Livro: A Lista Que Mudou Minha Vida - Olivia Beirne #TOCANDOAMOR

Georgia adora ficar jogada no sofá após o trabalho vendo tv e bebendo vinho. O que ela não gosta: de altura, de olhar sua conta bancária, de ir a encontros ou de qualquer atividade física. E ela nunca (jamais) aceita correr riscos. Bem, isso até sua irmã mais velha e muito mais corajosa descobrir uma doença, que a impossibilitará de completar a lista de tudo o que queria fazer até os trinta anos. Então, Georgia concorda em realizar aquelas aventuras. Com uma série de experiências inusitadas em mãos e um prazo acelerado, já que o aniversário da irmã está chegando, nada poderia ser mais apavorante… E quando ela vive momentos fora da sua zona de conforto um mundo novo surge. E nada poderia ser melhor. Enquanto a autora documenta, em tempo real o início da crise, somos capazes de identificar padrões e erros que estão sendo repetidos em todo o planeta.
sair da zona de conforto...

A protagonista desta comédia romântica não quer saber de confrontos. Georgia não gosta da aula de Zumba, mas frequenta para agradar a irmã; é uma designer talentosa, mas não tem coragem de expor seus projetos para a chefe. Ainda divide um apê aos pedaços com uma garota pra lá de festeira, mas as duas mal trocam duas palavras por dia. Tudo muda quando Amy, sua irmã, é diagnosticada com Esclerose Múltipla e precisa readaptar toda sua vida, despedindo-se de algumas atividades prazerosas.

Amy sempre foi o oposto de Georgia: ativa, amante de desafios, disposta a maratonas, além de ajudar as crianças da escola em que trabalha a ter a mesma paixão. Quando recebe o diagnóstico é como se vários planos se despedaçassem diante de seus olhos, inclusive uma lista de desafios que realizaria antes de seu aniversário. As irmãs sempre foram apaixonadas por listas. Então Amy decide refazer a lista, assim Georgia deverá se arriscar e cumprir os desafios antes de seu próximo aniversário - enquanto divide todas as atrapalhadas com Amy.

Ao ler os dez desafios listados, Georgia fica horrorizada. Talvez o pior seja aquele que exige mostrar seus projetos para Bianca - sua chefe. Georgia sabe que isso seria o próprio pesadelo. A jovem decide começar pela tarefa mais fácil: arrumar um crush pelo Tinder. Não demora e logo marcam um encontro em um pub de Londres. A noite é extrovertida. Jack, o rapaz, é bom de lábia - literalmente, hehe - e consegue status no coração de Georgia. Bom, ainda mais quando ela se dá conta de que esqueceu seu diário no pub e que certamente está com ele. Só que tem um problema: o Jack do pub não era o mesmo Jack do Tinder.

O nosso foco é o Jack do pub. Claro que ele retorna ao romance de uma maneira clichê, mas bem divertida - pobre da Georgia que não sabe onde se esconder. Ha! Ele jura que não leu o diário, apenas a lista. Vocês acreditam nele? Fato que o deixa muito enturmado e animado com os desafios. Todos os dez são importantes e têm um momento de destaque na trajetória de Georgia. Contudo, o principal é a corrida que ela precisa realizar e que gera a seguinte ideia entre Jack e ela: organizar uma corrida beneficente em prol da EM.

Em paralelo, ainda sem coragem de mostrar seus projetos para a chefe, Georgia trabalha na organização do casamento da mesma. Os pedidos excêntricos de Bianca se superam a cada capítulo: de pombas adestradas a ursos cantores. Ainda que preocupada com o estado de saúde da irmã, Georgia se envolverá em várias situações divertidas e cheias de aprendizados. Podem ter certeza: ela não será a mesma quando assoprar as velas em seu próximo aniversário.

"LISTA DA GEORGIE
1. Comer em um restaurante 5 estrelas.
2. Fazer uma aula de salsa.
3. Pular de paraquedas.
4. Marcar um encontro pelo Tinder.
5. Pedalar em um parque.
6. Correr dez quilômetros.
7. Fazer um bolo perfeito.
8. Mergulhar pelada no mar.
9. Tentar andar de skate.
10. Mostrar seus projetos para Bianca!"

Olha que fazia tempo que eu não me divertia tanto com uma leitura de romance. Parte das cenas de A Lista Que Mudou Minha Vida me arrancaram boas gargalhadas. Georgia é uma protagonista muito simpática, em alguns momentos me lembrou Bridget Jones - aliás, algo que eu ansiava por se tratar de um chick-lit britânico de narrativa jovial -, então dificilmente não seria laçada por suas tiradas e deboches. Toda realização da lista rende ótimas cenas, especialmente quando ela treina para alcançar os 10km propostos por Amy. Eu - super sedentária - me senti representada. Ha!

A construção da estima de Georgia é o que se destaca: ela é justa com a idade que tem, próxima aos trinta e com várias neuras. Não está feliz com seu corpo, mas também não é o fim do mundo; sem relacionamento amoroso, tudo bem preciso pagar as contas. Como mencionado, a protagonista não é lá muito fã de confrontos e esse é obstáculo de sua história. Apesar de render risadas, dá pena que ela não consiga negar os desejos louquíssimos da chefe. Embora, conforme as metas da lista são cumpridas, a mente de Georgia começa a expandir em relação várias coisas em sua rotina profissional.

O romance é adorável - Jack também esbanja carisma e é fofo -, mas não é a prioridade. A relação das irmãs é lindíssima de acompanhar, além de toda questão da lista que é para fortalecer ainda mais a conexão entre elas. A situação de Amy é construída com respeito, destacando como afeta não só o emocional dela, mas também do namorado, da irmã e da família. A ideia da autora não é de transformar o romance sobre a condição dela, mas ser justa, inclusiva, discutindo empatia e convivência familiar. Ela explora o suficiente para não destoar do gênero proposto, né?

"Chamem as autoridades, a antiga Georgia Miller desapareceu. Por favor, abram caminho para a nova e melhorada Georgia Miller, que acorda às 6h20 (da manhã!), pronta para sua primeira corrida como uma verdadeira adulta que está no controle."

Ainda sobre Jack, o romance entre os dois é marcado pela típica fuga de sentimentos. Georgia não sabe se está pronta para entrar em um relacionamento, então sempre nega a existência de uma faísca a mais por ele. Mas Jack é esperto e cheio das artimanhas para se aproximar dela. Parte dos desafios são cumpridos com um empurrãozinho dele. Meu crush do ano, ele mesmo.

Outros personagens também marcam as aventuras de Georgia. A mãe é uma figura e sempre aparece para dar pitacos incômodos para a protagonista. No ambiente do trabalho a interação fica por conta de Natalie e Sally - esta última garante uma atenção a mais pelo fato de sua personalidade enganar a protagonista. Acredito que Sally não achava Georgia madura o suficiente até a organização da corrida. Por fim passou a vê-la com outra opinião.

"Na verdade, acho que a lista de Amy pode estar tendo um bom efeito em mim. Mal são três da tarde e eu tomei um banho completo, me hidratei e estou trocando meus lençóis por iniciativa própria. Olhe para mim, eu sou a Victoria Beckham.
E fui correr hoje de manhã e não morri no processo!"

A Lista Que Mudou Minha Vida é aquela leitura perfeita para confortar a mente. Difícil não querer montar o nosso próprio desafio, ou nos imaginar em meio aos escolhidos por Amy. Acho que me sairia bem na salsa. Ha! O final é adorável, confirmando que a história de Georgia vai muito além de sua vida amorosa. Olivia Beirne entrega um enredo ágil, jovial e carismático. Só acho que a autora deveria liberar um conto de Georgia fazendo um bolo...

Edição digna Faro: maravilhosa. A lista está muito presente no início dos capítulos pra gente acompanhar o status de Georgia. Há outras, como a manutenção do treino de 10km que a protagonista está fazendo; os comentários são ótimos. E, claro, tem uma em branco para o leitor preencher. Na revisão notei uns errinhos de digitação típicos de primeira edição, mas nada que atrapalhe o rendimento de leitura. A capa lindíssima, amo azul, cheia de referências para alguns dos desafios realizados por Georgia. 

"Talvez esta noite seja realmente divertida. Talvez eu realmente encontre o amor da minha vida e a gente acabe tendo um casamento de seis minutos como uma grande piada e todo mundo vá falar que a gente é charmoso e original."

Torcendo e muito para a editora publicar outros livros da autora. Pelo que li das sinopses, ela parece gostar de escrever sobre irmãs.

Autora: Olivia Beirne
Título Original: The List That Changed My Life
Origem: Literatura Britânica
Editora: Faro Editorial
Tradução: Monique D'Orazio
ISBN 9786586041323
Publicação: 2020
Páginas: 304
Série: Não
O Que Tem? Esclerose Múltipla, Irmãs, Lista de Desafios, Tinder, Corrida, Romance, Inúmeras Tentativas de Fazer um Bolo

LinksSkoob Compre Físico - No Site da Editora - Site da Autora
O Canto Cultzíneo agradece à Faro Editorial por ceder o exemplar para análise.

Comentários

  1. Oi Nana,
    Uma coisa a gente tem que concordar: as edições da Faro são muito lindas!
    E sobre a história em si, eu adoro quando tem uma lista e a protagonista tem que cumprir. Meu último livro assim foi 'Acorda Pra Vida, Chloe Brown' e eu o devorei!
    Esse está na minha listinha de desejados!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nana.
    Eu amei esse livro mas quando comecei a ler as resenhas do povo até estranhei porque ninguém gostou da Georgia e eu super me identifiquei com ela hehe. Me diverti bastante com as situações e achei o final muito bom.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana, tudo bem?
    Menina, já amei a dica. O lance da lista a cumprir e um crush pra ajudar me lembrou muito Acorda Pra Vida, Chloe Brown, que eu gostei muito. E o fato da personagem ser meio acomodada também me lembrou desse outro livro. Acho que vou curtir esse título!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Que coisa boa essas histórias que nos divertem tanto. Essas narrativas que contém listas me deixam com vontade de fazer as minhas também :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Nana! Este livro é inspirador em muitos aspectos, a trajetória da protagonista me fez ter vontade de eu mesma fazer uma lista. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oie minha linda! Esse livro parece ser muito carismático e fofo. Eu amo livros assim para dar uma refrescada na mente. Dica anotada...amei a lista dela. Fiquei querendo fazer uma para mim também.

    Passa lá no blog. Tem postagem nova e gostaria de saber sua opinião.

    Beijos,
    Paloma Viricio💫💜

    ResponderExcluir
  7. Oi Nana,

    Já vi que vou gostar bastante do livro. Essa temática de lista de coisas para fazer sempre dá certo nas histórias clichês, e ainda traz várias lições importantes ao leitor.
    Vou colocar na listinha.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Caramba achei bem interessante a história e me identifiquei com a personagem, porque eu raramente aceito correr riscos e sair da zona de conforto pra mim é algo bem sofrido.
    Fiquei com vontade de ler. Ótima dica!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  9. O livro é novo para mim, mas achei essa proposta diferente e interessante. Também adoro ler mais de um autor depois de gostar da experiência e também espero ver mais publicações da autora por aqui.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  10. Olá..
    Adorei a sua resenha!
    Ainda não conhecia a obra em questão, mas pelos seus comentários pude perceber que com certeza é um livro que me agradaria. A premissa é bem legal e, é claro, já anotei a sua dica! Parece ser aquele livro do jeitinho que amo <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, sejam bem-vindxs :D
Algumas observações:
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos