Livro: Selada com Sangue - Mariane Ducas

Sophia Courtney é uma investigadora, e junto com seu parceiro, Pierre Chermont, é responsável pela investigação de uma série de assassinatos que aconteceram na cidade de Paris e que estão deixando a população em pânico, já que nem a Torre Eiffel foi poupada. A escuridão do passado, os traumas, as angústias e a insegurança voltam a atormentar Sophia, principalmente quando em um dos crimes o assassino deixa uma carta selada com o sangue da vítima. Será que Sophia e Pierre conseguirão resolver o mistério? Ou o caso será enterrado para sempre com a vítima?
E vamos para um mistério em terras parisienses.

Os investigadores Sophia Courtney e Pierre Chermont se deparam com três crimes brutais pelos arredores da Cidade Luz. Após o corpo de uma mulher chamada Anne ser encontrado, os dois tomam à frente de uma investigação que segue caminhos cada vez mais sanguinários. Sophia, que ainda não consegue lidar com a perda dos pais, assiste tudo levá-la a enfrentar o lado obscuro de seu passado.
São três casos que acompanhamos: o de Anne, o morto da Torre Eiffel e o Selada com Sangue. Anne fora encontrada morta numa das ruas do local, levando os investigadores a revirarem sua triste vida. Era uma moça que lutava para reconstruir sua história, mas sempre esbarrava em problemas; O Morto da Torre Eiffel precisou prestar contas em relação a uma atitude passada, e seu assassino está mais próximo do que os investigadores imaginam; Selada Com Sangue, na minha opinião, é o caso mais chocante abordado nestas linhas. Até agora não tenho palavras.
Os dois mantêm o bom faro para tentar capturar os culpados, mas há pistas falsas que podem destruir a bela conexão entre eles. Pierre tornou-se uma espécie de figura paternal para Sophia e a irmã. A família dele sempre está lá por elas e vice-versa. Não é muito diferente do apego que a detetive tem pela irmã, sempre a prendendo para evitar mais uma perda. Mas até onde irá toda essa confiança e afeição?
"A cura dos medos, traumas e más lembranças começa com uma escolha. A escolha de ser feliz, com elas ou sem elas. O que pensamos e o que fazemos diz quem nós somos. As escolhas mudam as pessoas, para o bem ou o mal."
Vocês devem notar pela fichinha que há poucas páginas neste livro. O resumo está bem comedido para evitar qualquer deslize que possa ocasionar spoilers. A autora Mariane Ducas relata em seus agradecimentos que todo planejamento partiu de uma brincadeira entre ela e um parente, o que achei bem legal. Ela começou de maneira independente, publicando um romance pela Amazon, e agora estreia na Ler Editorial. Aliás, marca o lançamento de policiais na editora.
A interação entre Sophia e Pierre apela mais para o lado paternal, deixando ar para um possível sentimento entre ela e o filho dele. Mas esta é uma narrativa cheia de surpresas, muitas delas brutais, então não me empolgaria tanto ansiando por um lado mais romântico. Esta questão despertou parte do meu apreço pelo enredo, já que, geralmente, soa-me forçado boa parte dos romances que iniciam em policiais. Sophia é um espírito muito livre e Pierre é aquele que controla seus impulsos. É o personagem que mais simpatizei.
A protagonista se faz uma figura de tom jovial, unindo-se à narrativa da autora com uma escrita não tão complicada que pode atrair o interesse do público mais jovem e àqueles que gostariam de conhecer o gênero. Alerto que a autora não ameniza nas situações em que se encontram as vítimas. Apesar do início pouco fermentada, sua narrativa cativa e prende do meio para o fim, principalmente por guardar uma revelação inesperada e uma conclusão amarga.
"... um adulto pode ler um livro infantil e agregar muitos valores para a vida."
Esta questão sobre o início pouco desenvolvido pesou no meu olhar geral sobre o mistério apresentado; parece que há grande expectativa em cima do último caso e acaba por provocar certo conflito na execução final dos outros. E, também, há muita preocupação em relação aos carros dos personagens. Poderia ter direcionado para a construção do cenário francês, além de eliminar parte das repetições pelos parágrafos.
Entretanto, sigo alegremente torcendo para que a editora invista ainda mais no gênero, principalmente os escritos por mulheres. A conclusão de Selada Com Sangue deixa um ar para possível continuação. As respostas são entregues, mas a autora é perspicaz e deixa umas surpresas para atiçar nosso reencontro com esta equipe.
"As boas conversas acabaram. As pessoas não batem mais na porta uma da outra pedindo açúcar, elas mandam mensagens."
Edição lida em e-book e apresenta uma ótima diagramação. O título me deixou bastante instigada, ainda mais pela sinopse deixar claro que haverá um dos crimes relacionados. Notei poucos erros na revisão, mas nada que altere o andamento do suspense. A autora usa de algumas referências culturais; parte deve alegrar os fãs de livros.
Até o momento da publicação da postagem - e-book disponível no Kindle Unlimited.


Autora: Mariane Ducas
Origem: Literatura Brasileira
Editora: Ler Editorial
ISBN: 9786550550127
Publicação: 2019
Páginas: 152
Série: ?
O Que Tem?: Romance Policial, Paris, Três Casos
O Que Tem?: Romance Policial, Paris, Três Casos
Links: Skoob - Compre Físico - Compre E-book - Site da Editora - Site da Autora
Canto Cultzíneo agradece à editora Ler Editorial por ceder o exemplar para análise.
Oi Nana.
ResponderExcluirNão conhecia a autora. Gosto muito de romances policiais, mas não sei se leria este. Talvez pelo fato de ter em foco três situações diferentes. Fico com receio da narrativa ser confusa. Ótima resenha como sempre.
Bjus
Olá, Nana.
ResponderExcluirMinha assinatura do KU venceu hoje se não já ia adicionar ele hehe. Como gosto muito do gênero e também fico na torcida para a editora investir hehe. Pode ser que vire uma série hehe.
Prefácio
Olá Nana,
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem a autora e pela capa e título confesso que nem pegaria, gostei da premissa e gosto do gênero, ótima dica.
Bjs.
https://devoradordeletras.blogspot.com/
Oi Nana,
ResponderExcluirConcordo que as editoras deveriam investir mais no gênero, pois eu acho que ia ser sucesso por ter bastante gente que gosta desse tipo de leitura.
Eu não conhecia, mas já quero ler!
Bjs e uma ótima noite!
Diário dos Livros
Conheça o Instagram
Oi Nana, tudo bem?
ResponderExcluirGosto de tramas policiais e os três casos parecem ser bem instigantes . Espero poder lê-lo no futuro.
*bye*
Marla
http://loucaporromances.blogspot.com/
Quando a narrativa fica lenta, isso acaba refletindo bastante em como a leitura irá fluir. Para mim, acabo desanimando dela. Mas é bom saber que o livro tem um ritmo melhor mais a frente. Gosto quando a história expõe fatos mais crus, mas é ótimo que tenha avisado isso na resenha, caso alguém que não goste ainda não saiba.
ResponderExcluirBeijos
Imersão Literária
Ai que legal, adorooo um mistério hehehehe!
ResponderExcluirE caramba, a pessoa deixa uma carta selada com o sangue da vítima, meu, já dá uma baita curiosidade em saber o que acontece na história hehehe.
Adorei a dica e a resenha :)
Ah, obrigada pelo comentário lá no blog! ♥
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Oi Nana! Fiquei com vontade de conferir, eu gosto de histórias assim. Vou aproveitar que estou com o KU.Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Oi Nana,
ResponderExcluirVocê sabe que nos últimos meses eu me aventurei mais nos thrillers, nos livros policiais e tal, porém por conta da quarentena tive que dar uma pausa neles.
Estou focada nos romances até ficar bem emocionalmente, então acho que não leria essa dica por agora...
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
OIii Nana
ResponderExcluirLegal a editora estar agora investindo nos suspenses, não conhecia esse livro e nem a autora. Por enquanto não sei se leria, acabei de ler um suspense super denso e acabei ficando um pouco saturada, além disso, apesar da sinopse bacana, não sei se seria um livro pra mim. Quem sabe futuramente.
Beijos, Ivy
www.derepentenoultimolivro.com
Nana adorei a dica Unlimited, uma pena ele não conquistar no início mas que bom que ele vai se desenvolvendo bem
ResponderExcluirdica anotada! Agora eu nao to lendo thrillers - esse fds to totalmente em filmes açucarados kkkkkkkkkkkk - mas já quero para logo, visto que é uma leitura bem curtinha ;)
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Oi
ResponderExcluirfaz tempo que não leio nado do estilo, parece até ser uma boa distração, e o bom é que tem poucas páginas, que bom que curtiu a leitura.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Oi Nana, eu passei muito tempo longe do gênero e agora estou voltando, achei bem interessante, ainda mais que a escrita da autora nos prende. Espero conseguir conferir em breve!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante