Livro: Desgrávida - Jenni Hendriks e Ted Caplan

Escolha era apenas o começo de uma jornada. Veronica Clarke nunca foi reprovada num teste e nunca desejou isso. Até agora... Aluna exemplar, aos 17 anos, ela parece ter uma vida perfeita: um namorado apaixonado, pais que se orgulham dela e uma vaga na universidade dos seus sonhos. Mas, pela primeira vez, um resultado de positivo não lhe parece algo bom. Ao fazer um teste de gravidez, Veronica se descobre grávida e fica em pânico ao ver seus planos de futuro irem por água abaixo. Desesperada, ela decide realizar um aborto. Com medo de enfrentar julgamentos, Veronica encontra uma aliada improvável... a rebelde Bailey Butler, sua ex-melhor amiga, é a única com quem ela pode contar. Para tentar realizar o procedimento, as duas partem em uma viagem de mais de três mil quilômetros, em meio a loucuras, risadas, cumplicidade e discussões que reabrem cicatrizes que precisam arder antes de, talvez, serem curadas. Talvez um teste positivo seja o menor dos problemas. Talvez o percurso seja mais importante. Talvez aprender a rir da vida e não levar tudo a sério seja um caminho. Será?
Sororidade que fala, né?

Veronica Clarke está prestes a dar aquele desejado passo para a liberdade: a vida universitária. O típico sonho americano adolescente, livrando-se das guias dos pais e iniciando a própria vida bem longe de tudo e todos que conhecera. Sob uma educação cristã, Ronnie sempre tentou ser uma filha exemplar e uma aluna excelente. Nem que isso lhe custasse alguma amizade para manter a imagem, assim continuar sendo exemplo para as outras meninas da comunidade e manter o respeito de seus pais.

Agora Ronnie está escondida no banheiro da escola e assistindo todas as perfeições despedaçarem; ou pelo menos uma simples previsão do futuro arruinado. Ela está grávida e, claro, não fora planejado. Aliás, nem sabe como pode acontecer. Ronnie e seu namorado, Kevin, sempre foram muito cuidadosos - a vida acadêmica e profissional era a prioridade. Ah, se seus pais soubessem... Então inicia todo martírio sobre como revelar ao namorado e a eles, embora Ronnie não esperasse uma reação tão feliz da parte de Kevin. E é aí que ela descobre toda verdade em relação a gravidez.

Bailey Butler não é tão exemplar quanto sua ex-melhor amiga. A amizade entre elas simplesmente foi "largada" por Ronnie em algum momento pelo colegial. Há anos as duas não trocam uma boa conversa. Bailey é conhecida por sua personalidade raivosa. As fofocas maldosas sobre ela correm pelos intervalos, mas Bailey pouco se importa. Agora ela também está no banheiro, deliciando-se com o sofrimento de Ronnie.

Ganhar Bailey como confidente deste inusitado segredo não estava nos planos de Ronnie. Mas nada parece estar atualmente, não é? Após descobrir toda verdade de como seu corpo recebeu uma gravidez indesejada, Ronnie decide marcar um aborto em outro estado. Precisando de carona até o local do procedimento, mesmo relutante, pede a Bailey que seja sua acompanhante. Nem é necessário destacar o quanto estas duas irão brigar - e se divertir - e quem sabe ensaiar uma nova reconexão de uma linda amizade adormecida.

" - Não estou no astral de ouvir Kelly Clarkson."

Quem acompanha este blog sabe o quanto sou fã dos coming of age - seja em livros, filmes ou séries. Acredito que é aquele estilo o qual me conecto mais, despertando lembranças e reflexões adormecidas. Ler Desgrávida não foi diferente, mesmo incluindo um tema polêmico como aborto - sério, em algum momento da sua adolescência ele "esbarrou" no seu círculo de amizade, família ou conhecidas. No entanto, a prioridade da narrativa é a reconexão da amizade entre Bailey e Ronnie, além das desventuras a cada parada do trajeto.

Os autores são roteiristas da série How I Met Your Mother, que é uma das minhas favoritas do estilo. Então o humor da narrativa me conquistou de imediato, com as pitadas de sarcasmo que aprecio no texto deles, ponto que ajudou a fluir e segurar o tom pelas páginas. É muito bacana pegar um livro jovem em que os diálogos não se resumem a garotos. Ao longo da viagem, Bailey e Ronnie revelam mais de seus sentimentos, em relação a elas ou não. É algo que Ronnie não tem com as "amigas novas". Toda vez que elas entram em contato sempre questionam sobre Kevin. Ninguém sabe o que Ronnie irá fazer, só Bailey.

A aventura é narrada por Ronnie e, também, o maior motivo de algumas das minhas implicâncias. Acredito que cada um dos autores construiu uma das personagens, em vista que suas personalidades, emoções e conexões são bem distintas. Ronnie é travada e, bem, estraga prazeres em momentos que não deveria; Bailey é explosiva e quer aproveitar todas as loucuras que a viagem oferece. Da minha parte, esta narrativa deveria ser dividida entre as duas, até porque eu teria amado ler mais das interações da Bailey com a mãe dela. Sim, é bem difícil a Bailey não se tornar a sua favorita. Uma pessoa cheia de sororidade dessas... não é uma amiga pra se deixar escapar.

" - Meu plano B é bagunçar o cabelo, beliscar muito minhas bochecha para fingir aquele rubor pós-orgasmo..."

Fato que Bailey e Ronnie carecem da amizade e companhia uma da outra. Bailey arquitetou todas as paradas do trajeto. E o cenário surreal e divertido colabora para a quebra nos sentimentos contidos de Ronnie. E, gente, essas duas se metem em cada enrascada. Tem vacas, tem stripper, o primeiro beijo sáfico da Bailey, tem viagem de limousine... Ha! Só faltou uma aparição do cockamouse.

E precisamos falar sobre Kevin. Ha! É um bobão escroto. O típico atleta popular, de baixo Q.I. e desejado - principalmente pelas amiguinhas da Ronnie, cof, cof. Como boa parte da narrativa foca na viagem, é de se pensar que o rapaz irá sumir da história após revelar a verdade sobre a gravidez. Mas não! Ainda veremos bastante dele, pois decide perseguir as duas pela estrada. As aparições inusitadas de Kevin também garantem boas risadas. E, claro, com as "trollagens" que a Bailey apronta pra se livrar da criatura.

Com o toque de um bom humor delícia presente na narrativa, acrescentando boas referências - parte joviais - que destacam as boas tiradas dos autores, ler Desgrávida foi uma ótima decisão nestes tempos de quarentena. A história de Bailey e Ronnie cumpre o propósito em nos reconectar às loucuras da adolescência, mesmo que não tenham lembranças tão pesadas quanto. Ainda conhecemos mais dos despedaços de Bailey próximo a última parte, quando descobrimos um dos motivos de sua participação nesta viagem.

"Mas o que eu deveria fazer? Não ter amigas?"

E Desgrávida não é um livro sobre aborto, pois para se tornar "um livro sobre aborto" precisaria debatê-lo a cada momento. Não é o que acontece aqui. É uma decisão que a protagonista toma no início da narrativa e tem seus motivos. O leitor fica ciente disso. Em nenhum momento ela é elogiada pela decisão ou levanta placas dizendo que é algo lindo a fazer. É bem: o corpo é dela e ela faz o que quer, minha vida que segue aqui pra cuidar. Aliás, é bem nítido na reação do motorista da limousine. E é minha opinião sobre o assunto também.

" - Veronica Clarke. Amiga do aborto - eu li, meio constrangida."

Edição lida no formato físico, e apesar de parecer um livro grossinho é uma leitura bem rápida, viu? Os capítulos são curtos - alguns de mínimos diálogos ou parágrafos. Os mais ávidos certamente irão finalizá-lo em algumas horas. A diagramação segue impecável, com todo destaque para o  trajeto percorrido. Por dentro das orelhas vemos as paradas inusitadas planejadas por Bailey. Adorei o trabalho com capa - lindas cores e trabalho com título em relevo. Parece que tem um glitterzinho nas letras quando a gente desliza os dedos.

*Adaptações:

Unpregnant (?) | Filme
. Adaptação será um filme produzido pela HBO;
. Ainda não se sabe se será para o canal ou exclusivo para o streaming HBOmax;
. Haley Lu Richardson (A Cinco Passos de Você) e Barbie Ferreira (Euphoria) irão interpretar Veronica e Bailey. Para conferir outros nomes no elenco clique aqui.

Autores: Jenni Hendricks e Ted Caplan
Título Original: Unpregnant
Origem: Literatura Americana
Editora: Faro Editorial
Tradução: Carlos Szlak
ISBN: 6586041058
Publicação: 2020
Páginas: 256
Série: Não
O Que Tem? Amizade, Viagem das Garotas, Coming of Age

LinksSkoob Compre Físico - No Site da Editora - Site dos Autores
O Canto Cultzíneo agradece à Faro Editorial por ceder o exemplar para análise

Comentários

  1. Achei o tema e a história em si bem interessante e importante.
    Fiquei feliz que vai ter filme, eu adoro a versão em filme de livros heheheh :)
    Quando sair quero assistir!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tive que procurar no Google o que era coming of age e beijo sáfico, hahaha. Aprendi duas coisas novas e ainda obtive a dica de um bom livro ao ler essa resenha, já o coloquei na minha lista, espero que futuramente saia o formato digital.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Oiii Nana

    Conforme você ia contando eu ia imaginando um filme na minha cabeça, me envolvi só de ler a resenha, imagina lendo o livro. Realmente, em tempos de quarentena parece ser uma ótima opção. Também tenho curtido muito os coming of age e me surpreendido bastante.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi
    ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro e estava curiosa para saber mais a respeito da história, parece ser uma boa leitura apesar do tema, é legal que as ex-amigas vão se aproximar por conta das escolhas de Ronnie.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nana,
    Esse livro me enganou totalmente, não consigo deixar de pensar o quanto fui besta ao pensar que era auto-ajuda kkkkkkkkkk
    Mas agora, que sei que é um YA e com sororidade, já quero devorar! E vou te falar, que não sei o que a Faro faz, mas as edições são gordinhas e extremamente gostosas de ler!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. OI Nana, assim que comecei a ler a sinopse já pensei que daria um bom filme misturando viagem, amizade, reflexões e loucuras. Gostei do fato de apesar do tema polêmico (sim já esbarramos por ele na nossa adolescência de alguma forma) focar no reencontro da amizade das duas. Com certeza é uma leitura que faz relembrar a adolescência. Gostei da dica.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  7. Olá, Nana.
    Eu amei o livro. Já me vi presa na história logo nas primeiras páginas. E gostei do assunto aborto não ser o debatido no livro. Não sou tão fã de livros nesse estilo de viagem, mas acabei gostando bastante desse. E fui olhar no google o que era coming of age que eu sou por fora deses termos hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Esse livro vem aparecendo bastante nos blogs que visito e bateu uma curiosidade de conhecer a história, apesar de não costumar ler livros assim.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Olá :)
    Como vai?
    Adorei a resenha!
    Parece ser um livro com um bom humor, mesmo quando toca num assunto delicado né.
    Boa citação que não é um livro sobre aborto também :)

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Nana, tudo bem?
    Concordando ou não, esse assunto é mega importante e eu adorei saber que é tratado com naturalidade, como uma decisão da personagem e segue o baile. Também não sabia que era dos roteiristas de HIMYM e com isso fiquei bastante curiosa pra conferir!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi Nana! Este foi um dos melhores que li esse ano. Achei muito valiosa a forma como a decisão da Veronica foi abordada. Tem que ser como foi para ela, a mulher tem o direito de decidir. E além disso, a amizade das meninas se reatando é linda de ver. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nana! Tudo bem?
    Acredita que eu ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro? E fiquei muito interessada em lê-lo. Você citou que a obra não gira em torno de falar sobre aborto, e sim de como as meninas planejaram as coisas, tudo com muita naturalidade... Se tiver oportunidade, com certeza irei lê-lo. E espero que a adaptação saia logo! Acho que bastante gente ia gostar da série tbm....
    Beijão
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  13. Hey Nana! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas deve ter sido bem divertida a história mesmo!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  14. Oi Nana!

    Acho legal quando trazem pra gente um livro com melhores amigas
    sempre traz questoes que a gente se identifica e que vivemos
    e o aborto é um tema polemico, mas ainda conseguiu ser divertido!
    Que interessante, ja quero

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  15. Vejo sempre sobre o livro no insta e me chama bastante atenção. Realmente é um tema 💪 falar sobre aborto, mas necessário! Já odeio o Kevin sem nem conhecer kkkkkk
    Bjus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, sejam bem-vindxs :D
Algumas observações:
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado;
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam;
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos.