Filme: O Silêncio da Cidade Branca (2019)

Um detetive volta à ativa para investigar dois assassinatos que imitam crimes supostamente cometidos por um homem que está prestes a sair da prisão.

O Silêncio da Cidade Branca é uma produção espanhola que teve seu lançamento através do streaming Netflix. O suspense é baseado no primeiro livro da trilogia de Eva García Sáenz de Urturi - que foi lançado no Brasil pela editora Intrínseca. Roger Danés e Alfred Pérez Fargas, ambos de O Fotógrafo de Mauthausen, integram o roteiro da adaptação enquanto Daniel Calparsoro, de O Aviso, comanda a direção.
A trama repleta de mistérios se passa no norte da Espanha - especificamente entre País Basco e sua capital Vitória - onde conheceremos Unai, Javier Rey visto na série Hache, um investigador da polícia local. Ele é conhecido por seu lado perspicaz na análise de perfis criminais. Após um período afastado, pelo falecimento de sua esposa, Unai retorna ao campo investigativo e se depara com um homicídio duplo. Todo o cenário do crime se iguala a assinatura de Tasio Ortiz de Zarate, Alex Brendemühl visto em Um Instante de Amor, que está preso por uma série de crimes cometidos anos antes - fato que movimenta parte deste enredo.
Ao lado da problemática jovem Estibaliz, Aura Garrido vista em O Aviso, Unai inicia a investigação antes que outros corpos apareçam de forma tão grotesca quanto. Mas nem é necessário dizer que... não adianta. Ele decide visitar Tasio no presídio, a fim de colher conexões e descobrir algum cúmplice à solta, mas acaba sendo exposto por ele na internet e causando certo rebuliço na população. E nem é o mínimo das bobeiras que o roteiro apresenta.

Belén Rueda interpreta Alba, a nova subchefe | credits: Netflix
Em meio a investigação também conheceremos a nova subchefe da delegacia, Alba, Belén Rueda vista em O Orfanato, que vira uma grande confidente de Unai - além da atração que inevitavelmente incendeia os dois. Alba é casada e parece manter uma relação saudável com o marido. Mas uma dor passada balançou a união. Enquanto Unai e Alba brincam de paquerinha pelas corridas durante à noite, o assassino abusa de seu método silencioso para se infiltrar na polícia, assim enganando a todos. Não medirá esforços para atingir pessoas importantes, ligadas a equipe, e impedir que atrapalhem seus planos.
Primeira coisa: se você não simpatiza com a cor amarela então prepare o ranço porque os tons amarelados predominam a fotografia + o cenário - num tom surreal. Ha! Acredito que - o maior motivo - seja pelo fato do serial killer ter um certo carinho pelas abelhas, que ganham certo destaque no mistério. Ele gosta de detalhes. As vítimas são sempre em pares, arrumadas em pose e com vários toques que se tornaram a marca dele através dos anos. Anos? Pois é, o cara até brinca escolhendo a dedo uma idade específica. Embora não seja tão desafiador descobri-lo entre os personagens. Pode ter certeza que assim que ele aparecer - e o roteiro revelar a ligação com um dos personagens - você acabará com parte da graça o desmascarando.
E a revelação não será porque o ator/atriz é péssimo. A caracterização da maioria dos personagens é bem clichê e não há muito valor entre os personagens centrais. Unai é o típico investigador com passado sombrio que transmite certa frieza em campo. É o grande protagonista. A trama expõe seu trabalho e laço familiar. O foco na família será importante para sua conclusão. Por outro lado, Alba é aquela personagem que esperamos uma postura mais confiante e firme em cena. Ela também tem suas dores passadas, além da vida se resumir ao marido. A atriz Belén Rueda é a única que eu conheço/conhecia do elenco, então fiquei surpresa por não valorizarem a presença dela. É muita perda de tempo tentando desenvolver a atração sexual entre Alba e Unai.

O assassino de O Silêncio da Cidade Branca preza por um cenário artístico | credits: Netflix
Tasio é outro personagem que merece ser mencionado, mas não de forma positiva. Ha! Infelizmente é outro despedaçado pelo roteiro. O background dele é ótimo: antes da prisão era um tipo aloka dos crimes e dissecava sobre eles em um programa de televisão. Em cena só promete. Fica na cara que a autora - provavelmente - deve ter trabalhado mil vezes melhor no livro em relação a ele. Ah, e preciso mencionar que ele tem um irmão gêmeo!
A trama segue como esperado: mais crimes acontecem, os investigadores se aproximam demais, irritam o assassino e alguém querido vira vítima. A grande motivação para o ato final! Qual será o grande motivo? Estamos falando de um cara que vive na matança há um bom tempo, então acredito que as peças se encaixam perfeitamente e apresenta uma boa revelação. Mas o roteiro não deixa saboreá-la; pedia mais ardor. Um fato que me irritou bastante. E dizer que as cenas envolvendo os assassinatos são o auge da beleza do filme. Sério! Ha!
E após a grande revelação é claro que teremos o momento de Unai se tornar o grande herói deste mistério - e temos mais cenas amarelas cof, cof - na companhia de Estibaliz. Eles optaram por um final aberto, em relação ao destino de Unai, além do tom surreal. O negócio é bem receita da vovó. Eu só fico pensando se houver continuação, qual será a ideia mirabolante? Apesar de não ser algo impossível. Em alguns momentos o ator até se esforça para que seu personagem seja visto além da aparência - já que a insistência do tesão entre ele e Alba marca o filme. Sério, é bem sem clima e química... mas insistem.

Estibaliz é a parceria de Unai nesta investigação | credits: Netflix
Bom, caso seu fim de noite esteja parado e sem ideia do quê assistir pela Netflix, talvez um mistério fácil se torne uma boa pedida. A motivação não é algo do presente do assassino, por isso exalto como o grande ponto da produção. O cenário está sempre mudando - e bela oportunidade para sair da mesmice norte-americana -, certamente irá te encantar as belas locações espanholas/bascas.
Título Original: El silencio de la ciudad blanca
Direção: Daniel Calparsoro
Roteiro: Roger Danès e Alfred Pérez Vargas
Roteiro Adaptado? Sim - de O Silêncio da Cidade Branca, de Eva García Sáenz de Urturi COMPRE
Ano: 2019
Censura: +18
Duração: 1h50min
O Que Assistirei? Ação, Crime, Mistério, Abelhas, Putaria na Rua
Elenco Principal: Javier Rey, Belén Rueda, Aura Garrido, Manolo Solo, Alex Brendemühl, Ramón Barea, Sergio Dorado, Allende Blanco, entre outros.
Trilha Sonora: ?
Trailer: Clique aqui e assista o trailer
Prêmios/Indicações: ?
Oi Nana,
ResponderExcluirNão sei se assistiria... Gosto de mistérios, gosto do idioma espanhol, mas não sei se estou num bom momento para isso... Estou querendo mais romances açúcarados nessa pandemia.
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
No la he visto, pero parece interesante.
ResponderExcluirUn abrazo.
Oi Nana, tudo bem?
ResponderExcluirEu tenho tentado escolher a dedo o que assisto, então já não colocaria esse título na lista. Ainda mais após minha decepção com Um Contratempo, que todo mundo fala absurdamente bem. :(
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi Nana! Gosto de mistérios, mas daqueles mais bem elaborados e esta produção não parece ser assim. Quem sabe eu confira quando estiver de bobeira por aqui, mas não por agora. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Primeira vez que ouço falar desse filme. Parece ser muito interessante. Adorei a dica!!
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi Nana, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o filme, só que mesmo gostando de assistir um bom mistério estou dando preferência por filmes leves e fofinhos. Mas acho que a minha mãe vai gostar. Vou indicar para ela.
Beijos;***
Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.
Oi Nana, tenho lido muitas críticas positivas sobre a série, mas ainda não vi. Vou me preparar para a cor amarela rs
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Olá, Nana.
ResponderExcluirEu já não estava querendo ver dai você falou isso dos tons de amarelo e desisti de vez. Amarelo é a cor que menos gosto hehe. E o filme não parece valer muito a pena não.
Prefácio
Gosto bastante de filmes espanhóis e suspenses, uma pena que esse filme não tenha suprido sua expectativa. Notei que a produção tem vários clichês do gênero, mas ele parece monótono, além de facilmente entregar o assassino da história, que no geral, era pra ser o plot da trama né?!
ResponderExcluirBeijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Oi Nana, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirAh que pena que a série não agradou. Não lembro de ter visto nenhuma resenha do livro para saber se é melhor. Não sei se já indiquei aqui, mas na Netflix eu vi Lupin e gostei muito. E marquei um recente lançamento "IL Processo", se eu gostar eu te falo.
beijinhos.
cila.
https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/
Já assisti Lupin, é bem legal :D
ExcluirEu adorooo suspense/drama espanhol! Sem dúvidas esse tipo de filme está muito melhor do que os americanos.
ResponderExcluirFiquei bem interessada em assistir esse. E achei legal isso dos cenários mais artísticos, fiquei curiosa...
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Oi Nana,
ResponderExcluirConfesso que a premissa do filme não me fisgou a ponto de assistir.
Uma pena que não foi tudo isso, eu gosto muito das produções espanholas, mas acho que essa vou deixar passar.
Bjs
https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/
Parece um filme para assistir quando estivermos com um tempo livre. Vou assistir em breve.
ResponderExcluirbeijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Gostei da indicação de filme, gosto de filmes nesse estilo e esse parece ser interessante
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Não tinha ouvido falar do filme. Me interessei pela paleta de cores e fotografia dele. Incrível sua resenha.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA voltou do Hiatus de verão cheio de novidades e posts novos!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Eu conhecia apenas o livro lançado pela intrínseca e não sabia que havia filme. Também é ótimo saber do ambiente. Vi poucos filmes assim, então é uma ótima dica.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária