é que as consequências desse embate abala a personalidade de Tony Stark e creio que fica ainda mais nítido em Guerra Civil. Obadiah era seu amigo de anos, quem Tony depositava imensa confiança, assim como em Steve Rogers. E é por isso que o acho um dos vilões mais interessantes da MCU*.

Nem temos meia hora de filme em Homem de Ferro, e já estão explodindo coisas. Minutos iniciais bastante movimentados, já atiçando parte de nossa curiosidade. Há aqueles atores que parecem dividir a alma com seus personagens, e assim é Robert Downey Jr. com Tony Stark. Sinceramente, hoje em dia eu não sei diferenciar quem é quem. Vocês conseguem? É um trabalho que realmente notamos: ator ama o que faz. Tony é um personagem interessante, que acredita que não foi amado o suficiente pelo pai e transmite isso em suas ações. Apesar do egocentrismo, em todos os filmes que participa da MCU a gente nota que uma hora ele paga por isso. Em sua primeira aventura, ele quis dar uma de chefe fodão, que conforme o dinheiro entrava, não importava o que acontecia na empresa.

Pepper sabe muito bem o que é ficar nervosíssima perto do mozão

A única que lida bem com todos esses defeitos é Pepper Potts, supostamente sua donzela em perigo. Ela não é nenhuma Peggy Carter, mas gosto de como se mantém firme em certas situações. O problema que é uma personagem muito previsível - pelo menos neste filme - o que às vezes irrita, porque é nítido como é inteligente. E a história de "amor" deles, mais clichê o possível, ha!

Boa parte dos diálogos foram improvisados, pois o roteiro não estava completo. Mais uma prova que o RDJ divide a alma com o Tony, ha! Os atores fazem um bom trabalho, apesar de eu gostar bem mais do Don Cheadle na pele do Rhodes, do que o Terrence. Já Jeff Bridges, dispensa comentários - como sempre - aquela careca deu uma bela pinta de vilão nele e quando está em cena, sempre deixa sua marca. Sei que muitos não simpatizam com o personagem e suas aventuras cinematográficas, mas este primeiro filme não é de todo ruim e tem uma boa conclusão e INTRODUÇÃO para o que conhecemos hoje.

Terrence Howard interpretava Rhodes a.k.a. Máquina de Combate no primeiro filme do Homem de Ferro. Ele culpa RDJ por ter sido substituído...

As cenas de ação são bem feitas e não me soam bagunçadas a lá Transformers, e ainda com o hinário Ramin Djawadi ao fundo. O que gosto mesmo de acompanhar nesses filmes, é ver Tony trabalhando  - sério - assistir ele montando, desmontando, melhorando seu trabalho vai me fazer falta. E óbvio, que estou meio sentida de não ter acompanhado a criação daquela lindeza que aparece nos trailers de Guerra Infinita.

Ame ou odeie o herói, não deixe de conferir - pelo menos - sua primeira aventura. E claro, como eu, veja o segundo apenas por Scarlett...hehe.

*Marvel Cinematic Universe

ONDE TÁ SAPOHA DE JOIA DA ALMA?
Gente, deixando claro que isso é uma teoria minha. Então sei lá, se estiver errada, quem vai quebrar a cara...eu mesma. Ha! Outra teoria que está rolando é que o Tony é a joia da alma. Imaginem que louco, o cara mais egocêntrico, que arrasta ranço por onde passa, ter uma joia da alma. Na verdade, acho que seria interessante e ainda tem algo que envolve a Pepper em Homem de Ferro 3 e o Extremis, que me fez refletir algumas coisas...

CONTINUANDO...: Homem de Ferro/ Homem de Ferro 2 / Homem de Ferro 3

FASE UM: Homem de Ferro / O Incrível Hulk / Homem de Ferro 2 / Thor / Capitão América: O Primeiro Vingador / Os Vingadores



Título Original: Iron Man
Nacionalidade: Americana
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Mark Fergus, Hawk Otsby, Art Marcum e Matt Holloway
Roteiro Adaptado?: Sim - Quadrinhos de Stan Lee, Don Heck, Larry Lieber e Jack Kirby
Ano: 2008
Censura: 12 anos
Duração: 126min
O Que Assistirei?: Ação, Aventura, Heróis
Elenco Principal: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Jeff Bridges, Jon Favreau, Clark Gregg, Terrence Howard, Shaun Toub, Faran Tahir, Paul Bettany, Leslie Bibb, entre outros.
Trilha SonoraIMDB

13 COMENTÁRIOS

  1. Nana, eu sou APAIXONADÍSSIMA por esse filme, pelo Homem de Ferro e por todo o Universo Marvel! Tô super ansiosa pelo novo filme dos Vingadores. Assisti todos no cinema, e esse não será diferente (assim espero, hehe).

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nana.
    Eu fiz maratona Marvel em fevereiro. E assisti esse porque estava na lista, mas confesso que acho o Tony um chato. Ele é muito arrogante. Os outros filmes até que melhoram porque aparece os outros personagens, mas esse foi dificil de ir até o fim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana, tudo bem!
    Eu gostei bastante desse primeiro filme, e Tony apesar da arrogância é um dos meus personagens favoritos ao lado do Hulck. Estou curiosa pelo novo filme dos Vingadores e espero que a trama seja satisfatória.


    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nana! Eu não sou fã do Homem de Ferro, tanto que os filmes dele eu não vi todos. Sei, no entanto, que ele é essencial para a história. Meu querido é o Capitão. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Nana, eu assisti Homem de Ferro muito, muito tempo depois da estreia e gostei, não é meu preferido mas é o suficiente para o Tony roubar meu coração!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante


    ResponderExcluir
  6. Boa noite,
    Tudo bem?
    este filme...eu vi quando passou na globo pela primeira vez kkkkkkkk
    Onde será que ta a jóia da alma? se não for no peito de Starks mesmo. Teoricamente, ele vai morrer né, tomara que seja lutando pra guardar a joia.

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela dica Nana! Já assisti aos filmes de O Homem de Ferro e curti bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. AAAAAAAAA achei que só eu que tava ansiosa pra assistir Guerra Infinita, hahaha! Vou acompanhar o especial dos demais filmes/personagens (vc vai fazer, né?!). Apesar de O homem de Ferro não ser o meu herói favorito, eu reconheço que ele é bom no que faz, mesmo sendo (como você disse) o ranço em pessoa. Essa sua teoria sobre a jóia é bem legal...

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nana

    Queria fazer um eapecial da Marvel, mas não tenho saco, ainda mais por ter filmes como Homem de Ferro no meio. Eu gosto dele em filmes que não são dele especificamente, sabe? Acho ele um pouco pedante... tô torcendo pra ele morrer! AHHAHAHAHAHAHA

    Beijo
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Confesso que não sou grande fã desse tipo de filmes, apesar de já ter visto alguns, em relação ao Homem de Ferro, esse primeiro foi o único que vi, gostei mas não foi mais para além disso.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  11. Oi Nana,

    Adoro os filmes da Marvel, e Homem de Ferro foi um dos primeiros que comecei a acompanhar, gosto muito do Tony, apesar de todo aquele jeito arrogante e sarcástico.
    Bjs!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  12. Acredita que o único filme de heroi que assisti foi o primeiro Capitão America e Mulher Maravilha? hahhaha to precisando ver pelo menos esse porque amo o Robert Downey Jr hahaha

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Eu adoro o Homem de Ferro. Segundo Stan Lee em uma entrevista, o Tony Stark surgiu porque desafiaram ele a criar um personagem insuportável e fazer com que todos o amassem.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações:
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado;
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam;
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos.