Shorts & Docs #1

curtas e documentários
olá, olá
Descansaram?
Final do ano passado eu peguei essa gripe horrenda que tá rolando por aqui - duas piores semanas da minha vida, btw - e ainda estou me sentindo um pouco cansada, apesar da melhora. Meu sono está louquíssimo e lutando pra voltar a rotina dele aqui. Enfim...
E lá vamos começar o ano com mais uma coluna nova por aqui. Ha!
Essa era pra ter entrado no ar junto com a Contos del Canto, porque são irmãzinhas.
Quando criei a outra, eu pensei que seria muito válido ter um formato parecido para os documentários e curtas que assisto. Torcendo para ser bem recebida por aqui.

MAMÃE MORTA E QUERIDA (MOMMY DEAD AND DEAREST - 2017)
LONGA-METRAGEM | CRIME REAL
DIR: ERIN LEE CARR | DURAÇÃO: 82 min | PAÍS: EUA
CENSURA: 16 ANOS | NOTA: 4/5
ONDE ASSISTIR: HBO MAX
Mamãe Morta e Querida é um documentário produzido pela HBO. A produção explora detalhes do assassinato de Dee Dee Blanchard, planejado por sua filha Gypsy e - o então namorado - Nicholas. O caso ficou bastante conhecido após tornar viral um artigo do Buzzfeed, clique aqui, chegando a ganhar uma série no streaming Hulu - The Act - protagonizada por Joey King e Patricia Arquette (que ganhou Emmy e Globo de Ouro por sua atuação). E toda história é horripilante porque Dee Dee é daquelas figuras cheias de segredos que anulam o estigma de vítima a cada nova revelação apresentada por aqui. Ela criou uma vida de mentiras em torno da filha e, também, repleta de abusos. Em alguns momentos é impossível piscar, porque você acha que vem mais uma bomba do passado das duas. Não vou comentar muito, para não estragar a experiência de quem não sabe nada sobre o caso. Há entrevistas com várias pessoas conectadas às duas; pessoas que nem foram representadas na série. Além da sensibilidade da entrevista com Gypsy, que questiona - e muito - o lado da audiência.
...
HARRY POTTER: DE VOLTA A HOGWARTS (HARRY POTTER 20TH ANNIVERSARY: RETURN TO HOGWARTS - 2022)
LONGA-METRAGEM | COMEMORATIVO
DIR: CASEY PATTERSON, JOE PEARLMAN, GIORGIO TESTI E ERAN CREEVY | DURAÇÃO: 1h42m | PAÍS: EUA / REINO UNIDO
CENSURA: LIVRE | NOTA: 4/5
ONDE ASSISTIR: HBO MAX
Minha história com Harry Potter se resume apenas com os filmes; assisto incansavelmente até hoje e nunca enjoo. Sempre comento por aqui que não fui criada com incentivo de leitura, então ganhar os livros ainda na infância - como metade do instagram e twitter, rs - nunca rolou. Como simpatizo bastante com o elenco, eu fiquei super animada com o documentário. No entanto, senti falta de tanta coisa - sobretudo alguns atores que, pra mim, são importantes. Deixando claro que não são os idosos, tá? Todo mundo consciente de que eles não poderiam participar. Ha! Warner, minha filha, você tem dinheiro! Alguns estavam presente, aliás, mas se falaram cinco palavras foi muito. Também não simpatizei muito com a ideia de deixar o Daniel com ar de intocável. Por outro lado, a produção também é cheia de momentos fofos, divertidos, emocionantes e marcantes envolvendo o trio principal + Tom Felton + o eterno Hagrid. E é IMPOSSÍVEL não se acabar de rir com Helena Bonham Carter - sempre maravilhosa
E não vamos comentar os errinhos de produção, né... kimiko

~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~

UMBRELLA (UMBRELLA - 2020)
CURTA-METRAGEM | ANIMAÇÃO, FAMÍLIA E DRAMA
DIR: HELENA HILARIO E MARIO PECE | DURAÇÃO: 8 min | PAÍS: BRASIL
CENSURA: LIVRE | NOTA: 4/5
ONDE ASSISTIR: YOUTUBE
How I Met Your Mother, é você? Ha! Curta brasileiro que chegou entrar na lista dos qualificados para concorrer ao Oscar 2021 - na categoria em questão. É super fofo e tocante, exaltando a empatia. Inspirado em eventos reais da vida da própria diretora, Umbrella narra uma garotinha que visita um orfanato e conhece Joseph - um menino que acaba fascinado pelo seu guarda-chuva amarelo. Ela é uma criança e, claro, não lida muito bem com isso. Então vem a parte dramática, onde Joseph nos mostra suas lembranças que marcam momentos antes do ingresso no orfanato. É uma estética tão vibrante de acompanhar; cores lindas e a arte também. E muito bem dirigido. No finalzinho tem uma passagem de tempo que transmitirá um belo conforto em sua conclusão. Fique mais um pouquinho para os créditos e acompanhe a trajetória do relacionamento de Joseph com a garotinha, em fotos.
...
ALL TOO WELL: THE SHORT FILM (IDEM - 2021)
CURTA-METRAGEM | MUSICAL
DIR: TAYLOR SWIFT | DURAÇÃO: 15 min | PAÍS: EUA
CENSURA: 13 ANOS | NOTA: 4/5
ONDE ASSISTIR: YOUTUBE
Minha história com Taylor começou com a primeira vez que escutei Fifteen - cada versinho a identificação bateu e o selinho de fã ficou. Mesmo desconfiada - desculpa Enchanted e Last Kiss - confirmo que All Too Well é minha música favorita dela, embora eu não tenha simpatizado 100% com a entrega da versão de dez minutos - umas coisas soam bem forçadas, né? Como a maioria dos fãs, vibrei bastante com o curta, amei a sintonia entre Dylan e Sadie, mas tenho lá minhas ressalvas. Pra quem já conhecia toda treta por trás da música - e particularmente da metade do álbum Red, haha - não se surpreendeu com parte do que ela preferiu mostrar em cena. E, Taylor, amiga, você sofreu gaslighting e espero que saiba disso! Aliás, esse é um dos pontos da minha implicância com o o curta, porque ela tem fãs bem jovens que acham que tudo que ela faz/sofreu é romântico e suspirante. Daí a acusação do abuso psicológico recai sobre um cara que é super endeusado e fica por isso mesmo - até por parte dela. Por isso sempre fico encucada quando misturam saúde mental em assuntos que não vão se esticar. É meio preocupante e irresponsável. No lado mais ameno da coisa dá pra notar várias das inspirações que a ajudou compor a produção - aquela vibe de Normal People bateu lindamente aqui. Dei um berro quando ela tacou na cara as partes de referência à Animais Noturnos (filme estrelado pelo J*** G.). A tal da echarpe é uma metáfora pra uma coisa bem mais íntima, que no curta fica beeem implícito, mas como não cobrar e manter os memes? Haha

~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~


UNIDADE (UNITY - 2015)
LONGA-METRAGEM | VIDA
DIR: SHAUN MONSON | DURAÇÃO: 1h39min | PAÍS: EUA
CENSURA: 10 ANOS | NOTA: 3/5
ONDE ASSISTIR: ITUNES | TubiTV (por tempo limitado)
Esse documentário tem alguns gatilhos ligados ao consumo de carne animal. A ideia é conscientizar as pessoas sobre empatia - aquela coisa de que a união faz a força e, nesse caso, proteger a natureza e nosso solo da destruição. Uma caralhada de gente famosa gringa narra ele - meu interesse foi pela maratona do Tom Hiddleston que eu estava fazendo, rs - que acaba sabotando um pouco a atenção, porque a pessoa vai ficar querendo adivinhar a voz, né? Gostei do conceito que queria transmitir, mensagem muito mais que válida e bem-vinda, entretanto muitas das cenas eu preferia desver. Parece lobotomia usar imagens ultra pesadas pra chamar atenção das pessoas.
...
OUT OF TIME (IDEM - 2012)
CURTA-METRAGEM | ROMANCE E SCI-FI
DIR: JOSH APPIGNANESI E JONATHAN DE VILLIERS | DURAÇÃO: 4 min | PAÍS: EUA
CENSURA: LIVRE | NOTA: 3/5
ONDE ASSISTIR: YOUTUBE
Mais um pouco do Tom por aqui, rs. Esse curta foi apresentado pela Time Magazine. Michelle Dockery, de Downton Abbey, e Tom Hiddleston, ele o Loki, interpretam o casal protagonista futurista - que viaja até os dias ~atuais~ londrino. A jornada tem um gosto amargo, porque se torna uma grande reflexão para o relacionamento deles. O curta é meio robótico e estranho. É uma propaganda pra revista, né. Então tem muita pose forçada e destaque nos figurinos. Mas adorei as cores.

9 COMENTÁRIOS

  1. Oi Nana! Eu não conferi nenhum destes, mas fiquei afim de ver o de HP. Apesar de não ter lido os livros, vi todos os filmes e amei. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana, tudo bem?
    Amei o especial de Harry Potter, só fiquei um pouco desconfortável com a "distância" entre o trio principal. E fiquei muuuito curiosa pra assistir ao doc sobre a Dee Dee e também o curta Umbrella. Ambos parecem ótimos!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Assim como você, nunca rolou ganhar os livros de HP na minha infância... por aqui assisti só os filmes mesmo... mas, amo demais! Quero muito assistir o documentário também :)

    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Não assisti "Mamãe Morta e Querida" mas sei da história, tem um filme na Netflix baseado nessa história também que é bem legal, mas esqueci o nome agora aaaaaargh :/
    Achei interessante esse "Umbrella" deu vontade de ver, parece super fofo e adorei que é brasileiro! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. To desatualizado, só vi HP e fui tomado por aquela nostalgia maravilhosa!

    https://clebereldridge91.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não consegui assisti nenhum dos filmes, achei bacana que você conseguiu ver tantos e que ficou boa da gripe.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei o longa comemorativo de HP. Não conheço os outros mas fiquei curiosa com Umbrella

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Nana.
    Não conheço nenhum, só o do Harry mesmo que estou louca para assistir. Eu não cresci com eles porque já era grandinha na época que conheci. E li os livros pela primeira vez na biblioteca da escola, só depois que comecei a trabalhar que comprei os meus.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Adorei o novo quadro. Quero muito ver o doc de Harry Potter. Marcou gerações né? Se eu li apenas um livro da saga foi muito. Também sou mais dos filmes.

    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado;
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos