Filme: Shrek (2001) #TOCANDOAMOR

Era uma vez um pântano distante, onde vivia um ogro chamado Shrek. De repente, seu sossego é interrompido pela invasão de personagens de contos de fadas que foram banidos de seu reino pelo maldoso Lorde Farquaad. Determinado a salvar o lar das pobres criaturas, e também o dele, Shrek faz um acordo com Farquaad e parte para resgatar a princesa Fiona. Resgatar a princesa pode não ser nada comparado com seu segredo profundo e sombrio.
Quem está fazendo vinte aninhos de existência? Ele mesmo!

Um clássico das animações, Shrek é baseado no conto homônimo de William Steig - aqui no Brasil foi publicado pela Companhia das Letras, mas a edição é bem antiga. O verdinho se tornou muito querido pelo público, ganhou um Oscar e algumas continuações. Marca o primeiro trabalho na direção de Andrew Adamson, da saga As Crônicas de Nárnia, e Vicky Jenson, de O Espanta Tubarões; Ted Elliott, Terry Rossio, Joe Stillman e Roger S.H. Schulman roteirizam. Ted e Terry são roteiristas conhecidos pela saga Piratas do Caribe.

Raríssimo momento de silêncio do Burro, rs | credits: DreamWorks

A animação é uma comédia satírica, em vista que os contos de fadas estão repletos de personagens de estética perfeita e finais felizes. Aqui o protagonista é um ogro que despreza todas essas coisas. Shrek, voz original Mike Myers da saga Austin Powers, vive recluso e confortável em seu pântano. Inconvenientemente seu caminho cruza com o de Burro, voz original Eddie Murphy de Um Príncipe em Nova York, que está prestes a ser vendido por sua dona e, por fim, consegue escapar dos guardas que temem o ogro. Falante que só, Burro acredita que conquistou um novo amigo; Shrek não demonstra o mesmo afeto e exige distância. Mas uma divertida aventura está prestes a começar.

Numa noite, Shrek se depara com vários personagens de contos de fadas ocupando toda sua propriedade. Eles acusam o tirano e nanico Lorde Farquaad, voz original John Ligthgow visto na série The Crown, pelo exílio. O raivoso ogro se vê obrigado a partir ao lado de Burro até o castelo de Duloc. Lá, após um divertido confronto, Shrek consegue um acordo: se resgatar a bela princesa aprisionada na torre de um castelo, Shrek espanta as criaturas dos contos e vive em paz no pântano novamente.

Por trás da bondade de Lorde Farquaad em livrar Princesa Fionavoz original Cameron Diaz da saga As Panteras, da prisão há um interesse nada romântico: ele deseja ser Rei. No entanto, romanticamente, nada caminhará como esperado para nenhum destes personagens. É, sobra até para o Burro. Ha! E Fiona descobre que seu salvador não é o padrão pincelado; tão ácido em sua personalidade que a faz ansiar para mantê-lo perto. A conexão entre a princesa e o ogro firma a cada dia que o trio encara até o retorno a Duloc. Entretanto, a princesa também nutre grande interesse neste possível casamento: um mágico segredo que deseja desfazer, mas que a fará se aceitar como realmente é.

Lorde Farquaad - vilão não tão temido | credits: DreamWorks

O início de produção da animação começou ainda nos anos 90, passando por várias mudanças, até ser lançada em 2001. Nos dias atuais as animações estão cada vez mais realistas, não é? Algumas ainda apresentam uns deslizes que perdem e muito para os traços agradáveis de Shrek. A trama não tem muitos cenários, mas o suficiente para tornar os personagens cativantes. E todo mundo gosta de brincar dizendo que se identifica com Shrek. No meu caso é Burro mesmo: sempre em busca de uma amizade e quando aparece me empolgo, falando até esgotar, espantando a pessoa pra sempre. Ha! Ninguém gosta de conversar comigo por mais de cinco minutos, fato.

O protagonista se destaca pelo tom antissocial, debochado e raivoso. A sátira, é claro, atinge os príncipes encantados de estética perfeita, educados e elegantes. Nem é preciso dizer que os modos grotescos de Shrek evaporam pouco a pouco conforme os dias ao lado da destemida princesa Fiona passam. Quer dizer, parte do tom ainda prevalece; não teria graça perder a essência. Até hoje acredito que ele aceitou Burro como amigo no primeiro instante. Gostou dele, achou engraçado e boa companhia. Só não quis aceitar.

Shrek + Burro = Amizade do POP | credits: DreamWorks

Apesar desse lado debochado, a animação apresenta todos os elementos de um bom romance clichê: amor impossível, segredos, flerte, falta de comunicação e ato desesperado de amor... É interessante a narrativa se moldar como as páginas de um livro sendo lidas. Pontos da direção, em algumas das cenas, realmente lembra aquelas imagens em livros de contos de fadas pinceladas. Só é meio forçado o fato dos tons de verde predominarem a arte e fotografia. A gente entende que os protagonistas se destacam pelo verde, tá? E que é sobre eles... Ha!

No fim sobra para o vilão - Farquaad - não ter nenhum apreço do público. Muitas piadas sobre sua covardia e tamanho; a fisionomia desprezível também não ajuda e sempre os outros fazendo tudo por ele. Sorte que alguns coadjuvantes marcam a comédia e retornam nos próximos filmes. Biscoito nem aparece tanto, mas rouba qualquer gota de simpatia ansiada por alguém do castelo de Duloc. E, claro, não posso esquecer da Dragão - a guarda da torre de Fiona. Ela também será MUITO importante nesta jornada.

Comédia ou romance, Shrek garante entretenimento a cada vez que assistimos. Para alguns pode soar bobo, mas é uma trama com lições confortantes e de aceitação. Só estranho o fato dos pais da Fiona não aparecerem neste filme, partes do último ato ficam estranhas sem a presença deles. A conclusão entrega toda felicidade que um contos de fada emana.


A animação ainda garante ótimos momentos musicais. Aliás, a trilha sonora entrega algumas músicas marcantes, como é o caso de All Star, da banda Smash Mouth, e que virou a marca/tema do ogro.

E não posso deixar de sinalizar que a dublagem brasileira segue provando ser uma das melhores do mundo, com a escolha certeira de elenco e tiradas. O saudoso Bussunda dando voz a Shrek deixou uma marca no personagem, mais que Mike Myers. Tento assistir na original, mas não é a mesma sintonia e entrega.

ORDEM:
#1: SHREK | #2: SHREK 2 | #3: SHREK TERCEIRO | #4: SHREK PARA SEMPRE
****
ESPECIAIS:
#1: SHREK E O FANTASMA DO LORD FARQUAAD | #2: O NATAL DO SHREK
#3: SHREK: HISTÓRIAS DO PÂNTANO | #4: O SUSTO DE SHREK | #5: NATAL SHREKTACULAR DO BURRO
#6: SHREK'S YULE LOG | #7: SHREK THRILLING TALES | #8: SHREK IN THE SWAMP KARAOKE DANCE PARTY
#9: FAR FAR AWAY IDOL | #10: THRILLER NIGHT | #11: THE PIG WHO CRIED WEREWOLF
****
SPIN-OFFS:
#1: GATO DE BOTAS | #2: GATO DE BOTAS 2 (em breve nos cinemas)
#3: GATO DE BOTAS E OS TRÊS DIABOS | #4: GATO DE BOTAS: PRESO NUM CONTO ÉPICO
#5: SÉRIE AS AVENTURAS DO GATO DE BOTAS


Título Original: Shrek
Nacionalidade: Norte-Americana
Produção de: DreamWorks
DireçãoAndrew Adamson e Vicky Jones
Roteiro: Ted Elliott, Terry Rossio e Roger S.H. Shulman
Roteiro Adaptado? Sim - do conto Shrek, de William Steig COMPRE
Ano: 2001
Censura: Livre
Duração: 1h30min
O Que Assistirei? Animação, Comédia, Aventura, Romance, Verdinho, Tortura contra Biscoito
Vozes Originais: Mike Myers, Cameron Diaz, Eddie Murphy, John Lithgow, Vincent Cassel, Chris Miller, Conrad Vernon, entre outros.
Trilha SonoraTuneFind

15 COMENTÁRIOS

  1. Amooo todos os filmes. Já pedir as contas de quantas vezes já assistir.
    Beijos
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Oiee
    Quero muito assistir, adoro animações ainda mais este.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. 20 anos de Shrek??? Parece que foi ontem que assisti pela primeira vez...
    É, estamos mesmo ficando velhos HAHAHAHAHAHHAHAH
    Amo todos os filmes do Shrek, nunca enjoo de assistir!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Como assim já faz 20 anos?!?!? Meu Deus atestado de velha garantido com sucesso HAHAHHAHHA
    Eu adoro os filmes e não me canso de ver sempre que passa na TV. O que que eu mais gosto na série (acho que podemos chamar assim) é que as piadas servem tanto para os adultos quanto para as crianças então todos se divertem a seu modo.

    Abraços
    http://www.auniversitaria.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nana, tudo bem?
    Já assisti aos quatro filmes, mas gosto particularmente desse e do segundo.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Com certeza uma animação memorável que ensina bastante, além de ser fora do comum e da normalidade.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  7. Oi Nana, tudo bem?
    Nossa, 20 anos... fiquei até um pouco mais velha agora... hahaha
    Eu amo esse filme, acho que a maioria das pessoas que assistiu, né?
    Nunca assisti em inglês, mas imagino que sinta o mesmo que você. Bussunda entregou o Shrek perfeito, como se a voz original do personagem fosse dele mesmo.

    Tem postagem nova no Mente Hipercriativa, vem conferir!
    Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Também acho que apesar de parecer bobo , o filme Shrek tem muitas lições, principalmente, sobre aparecencias.
    Adoro esse filme, me traz ótimas recordações e esse ogro verde tem um lugar bem especial no meu coração <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    eu adoto shrek como não amar, pura nostalgia, sempre me divirto vendo o filme e adoro a amizade desenvolvida pelo ogro e pelo burro, esse é aquele tipo de filme que você vê que está passando na TV e para para assistir.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Que nostalgia! Adoro esse filme e sempre que vejo passando, paro para assistir.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  11. Eu amo Shrek e nem fazia ideia de que ele é mais velho que eu hahah.
    Amei o post, depois dá uma passadinha no meu cantinho também, vou amar te receber la ♥
    Amei o post, depois dá uma passadinha no meu cantinho também, vou amar te receber la ♥

    Vibe da Maria

    ResponderExcluir
  12. Olá, Nana.
    Já faz tudo isso de tempo? hehe. Eu amo os filmes. E olha que nem sou fã de animação, mas desse gosto. Como você disse é impossível não se identificar, no meu caso é o ogro mesmo hehe. E quem nunca imitou o burro quando nunca chega no lugar hehe. Adorei a postagem.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro Shrek, acho que ele diverte e ainda ensina muito em suas entrelinhas :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Nana,

    Não da ara acreditar que já faz 20 anos, adoro animações e essa é uma delas.
    Ótimo post.

    Bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Nossa eu não sabia que os roteiristas eram os mesmos que Piratas do Caribe! Mas faz sentido porque os dois filmes possuem uma história muito cativante.

    Eu adoro Shrek. Sempre me faz rir e meu personagem preferido é o biscoito haha

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações:
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado;
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam;
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos.