Livro: Estúpida Promessa - Jenni Hendriks & Ted Caplan
Ele fará de tudo para estar perto daquela garota... até mesmo salvar a vida de seu namorado idiota. Steve é um idiota. Ok, isso não é algo legal de dizer sobre uma pessoa que acaba de descobrir um câncer, mas é a verdade. Steve é um fanfarrão, dá festas muito loucas, faz brincadeiras e piadas de mau gosto e não leva nada a sério. Mas o pior de tudo: ele está namorando Kaia – a garota dos sonhos de um cara superdobem como Cam. Ao descobrir que o namorado está com câncer e que precisará de um tratamento pelo qual não pode pagar, Kaia pede ajuda justamente a Cam, que logo decide organizar a maior e mais viral campanha de arrecadação de fundos. Talvez assim ela finalmente o veja como o cara perfeito pra ela. Mas Steve percebe o plano de Cam e fará de tudo para impedi-lo de roubar sua namorada. É quando tem início a disputa... e uma batalha silenciosa e feroz acontece ao redor de Kaia. A mistura cômica de A culpa é das estrelas com um triângulo amoroso.
O pobi...
Cam Webber é um jovem que está sempre disponível para lutar por uma boa causa. Todos em sua escola sabem que, se quiser encontrá-lo, basta frequentar alguma reunião entre grupos sociais e políticos. Ser conhecido por isso não significa que Cam carrega uma boa popularidade e tenha amigos - e muito menos uma namorada. Sua melhor amiga e conselheira é Michelle Obama, em forma de um retrato autografado ao lado de sua cama.
Com o baile se aproximando, Cam decide que é hora de deixar a timidez de lado e garantir a companhia de sua eterna crush, Kaia Gonzales. Ela é tão ocupada quanto Cam no meio ativista, assim a admiração e as ilusões dominam o garoto. Atualmente os dois estão lutando pela liberdade de um tubarão-branco - o grande entretenimento no aquário da cidade. Cam sabe que é o momento certo para se aproximar, mas sempre deixa para depois e depois...
Por um empurrãozinho do destino, Kaia é quem se aproxima de Cam. Mas nada de sentimentos reveladores, viu? Ela só queria alertá-lo sobre um erro no cartaz dele. Embora Cam não saia perdendo, pois Kaia o convida para uma festa. Infelizmente a tal festa é na casa da pior pessoa ever: Steve Stevenson. Todos sabem o quanto Steve é popular, mesmo com uma personalidade nada agradável. Ele ama brincadeiras humilhantes, nunca levou uma garota a sério, além de sempre fazer pichações grotescas pelos muros da escola. A festa na casa de Steve se tornaria apenas mais um momento humilhante na vida de Cam.
Depois de ser humilhado por Steve - e descobrir o motivo de Kaia estar tão interessada em frequentar aquela festa -, Cam fica inconformado por perder a batalha da conquista. Para sua surpresa, Kaia o escolhe para desabafar sobre a luta silenciosa de Steve: ele está com câncer. Resta para Cam bancar o super amigo e ajudá-la a superar esse momento, mostrando que pode ser algo mais. Por outro lado, seus sentimentos clamam por um confronto - assim Cam inicia a campanha "Salvem Steve!", com intenção de arrecadar fundos para o tratamento. Steve sabe das verdadeiras intenções dele e, por fim, decide se divertir com a devoção de Cam para impressionar Kaia.
Depois de hackear o site da campanha, Steve obriga o garoto a participar dos desafios mais loucos e aterrorizantes - sempre com a certeza de que Cam negará, fugindo e chorando. Todos acham que as ideias são de Cam; as doações começam a disparar. Entretanto, este confronto está longe de acabar porque nenhum dos dois quer ficar por baixo aos olhos de Kaia.
"Uma história de amor que envolve câncer era uma força inabalável."
Antes que vocês pensem: NÃO precisa pegar caixas de Kleenex para acompanhar a leitura deste livro. Ha! Quer dizer, ele até caminha para um fim emotivo, mas não é como as outras histórias com o assunto - CÂNCER - que vocês conhecem. Estúpida Promessa é uma comédia jovial, daquelas com uma pitada ácida e cheias de referências modernas. Os dois autores já apresentaram os mesmos elementos em Des-grávida, e parecem que criaram uma ótima receita em sua construção literária, destacando a geração atual, além de algumas peculiaridades. Não é uma história desgracenta, eu prometo!
O pobi Cam é o protagonista que, infelizmente, tem sua vida conectada a de Steve - que é quase um gêmeo do Stifler, de American Pie. Graças a sua crush Kaia, e suas inúmeras tentativas de impressioná-la, desenvolve uma boa ação perante Steve e seu tratamento contra o câncer. A pegadinha é que a história é muito mais sobre os dois do que um deles com Kaia. De fato, nem Cam e nem Steve são personagens perfeitos. Os dois certamente irão irritar o leitor em algum momento durante a leitura - ou em vários momentos. Steve tem aquela carta na manga, de ser o alívio cômico; para Cam sobram as humilhações do garoto nada popular.
Certamente a amizade é o ponto de maior destaque neste enredo. Contudo também aprecio a maneira como os autores abordam as relações de Cam e Steve com os pais. Steve é aquele com a família supostamente estabilizada - com o pai mão aberta, esbanjando e mimando, e a mãe sendo o lado racional. Cam foi criado pela mãe, sem a presença de uma figura paterna, o que faz a conexão entre eles ser de muito apoio e amigável. Nenhum lado é o País das Maravilhas, e é interessante a forma como Jenni e Ted exploram o amadurecimento dos dois neste meio. Um exemplo é o olhar de Steve em relação ao comportamento do pai.
"Me odiar é muito melhor do que ficar triste, não é?"
Toda dinâmica entre Cam e Steve acaba por tornar Kaia uma mera coadjuvante. Eu queria conhecê-la além do interesse dos dois e o lado ativista, no entanto não há a oportunidade e pode ser um ponto negativo. Outra coadjuvante que se destacou durante minha leitura foi Patrice, que desejei uma participação maior. Ela é a própria enciclopédia dos sick-lit/movies. Ha! Mas acredito que Cam tenha sido meu favorito. Eu adorei a construção dele, do relacionamento com a mãe ao hate/love pela Cardi B. Aliás, estou torcendo para que este livro também ganhe adaptação, pois necessito assistir a cena da performance de Money. Ha!
E como a narrativa é dominada pela comédia, garante seus momentos divertidos - mesmo que alguns me deem um nervoso - pelos desafios arquitetados por Steve. Essa apresentação da Cardi B foi o meu desafio favorito, porém espere Cam entre abelhas, vômito e uma tatuagem na bunda. E sempre bom lembrar: humor é algo relativo; algo pode ser engraçado pra mim, mas não pra você e está tudo bem!!!
A comédia jovem adulta Estúpida Promessa entrega uma história que é mais sobre amizade do que romance. Não espere um final adocicado, mas um que garante o merecido para cada um deles. Após esta louca batalha, Cam, Steve e Kaia não serão os mesmos e estarão prontos para construir um novo caminho em suas vidas - juntos ou não.
"- Era por isso que eu gostava de estar perto de você. Por que eu devia me sentir mal por ser um cara fodido com câncer quando alguém como você existe no mundo? Mas então, independentemente de quanto eu o humilhei ou o constrangi, você continuou vindo, indiferente ao que todos pensavam. Quem faz isso?"
Edição da Faro está super carismática, cheia de elementos da história pelos capítulos, com imagens para lembrar o tubarão, os protestos e um momento marcante de Cam e Steve no desafio das abelhas. Apreciei bastante a tradução, em especial nos momentos que Steve brinca com o nome de Cam; bem compreensível e divertido. O início conta com capítulos curtos, mas depois ficam mais longos. A revisão está boa, não lembro de nada incômodo.
Autores: Jenni Hendricks e Ted Caplan
Título Original: Save Steve
Origem: Literatura Norte-Americana
Título Original: Save Steve
Origem: Literatura Norte-Americana
Recomendação do Canto: +16 anos
Editora: Faro Editorial
Publicação: 2021
Páginas: 256
Editora: Faro Editorial
Tradução: Carlos Szlak
ISBN: 9786586041712Publicação: 2021
Páginas: 256
Série: Não
O Que Tem? Amizade, Comédia, Desafios, Tubarão, Câncer, Triângulo Amoroso, Vômito de Abelha, Michelle Obama, Cardi B
O Que Tem? Amizade, Comédia, Desafios, Tubarão, Câncer, Triângulo Amoroso, Vômito de Abelha, Michelle Obama, Cardi B
Links: Skoob - Compre Físico - No Site da Editora - Site dos Autores
O Canto Cultzíneo agradece à Faro Editorial por ceder o exemplar para análise
O Canto Cultzíneo agradece à Faro Editorial por ceder o exemplar para análise
Olá!
ResponderExcluirGostei da sua resenha e fiquei feliz por saber que gostou da leitura.
Beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Oi Nana, tudo bem?
ResponderExcluirJá conhecia o livro, mas a sua é a primeira resenha que leio sobre ele. Achei a trama interessante e a disputa entre e Cam e Steve parece trazer momentos divertidos, que fiquei curiosa para acompanhar. Dica anotada!!!
*bye*
Marla
http://loucaporromances.blogspot.com/
Putz, confesso que esse tipo de história não faz a minha cabeça HAHAHAHA
ResponderExcluirMas pra quem curto, acho que é uma boa pedida ;)
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Olá, Nana.
ResponderExcluirEu gostei muito de Desgrávida, mas não tive interesse em ler esse livro. Na época que lançou eu não estava muito no clima de ler livros do gênero, e agora que estou lendo novamente não sei porque a vontade não bateu hehe.
Prefácio
Oi Nana.
ResponderExcluirNão sei se leria, mas achei a premissa bem diferente do usual e gostei muito da forma como você desenvolveu sua resenha sobre os seus sentimentos durante a leitura.
Bjus
Oi Nana,
ResponderExcluirOs autores já lançaram outro livro e Des-grávida ainda segue na minha lista, haha.
Gostei da base da história, não achei que pudesse ser um drama, mas eu provavelmente passaria o livro inteiro put* principalmente com as ações de Steve em humilhar Cam. Mas enfim, achei legal que os personagens são bem construídos e evoluem ao longo da história.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥