Livro: A Mulher Entre Nós - Greer Hendricks & Sarah Pekkanen

Um livro de suspense que explora as complexidades do casamento e as verdades perigosas que ignoramos em nome do amor. Aos 37 anos, a recém divorciada Vanessa está no fundo do poço. Deprimida, morando no apartamento de sua tia, ela não tem filhos, dinheiro ou amigos verdadeiros. Ao descobrir que Richard, seu rico e carismático ex-marido, está prestes a se casar de novo, algo dentro de Vanessa se quebra. A partir de agora, sua vida irá revolver em torno de uma única obsessão: impedir esse matrimônio. Custe o que custar. Na superfície, Nellie se parece com qualquer outra jovem bela e sonhadora que veio para Manhattan começar sua tão sonhada vida adulta. Mas a personalidade tranquila que ostenta é apenas uma fachada. Em sua mente, perdura um segredo que a fez fugir de sua cidade natal e que a impede de caminhar em paz quando está sozinha. Ao conhecer Richard – bem sucedido, protetor, o homem dos sonhos – ela finalmente começa a sentir-se segura. Ele promete protegê-la de todos os males, para o resto de sua vida. Mas, de repente, ela começa a receber ligações misteriosas. Fotografias em seu quarto são movidas de lugar. O lenço que ela planejava usar em seu casamento desaparece. Alguém está perseguindo a, alguém quer o seu mal. Mas quem?
Nas primeiras páginas de A Mulher Entre Nós conhecemos Vanessa, que remói pelo fim de seu casamento. Vanessa vive a base de medicações, se entrega a bebidas vez ou outra, enquanto tenta se estabelecer em seu novo emprego. Sua tia a acolheu após o divórcio e mal sabe o que ela pretende. A sobrinha arruma maneiras de contatar o ex-marido, Richard, que a deixou por outra. Ele claro, sempre a ignora. Porém, após descobrir que Richard pretende se casar novamente, Vanessa tenta de todas as maneiras impedir a união.

Em paralelo, conhecemos a jovem professora Nellie. Uma moça que leva uma vida simples, além de ensinar também trabalha como garçonete, e divide um apartamento com uma amiga. Nellie é uma jovem assustada, que vive com a sensação de perseguição. As histórias de seu passado não são boas lembranças, principalmente em questão de amizade e relacionamentos. E é por isso que decidiu se mudar para Manhattan, para recomeçar. Mas, parece ser mais difícil com as estranhas sensações. Até que conhece Richard, que entra em sua vida e trás toda proteção e segurança que ela precisa.

Emma é a jovem secretária de Richard. Assim que a descobriu na empresa, Vanessa começou a estudá-la e sabia que ela seria a escolhida. O problema era a urgência, mas Vanessa, não havia previsto as consequências de sua jogada. A secretária mantém um passado misterioso. Vanessa mal consegue encontrar registros de sua vida pessoal. Por outro lado, Emma sabe tanto a respeito de Vanessa, que ela nem imagina que a jovem também é criativa em planejar.

Ainda conhecemos Kate, a terapeuta de Vanessa, que a ajuda a descobrir todas as questões doentias que cerca seu relacionamento. E não vamos esquecer Maureen, a personagem mais peculiar dessa história e o lado negativo da questão.

Todas essas mulheres se conectam a Vanessa e Richard de alguma forma. Enquanto ela tenta de todas as maneiras impedir a união, também conhecemos a personalidade de Richard e a transformação do relacionamento deles ao longo dos anos. É cruel acompanhar certas reações de Vanessa em sua presença, como apenas um olhar ainda a atinge. Não é nada bonito, em vista que a narrativa expõe o relacionamento abusivo físico e psicológico.

Vocês conseguiram desvendar ou conectar algo? Eu jamais!

"Richard não pode se casar de novo.
Começo a fazer os preparativos. Da próxima vez que a encontrar, vou estar pronta."

Dizer pra vocês que eu nem cheguei a pesquisar outras opiniões, sobre esse livro, quando o peguei para leitura. Então, fiquei bem surpresa com as negativas, em vista que foi um dos livros que me surpreendeu em cada página, ano passado, o que levou a favorita-lo. Até porque, ultimamente, poucos livros me fazem perder o sono e virar a noite. A narrativa das autoras se intercala entre o presente o passado, levando o leitor a conhecer os traços do início, meio e fim de um relacionamento abusivo. Tudo começa com a sensação de segurança e outras maravilhas. A protagonista está aqui para narrar sua história, fazer um grande alerta e mostrar que a sororidade importa e muito!

É bem difícil comentar sobre esse enredo sem soltar algo mais. Me contive no resumo, e tive que fazer uma listinha sobre o que deveria estar em minha opinião. Antes das cem páginas, as autoras já nos entregam umas surpresas, pregando uma peça. A intenção é nos apresentar a personalidade de Richard antes do(s) casamento(s). Protetor, rico, amoroso, mostrando cuidado a cada suspiro. A proteção já exala pelo mundo em que vive, cheio de luxo. É um homem de negócios, que recebe investidores em sua casa e jamais aceitaria qualquer tipo de exposição negativa. Se demonstra muito amigável, tentando se enturmar com todos a volta da companheira. Só desejava alguém para lhe dar suporte. E Vanessa era perfeita para se dedicar a ele e o casamento. Sempre se questionou o quê Richard vira nela.

Com emocional destruído e tentando se reerguer após o divórcio, Vanessa tenta se manter no emprego, mas logo se vê perturbada para manter a rotina. Ela precisa falar com Richard; precisa encontrar a noiva. E ao notar que ela pretende se aproximar de sua nova futura esposa, Richard trata de expor seu desequilíbrio, negativando sua personalidade. A questão do psicológico - no caso o gaslighting - me remeteu a leitura de A Garota no Trem. O relacionamento que Rachel e Vanessa viveram têm muitas similaridades, e também achei a construção das personagens parecidas.

"Ele prejudicou meu equilíbrio mental durante anos; sempre que algo o desagradava, eu sofria as consequências. Mas claramente sentia o mesmo prazer quando fazia o papel de meu salvador e me consolava se eu estava chateada."

As outras personagens femininas citadas também trazem grandes surpresas no decorrer das páginas. Quer dizer, as grandes revelações ficam para o final. Uma delas é aquela que não enxerga o que ocorrer ao redor, traduzindo, a passadora de pano. Infelizmente, sua construção expõe como algumas mulheres reagem a esse tipo de informação e a falta de discernimento. Cada dia vemos mais casos de feminicídio divulgados nas redes e a crueldade permanece pelos comentários.

A Mulher Entre Nós é repleto de segredos e trás uma narrativa cheia de reviravoltas até em suas últimas páginas, inclusive no epílogo. É uma narrativa perfeita para quem curte grandes surpresas no gênero. As autoras nos apresentam o suspense com boas descrições, apesar de algumas coisas fúteis por causa cenário, e conectam todas as linhas de forma plausível, para um fim satisfatório.

A edição nos trás capítulos não tão longos, com uma boa fonte e revisão. No meu caso, foi uma leitura rápida, pelo fato da narrativa me prender e eu praticamente dormir pensando na história e querendo respostas. Sou gulosa, eu sei. Os diálogos são em aspas, mas como há boa parte da narrativa no passado, não me incomodou tanto.

"Lembra o dia em que me ensinou que a luz do sol contém todas as cores do arco-íris? Você era meu raio de sol. Me ensinou como encontrar o arco-íris..."

E falando em A Garota no Trem, os mesmos produtores da adaptação confirmaram que em breve, também teremos uma para A Mulher Entre Nós. Muito curiosa para saber quem estará no elenco. Saiba mais clicando aqui.


Autoras: Greer Hendricks & Sarah Pekkanen
Título Original: The Wife Between Us
Origem: Literatura Americana
Editora: Paralela
Tradução: Alexandre Boide
ISBN: 8584391061
Publicação: 2018
Páginas: 352
Série: Não
O Que Tem?: Violência Doméstica, Suspense, Linguagem Adulta

LinksSkoob - Compre Físico - Compre E-Book - No Site da Editora - Site da Autora 1 - Site da Autora 2
O Canto Cultzíneo agradece ao Grupo Companhia das Letras (Paralela) por ceder o exemplar para análise.

Nana Barcellos

25 comentários:

  1. Oi Nana!
    Apesar do bom enredo e das reviravoltas, suspense eu sou muito inadequado para opinar KKKK. Nunca li nada. O mais perto que cheguei foi Fraude Legítima, que é thriller, e eu nem curti. Tramas muito cheias de mistério eu acabo flopando porque preciso me prender logo no começo, se não, fico entendiado. Mas que bom que foi uma leitura tão promissora. Tem uma amiga que adora A Garota no Trem. Vou citar esse pra ela.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana, sua linda, tudo bem?
    Feliz 2019!!!! Que esse ano lhe traga muita saúde, amor e realizações!!! Omg!!! Qual delas é a mulher entre nós do título do livro? Será que a Nellie está correndo perigo? Olha, pensei mais na tal Emma ou da própria Vanessa como ameaça a ela. E Essa Vanessa não tem um pingo de amor próprio, ela precisa aceitar o fim do relacionamento. Eu não iria querer me envolver com alguém assim. E agora? Você novamente me deixou aqui morrendo as unhas. Tomara que eu goste tanto quanto você. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito de A Garota no Trem, e realmente há um quadro negativo pintado sobre a protagonista desde o começo do livro, assim como eu comecei a ler a sua resenha e achar a Vanessa uma ex abandonada, paranóica e psicopata, mas percebo que tem mais por trás disso, abuso e mentiras. Estou certa?!
    Eu gosto muito de livros com reviravoltas e mistérios, mas como te disse anteriormente, comecei a ler A Mulher Entre Nós e a leitura não me cativou, mas, quem sabe eu não pegue o livro para tentar continuar a leitura não é mesmo? Já insisti com alguns livros e não me arrependi.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nana

    Jura que vai ter adaptação? Não sabia!
    Eu também fiquei surpresa com as resenhas negativas, pois também fui bastante surpreendida pela história, tanto que nem consegui resenhá-lo até hoje justamente por não saber como abordar a história, é tudo muito bem orquestrado e aquele plot twist no final da primeira parte de deixou de boca aberta! Hahahaha
    Realmente a sororidade é algo bastante presente na história e agora fiquei curiosa para ver como eles vão abordar essa trama cheia de nós na adaptação!!!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Hey Nana!
    Não sabia que ia ter adaptação e que é tipo A Garota no Trem - tenho o livro pra ler mas ainda não li... Acho que poderia me arriscar por ele e por esse, adorei a resenha!
    E mesmo que no inicio ja dê surpresas ela ainda sim tem muita história pra contar...Interessante! E leitura rapida com 352 paginas? QUERO!!!!
    QUERO leituras bem fluidas para 2019 e ler os desejados <3


    Assista Wi Fi Ralph! E tem uma mensagem maravilhosa de amizade, vc vai gostar :D
    Que venha um bom ano pra nós, Nana
    Oloco Nana!
    Te entendo.. No meu caso o amoroso.. É complicado rsrsrs
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Adoro este tipo de enredo e o livro parece ser muito bom. Já fiquei com vontade de ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Nana,
    Posso ser totalmente sincera? Essa capa me lembra MUITO a Pablo Vittar e eu fico ???
    HAHAHAHAHA
    Mas ok. Depois desse desabafo, vamos as observações do post. Eu estou a louca dos thrillers. Acho que as reviravoltas seriam muito bem vindas já que quero ser surpreendida, estou cansada de livros que seguem o esperado, sabe?
    AAA, e finalmente comprei o 'Não Confie em Ninguém'!!!! Vou te contando conforme for lendo, e acho que o fato dos livros do autor não terem final feliz me anima. Não quero parecer obscura, mas eu até que gosto de sofrer nas leituras, rs.
    Beeeeeijos e 'A Mulher Entre Nós' vai para lista de desejados!
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nana, tudo bem?
    O enredo também me lembrou de A Garota no Trem, especialmente por essa questão da ex não conseguir desapegar e ter todo um sofrimento oculto por trás. Fiquei super curiosa e acho que esse livro tem tudo para me deixar bem envolvida!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Oi Nana!
    Adorei essa resenha, parece ser uma história cheia de detalhes, mas viciante e surpreendente! Quero na minha mesa! hahah É uma temática que tem me rendido leituras maravilhosas ultimamente!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie Nana =)

    Gosto de narrativas com boas reviravoltas, e mesmo suspense não sendo o meu gênero literário favorito a premissa de A Mulher entre Nós me despertou uma pontinha de curiosidade.

    Ah! Confesso que a moça da capa lembra muito a Pablo Vittar rs...

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.


    Beijos e uma ótima semana;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nana! Um livro excelente, daqueles que enganam o leitor direitinho. Gostei da obra e da forma como a vida dos personagens passa por mudanças significativas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Parece ser muito bom, adorei

    www.nicenessblog.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, Nana, tudo bem?

    Não sou fã de suspense, mas amo quando tem reviravoltas e personagens femininas sejam elas fortes ou bem construídas, o que é muito bom.

    Realmente é um livro perfeito para adaptação. Suspeitei que fosse logo o cara que fez tudo parecer ruim. Sabemos que macho escroto vive falando mal das Ex's como se elas sempre fossem as erradas e que não merecem ter pontos positivos depois do término.

    Um livro que fale sobre isso e como afeta as mulheres é muito importante. Ainda são poucas pessoas que leem, mas é um alerta, não é? Todos nós conhecemos uma mulher que tinha ou tem um marido/namorado perfeito, que batia nela quando nervoso ou bêbado; ou aquele relacionamento abusivo que mesmo sem agressão física a mulher vive sua vida em função de outra pessoa, isso não é saudável.

    Principalmente com tantas mortes por feminicídio. São tantos casos todos os dias, que minha vontade é de chorar por tudo pelo o que elas passaram.

    Obrigada ela resenha!

    Tenha uma ótima semana.

    Abraços.

    R.W.

    newsfallenbooks.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nana!

    Nossa, tá mais pra "as mulheres" entre nós, né? Quanta mulher que aparece no meio desse relacionamento, gente. E pelo visto, uma com passado pior do que a outra, né? Só pela sua resenha já deu pra sentir que não vai dar em coisa boa essa mistureba toda. Fiquei curiosa pra saber onde exatamente cada uma se encaixa e vão se interligar na vida da Vanessa e do Richard. Fico feliz de saber que a narrativa prende e que a história é tão boa que você chegou a favoritar. Às vezes é melhor fazer isso mesmo, nem conferir as demais opiniões, porque podemos acabar desistindo da leitura por conta disso e perdendo um ótimo livro. Eu honestamente só confiro quando tô beeem receosa quanto a possibilidade de gostar ou não da obra. Ficou ótima a sua resenha!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Impossível ler sua resenha e não querer conhecer esse livro, ainda não tinha visto nada sobre ele, mas a história parece ser ótima!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  16. gostei bastante dessa indicação, to com vontade de ler mais esse tipo de suspense que a gente devora nesse ano

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  17. Um livro bem incomum. Fiquei curioso para saber como as conexões acontecem.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  18. Acho muito bom A Garota no Trem.. o suspense incrível. Então é claro que fiquei mega curiosa com essa história também. Parece muito legal a narrativa, e super envolvente com aquele suspense bom que gostamos..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, Nana.
    Eu achei esse enredo muito interessante, mas comecei a ler resenhas negativas dele e acabei deixando de lado. Mas depois da sua resenha vou querer ler. Esse ano peguei com tudo nos suspenses e estou intercalando com romances de época para não enjoar hehe. E, menina, não aguento mais ver noticias de mulheres sendo agredidas e mortas por homens que se acham donos delas. Mas é bom que mostrem mesmo para que todos se conscientizem de algo que sempre existiu mas que ficava escondido.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Adorei ler a sua resenha positiva, estava vendo bastante comentário negativo :/ Adorei o enredo, faz bem o meu estilo. Deve ser bem doloroso por conta da violência doméstica, imagino. Ler e ver sobre feminicidio dói bastante, e imaginar que há inúmeras mulheres que passam por isso diariamente é pior ainda. Acho que não custa nada eu dar uma chance a essa livro.
    Beijos
    Our Constellations

    ResponderExcluir
  21. Oi
    parece ser um triller para se ler, eu curto livros desse estilo, mas acabo lendo poucos. ainda não assisti a garota do trem. A respeito desse livro fiquei bem curiosa com a leitura e que bom que gostou.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Nana, como vai?
    Espero que seu 2019 seja maravilhoso amiga!
    Sua resenha está maravilhosa e instigante. Apesar de não curtir muito o gênero, fiquei mega curiosa para ver de que forma essas vidas se entrelaçam e de que maneira a autora trabalha isso.
    Bjus

    ResponderExcluir
  23. Li no ano passado e o final me surpreendeu muito!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Nana!
    Esse livro está na minha wishlist desde que foi lançando, eu já tenho o e-book e continuo enrolando pra começar a leitura. Até agora não vi nenhuma resenha negativa, o que me surpreendeu quando você comentou hahaha Minhas expectativas com ele estão altas! Parece ser um ótimo livro.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  25. Oiee!!
    Ao ler a resenha já pensei imediatamente no A Garota no Trem, haha. Pelo visto deve ser bem parecido mesmo, no sentido da construção psicológica da história e suas personagens né?

    Eu já tô doida pra ler esse livro faz tempo *-*

    Bjão ♥
    Início de Conversa

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão enviados para o spam.
- Comentários irrelevantes como: estilo copy+cola, desprezando o conteúdo da postagem, 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, não serão respondidos, e dependendo, serão enviados para o spam também.