Contos Del Canto #3

banner contos del canto
cinco minutinhos, ou menos, para um continho
Olá pessoas, tudo bem?
Mais uma rodada de continhos para preencher aqueles minutinhos de descanso. 
Quem acompanha aqui um bom tempo sabe que as postagens somem no início do ano por causa do calorão que faz no lugar em que moro no RJ - impossível sentar e digitar alguma coisa. Deu uma amenizada e corri pra finalizar essa postagem. Ha!

Sobre a coluna: Quem acompanha as postagens do blog sabe que eu adoro indicar contos! Eles são ótimos para intercalar com algumas leituras mais longas ou pesadas. Fora que são excelentes opções pra dar aquela turbinada na meta de leitura, né? Ha! Pena que nem todos dá para desenvolver um texto longo e bacana, por suas páginas mínimas. Pensando nisso, resolvi fazer uma coluninha pra eles. Torcendo para vocês curtirem as dicas!

Depois me contem se gostaram. 
Pode ser aqui no blog, no Twitter (novo) ou no Instagram - e pode seguir que retribuo, viu?


conto prometo ser cruelconto assombrado ponto mind
PROMETO SER CRUEL - LARISSA OLIVEIRA | pgs: 19 | NOTA: 3/5 | SKOOB | AMAZON
Recomendação do Canto: +18
Este é uma introdução para um livro de mesmo nome.
Policial. É narrado por uma assassina sanguinária e debochada, que esbanja orgulho por nunca ter sido descoberta pelas autoridades de São Paulo. Até a delegada Camila assumir a investigação, após Elisa assassinar o próprio noivo e largar o cadáver no Ibirapuera. Primeiro preciso dizer que é meio impossível não soltar umas risadinhas com o tom cretino da Elisa - gostei bastante dela, ponto que garante meu retorno para a versão livro. Por outro lado, torço pra que a personalidade da delegada tenha mudado. É meio leza. E é um conto, né? Mesmo introduzindo para outro formato, não simpatizei com a quantidade de informações jogadas não respondidas ou respondidas de qualquer jeito. Também notei algumas faltas, como problemas de pontuação e, em alguns momentos, sem fluência entre os parágrafos.
...
ASSOMBRADO.MIND - IGOR A.N. SILVA | pgs: 36 | NOTA: 4/5 | SKOOB | AMAZON
Recomendação do Canto: +16
Terror Sci-fi. Poderia ter colocado este nas postagens solo de resenhas, mas não é justo com uma narrativa cheia de surpresas como essa. Um terror sci-fi que nos apresenta um Brasil diferente (no caso aqui seria o Rio por ser o cenário), onde humanos convivem com androides e humanos que são quase eles. Não que isso seja algo harmonioso, pois é nítido para os droids que o melhor é não se expor. A protagonista Lorena é a que entende os dois lados. Ela foi transferida para o departamento policial de Beira-Mar e tenta superar traumas antigos. Em poucos dias de estadia na pequena cidade, Lorena se depara com o maior - e assombroso - mistério local: uma casa assombrada. Antigos moradores desapareceram; outros se mandaram perturbados, alimentando ainda mais os temores de toda população. Claro que Lorena decide se aventurar pela residência dominada por uma macabra tecnologia. Narrativa instigante, criativa e com ótimas referências ao estilo. Fãs de sci-fi não podem deixar de conhecer este conto. E para os mais medrosos também pode ser uma boa pedida, porque é daquele tipo de terror que não força o cenário para chocar. O autor entrega uma ótima conclusão, possivelmente despertando no leitor agradáveis sentimentos em relação a sua figura vilanesca. A única ressalva é em relação ao passado da Lorena, as revelações são muito corridas. O conto entrega uma boa revisão e diagramação. Curti a ideia da capa e a fonte escolhida. #alokadasfontesmodeon

~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~

conto as águas do rio
COTIDIANO - SORAYA ABUCHAIM | pgs: 5 | NOTA: 3/5 | SKOOB | AMAZON
Recomendação do Canto: +18
Esta narrativa contém abordagem de abuso sexual.
Suspense Psicológico. Primeira experiência com a autora. Ela é bem famosa pelo gênero aqui no Brasil, sempre li elogios e sempre vejo seus e-books pela Amazon - me instigam muito. E, né, poucas autoras nacionais investem no terror. Como decidi dar uma aliviada na minha nuvem do Kindle - pego inúmeros e-books gratuitos e não leio quase nada, rs -, iniciei uma pseudo maratona pela ordem alfabética dos autores. Daí quem foi legal fica, que nem na estante dos físicos. Então se vocês notarem muita resenha de e-book, com autores de sobrenome que comece com a letra A, é da maratona. Ha! Enfim, Cotidiano é um conto de apenas cinco páginas. Karen é uma jovem que não encontra muito ânimo em sua rotina; ela gostaria de mais visibilidade. Ela trabalha como designer de interiores e não sente o reconhecimento e plenitude. Em saída para mais um dia, Karen cai na emboscada de um homem horripilante. Nas próximas horas, ela terá de lutar por sua sobrevivência e viver um novo dia pra reclamar - ou não. Tem uma certa lição de moral aí, mas não sei se simpatizo - embora a autora escreva bem, entrega o suficiente e consegue assustar pela ideia. É bem curto, então tenha em mente que os acontecimentos são bem corridos. Darei outra chance ao catálogo dela futuramente.
...
AS ÁGUAS DO RIO - G.G. Diniz | pgs: 18 | NOTA: 3/5 | SKOOB | AMAZON
Recomendação do Canto: +16
Este foi um dos contos que postei a resenha solta antes da coluna existir.
Horror Folclórico. Como ele tem umas dezoito páginas, além das várias surpresas, eu decidi trazê-lo pra cá. Até porque a resenha saiu mínima; no mais enrolação pra esticar parágrafo. Ha! As Águas do Rio é um conto de terror 100% brasileiro. A autora G.G. Diniz constrói um cenário perturbador na vida do jovem Bruno e de seus amigos da faculdade - que decidiram acampar à beira do Rio Amazonas. Mesmo aconselhado por sua mãe e sua Dinda, o rapaz insiste que não há nenhum perigo no local e todos partem para relaxar perante toda a pressão de um final de semestre. As lendas locais jamais deixaram de perambular entre os sussurros dos moradores. A própria Dinda deixa subentendido que Bruno é "filho do boto". O rapaz nada sabe sobre sua conexão paterna. Mas as próximas horas serão definitivas para Bruno conhecer parte do seu passado. O véu da fantasia dissipa após a chegada dos amigos às margens do rio - onde irão testemunhar parte do folclore ganhar vida... de uma maneira cruel. Primeira experiência com a autora. Confesso que fui lindamente atraída por essa capa belíssima. Contudo gostei ainda mais de me deparar com uma história em solo nacional repleta de elementos da nossa cultura. Uma narrativa dominada pelo suspense - da bela expectativa que paira no leitor se realmente irá acontecer algo com o grupo de Bruno. Não é um enredo tão complicado; similar aos filmes/séries do estilo protagonizados por adolescentes. Interação típica, com certas piadinhas e implicâncias. As páginas mínimas acabam tornando-se a vilã ao tentar nos despertar certa simpatia por Bruno e seus amigos. Diniz entrega uma escrita ágil, de diálogos joviais e descontraídos, sem drama para escolher e entregar a face de sua vítima. Acredito que o conto merecia mais: uma história longa de suspense com pitadas sombrias. E, claro, mais vítimas - além do foco maior nas ações e motivações. Ha! O conto não traz um final tão feliz, embora as cenas sanguinolentas não o domine; o suspense é sua marca. Ótima pedida pra quem deseja iniciar no estilo, mas não se sente tão corajoso. Não notei grandes faltas de revisão, o e-book está bem organizado. E sério, pessoal! Adapte suas fantasias para solo brasileiro. Será incrível.

~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~

conto veias abertas não sangram pra semprelivros mandy porto
VEIAS ABERTAS NÃO SANGRAM PARA SEMPRE - Glau Kemp | pgs: 19 | NOTA: 4/5 | SKOOB | AMAZON
Recomendação do Canto: +18
Esta narrativa contém cena de tortura descritiva.
Horror Histórico. Este conto é um horror histórico inspirado em eventos reais. Inicia em 1432, onde conheceremos a jovem Agnes que se envolve em uma união problemática com Alberto - conde e herdeiro do rei. Os presentes notaram que o matrimônio foi selado com sangue e sabem que o rei jamais aprovará a entrada de Agnes em sua família. A garota não recebe bons olhos da corte, começando pelo cabelo avermelhado tido como demoníaco. Não é lá difícil os falatórios correrem, confirmando as insinuações de bruxaria em torno dela. Enquanto isso, em segredo, o pai de Agnes celebra uma terrível criação humana e o acolhe como um filho. Agnes segue provendo seu sustento. Anos passam, Agnes recebe ainda mais desprezo de todos - e tudo piora após seu pai cair em desgraça. Infelizmente o destino de Agnes não é nada feliz. O rei a quer a fora de seu caminho e terá uma oportunidade perfeita para concretizar seus atos perversos. A parte final do conto é bem pesada e triste. Mas era o que acontecia com várias mulheres naquela época, pelos pré-julgamentos torturantes dos homens. A escrita da autora é maravilhosa e nos prende a cada ato. Ela o dedica para Mary Shelley - notaram que há uma referência, né? E-book bem organizado e com ótima revisão.
...
OS GRITOS DA GAROTA MORTA - Mandy Porto | pgs: 86 | NOTA: 4/5 | SKOOB | AMAZON
Recomendação do Canto: +16
Suspense Psicológico. A narrativa deste conto é construída em versos, que apresentam a história da jovem Isabel. Ela fora sequestrada ainda criança, na porta da escola. Aos poucos, enquanto os dias passam no cativeiro, a menina começa a esquecer sua verdadeira história; no entanto sabe o quanto aterrorizante será o amanhã. O sequestrador mudara suas características marcantes, seu lar, sua mente e seu nome. Não importa quanto tempo passe, a única certeza é que Isabel não desistirá de tentar. Acho que a autora classificou esta história como um livro pequeno mesmo, não encontrei nenhuma definição envolvendo conto. Mas decidi comentar aqui porque não há muito a revelar sem estragar a leitura. Minha ânsia super atacou para descobrir o final e, felizmente, foi bem alimentada. Difícil não imaginar quantas crianças são atraídas para a mesma emboscada. Leitura tensa e triste demais.

Comentários

  1. Amei a dica de contos, eu esse ano pretendo pegar mais alguns contos para fazer a leitura.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana, tudo bem?
    Gostei das dicas!! Fiquei curiosa pelos contos: "As Águas do Rio" e "Veias Abertas Não Sangram Para Sempre".

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana, tudo bem? Eu adorei a capa de Prometo ser cruel e da sinopse também. Os gritos da garota morta também me chamou atenção! Curti as dicas!

    Bjs, Mi

    Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Nana, tudo bem?
    Dá pra falar de abuso sexual de forma responsável em apenas 5 páginas? Foi minha única ponderação sobre Cotidiano. Mas a autora eu já conheço de nome também, por isso me chamou a atenção. Achei a dinâmica de Prometo ser Cruel com o primeiro volume do livro de Killing Eve.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi Nana! Eu quase não leio contos, mas se vejo boas indicações acabo indo procurar. Anotei as dicas para conferir. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Olá, Nana.
    Aqui estava um calor horroroso também, mas esse finds esfriou que fiquei até de coberta hehe. Os contos hoje estão bem sombrios hehe. Vou anotar alguns aqui que me interessaram, mas não sei quando vou ler porque leio um conto ou outro durante todo ano.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi
    não são muito um estilo de contos que gosto de ler, mas valeu a indicação, o bom de contos é que sempre descobrimos novos autores, esses eu não conhecia.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Amo demais essa coluna... ler contos é sempre bom pra dar aquele up nas leituras, né?
    Ultimamente meu ritmo de leitura vem caindo cada dia mais, não ando conseguindo ler como antes... seu post me fez ter a ideia de ler alguns contos pra ver se melhora um pouco.

    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. OIee Nana! Menina, RJ está pegando fogo mesmo...por isso também dei uma sumida e sei bem pelo o que passas. kkkkk
    Eu gosto muito dessa coluna, adoro suas dicas por aqui.
    Não conhecia nenhuma desses, estou um pouco longe do mundo literário. Mas eu amei todos...principalmente os dois últimos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Nana, tudo bem?
    Enquanto você ama e divulga os contos, eu sou a maior negação com eles! kkkk
    Não conhecia nenhum e dificilmente os leio, mas confesso que o 'Veias Abertas não Sangram para Sempre' me parece forte e de deixar arrepiada. Talvez eu o leria sim!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/
    P.S.: Se eu reclamo do calor de SP, acho que não aguentaria no RJ não!

    ResponderExcluir
  11. Oie, esses dias eu estava atrás de alguns livros desse gênero e finalmente matei minha saudade haha. Mas vou guardar o post para quando quiser ler esses.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  12. Ooi
    Adorei as indicações. Eu não sou uma grande leitora de contos, mas quando a ressaca literária bate eles são os primeiros a me ajudar.

    Silviane • kzmirobooks.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos