Contos Del Canto #2

 
cinco minutos para um continho
Olá pessoas, tudo bem?
Quem acompanha as postagens do blog, sabe que eu adoro indicar contos! Eles são ótimos para intercalar com algumas leituras mais longas ou pesadas. Fora que são excelentes opções pra dar aquela turbinada na meta de leitura, né? Ha!
Pena que nem todos dá para desenvolver um texto longo e bacana, por suas páginas mínimas. Pensando nisso, resolvi fazer uma coluninha pra eles. Torcendo para vocês curtirem as dicas!

Depois me contem se gostaram. Pode ser aqui no blog, no Twitter (novo) ou no Instagram - e pode seguir que retribuo, viu?


UM CRIME EM DOIS ATOS - CLÁUDIA LEMES | pgs: 9 | NOTA: 4/5 | SKOOB | AMAZON
Não se espantem com a quantidade de páginas, pois Claudia Lemes desenvolve a narrativa de uma forma tão cativante que a história se forma em nossa mente perfeitamente. Um Crime em Dois Atos não soa nem um pouco como prólogo. A autora apresenta um início, meio e fim para a bizarra obsessão de Diego em tentar se conectar - ainda mais - a William Shakespeare: seu desejo atual é um crânio. De alguma forma o protagonista sente-se ligado ao escritor. E, claro, todas essas coisas lunáticas que ele faz para se aproximar da figura de Shakespeare custa até o último fio de cabelo - vocês nem imaginam o quanto que ele gasta. A obsessão de Diego acaba por cegá-lo para o quê acontece ao seu redor, e assim caminhamos para a maravilhosa conclusão do conto. Que rasteira ein, moço! 
Primeira experiência com a autora, que me deixou super animada para retornar ao seu catálogo.
...
CARNAVAL SANGRENTO - HELDER MAIA | pgs: 34 | NOTA: 3/5 | SKOOB
Por algum motivo o conto não se encontrava na Amazon no momento da publicação da postagem.
Aviso que esta história contém alguns gatilhos, como a violência sexual. 
O casal Joana e Moacir protagoniza o conto. O casamento deles passa por uma fase difícil: Moacir traiu a esposa, que decidiu perdoá-lo mas nada é como antes. Joana passou a dedicar sua vida à igreja, e é o motivo deles estarem na estrada. O casal se prepara para um encontro de casais evangélicos durante os dias de Carnaval. Entretanto, um encontro com dois rapazes está prestes a despedaçar a vida de ambos. Joana e Moacir acabam retidos pela surtada dupla, que os leva para o meio da floresta. As próximas horas são angustiantes e perturbadoras. Na segunda parte - que é meio olho por olho; dente por dente - iremos acompanhar o grupo de cristãos reunidos no retiro - e eles ficarão cientes de todo acontecimento e assim decidindo a sentença dos dois embustes. Sim, é uma narrativa pesada, mas não deixa de ser realista. É algo real que, infelizmente, aparece nos jornais. Também foi uma primeira experiência de leitura com autor. Helder Maia domina bem a escrita e desenvolvimento. Ainda há tempo para algumas críticas políticas e sociais da religião. E, claro, como destaca a violência contra mulher, algumas coisas me incomodaram durante a leitura.

~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~

THOR, O GATO - MARÍLIA G. BARBOSA | pgs: 18 | NOTA: 4/5 | SKOOB | AMAZON
Este conto desenvolve apenas um acontecimento: o gatíneo Thor está prestes a ser adotado.
O jovem Yuki é o escolhido para ser seu humano. Faz um tempo que ele frequenta esse 'cat-café'. Yuki se afeiçoou tanto ao felino que passou a desenhá-lo em suas histórias. Os dois fazem certo sucesso na internet. E neste momento, em que Yuki está prestes a levá-lo pra casa, ambos acabam por conhecer Sofia - a nova barista. Tudo é narrado pelo gatíneo - o que torna a curta história fofura pura. Além de conscientizar o leitor sobre a importância da adoção de pets. A escrita da autora é fluída, mesmo com poucas páginas consegue entregar mensagens importantes. Não esperem um tom debochado - por ser narrado por um gato - Thor é um amorzinho.
...
O PRIMEIRO NATAL DO THOR - MARÍLIA G. BARBOSA | pgs: 16 | NOTA: 3/5 | SKOOB | AMAZON
A capa está com erro de digitação DE não DO
Na segunda mini aventura do gatíneo Thor, o felino já está aprontando várias em sua nova casa. Yuki o adotou, além de conquistar a atenção de Sofia. Tanto que, dias antes do Natal, decide apresentá-la aos pais - e ambos estão bem nervosos. Thor não consegue entender a agitação de Yuki, assim dividindo seus pensamentos e o cenário com o leitor. Sofia está ali para conhecer os pais do rapaz, então acaba rolando aquelas perguntas de futuro profissional bem constrangedoras. Este capítulo é menor que o primeiro. A verdade é que eu não sabia do primeiro e foi um pouco confuso começar por aqui. Continuo achando Thor encantador, mas este conto não me ganhou tanto quanto o primeiro; soou apenas bom. A autora segue com uma ótima construção em sua escrita - ainda mencionando coisitas da cultura das famílias de Yuki e Sofia. Mesmo curtinho, marquei vários quotes.

~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~

UAI BASTIÃO: A MÃO BOBA - MATEUS S. | pgs: 19 | NOTA: 3/5 | SKOOB | AMAZON
Este é um conto LGBTQ+ erótico e satírico
Acho que pelo título nem preciso dizer sobre o quê e quem...
CONTEÚDO ADULTO +18. A linguagem é muiiiiito sexual, então...
Eu adoro essas histórias mais 'zoeiras' da Amazon, o pessoal é muito brincalhão e criativo. Neste conto, um jogador de futebol em ascensão ganha um passe para participar de um famoso reality show. Lá todos acompanham o despertar de sua fogosa paixão por Tulinho, um famoso cantor que também está confinado. Em paralelo, ele nos relata as atrações que sentia pelos colegas de campo, sempre que os via no vestiário ou no chuveiro. O conto encerra com uma crítica bem divertida em cima dos homofóbicos. Infelizmente a narrativa soa muito confusa. Acredito que o autor ficou tão empolgado escrevendo que não notou os deslizes entre os parágrafos; em vários momentos a conexão entre eles não flui - além dos errinhos de pontuação. Ainda há o fato da gente não saber o nome do protagonista. Preciso mencionar que ri muito com o tal do Horácio e a menção da pastora Tamares. Ha!
...
O TITEREIRO - KAREN ALVARES | pgs: 48 | NOTA: 4/5 | SKOOB | AMAZON
Este é perfeito para a galera medrosa. 
É um conto de terror, mas bem lightzinho.
A jovem universitária Laura ganhara uma competição de moda. Como parte do prêmio, a moça precisa estar presente em um seminário. A hospedagem no local não é grandes coisas: tudo parece gélido, antiquado, como se as pessoas fossem de outra época. Para completar tem um estranho atraente que vive tocando piano... lhe encarando. Não demora surgir A BOMBA sobre o passado daquele hotel, mas para Laura a informação não soa real. Suas empáticas escolhas podem resultar em um final pavoroso. Além da escrita cativante, unida a uma ótima construção de cenário, Karen nos presenteia com um conto super criativo. Ele está na coluna porque não preenche estas 48 páginas; parte são divulgações de outras histórias da autora - que certamente conhecerei futuramente.

Nana Barcellos

8 comentários:

  1. Oi Nana,
    Verdade, você adora indicar contos e mesmo eu não os lendo muito, já que prefiro romances completos, sempre saio cheia de vontade!
    O da vez é o da Claudia Lemes, eu ainda não tive o prazer de ler algo dela, mas a conheço pessoalmente e ela foi tão querida, que quero ler logo logo!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que não leio contos. Deu até saudades. Vou pegar essas dicas :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana,
    Super concordo com você, contos são tudo de bom, alguns são tão interessantes que a gente acaba até desejando que fosse um livro mais denso, haha.
    Já baixei aqui o Um Crime em Dois Atos, amei a premissa e fiquei super curiosa, e O Titereiro. E o gatinho Thor já me conquistou sem eu nem mesmo ter lido os contos ainda, haha. Amo essas narrações feitas pelo olhar dos animais.
    Enfim, aceito mais sugestões de contos!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá, Nana.
    Eu não sou muito fã de ler contos porque sempre fico querendo saber mais da história e dos personagens hehe. Só leio mesmo quando é de algum autor que gosto muito, como é o caso da Cláudia Lemes que já estou pegando a dica, ou se for de alguma série por exemplo, ou se quero conhecer a escrita do autor. Eu vi você comentando sobre esse do Bastião lá no Instagram hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Nana, tudo bem?
    Acho que contos são uma forma bem bacana de conhecer a escrita de um autor pela primeira vez sem precisar dedicar taaantas horas a isso. Como fã de suspenses, adorei a premissa do primeiro conto. Já a do Thor achei fofa!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Adorei o post! Contos são realmente uma maravilha pra turbinar as leituras ;)
    No momento estou lendo um calhamaço e realmente estou precisando de dicas de alguns contos... Seu post veio em boa hora!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia nenhum desses contos, mas gostei de conhecer.
    É bom que contos são mais rápidos de ler né? ;)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações:
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado;
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam;
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos.