Livro: Feliz Natal, Alex Cross - James Patterson #ACABOUOPAPEL

É véspera de Natal, tempo de paz e fraternidade. Infelizmente nem todos pensam assim. Após deter um ladrão que estava roubando a caixa de doações da igreja, tudo o que Alex Cross quer é ter uma noite feliz com sua família. Mas, para tristeza de seus filhos, de Bree e de Nana Mama, o detetive será convocado para solucionar não apenas um, mas dois casos no feriado. Numa bela mansão, uma família é mantida refém. Alex atravessa a cidade rumo a uma das regiões mais nobres de Washington. Henry Fowler, um famoso advogado que viu sua vida e sua carreira serem arruinadas, ameaça matar os filhos, a ex-mulher e seu novo marido. Psicótico e viciado em metanfetamina, Fowler precisa ser detido. Mas a pergunta que não sai da mente do psicólogo que habita em Cross é: o que faria alguém tão bem-sucedido afundar dessa maneira? Envenenamento e terror na estação de trem. Convocado às pressas pelo FBI, Cross terá que capturar uma antiga inimiga: a terrorista Hala Al Dossari, que foi reconhecida por uma das câmeras da Union Station. Em pouco tempo acontecem mortes e explosões. Mas será esse ataque seu único objetivo? Ou tudo fará parte de um plano maior, capaz de gerar uma catástrofe nacional?

*Apesar da foto do e-book gringo, o livro já foi publicado no Brasil com o título Feliz Natal, Alex Cross - assim decidi deixar o título BR na postagem.
Alex Cross é a série mais famosa - e também uma das mais longas - do autor James Patterson. Feliz Natal, Alex Cross é o 19 de 28 volumes da série. Cross é aquele personagem que conheço mais pelas adaptações do que pelos livros - este é o segundo que li de sua série. Não fiz as leituras na ordem, mas acabou sendo compreensível porque os casos são sempre prioridade no enredo e ele está sempre recordando as fases de sua vida.
"- Desejo concedido. Vou lhe mandar a única que realmente me importa dentro desta casa.Levantei-me, vi a porta da frente se abrir. Um labrador preto com um laço vermelho no pescoço saiu."
Quem disse que detetive renomado pode celebrar o Natal em paz?
A sinopse menciona dois casos, mas a narrativa inicia com Alex Cross e seu parceiro John Sampson em tocaia para apreender um suspeito de roubo numa igreja nas redondezas de Washington. Então diria que são três. Ha! Ao retornar para casa, Alex deseja curtir a decoração e preparar a ceia ao lado dos filhos, da recém-esposa e de sua avó, a rígida Nana Mama. No entanto, a maldita ligação surge...
CASO HENRY FOWLER
Henry Fowler era um advogado renomado que, de repente, viu as bonanças de sua vida se despedaçarem; além de perder o prestígio na carreira, também perdeu a esposa e os filhos para o Dr. Barry Nicholson - o novo homem da casa - a que ele construiu e depositou tudo que ganhara. Agora, em plena véspera de Natal, Henry mantém todos como reféns na casa - incluindo seus filhos e uma vizinha - e Alex Cross é convocado para auxiliar o FBI como negociador e dando assessoria psicológica.
É o melhor caso do livro. Os capítulos são curtíssimos, então há aquele receio sobre a profundidade na narrativa, valorizando a construção dos personagens e despertando o interesse do leitor por eles. No caso de Henry Fowler, toda aproximação da família - quando Cross decide entrar na casa para lidar com a mente do atormentado advogado - acaba por ser uma ótima jogada do autor. O jogo psicológico é interessante, apesar do cenário aflito e perigoso em relação aos pequenos. O único problema é que tudo se encerra aqui, não há nenhuma menção adicional na conclusão do livro.
CASO HALA AL DOSSARI
A Dra. Hala Al Dossari foi apresentada no livro anterior a este, Ameaça Mortal.
Horas após a conclusão do caso Fowler, Alex Cross precisa lidar com um possível atentado terrorista que ela está planejando na Union Station. A doutora pretende finalizar os atos anteriores, mas Cross surge em seu caminho e sabe como enfraquecê-la. Entretanto, o detetive mal sabe o inferno que Hala e seus aliados irão causar até as últimas horas do Natal.
Novamente convocado pelo FBI, Alex e o detetive Mahoney se unem para impedir Dra. Hala de concretizar seus delírios. É o caso que soa mais dinâmico, repleto de cenas de ação - em alguns momentos eletrizantes. Mas vamos ser sinceros? Na realidade um ato terrorista seria desmembrado em poucas horas? O caso Fowler é a típica situação que a gente assiste na TV e testemunha que pode sim, levar algumas horas; no entanto, as atitudes de Hala levariam um tempo a mais para concluir. Este caso também conta com o retorno de John Sampson.
" - Eu poderia ter eliminado cada um desses tristes arremedos de humanidade, esses pobres merdas. Mas não... Sabe por quê? Porque ninguém abre os presentes na véspera do Natal. A gente espera o santíssimo dia do consumismo para fazer isso. Não é assim? Pois é... mas não desta vez, amigos! Acabei de abrir todos eles!"
Dificilmente dispenso um mistério, ainda mais com uma narrativa tão ágil. Acredito que a ideia de Patterson até apresenta bons momentos, apesar de alguns deslizes. Imagino que a série Alex Cross tenha apresentado seu melhor nos primeiros livros - ou em outros que ainda não li - e assim, no geral, a aventura natalina se resume apenas em um bom passatempo. Não lembro se já mencionei em outras resenhas do autor que ele escreve para quem curte leituras rápidas, aquelas de um dia. Às vezes pode ser uma bela cilada.
Além dos casos, a narrativa se divide com a aflição e irritação na casa da família Cross. Nana Mama, Bree e as crianças aguardam o retorno do detetive com ar desapontado. Infelizmente são capítulos de tom repetitivo; meio difícil não prever os diálogos. A única felicidade é saber que logo o Natal será celebrado e tudo vai passar. Um ponto bacana é que o livro não se encerra na noite de Natal como idealizei e foi uma boa surpresa.
E falando em Nana Mama, o livro segue expondo o quanto a educação da avó influencia nas escolhas de Alex mais seus sentimentos em relação as escolhas do FBI. No caso de Hala, há algumas questões problemáticas envolvendo os filhos dela que não deixam Alex confortável. Depois de tantos anos, e tantos casos e perdas, acredito que seja bacana para os fãs notarem que o detetive ainda mantém seus bons costumes. Sua construção não segue os nutridos de frieza do estilo. O autor costuma apresentar cenários em que Cross está familiarizado.
"Engraçado como uma gentileza de cidade pequena pode se transformar em uma encrenca em Washington."
Para quem está procurando uma dose de ação e mistério neste Natal, Alex Cross merece estar em sua lista. Caso agrade, pode te levar a procurar outros livros da série. É uma pena que alguns dos volumes da série, sobretudo os mais recentes, talvez nunca cheguem por aqui. Fico pensando que seria uma boa alguma editora ressuscitar aquelas edições vira-vira para voltar a publicar os livros dele. Na verdade, essa é uma ideia para qualquer autor com séries longas e/ou que foram abandonadas. Uma pena que James não tenha tanto apelo aqui quanto lá fora.
Foi o meu primeiro James Patterson na língua original. Pelos termos, achei que encontraria algo mais complicado, mas a narrativa é bem fluída - e a curiosidade em relação a conclusão dos casos ajuda finalizar em algumas horas. Como mencionado, os capítulos são curtíssimos. Optei por colocar informações da publicação da Arqueiro para ajudar àqueles que tiverem interesse. Mas irei deixar um link para a edição internacional também.
*Adaptações:
- Série Cross (2023) | Série da Amazon Prime Video
. A série é uma produção em parceria do Prime Video com a Paramount;
. Aldis Hodge será o protagonista, enquanto Juanita Jennings interpretará Nama Mama e Isaiah Mustafa interpretará John Sampson;
*Qualquer novidade editarei aqui, tudo bem?
Origem: Literatura Norte-Americana
Recomendação do Canto: +16 anos
Editora: Arqueiro
Tradução: Beatriz Medina
Tradução: Beatriz Medina
ISBN: 9788580412154
Publicação: 2013
Páginas: 176
Série: Sim - Alex Cross
#1: Na Teia da Aranha . #2: O Beijo da Morte . #3: Jack & Jill
#4: Gato e Rato . #5: Caçada ao Predador . #6: Roses are Red
#7: Violets are Blue . #8: Four Blind Mice . #9: The Big Bad Wolf
#10: London Bridges . #11: Mary, Mary . #12: Um Desafio Para Cross
#13: Dupla Cilada Para Cross . #14: O Dia da Caça . #15: Alex Cross's Trial
#16: Eu, Alex Cross . #17: Fogo Cruzado . #18: Ameaça Mortal . #19: Feliz Natal, Alex Cross
#20: Corra, Alex Cross . #21: Cross My Heart . #22: Hope to Die . #23: Cross Justice
#24: Cross the Line . #24.4: Cross Kill . #24.5: Detective Cross . #25: The People vs. Alex Cross
#26: Target: Alex Cross . #27: Criss Cross . #28: Deadly Cross
#29: Fear No Evil. #30: Triple Cross . #31: Cross Down
O Que Tem? Família, Detetive, FBI, Natal, Vovó, Medo de Doguinho
O Que Tem? Família, Detetive, FBI, Natal, Vovó, Medo de Doguinho
Eu estou procurando mais livros com clima natalino porque percebi que quase não li nenhum temático kk. Mas me surpreendeu a quantidade de volumes essa série tem, bateu curiosidade de conhecer.
ResponderExcluirAbraço
Imersão Literária
Oi Nana, amei esse livro ter os capitulos bem curtinhos, gosto de histórias assim, acho que leio bem rapidinho o que acho muito bom.
ResponderExcluirBeijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Oi Nana, tudo bem?
ResponderExcluirJames Patterson é um autor com qual meu relacionamento está estremecido desde da série Bruxos e Bruxas. Amo de todo o meu coração, O Diário de Suzana para Nicolas, mas a série me traumatizou de uma forma que nunca mais cheguei perto de um livro do autor.
Fico feliz que você tenha aproveitado a leitura. Para quem está buscando algo temático para essa época do ano, mas não quer apostar no clichê, esse livro parece ser uma boa opção.
Beijos;*
Ariane Reis | Blog My Dear Library.
ps: Sempre que vejo algum filme de Natal do Studio Universal, lembro de você rs...
Oi, Nana
ResponderExcluirÉ quase a Série Mortal da Nora Roberts, né? hahaha Senti uma vibe meio Jack Bauer quanto a cronologia. Nunca li nada do autor, acho que até tinha algo dele aqui, mas acabei trocando. Acho que é o primeiro livro do gênero que eu vejo que tem uma ceia esperando o retorno do protagonista. Hahahahah
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Ah eu gostei dessa dica, Nana. Não tive a oportunidade de ler nada desse autor e parece interessante! Obrigada! ;)
ResponderExcluirbeijos
http://ludantasmusica.blogspot.com/
Olá, Nana.
ResponderExcluirEu li O dia da Caça dessa série com esse personagem e achei bem do mais ou menos e nem quis ler os outros. Gosto mais da série Clube das Mulheres Contra O Crime, mas também é outra série enorme que nem tem todos publicados por aqui. Que legal que leu em inglês, eu queria porque tem tantos livros incríveis que nunca chega por aqui.
Prefácio
Me ha gustado mucho tu post. No conocía tu blog, me quedo de seguidora y te invito a que te pases por el mío si te apetece.
ResponderExcluirUn abrazo y feliz día.
Oi, Nana!
ResponderExcluirQue legal que você leu pelo livro original! Deve ter sido uma experiência total diferente né. Eu gosto da escrita do autor, então fiquei na vontade de conferir essa obra em especial também
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Amei o fato de o livro ter uma narrativa ágil, não ser uma leitura arrastada e ser rápido de ler, pois eu também dificilmente fujo de um mistério, haha. Só acho uma pena que a série seja tão grande e os últimos livros não estejam traduzidos... Eu já achava Os Brigertons enorme com nove livros no box, ou Desventuras em série com treze, agora imagine essa série com 28 títulos diferentes, haha.
ResponderExcluirBeijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Oi Nana,
ResponderExcluirQue orgulho! Ler um livro no original não é pouca coisa não.
Eu preciso me esforçar mais para conseguir, meu problema é que eu me atraso em todas as outras leituras porque sou lerda KKKKK
Confesso que esse livro em si, não chama tanto minha atenção, mas quero conhecer o James Patterson, nunca li nada do autor!
beeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi Nana,
ResponderExcluirGosto muito de mistério, mas acredita que eu não conhecia a série?!
Bom conhecer mais sobre esse gênero.
Boas leituras,
Apesar do Caos
Oi Nana, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirQue saudades de vir aqui. Meu blog ficou parado por um bem tempo, mas aos pouquinhos estou retornando. Espero que você esteja bem, com a situação que estamos vivendo. Eu conheço essa série, mas nunca li nenhum livro. Você fez uma excelente sugestão ao lembrar da coleção vira -vira. Poderia ser a solução principalmente agora que o mercado está em crise. Eu gosto muito de histórias de mistério, então, vou colocar na lista. Adorei sua resenha.
beijinhos.
cila.
OI Nana, é uma série bem longa mesmo. Bom para quem gostar porque já vai ter leitura para o ano todo. Também gosto de um mistério. Melhor ainda se a narrativa for ágil. Gostei da dica e fiquei curiosa com a leitura.
ResponderExcluirbeijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook / Pinterest
Oi Nana, tudo bem?
ResponderExcluirTenho curiosidade de ler mais livros do autor, e este parece ser uma ótima dica para começar.
*Bye*
Marla
https://loucaporromances.blogspot.com/