Livro: Onde Está Lucia? - C.B. Alves

É como nos filmes: uma cidade pacata, uma garota desaparecida, mortes. Muitas mortes. Allan Carter é o novo detetive designado para resolver uma das raridades desde que os continentes se tornaram Federação: uma série de assassinatos. Com vítimas que parecem ter sido escolhidas a dedo, muitas perguntas começam a surgir a cada passo atrás do assassino, e a principal delas, a que mais se repete é: Onde está Lucia? O tempo está passando, e é nosso maior inimigo.
Mais um policial de uma autora nacional por aqui; das coisas que me deixam imensamente feliz! Desta vez iremos para fictícia Westville.

O jovem detetive Allan Carter precisa provar seu valor e empenho aos superiores quando é designado para um caso de desaparecimento em Westville, um ponto entre a imensidão que é a Federação - a junção dos continentes, que se tornaram um só país. A autora criou este universo para iniciar a série Missing. Onde Está Lucia? é o primeiro capítulo.

O mistério gira em torno do desaparecimento da estudante Lucia Grindor. Alguns de seus colegas de classe se tornam os principais suspeitos após a mãe da jovem cometer suicídio. A única coisa que deixa para trás é o nome deles em uma lista. Nem Ben e Aurora, melhores amigos da filha, escapam da menção, fato que leva às inúmeras interrogações do detetive. Ambos estão muito sentidos com o acontecimento e, depois de meses, desacreditados.

Cada capítulo é do ponto de vista de um dos suspeitos, assim descobrimos vários segredos e, também, seus reais sentimentos em relação à vítima. O detetive também está em meio a estes capítulos, mas a autora nos instiga e não entrega tantos avanços do caso. O lado sinistro é notar a quantidade de narrações diminuindo, pois os suspeitos começam a morrer de forma brutal.

"Sinto cada vez mais vontade de esfolar alguém. Mas vamos com calma."

Para quem curte um bom e sanguinário mistério, a autora C.B. Alves nos apresenta uma narrativa aterrorizante, em que possíveis suspeitos se tornam vítimas. Sua escrita é ágil, o que pode ocasionar a conclusão da leitura em poucas horas. Conforme as páginas avançam, resta questionar se ao fim desta caçada teremos algum sobrevivente. Este assassino é sádico, e não tem nenhuma intenção de parar.

O resumo apresentado já diz muito do suspense. O foco é investigar o desaparecimento de Lucia e apresentar os suspeitos. As mortes que acontecem em paralelo deixam Allan ainda mais desesperado. São poucas páginas e, dentre outras coisas que pensei em mencionar, poderia revelar excessos. Embora haja alguns problemas na construção, como o desenvolvimento simples dos personagens; não consegui sentir grande apego por nenhum deles.

As mortes são bem criativas e não devem nada a saga de filmes Jogos Mortais. Ha! A autora irá brincar bastante com o leitor, pois suspeitando de um deles é provável que morra no momento seguinte. Não estranhem, mas há um toque de humor nisso porque é como se ela dissesse que a gente nunca irá adivinhar o que está acontecendo. E não, não posso comentar o motivo do desaparecimento com vocês.

"O que dizer quando não há o que falar? A morte é isso. Você perde alguém e não há o que fazer sobre isso. Ficam memórias, sorrisos, carinho, saudade..., mas ainda faltam palavras para momentos assim. Minha cabeça me levava a lugares e lembranças que eu mesma não sabia que eu tinha. Talvez a morte seja isso, uma grande lição para os que ficam, um descanso para quem se vai."

Muito mistério, não é? Mas a autora também dá uma aliviada no enredo, com momentos de paqueras e dramas envolvendo os pais. Aliás, outro ponto bacana é que boa parte dos pais dos suspeitos estão presentes na história. Vocês sabem que narrativas mais joviais costumam desaparecer com eles.

Onde Está Lucia? é uma boa pedida para movimentar sua meta de leitura, sobretudo se pretende uma aventura misteriosa ou iniciar no gênero. O mistério prende desde as primeiras páginas, nos deixando ávidos pela cartada final. Até tem uma pitada adocicada nas últimas linhas, em relação ao detetive e seu feito heroico, que achei fofura pura. O problema com a "grande" revelação é que eu li um policial de conclusão - dentre outras coisas em relação a protagonista - bem parecida recentemente, então foi meio difícil não comparar. Claro que não irei nomear a leitura anterior, pois estragaria a sua experiência e a proposta da autora.

Edição lida em e-book e meu primeiro contato com a editora. Boa diagramação, trabalho com a capa e, apesar de alguns erros na revisão, a leitura flui muito bem. Com certeza voltarei ao catálogo conforme for possível. Há várias referências às séries de tv voltadas para o público mais jovem. Curiosa pelos próximos da série, e por descobrir se o detetive irá reencontrar uma certa personagem...

Até o momento da publicação da postagem - e-book disponível no Kindle Unlimited.


Autora: CB Alves
Origem: Literatura Brasileira
Editora: Skull
ISBN: 9788553037797
Publicação: 2019
Páginas: 128
Série: Sim
#1: Onde Está Lucia?
#2: ?
O Que Tem? Desaparecimento, Jovens, Detetive, Romance Policial

Nana Barcellos

11 comentários:

  1. Oie, tudo bem?
    Ainda não conhecia, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nana.
    Se estivesse assinando o KU no momento já teria corrido lá adicionar ele porque fiquei mega curiosa e morrendo de vontade de ler ele. Muito sinistro isso de os narradores indo morrer no meio da história hehe. E ainda bem que você não citou o outro livro porque li uma resenha uma vez que a pessoa fez isso e matei a charada na hora hehe. Pelo menos colocasse aviso de spoiler né.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Que bacana um livro desse gênero, nacional, e com tanto mistério bom no enredo! Geralmente não costumo ler livros do tipo, mas tua resenha deixa um desejo de quero mais, pra saber justamente o que irá acontecer ou o motivo das mortes dos personagens. Amei saber que tem referências também. Achei bem criativa toda a premissa da trama.

    Ótima resenha e sugestão de leitura!
    https://monautrecote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nana!

    Os nacionais estão com tudo né? É incrível ler uma premissa dessa e saber que é nacional, parece maravilhosa!! Fiquei bem curiosa e interessada em conferir a obra!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu to adorando ler livros de mistério. Esse eu conhecia mas não cheguei a ler. Acho que pode ser uma boa escolha para ler.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Oiii Nana

    Não conhecia esse livro e adorei a trama, é bem o tipo de suspense que costumo ler. Acabei de ler um suspense nacional incrivel também, da Claudia Lemes e ja to correndo pra anotar esse na lista.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Nana,
    Policial e nacional? OBAAAA! E ainda no Unlimited!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Não conhecia o livro e quero ler, só que depois da pandemia, tá? rs
    Estou focada nos livros amorzinhos até voltar a minha normalidade emocional, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nana! Estou ativa no KU e vou já conferir esta obra, fiquei bem curiosa com esta trama. Adorei a dica. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. SOCORRO, adoro livros assim nessa vibe. Vou anotar aqui e colocar na minha listinha de leitura infinita porque acho que é o tipo de livro que ia me conquistar total e me prender.

    Abraço ♥
    Larissa - Blog: Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  10. Olá..
    Adorei a sua resenha!
    Ainda não conhecia a obra em questão, mas pelos seus comentários pude perceber que com certeza é um livro que me agradaria. A premissa é bem legal e, é claro, já anotei a sua dica!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie Nanaaaaa

    Eu não conhecia essa obra
    Confesso que ser sanguinário me chama a atenção, ao mesmo tempo que eu fico com medo de ler e passar mal (simmm, Nana, eu tenho histórico de ter lido e passado mal, afeeee) mas saber que é intrigante, curtinho e dá pra ser uma leitura rapida me chamou a atenção! 8)

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.
Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem serão enviados para o spam;
- Comentários irrelevantes como: estilo copy+cola, desprezando o conteúdo da postagem, 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post&#39 e outros no mesmo nível, não serão respondidos e, dependendo, também serão enviados para o spam.