Livro: A Garota Anônima - Greer Hendricks & Sarah Pekkanen

Ela está mentindo para descobrir a verdade. Quando Jessica Farris se inscreve para um estudo conduzido por um grupo de psicologia, ela pensa que tudo o que precisa fazer é responder a algumas perguntas, receber seu dinheiro e ir embora. Mas à medida que as perguntas ficam mais invasivas, Jess começa a sentir como se soubessem o que ela está pensando... e, pior, o que está escondendo. Conforme a paranoia de Jess aumenta, fica claro que ela não pode mais confiar no que é real em sua vida e o que são experimentos manipulados pelo grupo de pesquisa. Agora, presa em uma teia de incertezas, Jess rapidamente aprende que algumas obsessões podem ser mortais.
AVISO: Esta narrativa contém abordagens em relação à saúde mental; paranoia, traição, suicídio...

Quando essas duas se juntam...

Os pais de Jessica Farris acreditam que ela construiu uma carreira dos sonhos e estabilizada em Nova York. Mas, como outras coisas ocultas em sua vida, o lado profissional é uma mentira que ela anda empurrando com a barriga. De fato, Jessica trabalha em meio as maquiagens e está sempre carregando suas ferramentas por toda cidade. O lado oculto é que seu trabalho se distanciou das grandes produções teatrais. A renda mensal não está nada amigável.

Jessica ajuda, secretamente, os pais a cuidarem de sua irmã caçula. Essa quantia é prioridade pra ela, que também lida com o aluguel do humilde apartamento que divide com seu doguinho, Leo. Uma oportunidade financeira surge de maneira espontânea, após uma das clientes de Jessica ser convidada para um teste de moral e ética liderado por uma terapeuta renomada. Quando nota que a cliente não pretende participar, perdendo um belo bônus, Jessica decide tomar seu nome e abocanhar a danada da grana. Mal sabe que sua vida está prestes a virar um inferno.

Dra. Lydia Shields construiu uma vida profissional bem diferente de Jessica: trabalha com que ama e os ganhos lhe proporcionam uma vida de luxo. A terapeuta é uma personagem que lê as pessoas como ninguém, muito perfeccionista e, também, dominada por paranoias. Jessica só precisa sentar numa salinha, isolada, sem conhecê-la, respondendo umas questões deveras invasivas pelo computador. De início soa perturbador, todavia Jessica se agrada com as sensações de ter com quem se abrir e revelar parte do que oculta a todos em sua volta. E, claro, Dra. Shields fica obcecada por sua personalidade.

A terapeuta decide que ambas devem se conhecer e estender o experimento. Antes Jessica era Participante 52, agora é apenas Jess. Sim, isso significa o aumento do bônus - o atrativo para Jessica. A jovem recebe atenção e é ouvida como nunca; recebe parte da vida luxuosa de Dra. Shields com certos mimos. Ela se vê maravilhada! Bom, até as perguntinhas ficarem de lado e a inconveniência tomar conta do acordo.

As tarefas exigidas pela terapeuta levam Jessica atuar em situações embaraçosas diante de figuras masculinas. Ela até mantém a mente aberta diante de alguns desses cenários, mas todo ser humano tem seu limite - sobretudo quando lhe causa gatilhos. Preocupada com o caminho que está traçando, conforme o experimento segue sem saída, Jessica decide iniciar uma investigação sobre a Dra. Shields - o que leva a conexão entre as duas ficar cada vez mais perigosa.

"Este teste pode libertar você, Participante 52.
Renda-se a esse fato."

Minha segunda experiência de leitura com as duas autoras. A primeira foi A Mulher Entre Nós, lançado por outra editora, e vai ser difícil não querer comparar algumas coisas nesta análise. Ha! Começando pelo resumo comedido, porque é uma trama muito bem articulada e dominada de segredos. As duas seguem apresentando personagens femininas fortes e moldadas por segredos obscuros gerados por algum relacionamento; exploram bastante o lado tóxico. Ainda entregam uma escrita deliciosa e intrigante para desvendar tintim por tintim. Euzinha muito fofoqueira interessada nas perguntas e respostas da primeira parte.

Dra. Shields e Jessica são as duas personagens que marcam este suspense. No meu caso, Dra. Shields laçou meu amor literário logo nas primeiras páginas quando consegue tornar sua identidade um mistério para Jessica. Fiquei saciada em todos os capítulos narrados por ela e suas descrições impecáveis de pessoas, sentimentos e cenários. Sem dúvida é minha vilã favorita do ano. Vilã? Ela é! Mencionei no resumo que ela é perfeccionista, paranoica e lê as pessoas como ninguém. Dificilmente haverá uma brecha para Jessica escapar do suposto experimento porque Shields está sempre um passo a frente. Adoro esse tipo de construção vilanesca, mais mental do que ação. Ela sabe manipular, mantendo o jogo, e é esse tipo de gente que me causa frio na espinha. Ha! Pontos de seu passado são bem explicados para que o leitor compreenda suas ações.

Um dos pontos de virada é quando as duas se permitem a aproximação, avançando no experimento. É a permissão para que Dra. Shields passe a fazer parte da rotina de Jessica, de maneira mais efusiva. Infelizmente Jessica é proibida de comentar sobre o que fazem com qualquer pessoa, então algumas má interpretações são esperadas em seu convívio - a prejudicando. Não demora que ela perceba que a terapeuta tem sua vida/as pessoas que ama na palma da mão.

"É impressionante como a mais simples das decisões pode criar um efeito borboleta; como uma ação aparentemente sem importância pode causar um tsunami."

Com a aproximação entre as duas, coadjuvantes importantes são apresentados em meio a essa teia. Surpreendentemente os pais de ambas são bem presentes na narrativa e mantêm motivos para conexões do passado delas. Queria mais da amiga de Jessica e o coelhinho, mas Shields certamente aprontaria alguma. Ha! Ah, também conheceremos o marido da Dra., mas é aquele ponto que não dá pra comentar sem ocasionar spoilers. Mas quem leu A Mulher Entre Nós já deve conhecer a maneira não tão agradável das autoras criarem os maridos, então..., rs. Se bem que tem uma parte que ele chama Shields de louca, pra se justificar como santinho, e só por isso já dá pra não ir com a cara dele de graça.

Nenhum personagem segue a ideia de ser perfeito - o que ajuda bastante na construção da protagonista Jessica. A ideia de vê-la ingênua por toda trama não me agradaria. Apreciei o fato de Jessica ter certos desvios e, em alguns momentos, não temer bater de frente com Shields. Quando a teme é sempre compreensível. E o fato de não ser perfeitinha casou muito bem com uma de suas decisões descritas no epílogo. Nada contra da minha parte, achei pouco. Ha!

As autoras entregam uma conclusão amarga, daquelas que só o alívio basta. Será que Jessica conseguirá se libertar da terapeuta e ter sua vida de volta? O que será que o experimento significa para Dra. Shields e por que ela é tão obcecada pelos resultados dele? A Garota Anônima entrega um dos enredos mais legais do ano. Simpatizo cada vez mais com a criatividade das autoras, sempre abordando questões mentais pesadas num cenário feminino, mas necessárias. Entretanto, alguns pontos de viradas podem soar fáceis para o leitor, mas não afeta a entrega deste ótimo suspense.

"Eu vou me sentir mais segura quando outra pessoa souber o que está acontecendo."

"Dinheiro tem importância vital para você. Parece ser a base do seu código de ética."

Essas duas adoram dar nós em nossa mente, então a edição da Faro ajuda aliviar parte da confusão mental. Quem já leu livros do estilo lançados pela editora, sabe que encontrará a narrativa muito bem organizada; vezes por partes e datas. Aqui a trama segue em meio ao período natalino e fiquei pensando se poderia considerar este livro para o especial daqui, o #ACABOUOPAPEL. Ha! Apreciei a capa e o relevo no titulo. Ganhei um card com QR Code junto com meu exemplar. O link encaminha para um teste de personalidade no site da editora. Quem quiser fazer é só clicar aqui.

E não posso deixar de comentar minhas observações das resenhas negativas deste livro, com leitores negativando pelas viradas - por serem poucas ou previsíveis. Lembro das resenhas negativas de A Mulher Entre Nós, que o motivo era porque tinha muitas viradas. Decidam-se! Ha!

*Adaptações:

An Anonymous Girl (???) | Minissérie | ?
. Até o momento a informação é de que a adaptação será em formato minissérie;
. As autoras estarão envolvidas na produção;
. Os direitos pertencem à produtora EOne, que esteve à frente de projetos como a série adaptada de Objetos Cortantes, Sharp Objects, e as série Run e The Rookie.

Autoras
: Greer Hendricks & Sarah Pekkanen
Título Original: An Anonymous Girl
Origem: Literatura Norte-Americana
Recomendação do Canto: +16 anos
Editora: Faro Editorial
Tradução: Fábio Alberti
ISBN 9786586041538
Publicação: 2021
Páginas: 365
Série: Não
O Que Tem? Suspense, Terapia, Teste Psicológico, Maquiagem, Irmãs, Traição é Traição um Lance é um Lance

LinksSkoob Compre Físico - No Site da Editora - Site da Autora 1 - Site da Autora 2
O Canto Cultzíneo agradece à Faro Editorial por ceder o exemplar para análise.

15 COMENTÁRIOS

  1. Oie Nana!
    Conclusão amarga? EITAAAAA
    Que legal poder conheceer um pouco, porque não conecia
    Esse ainda não conhecia e saber que tem um bom plot e desenvolvimento, chama a atenção, né? Fiz o teste e deu que sou MANIPULADORA
    ALOOO
    ACHEI INTERESSANTE!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Pam, manipuladora? Cuidado pra Lydia não querer te adotar. haha

      Excluir
  2. Oie, que livro desesperador!!! Nem cheguei a ler, mas fiquei aflita já com o que li da resenha hahaha. Mas claro que fiquei curiosa sobre esse desfecho.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Nana, até eu que não sou muito de ler o gênero FIQUEI MEGA CURIOSA! Tem cara de ser aquele livro que prende do início ao fim mesmo. E, sim, tem Natal no meio já pode entrar nesses especiais hahaha. E adorei a ideia do nome "Acabou o Papel" hahaha! Não li ainda nada das autoras, mas esse provavelmente seria a minha escolha para iniciar. E acho que embarcaria na minissérie também! :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Muitos leitores já me recomendaram esse livro, li muitas resenhas boas e que me animaram a realizar a leitura, mas, vou confessar que a sua resenha foi a que mais me deixou curiosa! Já quero ler essa obra e tenho certeza que será um livro que irá me prender do início ao fim!

    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi
    apesar de ler poucos livros desse gênero eu gosto bastante e fiquei super interessada com esse, ainda mais por envolver o psicológico, fiquei curiosa com o desenrolar dessa história para saber como termina.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nana , tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas pela sua resenha, a trama deve fisgar totalmente o leitor. Fiquei curiosa pelo desfecho e para conhecer melhor a dupla protagonista.


    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Nana.
    Eu li esse livro logo que lançou e talvez por isso não cheguei a ver esses comentários negativos. Mas o povo é assim mesmo nunca está contente com nada. O certo é que eu amei o livro e quero muito ler outros livros das autoras. Eu até tenho o outro da outra editora mas ainda não consegui ler hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Nana, tudo bem?
    Adoreeei a temática proposta. Também curto muito essa pegada de manipulação psicológica, acho que combina demais com thrillers. Dica mais do que anotada! ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu amei a capa, a edição parece linda e chega dá uma vontade de ler só de olhar a edição rs
    Gostei muito mas, não sei se consigo encaixar mais algumas leituras, semana que vem vou tirar um tempinho para reorganizar a estante.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Nana.
    Lendo sua resenha fui ficando angustiada com a situação em que a Jessica se envolveu e que deve ter sido bem complicada de sair, se é que ela conseguiu sair, né?
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Acredito que tenha um suspense interessante. Uma pena que muitas pessoas negativaram, mas mesmo assim você não desistiu de ler, e o importante é que você gostou :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Hmmm interessante, parece ser uma história bem legal e envolvente.
    Eu gosto de suspense, então curti hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Nana,
    E é bem isso, o povo não se decide, ora são muitas reviravoltas, ora são poucas. Ai ai ai, o importante é que a história teve coerência, né? Eu estou animada para conferir e quero antes que a adaptação saia!
    Fiquei interessada pela premissa, mesmo com os gatilhos.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Nana! Eu já havia lido o outro livro pela outra editora e gostado. Este aqui conseguiu me deixar mais agoniada ainda, eu queria esganar os personagens, ao mesmo tempo que não conseguia parar de ler para saber o que ia acontecer com eles. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações:
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado;
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam;
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos.