Filme: A Princesa e o Sapo (2009) #TOCANDOAMOR

Tiana é uma garçonete altamente dedicada ao trabalho e que sonha em ter seu próprio restaurante. Depois de beijar um príncipe, que foi transformado em um sapo por um feiticeiro, Tiana se torna uma sapa e precisa encontrar uma maneira de retornar à sua forma humana antes que seja tarde.
Chegou uma mensagem aqui no zap falando que se você beijar um sapo no dia 12, ele vira um príncipe.

Vamos nos encantar por mais esta animação musical da Disney, baseada no conto dos Irmãos Grimm (O Rei Sapo) e na obra do autor E.D. Baker (Era uma vez uma Maldição). Ron Clements e John Musker, dos clássicos Aladdin e A Pequena Sereia, comandam a direção, além de roteirizar.

A história da jovem Tiana, voz original Anika Noni Rose vista em Tudo e Todas as Coisas, se passa em New Orleans em 1926. O prólogo nos mostra sua infância ao lado de Charlotte LaBouff, voz original Jennifer Cody vista na série Blue Bloods, sua melhor amiga de classe mais elevada, e o quanto se divertiam com contos de fadas. É quando nasce a conexão dela com sapos e, também, uma das mais inesquecíveis memórias ao lado do pai.

Tiana cresceu alimentando o sonho do pai, em ter seu próprio restaurante; após a morte dele, tornou-se o sonho dela. Ela trabalha como garçonete e economiza cada centavo, sacrificando qualquer momento de lazer com os amigos. Quando o Príncipe Naveen, voz original Bruno Campos visto na série Nip/Tuck, chega na cidade, Charlotte e o pai decidem organizar um baile na tentativa de aproximá-los e, quem sabe, firmar um casamento. Contratada para o buffet, Tiana acaba completando a quantia que precisava para comprar um velho local na cidade e reformá-lo e, enfim, realizar seu desejo. Infelizmente, não será tão fácil como ela imagina.

Naveen está vindo de Maldonia e sua situação financeira é o motivo para considerar a união com Charlotte. Seus benefícios foram cortados pelos pais, pois o julgam imaturo. Conhecendo a cidade, Naveen e seu valete conhecem um feiticeiro chamado Dr. Facilier, voz original Keith David visto na série Greenleaf, que os ludibria e acaba transformando Naveen em um sapo. Por conseguinte, o valete assume a forma do príncipe para que Facilier possa concretizar sua vingança contra o pai de Charlotte.

A noite no baile se faz um desastre para Tiana. Após receber uma notícia deprimente, ela esbarra com a forma anfíbia do príncipe que tenta persuadi-la a beijá-lo e assim retornar à sua forma humana. Embora só compliquem mais o destino dos dois, pois Tiana torna-se uma sapa.

Fugindo de Facilier, os dois acabam num pântano onde conhecem o jacaré Louis, voz original Michael-Leon Wooley visto na série AJ and the Queen, e o vaga-lume Ray, voz original do renomado dublador Jim Cummings, que embarcam numa linda jornada para ajudá-los a reencontrar suas vidas e, quem sabe, o amor.

Os sapinhos fazem hum ah hum

Preciso confessar a vocês que não fui criada em um ambiente Disney, principalmente no que se refere às princesas, ou seja, estas histórias nunca me fizeram ficar suspirando e nem nada. A Princesa e o Sapo é uma animação cheia de lições, destacando classes sociais, união e o empoderamento de sua protagonista; uma narrativa predominada pelo bom humor que certamente irá chamar atenção das crianças - além das músicas que homenageiam o jazz e o blues. Pra gente, que é mais velho, sobra sorrisos bobos pelo grande carisma e um tom emotivo - com uma certa cena. Eu ainda não acredito que derramei uma lágrima pr'aquilo, meu Pai!

É um dos casais mais divertidos das produções Disney. Imagino que a maioria tem certo receio ao saber que haverá cenas dos sapos que tomam boa parte do filme e tals; no entanto, dá pra confirmar que são as cenas mais simpáticas da animação. Começa pelo jacaré amorzinho, passando pelo vaga-lume apaixonado por um planeta (Evangeline, na verdade, é o planeta Vênus) até o encontro com a senhora mística que pode salvá-los. E dizer que os trejeitos de Tiana anfíbia é puro charme!

E Tiana é uma protagonista maravilhosa. Dá gosto de assisti-la até em forma anfíbia. Fora a vontade de comer tudo que ela cozinha. É ótimo torcer para uma personagem feminina e jovem alcançar o sucesso profissional. O final me deixou surpresa com a execução, como nos lembrar que ela é a protagonista. As trocas com Naveen são ótimas. O príncipe é muito galanteador.

O cenário da animação é a musicalmente vibrante New Orleans

Um outro ponto formidável é a construção da amizade dela com Charlotte que, certamente, na época, atrairia olhares e comentários maldosos. Charlotte tem uma criação mimada, cheia das regalias, mas, do jeito dela, sabe ser uma boa amiga. É um sentimento que ela se mantém fiel, um fato que eu gostaria e muito que outros romances se inspirassem. Não só dos filmes. Amar é ver a felicidade de quem a gente ama.

Entretanto, o roteiro não sacia em pontos importantes, como a trama em torno de Facilier e o pai de Charlotte. Não é bem explorado os motivos dele, não soa só pelo dinheiro, sabem? Além da participação da mãe de Tiana, que inicia tão promissora e diminui conforme a trama avança.

Naveen e Tiana

Por outro lado, A Princesa e o Sapo irá despertar certa nostalgia nos amantes dos clássicos Disney. A fotografia, instrumental e traços deixam tudo bem próximo às produções mais antigas e amadas. E a animação é cheia de homenagens ao cenário, a cidade de New Orleans, sempre exaltada pela rica cultura influenciada pela grande população negra e cooperação ao mundo da música e, claro, as ótimas lendas locais. Indico dar uma pesquisada/estudada após assistirem o filme, irá acrescentar bastante.

A voz original de Naveen é dublada pelo ator brasileiro Bruno Campos. Na versão brasileira, os protagonistas são dublados por Kacau Gomes e Rodrigo Lombardi.

E, gente, vejo pessoal pedindo live action e só dou risadas nervosas. Vocês sabem que as cenas do pântano vão ficar nível o filme do Rei Leão, né?


Título Original: The Princess and the Frog
Nacionalidade: Americana
Produção de: Disney
DireçãoRon Clements e John Musker
RoteiroRon Clements e John Musker
Roteiro Adaptado? Sim - Era uma vez uma Maldição de E.D. Baker + O Rei Sapo dos Irmãos Grimm
Ano: 2009
Censura: Livre
Duração: 1h37min
O Que Assistirei? Sapos, Animação, Comédia, Romance e Cantoria Disney
Vozes Originais: Anika Noni Rose, Bruno Campos, Oprah Winfrey, Keith David, Terrence Howard, John Goodman, Michael Leon Wooley, Jennifer Cody, Jim Cummings, entre outros.
Trilha SonoraClique aqui
Prêmios/Indicações: Indicado a 3 Oscars Clique Aqui e confira prêmios e indicações

Comentários

  1. Oi, Nana!

    Pra não dizer que não fui criada num ambiente Disney, sei que meus pais assistiam muito comigo Hércules quando pequena, mas nunca fui fissurada nas produções da Disney como muitas pessoas por aí. Acredita que não lembro de ter visto esse filme de A princesa e o sapo? Conheço a história, mas acho que o filme não cheguei a ver, e agora já quero! Ainda mais sabendo que emocionou até você hahah

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Nana,


    Eu assisti esse filem com a minha filha e adorei demais, uma história belíssima, adorei a sua dica e ficar no nível do rei leão realmente é difícil.


    Bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oii, fui apaixonada por esse filme durante muitos anos da minha vida, eu assisti muitas e muitas vezes e sempre ficava pegando gifts da Charlotte haha É uma história maravilhosa.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  4. Olá, Nana.
    Eu não fui criada em uma ambiente com filmes já que nasci em uma família evangélica e naquela época era proibido ter TV em casa hehe. E para falar a verdade nunca tinha ouvido falar nessa princesa até o ano passado quando comprei algumas Pocket e veio ela de brinde hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. "Os sapinhos fazem hum ah hum" hahahhaha tinha até esquecido dessa musiquinha.
    Ainda não vi esse filme, porém amoooo animação!
    E agora você falando sobre deu mais vontade de assistir :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. OI Nana, ai que saudade que me deu de quando assisti a "Princesa e o Sapo" com as minhas filhas. Esse filme é lindo. A amizade delas é muito legal mesmo. Muito bom relembrar aqui, quem sabe não assisto novamente...
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  7. Sou Disneymaníaco desde sempre mas não vi essa animação. Um dia vejo.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, sejam bem-vindxs :D
Algumas observações:
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado;
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam;
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos.