Filme: A Casa do Lago (2006) #TOCANDOAMOR

Kate Forster (Sandra Bullock) é uma médica solitária, que morava em uma casa à beira de um lago. Hoje esta casa é ocupada por Alex Wyler (Keanu Reeves), um arquiteto frustrado. Kate passa a trocar cartas com Alex, com quem mantém um relacionamento à distância por 2 anos. É quando, ao se descobrirem apaixonados um pelo outro, eles buscam um meio de se encontrar.
Cês acharam mesmo que Sandra e Keanu não iriam aparecer por aqui?
Então... unindo o útil ao agradável. Ha!

A Casa do Lago é um remake do filme sul-coreano Il Mare, de 2000, adaptado por David Auburn, de As Pantera (2019), e conta com o argentino Alejandro Agresti, de Buenos Aires Vice Versa, na direção.

A narrativa divide-se em dois paralelos: 2004 e 2006. O marco é o Valentine's Day. Em 2004, conhecemos o arquiteto Alex Wyler, Keanu Reeves visto na saga John Wick, que está ocupando a famigerada Casa do Lago, um símbolo na história de sua família. O rapaz mora com a cachorrinha Jackie, que é vista nos dois anos em questão.

Em 2006, a Dra. Kate Forster, Sandra Bullock vista em A Caixa de Pássaros, é a última residente da casa. Ela está se mudando para Chicago, e solicita ao novo inquilino que encaminhe suas correspondências para o novo endereço. Só que o novo residente não é novo, é alguém de dois anos antes: Alex.

Não demora até que Alex e Kate percebam que algo especial acontece na caixa de mensagens da casa do lago. Então passam a interagir, sempre depositando cartas, mapas e bilhetes. Passeiam em encontros "inusitados", desabafam suas mazelas e se surpreendem com os seus desencontros do passado e do futuro.

Os dois são respeitados no meio profissional, mas em questão amorosa soam muito travados. Talvez seja o motivo das inúmeras conversas fluírem tão bem por páginas a fio. Mas a longa atração começa almejar o além das linhas. Será que irá acontecer?


A doguinha Jackie pertence aos dois... Bem doido

Nossa! Quanto tempo eu não assistia este filme - acabei revendo para o especial - e ele era um dos meus queridinhos na adolescência. O ano de lançamento - 2006 - é de uma época marcante pra mim por vários motivos. Costumo dizer que o universo estava ao meu favor naquele tempo, daí uma autoestima 100%, né. Ha! Enfim, aquela época era a alta dos DVDs nas locadoras, e acredito que o aluguei mais de uma vez. Sempre fui apaixonada por Sandra e Keanu, a química entre eles é incrível.

Os atores apresentam detalhes tão marcantes nas trocas, que fica difícil para um dos coadjuvantes  se destacar. O pobre do ex de Kate sofre para conseguir alguma simpatia. Alguns até nos conquistam, como a outra Dra. Anna, Shoreh Aghdashloo vista na série 24 Horas, embora o roteiro não garanta longas aparições. Sandra e Keanu são o filme e ponto. E, olha, juro que não é fangirlismo; ainda que eu tenha grandes motivos para escrever um longo parágrafo sobre meu amor por ambos. Ha!


Keanu manda um zap

E não pensem que estes dois vivem apenas para as trocas de mensagens. Alex vive fugindo de uma colega de trabalho paqueradora, ainda lida com a difícil relação paternal; está sempre tentando impressionar o rigoroso paiChristopher Plummer visto em Entre Facas e Segredos, - um arquiteto renomado que está doente. A relação de Alex com o irmão é muito bonita de acompanhar. Por outro lado, Kate se vê pressionada por ter alguém, e sua conexão maior é com a mãe. A interação com Alex acaba por criar grandes expectativas em relação a um primeiro encontro.

É uma trama cativante que consegue instigar pelo simples mistério. Por isso nem estiquei o resumo, pois acredito que o roteiro guarda boas peças para a mente do público. E não é só o tom dramático que predomina, mas é uma produção bem humorada, sobretudo na troca de diálogos. O tom gélido da fotografia dá certo charme, se bem que as arranjos sazonais são nítidos. Já a trilha sonora agarra-se na elegância, apresentando até uma canção original de sir Paul McCartney.

Sandra manda um zap

Tá bom, sei que a maioria já assistiu. Mas um amorzinho desse pede uma reprise, não é? A Casa do Lago não é um grande clássico, mas conseguiu deixar certa marca no gênero lá pelos anos 2000, reunindo dois grandes queridos do mundo do cinema e que acentuaram nossa admiração.

E, gente, até hoje não consegui ler Persuasão. Vocês já leram?


Título Original: The Lake House
Nacionalidade: Americana
Produção de: Warner Bros., Village e Vertigo
DireçãoAlejandro Agresti
Roteiro: David Auburn
Roteiro Adaptado? da versão de Kim Eun-jeong e Yeo Ji-na
Ano: 2006
Censura: 12 anos
Duração: 1h39min
O Que Assistirei? Drama, Fantasia, Romance, Tempo e Doguinha
Elenco Principal: Sandra Bullock, Keanu Reeves, Christopher Plummer, Ebon Moss-Bachrach, Dylan Walsh, Shohreh Aghdashloo, Lynn Collinsentre outros.
Trilha SonoraClique aqui

Comentários

  1. Oi
    eu já assisti esse filmes algumas vezes, antigo ele e lembro que gostei do filme, legal estar trazendo ele por aqui, muitas pessoas podem não conhecer, principalmente os que são um pouco mais novos.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OI Nana, pede uma reprise sim. E como pede. Mas fiquei com vontade de ver o original sul-coreano também.
    beijos
    CHris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito dos atores, mas não lembro se já assisti kkk. Também gosto muito de filmes dessa época, vou tentar ver ele em breve.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi Nana.
    Eu amo esse filme. Eu tive uma época que fui apaixonada pelo Keanu, por isso tudo o que ele fazia eu assistia e esse foi um deles. Me deu até vontade de rever agora.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, sejam bem-vindxs :D
Algumas observações:
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado;
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam;
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos.