Série: The Enfield Haunting (2015) #TOCANDOTERROR

Trata-se da investigação em torno de misteriosos eventos que ocorreram em uma residência no bairro de Enfield, em Londres, em 1977. A polícia foi chamada pela moradora quando dois de seus filhos disseram ter visto os móveis da casa se mover e ouvido barulhos de batidas no interior das paredes. Os incidentes continuaram ocorrendo durante um tempo, levando trinta pessoas a testemunhar objetos sendo arremessados, móveis se movendo e crianças levitando.


Essa série foi lançada em 2015, antes do lançamento de Invocação do Mal 2, que também aborda o evento. A série tem sua própria maneira de relatar o incidente em Enfield e não há participação dos Warren. Mas alguns personagens aparecem nas duas produções.

Baseada na publicação de Guy Playfair #rip, 1977: Enfield - aqui no Brasil o livro foi publicado pela Darkside. The Enfield Haunting é uma minissérie dividida em três partes, do canal britânico Sky Living. Os episódios são dirigidos por Kristoffer Nyholm, de Forbrydelsen - versão original de The Killing, e roteirizados por Joshua St Johnston, do telefilme Sweeney Todd (2006).

O escritor Guy Playfair e o investigador físico Maurice Grosse decidem ajudar a família em Enfield

Ainda superando a morte da filha, o investigador físico Maurice Grosse, Timothy Spall visto na saga Harry Potter, decide visitar uma casa ao norte de Londres. Aparentemente, uma mãe solteira e seus três filhos presenciaram uma série de eventos bizarros, como o incessante barulho nos móveis e, às vezes, é como se eles tivessem vida própria. Grosse fica fascinado e até decide passar a noite no local. Logo se aproxima da família Hodgson, em especial, Janet.

Janet Hodgson, Eleanor Worthington-Cox da série Britannia, está lidando com o abandono do pai e todo horror na casa a afeta profundamente. A garota se torna um alvo fácil e fica na mira da estranha entidade, que perambula pelas sombras de seu lar. Decidem chamá-lo de poltergeist. Como se não bastasse, quando a história vaza e atraí um escritor, as pessoas começam a suspeitar de que Janet e seus irmãos estão mentindo e querem atenção. O escritor em questão é Guy PlayfairMatthew Macfadyen visto em Orgulho e Preconceito (2005), que está em Enfield justamente para acabar com todas as suspeitas.

Guy e Maurice não se dão muito bem. O investigador deposita toda sua confiança na família e acredita que pode salvar Janet. Mas, com toda presença e apelo, a horripilante figura começa a possuir Janet e usar seu corpo para se comunicar. E Guy também se torna um alvo na casa. Eles decidem se unir e começam a investigar o passado da casa e de seu antigo morador. Contudo, a menina fica cada vez mais apavorada e debilitada.

A jovem Janet é assombrada pelo poltergeist

Baseado em eventos reais, ocorridos em 1977, a minissérie decide se agarrar mais a história do que em sustos a esmo. Quem os espera a todo momento, bem provável que se decepcione. O roteiro deseja que seus personagens sejam conhecidos. Não é só a vida de Janet que muda com a aparição do poltergeist. Os sustos e outros momentos de horror aparecem naturalmente, como a mudança da voz inocente para demoníaca. Há cenas marcantes envolvendo uma médium - atriz sensacional, aliás. Porém, acredito que o terceiro episódio seja o mais assustador.

Parte do elenco é bem conhecido por alguns filmes e séries de tv britânicas. Mas, a novata (na época), Eleanor Worthington-Cox traz uma performance marcante na pele de Janet. A menina tem grande presença em cena e diálogos carismáticos. E é fácil criar sensibilidade conforme a personagem vai murchando devido aos eventos na casa. Suas cenas com Spall também são um dos pontos altos da série.

Os produtores aproveitaram para adicionar algumas coisas à história, para tornar o desenvolvimento da minissérie melhor. Um exemplo é quando Maurice e Guy descobrem sobre o passado do poltergeist, decidem investigar e até conhecemos um parente. A trama não se passa apenas na casa, vemos bastante do drama de Maurice com a esposa, que tenta se reconectar com a filha morta.

Uma coisa interessante é o trabalho de Guy Playfair. Ele sempre comenta sobre um caso de um menino que fora possuído em São Paulo. E isso me faz questionar o fato de não termos tantas produções nacionais do estilo. Sei que tem filmes, mas não são tão divulgados quanto os de comédia. Seria muito bacana uma minissérie desse estilo por aqui.

A produção é digna britânica, com uma boa ambientação da época somada com uma ótima fotografia e figurino. As personalidades em alta marcam presença em posteres no quarto das meninas. Uma coisa que amei, a trilha instrumental é do Benjamin Wallfisch - adoro o trabalho dele - que já compôs para alguns filmes do gênero, como Annabelle 2 e It: A Coisa (2017). Adorei a abertura também!

Eleanor arrasa interpretando Janet

The Enfield Haunting será uma ótima pedida para sua maratona de Halloween. Reúna os amigos e assista essa adaptação de uma das histórias mais assombrosas que vive entre os moradores de Londres, até os dias atuais.

A minissérie está disponível na GlobosatPlay, na área do StudioPlay. Procure pelo título original. Se caso for assinante do canal Studio Universal, logue com a conta da sua operadora. Parece que foi compactada em dois episódios.


#TOCANDOTERROR é um projeto que estamos fazendo em parceria com o blog Caverna Literária, onde iremos comentar alguns de filmes, livros e séries do gênero. Para conferir as opiniões da Carol, é só acessar o Caverna.


Título Original: The Enfield Haunting
Título Nacional: A Assombração de Enfield
Status: Finalizada
Nacionalidade: Britânica
Criador: Kristoffer Nyholm
Roteiro: Joshua St. Johnston
Adaptação: de 1977: Enfield (Compre)
Ano: 2015
Censura: 16 anos
Duração de Episódios: 1h
O Que Assistirei?: Biografia, Drama, Horror, Casa Assombrada
Elenco Principal: Timothy Spall, Eleanor Worthington-Cox, Juliet Stevenson, Fern Deacon, Rosie Cavaliero, Matthew Macfadyen, Amanda Lawrence, entre outros.
Trilha Sonora: no YouTube - RingosTrack
Abertura/PromoPromo
Canal Britânico: Sky Living
Canais Brasileiros: Studio Universal

Comentários

  1. Oi Nana! Eu sou bem medrosa, sabe? Acho mais fácil conferir filmes do que séries do gênero, mas ultimamente ando me arriscando mais no universo do terror! E está disponível na Globosat fica mais fácil ainda de conferir. Só espero não ter pesadelos depois rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana,
    É baseado em eventos reais? MEU JESUS! Eu até tento, mas sofro demais com terror.
    Não consigo me animar a ver. Nem de dia. HAHAHAHAHA
    Sou sincera! HAHAHAHA
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que Maurice estava no elenco hahaha
    Eu ainda não consegui ver essa série <3
    Mas tenho vontade por conta das criticas que elogiaram.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Hey Nana! Tudo bom?
    Não conhecia a série, não sou tão familiarizada no terror KKKK
    Mas por ser uma série mais histórica talvez eu assista um dia desses.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  5. Olá, Nana.
    Conforme fui lendo e vendo os atores lembrei que já assisti. Mas não era série, era um filme. Acho que foi essa do Studio Universal que vi hehe. Achei meio fraco. Mas ainda bem porque sou meio medrosa para esse tipo de filme/série hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Nana, tudo bem?
    Terror não é meu gênero favorito (sou MUITO medrosa), por isso dificilmente costumo procurar séries fantasmagóricas pra assistir hahaha! Mas achei legal que essa foque mais nos personagens.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Oi Nana, tudo bem?
    Não sou muito fã de terror, mas fiquei curiosa pelo mistério. Vou tentar assistir.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    que bom que gostou e que indica, mas eu fujo de séries de terro assim, então não séria uma boa opção para eu assistir, pensa numa pessoa medrosa e essa sou eu.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Nana! Este mês estou na vibe destas séries e já anotei a dica. Já viu A Maldição da Casa Hill?
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nana!

    Essa série é muito boa, o suspense é intenso e os episódios prendem bastante a atenção. Faz um tempinho já que vi, nem lembrei direito quando vi a foto da capa hahaha mas depois o alzheimer passou e me bateu até vontade de ver de novo.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, sejam bem-vindxs :D
Algumas observações:
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado;
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam;
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos.