Livro: Escrita Maldita - Ben Oliveira #TOCANDOTERROR

Após se tornar um best-seller com seu romance de terror de estreia, Daniel Luckman está prestes a realizar um sonho: escrever um livro com Laurence Loud, um dos melhores escritores de horror dos últimos tempos. Quando o colega põe os pés em sua casa, coisas estranhas começam acontecer. A linha entre a ficção e a realidade, a loucura e a sanidade, os pesadelos e as alucinações se dissolvem. Uma história de mistérios, passados sombrios e amor. Quando dois escritores de terror se juntam para escrever uma história, tudo pode acontecer. O processo de criação pode ser intenso, as emoções podem ficar confusas. Você estaria disposto a sacrificar tudo pelos seus sonhos? Leia Escrita Maldita, disponível na Amazon.
AVISO: A narrativa contém algumas abordagens ligadas à saúde mental e abandono familiar.

O bloqueio que nenhum escritor gostaria de desbloquear...

O jovem autor Daniel Luckman celebra os dias de glória em sua carreira. Sua publicação de estreia, um livro contemporâneo de terror, acaba de lhe render um grande prêmio literário - além de ter o ajudado a se tornar um autor best-seller. Lá, para entregar o grande prêmio, está um de seus autores favoritos da vida: Laurence Loud. E conhecê-lo mudará sua vida para sempre.

Ainda naquela noite, Daniel decidiu pedir Marissa - a então namorada - em casamento. Um ano depois, os dois estão morando em uma casa de campo onde o autor pôde se distanciar de todo estresse da cidade grande e focar na escrita. Marissa é única, sendo uma das poucas a compreendê-lo por inteiro. Ela sabe enfrentar seu período de processo criativo como ninguém. Mas Daniel tem consciência dos sacrifícios que ela faz, algo que sempre leva a insegurança bater à porta, com receio de perdê-la.

A casa de campo será o grande cenário deste suspense. Após receber um convite da editora para escrever um livro ao lado de Laurence, o iniciante recebe o veterano para uma temporada em sua residência. Laurence é uma figura enigmática e dominado de sabedoria; tudo que diz lança no ar o "algo a mais". Então não demora até que as paranoias se instalem e as noites de Daniel se tornarem o próprio inferno.

O trabalho e convivência com Laurence perturba Daniel. As noites de sono não são mais as mesmas, sempre lidando com as sombras que insistem em visitá-lo. Tudo parece estar prestes a desmoronar. Não só em relação a Marissa, mas também ao seu passado. Este, aliás, é um tópico sensível para o rapaz; há lembranças que ele gostaria que permanecessem adormecidas eternamente. E, de fato, algumas realmente estão. Órfão, Daniel não guarda bons momentos ao lado dos pais adotivos. De início pensa que é a nova história falando com ele, mas a coisa fica cada vez mais macabra - colocando a vida de todos em risco.

"É melhor receber uma crítica negativa a não ser notado"

Da calmaria a tempestade, assim dá para resumir a construção do protagonista Daniel Luckman. No caso a de seu estado mental, após Laurence Loud - dito seu ator favorito - colocar os pés em sua casa. Incrível como o autor corrói suas camadas pouco a pouco, a cada interação necessária entre eles, para a realização do projeto literário. A ideia é que cada um construa um ponto de vista, o que não é lá muito difícil quando decidem projetar suas características neles. É a oportunidade de expurgar seu lado mais sombrio.

Daniel até possui aquela confiança inabalável de autor iniciante elogiado, mas é sempre desafiada por sua insegurança. Quando as sombras começam a visitá-lo, ele sabe que precisará ser maduro e encarar além de sua vida profissional. A realidade despenca, e seus pensamentos o enganam em vários momentos. Um confronto mental que o coloca em várias situações de risco. O suspense destaca a relação familiar - com segredos à espreita -, então haverá alguns momentos em que seu amor pela esposa também será colocado à prova. Será que a vida de escritor é o mais importante? Será que ele arriscaria por tudo a perder por Marissa?

A narrativa apresenta poucos personagens, mas Marissa não chega ser a única personagem feminina neste terror + suspense psicológico. Embora eu não tenha apreciado algumas coisas em sua construção, sua presença é forte até a última página. Por outro lado, gostei que o autor não escondeu o desagrado da família dela com Daniel. E em um ponto de virada iremos conhecer Alex, uma figura importante na vida de Laurence e que será importante para expor parte dos mistérios que rondam a trama.

"As pessoas podem ser cruéis quando você realiza um sonho que costumava ser delas. Logo vai perceber que o amor dos leitores, da crítica ou da mídia pode se virar contra você a qualquer instante"

O autor Ben Oliveira ainda aproveita - e muito - da dinâmica entre os dois autores para tecer ótimas críticas a todo esse meio, do mercado a recepção. Dizer que alguns dos quotes do Laurence eu só marquei pra pegar de dica mesmo. Ha! Eu gosto de rabiscar histórias, sofro com bloqueio até pra fazer uma mísera resenha, então parte da tormenta de Daniel se tornou meio assustadora. Acalmou depois que os segredos começaram a ser revelados, né? Quer dizer, eu acho...

E, além dos personagens 'pessoas', acho importante mencionar o quanto a escrita e o cenário ressoam nessa questão. A casa será o palco, do início ao fim, acontecendo de tudo para ninguém nunca mais querer colocar os pés nela. O autor conseguiu transmitir o ar isolado perfeitamente. E a escrita é o tópico mencionado em cada parágrafo; o grude dos personagens centrais. Cada um à sua maneira e muito interessante em acompanhar parte do processo e discussão.

"Não se trata de fazer sucesso ou não, mas de escrever aquilo que te assombra noite e dia, deixar as vozes correrem da sua mão para o papel. Alguns chamam de Musa; eu prefiro, Demônios"

Pra quem curte uma pegada mais psicológica, Escrita Maldita será uma leitura mais que recomendada. Explore o lado sombrio das lembranças adormecidas de Daniel e se choque com dois finais oferecidos. Sério, se você ficar ultramente feliz com o primeiro, não leia o epílogo. Ha! Mas sei que vocês são bem curiosos, não vão resistir. Certamente voltarei ao catálogo do autor, ansiando por mais ótimas ambientações assustadoras.

"As pessoas acham que os escritores escrevem para os leitores. Elas não se dão conta de como é terapêutico vomitar as memórias, sonhos e ideias fixadas em nossos subconscientes"

Edição lida em e-book. Apreciei muito da revisão, tudo muito organizado e fluído. Só continuo com minhas implicâncias em relação ao duplo parágrafo, acho estranho como Kindle apresenta. Não é um livro tão longo, pode se tornar uma leitura de horas. O autor brinca com algumas referências - além dos autores do estilo que são nítidas. Adorei a da música da Lana Del Rey.

Até o momento da publicação da postagem: e-book disponível no Kindle Unlimited (caso não esteja, você pode encontrar outros e-books do autor disponíveis para emprestar)

#TOCANDOTERROR é um especial de Halloween em parceria com o Caverna Literária

Autor: Ben Oliveira
Origem: Literatura Brasileira
Recomendação do Canto: +16 anos
Editora: Independente | Amazon BR
ASIN: B01M055CBO
Publicação: 2016
Páginas: 266
Série: Não
O Que Tem? Terror, Suspense Psicológico, Paranoias, Autores, Tretas de Família, Isolados, Máquina de Escrever, Sombras, Diário, Sacrifício

Comentários

  1. Oii linda! Não conhecia o livro, mas parece interessante. E fiquei curiosa por possuir dois finais 😍😍
    Ótima opção para o dia das bruxas.

    Passa lá no blog, vou amar te receber.

    Beijos,
    Paloma Viricio💫🌟

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana, tudo bem?
    Não é um gênero que eu leia, mas a trama parece ser bem interessante e não posso negar que fiquei curiosa pelos dois finais.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie, lembro de ter visto o título mas não conhecia muito sobre ele. Adorei por ser algo que eu provavelmente leria.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi Nana,

    Que bom que você curtiu a leitura. Confesso que terror/suspense psicológico não é muito a minha praia, mas gostei bastante da premissa e desses dois finais que o autor oferece na obra, já vi que um não é muito bom hahaha.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nana, tudo bem?
    Adoreeei a premissa desse livro. Curti muito essa coisa meio de aprendiz e mestre com uma pitada sombria junto. Certamente leria se tivesse a chance (assim que conseguir dar vazão aos livros atrasados kkkkkrying).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. O livro parece muito bom, os quotes que você colocou nesse post são muito bonitos, achei que tem vários gatilhos no livro e vou querer ler.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, sejam bem-vindxs :D
Algumas observações:
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos