fevereiro 26, 2022

Falando Com Fantasmas #5: Aquele Em Que Não Me Inscrevo Mais Em Parceria Com Editoras

Isso é um diário, ó ó o segredo...
Olá pessoas! Para quem está chegando agora, essa é a coluna pessoal do blog. Lembram que antigamente os blogs eram mais voltados para textos pessoais? Pois é. Eu quis fixar esta coluna por aqui, mas sou uma negação pra atualizá-la. Claro que fiz promessa de ano, montando uma lista com alguns tópicos, quem sabe dá certo, né? E como ela é meio que um diário, as atualizações não são divulgadas nas redes do blog.

Hoje decidi conversar sobre uma coisa ~meio que~ boa que aconteceu durante a pandemia. Né, época trevosa que serviu pra gente amadurecer e refletir sobre tanta coisa. Tá certo que tem uns aí que nem com reza... mas acredito que a maioria sim. Enfim, como boa parte da população, a minha saúde mental também foi super afetada por todo clima pesado - e tá até hoje, pois ficar longe das notícias não é uma opção, rs - e, claro, toda alegria e empolgação que eu tinha com o blog e outras coisas foram diminuindo. Há anos eu lido com a ansiedade e as paranoias dela, então me tornei a pessoa que decide pensar nisso primeiro pra agir.

No ano ápice da pandemia, eu perdi uma das parcerias aqui do blog; também perdi minha avó materna e duas tias queridas. Daí chegou o final do ano e eu já sabia que seria chutada pela querida. Não usei nada do que aconteceu comigo pra segurar a parceria. Afinal, é de se imaginar que todo mundo passou por isso naquele ano e ter o mínimo de empatia. Por fim, não consegui entregar a quantidade de resenhas exigidas. Ainda especifiquei que um dos livros havia se perdido e TUDO que eu queria era o código de rastreio - eu moro em área de risco e preciso buscar na agência vez ou outra. A pessoa lá sempre cozinhou meus e-mails, as vezes nem lia o que eu escrevia e muito menos minhas dúvidas. Essa situação se deu até a última semana antes da pausa pra renovação. Ela simplesmente me respondeu com um: tá bom, QUERIDA - que obviamente encarei como puro deboche. O póbi livro ainda deve tá perdido, já nunca chegou aqui.

A segunda parceria, das últimas daqui, eu que optei por sair. A pessoa lá queria mandar nas minhas resenhas de nacionais, praticamente proibindo de ter qualquer tipo de negativa - sobretudo na Amazon. As vezes eu acho que peso nas avaliações, a nota em si, mas prezo em destacar tudo de bom do livro antes de sinalizar as falhas. Eu tenho mercúrio em virgem, sou chata por natureza. Até porque se quem critica não falar, como vai ajudar o autor crescer? Nenhum autor é perfeito não gente, nem Stephen King publica livro cinco estrelas todo dia. E eu não solicito livro na intenção de negativar, leio sinopse e resenhas até tiver a sensação de no mínimo 4 estrelas. Mas tem momentos que o golpe está aí, cai quem quer. Ha! Também teve o fato que escolheram tratar as coisas importantes em grupo do zap, que acho abominação pura.


A ideia não é expor, mas comentar como estas situações reformularam tudo na minha mente perante esta questão das parcerias com editoras - e de outras que vocês fazem, quem sabe. Sim, eu pensei e MUITO antes de tentar a renovação com a Faro, porque eles me respeitam demais e em nenhum momento queria deixá-los na mão. Mas se não rolasse, eu ia me sentir muito agradecida - como disse, eles respeitam e muito a parceria, comigo e com os outros blogueiros. 

Lembrando que a primeira postagem que fiz aqui foi em 2011. Olha quanto tempo! TANTO tempo pra pensar em não perder mais tempo se humilhando. Só aceitar, sabe? Peguei a época da euforia, as farpas e as tretas quando saia a lista de aprovados - hoje a maioria nem divulga por isso. Toda parceria divulgada vinha com trocentas acusações de plágio. Ha! Caí na emboscada de participar de grupo, como mera novata, e fui exposta por blogueiros que achei que poderia considerar amigos. Fizeram print de uma discussão no grupo, que questionava se kit x era pra todo mundo. Como a burra aqui comentou na postagem, meu nome estava lá no meio. Daí aprendi duas coisas: nunca mais participar de grupo NENHUM da blogosfera, parceria ou blogueiro, além de que eles sempre vão te encarar com o ar da competição. É péssimo porque nunca que dá pra confiar se a amizade é real ou se tá sendo amigo por achar meu conteúdo inferior. Eu sempre estive na internet pra fazer amigos - porque na vida real sempre foi praticamente inexistente - do que competir.

E chegando em 2022 começou aparecer aquele monte de anúncio. Não botei meu nominho e não pretendo mais colocar. Não faço questão de números, pois acredito que quando você NÃO força por eles a coisa é bem melhor. Hoje em dia tudo se resume a isso e a exposição - que não faz nem um pouco meu estilo. Depois de dez anos escrevendo pra cá, realmente não vale mais a pena surtar e detonar a autoestima por um rastreio de livro, queridas debochadas, controle de resenha, a falta de likes, seguidores, comentários, o compartilhamento, não ser popular, não ser notada pela própria parceria, não conseguir atenção de uma editora grande super desejada - que certamente pula o nome do seu blog pra dar vaga pra instagram de 50 mil seguidores que só posta sinopse - e se perguntar INÚMERAS vezes: O QUE TEM DE ERRADO COM MEU BLOG? Daí você se descabela pra trocar layout e tudo mais. No fim você chora inúmeras noites se sentindo invisível. Depois descobre que não tem nada errado com seu blog ou conteúdo, é só o capitalismo ou você não tem contatinho. Infelizmente tarde demais, porque você já desativou e excluiu todo seu trabalho.


As parcerias são ótimas pelo ganho sim. Não sou boba, eu amo ganhar livro. Todavia, eu tinha essa mentalidade de que, se meu blog não comentasse sobre lançamentos, ele iria flopar. Então muitas vieram na fase em que fiquei desempregada, amenizando essa questão. Dizer pra vocês: FAZ MUITO TEMPO que eu não compro um livro lançamento desejado. Só compro na Bienal, daqueles das promos de menos dez reais; os e-books pego inúmeros gratuitos na Amazon todo dia. E todos são histórias que eu poderia dar o mesmo valor, afinal só mudou o preço. Talvez o universo queira que eu invista mais nos de fácil acesso neste momento: os e-books e audiobooks. Quem sabe...

Aproveito pra finalizar o textão dizendo que, talvez, tenha umas mudanças nas postagens por aqui. Sempre foi hobby e terapia e vai continuar sendo. As pausas são necessárias e ajudam muito. Talvez eu volte como no início do blog - as críticas de filmes e séries como prioridade, porque são os que entraram na minha vida antes dos livros e tenho amor maior. Os livros tomaram a prioridade por causa das parcerias e a responsabilidade de entrega. Não, não pretendo parar de postar as análises de leituras, mas talvez diminua; talvez tenha mais de e-books, além do Kindle agora o app do Skeelo também enchendo, haha, e não tem nenhum problema. Quer dizer, talvez só para a blogueira famosa rica que reclamou uma vez no twitter que eu postava muita foto de e-book + Kindle no meu insta. Disse que eu estava fazendo propaganda pra Amazon. Por que óbvio esse povo só pensa em $$$$$$.

No mais quero agradecer a Alê que fez um texto com umas reflexões parecidas, e acabou inspirando por aqui. 

Obrigada pela leitura.

18 comentários:

  1. Nana, eu sei que esse texto tem muita dor no coração e desabafo, mas eu o achei SENSACIONAL! De coração mesmo, porque sinto que cheguei realmente ao meu limite e em diversos momentos pensei (e ainda penso) em abandonar tudo. Voltar a ler aquilo que eu quero, quando eu quero e nem mais divulgar as leituras ou lançamentos, porque é uma corrida contra o tempo, contra os blogueiros especializados e ainda comigo mesma que me vejo "improdutiva".
    Tanto que depois de entregar minhas parcerias (estou só com duas leituras betas ativas), eu li muito bem nesse começo de ano. Mas de novo, eu travei. É quase como se eu não gostasse mais de ler e não sei até que ponto isso é verdade. Estou realmente pensando em parar e até o momento eu só tinha conversado com minha mãe e a Pâmela sobre essa possibilidade, mas aí veio o seu texto e me fez pensar o porquê talvez eu tenho que tomar uma decisão tão definitiva agora. Talvez eu só precise ignorar o resto. Visitar quem me visita, ler quem me lê. Ter a troca com quem eu tenho troca. Sabe?
    É... Você sabe, você vai me entender. Colocaram seu nome no meio de algo que você nem tinha ligação...
    Entendo também quando você diz que amigos na vida real é quase como se não existissem, grande parte do motivo pelo qual criei o blog foi poder ser eu mesma e ninguém me julgar por isso. Mas aí vem um determinado grupo e me julga por não entrar na 'pilha dos lançamentos, na era dos tik toks, por não resenhar em video...', aí me senti como se de novo perdesse por ser quem sou.
    Olha, fico orgulhosa de ver essa sua postagem. É uma prova (para mim mesma) que não estou sozinha e você não sabe o quanto eu precisava disso, então: obrigada eu por você compartilhar sua história comigo e reitero que estamos nessa juntas. ♥
    grande beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada <333
      Não pare com seu blog Alê, sério mesmo. Lembre de tudo que ele te ajudou até aqui, os momentos que aliviou coisas que vc tava passando. Se você encerrá-lo agora, será por causa de terceiros e capaz de se arrepender tarde demais. Nem parte desse povo é especializado, só tem números e um celular da última geração - enquanto você tem algo maior que é lidar bem com as palavras e sua sabedoria. Se seu corpo e mente pedir um hiatus, tudo bem, aqui eu ando fazendo vários e está me ajudando. Mas não abandone. E ignorar é uma boa opção, tem muito barulho desnecessário as vezes ficar com quem tá com a gente é melhor. Nossa, sério que te perturbaram por não fazer vídeo? Gente, nem todo mundo tem vontade de exposição não. Tem gente q gosta de ficar quietinho e não tem nenhum problema.
      Por nada Alê, eu espero que o google msm continue investindo no blogger hahaha qualquer coisa mudamos para o Tumblr.

      Excluir
  2. Olá, Nana.
    Eu te entendo muito. Esse ano optei por só continuar com a Faro, porque a Andrea é maravilhosa e me inscrevi na CIA porque já faz alguns anos que tenho parceria com eles e eles são sempre tranquilos. Acho que "ganhar" alguns livros não vale a dor de cabeça que vem junto. E sem falar que não estou aqui para competir com números. Meu Instagram mal tem 1000 seguidores e nem ligo porque meu objetivo com o blog nunca foi esse. Quanto a grupos de zap eu sai do grupo da CIA porque me vez de falar de livros, eu só via comentários sobre seguidores e engajamento e visualizações o dia inteiro. Encheu. A gente que é das antigas viveu uma outra época de parcerias, hoje em dia eles só querem números, por isso eu nem me inscrevo mais para não ficar frustrada. Isso sem falar nas coisas que a gente vê em algumas parcerias. Não sei de qual editora está falando, mas se for aquela que também tive parceria um ano, eu odiei porque brigaram comigo por causa de uma nota 4 de 5. Achei um absurdo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse as palavras certíssimas: "ganhar alguns livros não vale a dor de cabeça que vem junto." Eu concordo 100%, talvez tarde demais haha A verdade é que eu uso instagram pra ter foto na hora de publicar as resenhas =x hahaha já vem cortada, retocada e adianta boa parte do trabalho. Acho que vc fez certo em sair do tal grupo, dels me livre que eu nunca ia aguentar tb o povo falando si e dos números.
      A editora que falei é a mesma da sua treta da avaliação 4 sim. hahaha
      Agora não pode postar avaliação menos de 4 na Amazon.

      Excluir
  3. Oi Nana, tudo bem?
    Não apenas entendo seu sentimento como concordo com a Ale e a Sil aqui em cima.
    Eu também não me preocupo com números, mal tenho paciência pra postar no Insta do blog e nem cheguei a 1k de followers lá. E não pretendo mudar.
    Confio no meu trabalho, na qualidade do que posto, e desejo que quem firme parceria comigo confie também. Mas mudar quem eu sou, como escrevo e o que acredito, isso não tá em jogo.
    Siga sua consciência e fique tranquila!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certíssima de confiar no seu trabalho e continue assim. Tem coisas que pessoas que só pensam na quantidade/material não podem tirar da gente!

      Excluir
  4. Eu gosto de posts pessoais, na verdade são meus blogs preferidos hihi
    Isso de parceria é complicado né? Deve ter cada coisa...
    Ao mesmo tempo que é super legal uma parceria, também tem as que são furada.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nana!
    Traga mais reflexões aqui no blog! As coisas ultimamente andam tão "modernizadas", que é bom relembrar que o blog sempre foi isso: um espaço para falarmos o que quisermos, sem se importar com seguidores, visualizações ou engajamento.
    Ano passado eu cai na pilha de me inscrever pra mil e uma parcerias, e não consegui nenhuma. Esse ano me inscrevi pra uma só, porque gosto muito da editora.
    É preciso manter o equilíbrio, mas nessa loucura de internet às vezes é complicado, né?

    Beijos!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu penso nisso as vezes, de não ter se acostumado com a modernização hahaha e, olha, se você não conseguir as parceria não esquente a cabeça, tá?

      Excluir
  6. Oi
    eu não me inscrevo mais em parceria seja com editora ou com autores, na verdade tem uma editora que quero tentar ainda, mais perdi os prazos.
    Bom eu nesses anos de blog tive poucas parcerias com editoras, eu já tive muita vontade de ter várias parcerias no passado, principalmente quando estava desempregada e não podia ficar comprando livro, mas meu blog sempre foi pequeno com poucos seguidores então, passava e passo longe de ter seguidores ideias para parcerias, pois é isso que importa seguidores nas redes sociais só que depois de um tempo eu percebi que é melhor não ter parceria e ler no meu ritmo do que ter vários livros para ler e não dar conta de resenhar todos fora que é como você falou quando eu não passava nas parcerias fica questionando se meu blog não era bom o suficiente para aquilo, porque no passado via blogs com contéudo inferior ao meu conseguir parceria, mas porque tinha muitos seguidores conseguia, fora que era cansativo ficar esperando uma resposta e na maioria das vezes ser você não passou.
    Ainda bem que tenho um trabalho que proporciona eu comprar livros, mesmo que não seja os lançamentos para não ficar dependendo de editorar.

    Eu também desisti de parceria com autores, pois no passado já resenha e-books nacionais apontando os pontos que não gostei e o autor criticou e recebia até comentários anonimos de amigos dos autores metendo o pau no meu blog por conta de uma resenha negativa, penso que se uma pessoa quer crescer é necessário aceitar as criticas para poder tentar melhorar e não humilhar quem tenta ajudar divulgando, era muito cansativo lidar com esse tipo de pessoas, mas não posso negar que tenho uma listinha de autores Nacionais que já fui parceira e se fosse de novo aceitaria porque tem uns cinco autores que eu já resenhei, apontava o que não gostava e eles não reclamavam e já fui até leitor betha de alguns desses e sempre procuravam a melhorar, mas são poucos casos.
    Os Nacionais que leio pego no Kindle e não preciso ficar me preocupando com o que o autor vai pensar da minha resenha.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor coisa é poder ler o que você quer e livros poucos comentados, né? E ainda ler no nosso ritmo, as vezes os dias não estão tão bons. Ah, isso de esperar o resultado das parcerias eram o fim também - pra depois receber negativa. É tudo desgastante, pena que só vemos depois. É parceria com autores eu não faço mais mesmo, a tretas são ainda maiores. Eu estou horrorizada com essa história que autor mandou fã atacar seu blog - ou foi ele msm né.

      Excluir
  7. Oi Nanna!

    Eu adoro temas assim de postagens, bem mais pessoais.
    E achei muito bom você ter compartilhado tudo isso com a gente, aqui. Pois muitas pessoas não fazem ideia de que algumas parcerias com editoras funcionam nesse nível. E, sinceramente, acho um absurdo determinadas demandas ou imposições - como isso de querer mandar na forma como as resenhas são feitas e até mesmo nas resenhas negativas.
    Esse tipo de conduta é horrível demais.
    E estou chocada com essa sua experiência de grupos. Normalmente, prefiro fazer grupos pequenos com pessoas próximas que sei que posso confiar.

    Sinto muito que você passou por tudo isso. Mas feliz em saber que tomou medidas para não continuar vivendo estas situações desgastantes!

     Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lado bom é muito bom, mas o negativo é desgastante :(
      pois é, e se não concordar é melhor sair mesmo do que gerar mais estresse e outras coisas, né? E eu não tenho muita sorte com grupos, infelizmente. haha

      Excluir
  8. Eu também não compro livro a um bom tempo, mas de 2 anos... e acho que está tudo bem. Ti ve poucas parcerias com autores, mas sei como é. Fico sentida pelo que você passou, mas feliz pelas suas atitudes em prol de você :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Nana, sua linda, tudo bem?
    Antes de mais nada, você sabe que adoro vir aqui. Independentemente dessa nova era de instagram, youtube, tictock, eu gosto dos blogs que eu sigo. Vou continuar sempre procurando e visitando vocês, pois gosto das resenhas, das colunas. Pego muita dica de filme, série e livros. Eu fiquei muito triste de saber o que fizeram com você. E sinto muito por sua avó e suas tias. Foram e continuam sendo momentos bem sombrios, estou ainda tentando voltar a resenhar, sabe, mas ainda estou afetada, por enquanto deixo o blog mais nas mãos das meninas. O instagram eu descobri agora um site que ajuda a fazer aqueles desenhos das postagens, aí me animei um pouco. Pois antes tentava tirar fotos, mas ficou feio, ai deixei para lá, risos... Vou deixar aqui, vai que alguém também quer: canva.com Eu perdi o acesso da página do blog no facebook. Já tentei com o suporte e eles não respondem e não resolvem. Fiquei arrasada, não posso mais publicar por lá, perdi todos os meu seguidores que conquistei por anos. Depois disso, quase desisti. Mas os livros ainda me deixam feliz, e por causa deles, eu fico. Se no momento são os filmes e séries que estão te deixando feliz, então fale sobre eles. Eu estarei aqui só aumentando a minha lista, risos..
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sempre seu carinho com meu cantinho <3 e as trocas de dicas que a gente faz pelos comentários haha. Normal, tem muita gente sacana por aí masok. E muito obrigada por deixar a dica do canva, é ótima, muita gente ainda não o conhece e melhora mesmo o perfil nas redes. O Facebook e o insta estão com essa palhaçada de desativar as coisas das pessoas, ando lendo um pessoal reclamando. Mas não se deixe vencer!!!

      Excluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos

siga o canto