Livro: Quando Saturno Voltar - Laura Conrado

Quando Saturno VoltarConta história envolvente e divertida sobre aceitar mudanças inesperadas e seguir em busca da felicidade. Em seu novo romance, Laura Conrado conta a história de Déborah Zolini, uma jornalista sonhadora e fã de Pablo Neruda que trabalha como assessora de imprensa de um clube de futebol da segunda divisão e namora o médico Sérgio há quatro anos. Ela faz planos de construir uma vida a dois, arrumar um emprego melhor e correr atrás de desejos que ainda não realizou. Só que a vida, ou as estrelas, guardam surpresas para Déborah. Em uma viagem ao Chile, ela encontra uma mulher misteriosa que lhe fala sobre o retorno de Saturno. O planeta, que leva, em média, 29 anos para dar uma volta no sistema solar, voltará à posição em que se encontrava quando a jornalista nasceu. Para quem acredita em astrologia, esse é momento em que as pessoas passam por várias mudanças, que vão prepará-las para encarar o resto de sua vida. Déborah não leva a moça muito a sério, mas pede às estrelas que a ajudem a realizar seus desejos. No entanto, no voo de volta ao Brasil, um encontro inesperado começa a abalar a vida aparentemente certinha da protagonista. Aos poucos, Déborah começa a notar que seu namoro anda meio morno, a falta de reconhecimento no trabalho a incomoda. Ela começa a admitir que não está gostando do rumo que as coisas estão tomando. Será a hora de partir para novos desafios? Trocar aquele relacionamento confortável pelo frio na barriga? Sair de vez da zona de conforto e ver o que acontece?
Um aviso: Apesar do tema O Retorno de Saturno, a Astrologia não é presente em todas as páginas ou toma conta do romance.

Ah, o Retorno de Saturno. A fase da vida - astrologicamente falando - em que as emoções parecem ter sido jogadas dentro de um liquidificador e alguém esqueceu de desligar. DEUS ME DEFENDERAY...Se você já tem mais de trinta anos, relaxa. Se você está chegando aos vinte e seis, respira, pois a maturidade que lhe falta, vem aí. Eu faço trinta ano que vem, então tecnicamente, já estou na porta de saída. Quem acompanha o blog, sabe o quanto falei de desânimo+ansiedade+desemprego nesses últimos dois anos. POIS BEM...

Em Quando Saturno Voltar, Déborah Zolini está prestes a completar vinte e nove anos e está iniciando esse processo. Ela descobre durante uma temporada no Chile, através de uma cigana. Déborah é assessora de imprensa do Taes, o time de futebol mineiro mais promissor da segunda divisão. Ela está estagnada nesse emprego há um bom tempo. Muitas vezes o chefe não houve suas opiniões e nem lhe dá oportunidade de crescer. Fora que é obrigada a assessorar pseudo celebridades a pedido da esposa do patrão.

Seu relacionamento com o médico residente Sérgio, com quem namora há quatro anos, é a outra parte da vida que soa inerte. Sérgio vive em congressos e o tesão não parece estar tão presente como antes. O cara nem demonstra certa animação ao receber uma foto sexy da namorada. É sempre Déborah, a que toma iniciativa e vive no 'visualizado não respondido'. E o universo, que adora umas reviravoltas, resolve atingir Déborah na volta de sua viagem do Chile. Ainda no avião, ela quase desmancha ao conhecer o moreno tentação - ela o apelida assim - Henrique e os dois acabam dividindo um táxi. Déborah nem sente quando parte de sua documentação acaba nas mãos dele e surge uma oportunidade se reencontrarem. Aliás, várias vezes! O que era um crush, pode se tornar uma bela amizade, ela conclui. Porém, a atração sempre fala mais alto e muito alto.

A situação com Sérgio desanda cada vez mais. Após a melhor amiga dele marcar um evento - em homenagem a ele - no dia em que Déborah pretende comemorar seu aniversário, soa o alerta. Toda atenção e carinho que ela ganha de Henrique, abre seus olhos para o que anda aceitando. A grande ironia é que Déborah sempre abominou traições devido uma escapada do pai - que até hoje trás discussões dentro de casa - mas, se vê no mesmo caminho. Um romance com momentos divertidos e com algumas reviravoltas que nos questionam: Quando Déborah terá seu final feliz?


"Dou conta de que há algo muito errado em minha vida. As melhores sensações de que me lembro ter vivido não foram com o cara que está sentado ao meu lado. Será que é assim com todo mundo? Estamos todos fadados a ter um relacionamento estável e um frio na barriga somente fora dele?"

Eu amo Astrologia. Se eu passar um dia sem ler qualquer coisa envolvendo esse assunto, acho que fico mal. É realmente um tipo de terapia - no meu caso - já me ajudou em tanta coisa, que vocês nem imaginam. E ler sobre Saturno sempre me dá medo...ha! E em Quando Saturno Voltar, simpatizei bastante com a maneira em que a autora inseriu o Retorno em seu enredo, trazendo o melhor e o pior em torno do emocional da personagem, mas temos alguns problemas com o desenvolvimento à parte.

Déborah é uma personagem carismática e talvez, alguns não a considerem tão independente por ainda morar com os pais. Seu trabalho lhe dá oportunidade de conhecer pessoas importantes e lugares interessantes como o Chile, que se torna um lugar muito simbólico para o romance. Há vários versos de Pablo Neruda pelos capítulos. No caso, o de seu poema Ode a uma Estrela e também, Deborah é uma grande fã. É voltando de lá que ela conhece Henrique, conhece a cigana e seus conselhos e uma outra coisita no final...Mas, qual o problema? Ah, ela...a traição.

Desde o início o leitor nota que o romance entre Déborah e Sérgio não é um mundo de maravilhas. A maioria das cenas que interagem, são estranhas. Sérgio é sempre seco. E pra completar, Henrique não sabe que ela é comprometida. Talvez, a autora tenha pensado no tempo juntos ou se pesava nos conflitos na trama. Mas, do meio para o fim, ainda há muito sobre a antiga e a nova Déborah. Não havia motivos para o relacionamento com Henrique ser gerado da traição. Sérgio me soa muito descartável em todas as cenas, e no ápice entre eles, só confirmou minha definição. Por outro lado, Henrique é um amor. Difícil não simpatizar com esse príncipe.

" O Sérgio que beija meu cangote não é mesmo o Sérgio que conheço."

O romance ainda nos trás certos conflitos familiares. Os pais de Déborah não parecem viver em harmonia e guardam um segredo. Há vários momentos divertidos envolvendo Déborah, sua amiga e o pessoal da Taes. Na segunda parte, temos uma Déborah cheia de iniciativas profissionais e é capaz de te transmitir certa inspiração.

A escrita de Laura Conrado tem carisma e é bastante fluída. A construção de sua protagonista é bem feita, principalmente a abordagem emocional e trás uma simpática virada para sua vida. Gosto do certo tom de sarcasmo ao lidar com os personagens autoritários em seu local de trabalho, como o chefe, a esposa e a filha. Seu relacionamento com o irmão é outro ponto positivo. Muito bonita a decisão familiar próxima ao fim. O final é lindo, digno de um belo romance. O lado negativo fica para os cortes nas cenas, próximo ao finalizar. Há certa correria. Mas, quero e muito conhecer outras obras da autora.

"Talvez o amor seja como as estrelas - só vemos o brilho dela. Alguém já viu uma de verdade?"

A edição lida foi em e-book, pelo Kindle Unlimited - obg mana Jaque ♥ -, com uma boa revisão. Adorei a capa, com menino Saturno muito fofo, as cores escolhidas e ótima fonte.

* Disponível no Kindle Unlimited


Autora: Laura Conrado
Origem: Literatura Brasileira
Editora: Globo Livros
ISBN: 9788525060037
Publicação: 2015
Páginas: 248
Série: Não
O Que Tem?: Traição é Traição, Romance é Romance, Amor é Amor, Um Lance é um Lance

            

Comentários

  1. Oi Nana! Eu não curto romances que envolvem traição, acho que dá para criar algo legal sem usar este artificio. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana, não sei se leria ao livro, por mais que o enredo seja bom não me despertou curiosidade para leitura. Não sou muito ligada em astrologia então ficaria perdida.
    Beijos bom final de semana.
    http://bellapagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nana

    Mana, eu faço 30 mês que vêm e tô aqui me perguntando OQUETACONTECENU! Saturno já voltou pra mim e me encontro aqui nesse barco quase naufragado que chamo de minha vida! hahahahahhahaha
    Dramas à parte, não conhecia o livro, e apesar de não ser ligada em astrologia (sei o básico do básico do básico), gostaria de ler, até porque você disse que não está presente em todo o livro.
    Só a traição me incomoda, sou veementemente contra, não importa o nível bostial do relacionamento da pessoa. Termina e depois vai em frente, é sempre a saída mais digna.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nana!
    Eu estava curtindo muito a premissa do livro, até você comentar sobre a traição. Isso é uma coisa totalmente descartável (em livro e na vida!) e que não resolve nada. Posso ter ficado com um pouco menos de curiosidade, mas pode ser que eu leia. Vou deixar na listinha!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  5. Nana, eu amei a resenha, fiquei interessada pq amo chick lits (principalmente quando sei que são BR) mas agora só consigo pensar: eu tenho 25 anos e tô com medo desse negócio de Saturno aí. hahahaha
    Bjss

    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  6. Tem um bom tempo que quero ler as histórias da Laura! Eu não entendo NADA de astrologia e na verdade nem me interesso muito, mas a trama geral desse livro parece ser tão legal e divertida que me deixa sempre animada para ler. Com a sua resenha eu fiquei ainda mais curiosa, rs. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  7. Oi Nana!
    Eu tenho interesse zero em astrologia, então o livro realmente não me interessou...

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Nana,
    Eu tenho 26 anos. AI AI AI. HAHAHAHAHA
    Confesso que esperava mais desse livro, não o li, mas pela resenha mesmo fiquei meio 'nossa, é assim a história?'... Acho que eu esperava algo divertido e envolvente, sabe aquelas obras impossíveis de largar e que quando acabam dão saudade? Mas eu odeio traição, iria pegar birra na hora! :(
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Não conhecia o livro, mas quando vi o nome da autora fiquei curiosa. O enredo me chamou atenção e teus comentários me deixaram curiosa. Quero ler. Adorei esta capa.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas a história pareceu-me interessante e a capa também está muito bonita =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  11. Oii, Nana. Eu não acredito em astrologia, mas isso não seria o motivo que faria eu não dar uma chance à história.
    Essa parte da traição realmente não é uma boa, esse sim não me deixa com vontade de ler.
    Ótima resenha!
    Beijos
    Dear Masen

    ResponderExcluir
  12. Oiii Nana

    Não conhecia esse livro e nem a autora. Parece ser divertido, daqueles que entretém e cumpre bem a função de ajudar a desconectar a mente da gente um pouco... Achei a capa uma fofura. Acho que leria sim quando pintar a oportunidade.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Nana, tudo bem?
    Não conhecia o livro. Ele não me chamou muito a atenção pra colocar na wishlist no momento, mas que bom que de modo geral foi uma leitura divertida e proveitosa pra você. :D
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  14. Oi Nana, eu gosto de astrologia, mas não assim como vc hehehehehe eu não conhecia o livro, mas trama parece boa e com um bom desenvolvimento da protagonista!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Oi Nana,

    Eu gosto bastante de astrologia e o livro parece ser bem interessante, mas essa parte de traição me deixou com um pé atrás.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. oi nana,

    haha por mais que eu não acredite muito em astrologia eu super me indentifiquei com a frase inicial, e isso me deu um pont pé para min ire atras desse livro <3

    https://dosedeestrela.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, sejam bem-vindxs :D
Algumas observações:
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado;
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam;
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos.