Livro: Não Confie Em Ninguém - Charlie Donlea

O melhor livro de Charlie Donlea - até agora. O destino de Grace Sebold toma um rumo inesperado durante uma tranquila viagem com o namorado. O rapaz é assassinado... e ela é condenada pelo crime. Depois de dez anos na prisão, surge a chance de Grace provar sua inocência ao conhecer a cineasta Sidney. Em um documentário que exibe as falhas do processo, a cineasta questiona se a condenação foi fruto de incompetência policial ou se a jovem foi vítima de uma conspiração. Antes do término das filmagens, o clamor popular leva o caso ser reaberto, mas um novo fato provoca uma reviravolta: Sidney recebe uma carta anônima afirmando que ela está sendo enganada pela assassina. A cineasta começa a investigar o passado de Grace e quanto mais se aprofunda na história, mais dúvidas aparecem. No entanto, agora, o que está em jogo não é apenas a repentina fama e carreira, mas sua própria vida.
E eu disse na postagem de uma TAG, dias atrás, que Donlea não curtia finais 100% felizes, né?
Não estava errada. Ha!

AHHHH! Você leu Deixada Para Trás? 
Temos a participação de uma personagem super querida.

Nas primeiras páginas, o autor narra o crime sob o olhar do assassino e sob o olhar da vítima. Em 2007, Grace Sebold estava em terras caribenhas para celebrar o casamento de sua amiga, Charlotte, que aliás, estava casando com ex de Grace. Não só sua família e amigos estavam presentes no resort, mas também seu namorado. Julian Crist foi assassinado de forma horripilante e jogado de um penhasco. Como Sugar Beach é o point dos turistas, o detetive Pierre e seus agentes decidem agilizar todo caso e achar o culpado. Seria péssimo um local assassinando um americano.

Dez anos depois, vemos Grace nutrindo esperança pela sua liberdade. Agora, com quase quarenta anos, ela anseia que a cineasta Sidney Ryan leia uma de suas inúmeras cartas. Sidney é conhecida por colher informações, revendo casos encerrados e com condenações ditas injustas. Consegue transmitir parte de seu trabalho para as pessoas através de documentários. Ela já teve sucesso, ajudou inocentar algumas pessoas e seu nome começou a se espalhar. O lado negativo é a montanha de cartas que recebe e é muito difícil filtrá-las. Mas, o caso de Grace desperta sua atenção. Ainda mais por terem se conhecido na faculdade.

Capítulos separados para os momentos bombásticos de cada episódio.

Logo que inicia a produção, Sidney nota o quanto todo caso é estranho e mal investigado. Tanta coisa mal feita e interpretada. Com todas as entrevistas, novas informações e conversas com Grace, não demora até que a cineasta confie em sua inocência. Porém, a série documental é um sucesso. Se torna uma das maiores audiências da emissora, o que atrai um misterioso detetive, que pretende acabar com a imagem adorável de Grace.

"Prezada senhorita Ryan,
Acredito que você tenha cometido um grande erro em relação a Grace Sebold."

O série documental Making a Murderer, da Netflix, anda inspirando alguns autores. Já é o segundo livro, e da própria Faro Editorial, que publico resenha e que não esconde nenhum pouco seu background: uma pessoa que afirma ser inocente de um crime que cometeu; um caso famoso; anos se passaram; decidem fazer alguma produção em cima; vira um sucesso. E claro, isso trás muitas críticas sobre o sistema e as autoridades. Se vocês lembram da resenha de Rio Vermelho, sabem que eu tive várias ressalvas. Então, quando iniciei a leitura de Não Confie em Ninguém, estava igual gato desconfiado.

Diferente de Rio Vermelho, a construção de Donlea se prende e muito na produção de Sidney até as últimas páginas. E isso é maravilhoso! A divisão da história, ajuda e muito a despertar aquela sensação de assistir uma série de tv. Vibramos a cada descoberta de sua protagonista e ansiamos pelos resultados; consequências. Difícil não torcer pelo sucesso de Sidney, já que o autor expõe bastante dos bastidores, com uma riquíssima abordagem da emissora, seus personagens e percalços. Charlie Donlea é ótimo em deixar ganchos ao finalizar seus capítulos, então se prepare para ir além.

Local do crime

Falando em personagens, Sidney, Grace, seu irmão Marshall e a amiga Ellie, se destacam. Acreditem, dessa vez eu errei feio no chute, achei que estava tudo na cara e escorreguei bonito. Há outros coadjuvantes, como o ex de Grace, que também deixam aquela pegada para o caminho da resolução. E há bastante menção ao xadrez por aqui. O que trás certa analogia no enredo. Inclusive, uma das minhas teorias é de que também somos uma das peças. Mais pra frente, ainda temos o estranho e aposentado detetive Gus, que aparece para colocar mais uma dúvida em nossas teorias.

Apesar do caso não ser nenhuma novidade, o que nos prende é toda construção do autor. Muita pesquisa se nota ao folhear cada página. Críticas a toda investigação também. Os caras só queriam resolver o caso, pra expulsar todo mundo da ilha e não perder com o turismo. E lembram que mencionei na resenha de Deixada Para Trás, que o foco maior era no necrotério, cheio de cenas instigantes e bem descritas? Com a participação do personagem do livro citado, acompanhamos Sidney revendo autópsias e ganhamos cenas bem detalhadas envolvendo o lado forense.

Deliberação do Júri em páginas acinzentadas.

Um livro que já desperta curiosidade em seu título, que aliás, resume bem esse suspense. Sim, até Sidney esconde um segredinho Quem só procura finais felizes, infelizmente não deve apreciar essa leitura. O caso de Julian é explicado? Sim, tudinho! Mas, talvez não seja o suficiente; talvez não seja justo. No meu caso, soou muito real e me fez curtir ainda mais toda ideia de Donlea. Nas páginas finais, o autor deixa abertura para uma possível continuação.

" - As impressões digitais dela foram encontradas na arma do crime - uma das mulheres aposentadas disse. - Não estou entendendo inteiramente o que há para discutir."

Nem preciso dizer o quanto essa edição está maravilhosa. Espero que as fotos sejam justas, mas não dá pra colocar tudo aqui, né? Muita organização! Se você curtiu o trabalho da Faro com Deixada Para Trás, pode ter certeza que vai amar tudo por aqui. O livro é dividido em cinco partes. Temos capítulos separados para os episódios, com transcrições das descobertas importantes feitas por Sidney e uma outra fonte é utilizada. O mistério também se encontra nas páginas acinzentadas com letra escura, envolvendo uma deliberação de júri. Ótima revisão e trabalho com as referências. Bem capaz de você querer maratonar algumas das séries citadas. E vocês também tem medinho dessa capa?

PROMOÇÃO:
- Válida somente para território nacional;
- Período de inscrição: 02 de Outubro de 2018 até 14 de Outubro de 2018;
- Resultado será liberado assim que conferirmos se as regras foram cumpridas;
- O ganhador terá o prazo de 48 horas para responder o blog, senão um novo sorteio será feito;
- O prêmio será enviado pela editora e será solicitado o número do seu CPF;
- Onde está escrito 'Visite' a página, você deve curtir;
- Pedimos que ao receber o prêmio, se puder, compartilhe uma foto para postarmos em nosso álbum na FBpage.

PROMOÇÃO FINALIZADA


Autor: Charlie Donlea
Título Original: Don't Believe It
Origem: Literatura Americana
Editora: Faro Editorial
Tradução: Carlos Szlak
ISBN: 9788595810433
Publicação: 2018
Páginas: 352
Série: ?
O Que Tem?: Série Documental, Mistério, Xadrez

LinksSkoob - Compre - No Site da Editora - Site do Autor
O Canto Cultzíneo agradece à editora Faro Editorial por ceder o exemplar para análise.

34 COMENTÁRIOS

  1. Oi Nana!
    Essa capa dá um medinho sim! HAHAHAH
    Adorei sua resenha, vou colocar o livrinho na lista até pq preciso conhecer a escrita do autor.
    Vou participar do sorteio ✌
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nana!

    Eu sempre tive uma quedinha pelo gênero Thriller. O último livro que li do gênero foi Pequenas Grandes Mentiras e até assisti a série da HBO. Realmente, já ouvi falar dessa série da Netflix, mas não tive coragem de assistir. Agora fiquei curiosa, ainda mais por saber que está inspirando autores do gênero em suas obras. Espero ter a oportunidade de ler os livros de Charlie Donlea. Realmente, a premissa é instigante e a edição da Faro pelo visto está bem caprichada.
    A sua resenha está muito bem feita, parabéns!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana, apesar de não ser meu gênero preferido, estou doida pra ler porque até agora todo mundo que leu amou! E além disso, o autor é super querido! Espero gostar como vc!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Pelo jeito temos um novo queridinho do momento, só leio elogios para esse thriller. Eu achei bacana o modo com que a narrativa é apresentada, essa alteração de tempo, embora me confunda de inicio, sempre acaba me surpreendendo. Deixada para trás também foi super bem comentado e está na minha lista de desejados, duas leituras imperdíveis pelo jeito. Agora é torcer pelo sorteio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi,
      É bem bacana mesmo, daí quando mencionam o xadrez, a gente pensa que é um jogo também.

      Obrigada por participar da promo.
      Boa sorte!

      Excluir
  5. Amei sua resenha, ainda não conhecia o livro e confesso que é impossível ler sua resenha e não querer conhecer o livro. Dica mais que anotada!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nana.
    Eu amo livros de investigação policial.
    E, quando é de alguém que está tentando provar sua inocência, eu fico ainda mais empolgado.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  7. Olá, Nana.
    Pelo título do livro já dá para ver que o suspense é dos bons. Eu nunca acerto nada mesmo, certeza que esse então vou passar longe nas deduções hehe. Vou participar do sorteio porque vai que eu ganho hehe. Esses dias comprei o box com os dois primeiros livros do autor e assim que der vou ler. E seu eu não gostar a culpa é sua que fica elogiando ele hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Nana, sua linda, tudo bem?
    Ah, fala sério, com uma capa como essa e um título como esse, a detetive que existe dentro de mim está dando pulos!!! Ainda mais por saber que você não conseguiu acertar. Acho que irei me desafiar e farei de tudo para acertar, mas como você citou a analogia ao Xadrez, acho que serei enganada, risos... Adorei sua resenha e estou participando do sorteio!!

    e-mail: euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com

    beijinhos.
    cila
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha Nana. O plot do livro é bem atraente e fico feliz em saber que o autor foi bem-sucedido em compor sua obra. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Nana, tudo bem?
    Adoreeei a resenha! Esse livro tá na minha wishlist, mas lendo seu post entendi mais sobre ele. Não sabia que tinha tanto essa pegada de Making a Murderer, mas igual permaneço super curiosa (ainda mais sabendo do final surpreendente).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Amei a sua resenha querida. Já tinha lido esse livro a um tempinho quando o autor tinha anunciado que iria vir para a bienal do livro e eu fiquei na expectativa de que ele vinhe-se para minha cidade. Enfim, eu adorei a pegada thriller do livro que eu sei que não conseguiu agradar muita gente. Infelizmente eu não cheguei a concluir a historia pois o livro era emprestado. Quero saber urgentemente do final

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Obrigada. Pois é, eu vi umas resenhas super elogiando a história e tals. O problema é o final que, pra quem espera que seja feliz, acaba se decepcionando.

      Obrigada por participar da promo.
      Boa sorte!

      Excluir
  12. Oi Nana! O final acabou comigo. Que maldade do autor, não me conformo com desfecho dado para certa personagem, coitada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oi Nana!
    Eu cheguei a ve algumas resenha sobre esse livro, mas confesso que nao tenho interesse, apesar dos votos positivos. Eu nao curto muito esse lado mais criminal e acaba que provavelmente nao gostaria, eu acho. Nao sou muito adepto do genero nem em filmes.
    Mas fico feliz que foi uma leitura tao positiva. Eu gosto de finais que nao sao tao felizes e idealizados. Parece mais real a mim.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nana

    Eu tenho Deixada Para Trás, mas ainda não li. Desde que esse autor chegou por aqui eu só ouço elogios.
    Essa edição está linda. Aliás, a Faro arrasa sempre. Todas as edições que eu tenho deles são lindas.
    Vou participar do sorteio! \o/


    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  15. Nana!
    Gostei de saber que é um thriller com suspense.
    Gosto também quando vem datado em forma de diário.
    Achei bem interessante por ela ter coragem de mandar a carta para a roteirista e descobrirem que houveram vários erros durante o processo.
    Gosto de finais inesperado e fiquei bem interessada.

    Participo e sairá divulgação no blog.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Desejo um mês abençoado!
    “A gratidão é o único tesouro dos humildes.” (William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA OUTUBRO - 5 GANHADORES –
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  16. Hey Nana! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas como ultimamente tô me aventurando nesse gênero acho que vou coloca-lo na minha lista.
    Obrigada por comentar lá no meu blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto bastante de livros com suspense. Inclusive comprei os outros dois livros do autor, A Garota do Lago e Deixada para Trás, só não tive oportunidade de lê-los ainda.
    A capa desse livro é mais chamativa que os anteriores e histórias onde o personagem tem que provar sua inocência são sempre emocionantes. Já quero muito.
    Participando!!!!
    jaque_borchardt@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque,
      Eu também adorooooo! Estou curiosa pra ler A Garota do Lago, o único que falta. Leia e depois me deixe saber o que achou.
      Também achei mais chamativa.

      Obrigada por participar da promo.
      Boa sorte!

      Excluir
  18. Apesar de não ser meu gênero predileto, to afim de ler! Preciso abrir mais espaço para thrillers... Falam tao bem dos livros desse autor que preciso tirar minhas próprias conclusões! Haha
    Participando! =D
    maiiira04@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maíra,
      Ahhh, abre sim. São tão bons!

      Obrigada por participar da promo.
      Boa sorte!

      Excluir
  19. Adoro o gênero.
    Parece ótimo, a diagramação está muito bonita, a capa já dá o clima da história. Sempre assisto programas de crimes e gosto bastante, fiquei muito curiosa, quero muito ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia,
      Está lindíssima mesmo. Muita organizada!
      HAHA adoro esses programas e o livro lembra bastante deles.

      Obrigada por participar da promo.
      Boa sorte!

      Excluir
  20. O gênero não é exatamente meu tipo, mas de uns tempos pra cá estou começando a gostar mais.
    A capa é bem bonita chega a dar vontade de ler
    Charlie Donlea parece estar em alta ultimamente, e admito que fiquei atraida pela historia
    Esse deve ir pra minha listinha !


    participando
    Lara Silva
    laralindinha2009_@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara,
      Tomara que você curta mais ainda. Tão bom vibrar com uma investigação haha.
      Muito bonita, né?

      Obrigada por participar da promo.
      Boa sorte!

      Excluir
  21. Sensacional! Esse autor é o máximo! Quando eu li "A Garota do Lago", já fiquei fã do autor, agora nesse outro suspense, quero poder ler e entrar de cabeça nessa investigação. Amo temas de investigação de assassinatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana,
      Só falta esse pra ler e agora fiquei mais ansiosa pelo seu comentário.
      Amo demais também. :O

      Obrigada por participar da promo.
      Boa sorte!

      Excluir
  22. Amo Thrillers! E esse parece sensacional! Só ouvi elogios. Espero poder ler em breve. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica,
      O final pegou a galera de surpresa.
      Obrigada!

      E obrigada por participar da promo.
      Boa sorte!

      Excluir
  23. Só ouvi coisas boas, eu adoraria ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia,
      Siiim, Donlea arrancando elogios por aí. Ele é ótimo.

      Obrigada por participar da promo.
      Boa sorte!

      Excluir
  24. Nossa, que surpresa estava torcendo pela inocência, mais amei o final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina,
      Nossa, né?
      O outro final me despedaçou, mas senti muiiito real, sabe? Por isso curti.

      Obrigada por participar da promo.
      Boa sorte!

      Excluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações:
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado;
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam;
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos.