Livro: Fofocas.com - Morgana Tavares

Ivy Nuñez-Lake é uma das garotas mais populares do colégio, mas não por ser a mais bonita ou inteligente, e sim por ser a garota mais fofoqueira do lugar. Ivy sempre foi dedicada, curiosa e obcecada por notícias, o que a torna uma incrível caçadora de fofocas. Ela também é autora de um blog de sucesso, o que a fez ganhar uma página inteira no jornal do colégio para suas matérias. Em uma tarde qualquer, Ivy recebe uma proposta interessante e curiosa. O capitão do time de lacrosse, Connor Stevens, quer a ajuda da jovem detetive para descobrir um segredo que o perturba todo santo dia. Saber se sua linda e maravilhosa namorada o está traindo.
cuidado gossip girl, querem roubar teu emprego -q

A jovem Ivy Nuñez-Lake mal pode esperar para ingressar na universidade dos sonhos. Será gratificante apresentar todo trabalho desenvolvido por meses em seu blog e garantir o passe para uma nova jornada. Ivy ainda está no ensino médio; os colegas de classe ainda a temem ou a odeiam por cada flash. Os populares sabem que, a cada deslize, comentários começarão a pipocar pelos cantos. Traições, trocas de casais, falta de sororidade e registros inusitados do carinha desejável marcaram as últimas semanas. Mas nada disso torna Ivy aquela sedenta pela popularidade. Ela prefere caminhar no meio da selva.

Quando a exposição é necessária, a garota ativa o modo investigativo e não desgruda da câmera. O último bafafá, envolvendo uma traição entre alunos populares, ainda rende em todo canto. Esse é o tipo de ódio que ela testemunha e ignora de maneira irreverente. Embora os piores sejam os ocultos, com tramoias pelas suas costas. Antes que bata com essa treta, Ivy terá de cumprir com uma missão: ajudar Connor Stevens - o atleta popular - a desvendar o mistério por trás do suposto distanciamento de sua namorada. Não é algo que ela aceitaria facilmente, mas ela precisa do dinheiro.

Nem é necessário dizer que toda idealização de Connor vai por água abaixo. É inegável que o rapaz acaba se aproximando de Ivy, inesperadamente, e a encara com um outro olhar. Os momentos de espreita, a liberdade que Ivy se dá e conversas sinceras às escondidas no carro despertam outras definições um com o outro. O problema é que os sentimentos de Ivy estão isolados. Ela é solteira, sim - até Kim e seu ar bad boy surgirem na calada da noite, perante sua janela. Amigos com benefícios que fala, né?

O relacionamento de Ivy com o charmoso Kim é assunto intocável. Nenhum dos dois dá o primeiro passo para um status. Eles só permitem se curtir, além de manter outros acordos; todos sabem o quê eles fazem nas festas. E ele é o único com quem Ivy tem coragem de desabafar e depositar toda sua confiança. Ela jamais imaginaria que seus sentimentos seriam colocados à prova ao iniciar uma investigação boba ao lado de Connor. Será se ambos estão prontos para desapegar e expor seus verdadeiros sentimentos?

"- Já me chamaram de coisa pior."

Fofoca é edificante. Veja só que eu nem sou o público alvo do livro, mas devorei uns 30% de leitura, com gosto, pela xeretice. A escrita simpática de Morgana Tavares também ajuda, né? A autora construiu uma personagem jovial e de mente super aberta. Ivy tem motivos para odiar várias pessoas, já que muitas vezes é dada como vilã. Por outro lado, em boa parte do enredo a garota opta pela sororidade. Mas Ivy prefere manter seu ar sério e bravinho para manter a pose, né?

O único que consegue acessar além dos muros dela é Kim - que atrai pelo jeitão ~garoto problema~, mas não é lá bem assim. Eles são amigos com benefícios, porém Ivy sempre pontua seus sentimentos e um talvez para algo a mais. Mas não tem coragem de confessar, pela sensação de arruinar a ótima dinâmica que construíram. Com a aproximação de Connor, ela se deixa levar e aproveitar - e muito - o momento. Ha! E o melhor: Connor é super fofo, não é como os outros personagens populares e atletas que estamos acostumados a ler por aí.

E, sim, as cenas eróticas estão bem presentes no romance. Lembram que eu comentei que Ivy é super mente aberta? Ela não é de reprimir o próprio prazer... Mas falando sério, apreciei que parte da construção de sua personalidade bate com a criação recebida pelas duas mães. Ela é adotada. As duas ficam nessa de ~fingir~ que estão controlando a fase dela e tals, mas percebi que gostam e têm orgulho da personalidade da filha - apesar que Ivy não conta tudo, né gente. Só o necessário!

" - Só queria que essa menstruação maldita fosse embora para que eu pudesse voltar a transar com ele novamente."

Os dois rapazes - Connor e Kim - são bem diferentes. Mas o leitor precisa relevar que Kim tem lá seus ressentimentos em relação a firmar algo sério. Um ponto bacana é que nenhum dos dois são tóxicos - coisa que a gente também lê bastante por aí, né? Bom pra eles, porque eu não consegui ter um favorito pra ficar com ela - embora quem lê as resenhas sabe que não curto triângulos. Então é bem provável que o leitor também fique no meio termo de querer curtir uma baita festa com Kim, ou algo mais caseiro e romantiquinho à beira-mar com Connor.

Mas e a tal investigação? Dizer pra vocês que eu comecei a desconfiar do segredo da Kristy, namorada do Connor, bem antes da metade da narrativa. Desde o início - eu notei - que a autora dá umas diquinhas e fui até o fim com a desconfiança. Fiquei feliz por ela por um lado, o outro acabou sendo triste pra muita gente - inclusive para Ivy. A conclusão me lembrou um pouco a cena final de Meninas Malvadas, só que mais amarga.

"Já parou para pensar que talvez o amor romântico que você sente pela Kristy não existe mais? Que vocês estão juntos como amigos e namorados há tanto tempo que se esqueceram de diferenciar esses sentimentos?"

E vamos para o lado chato e motivo da avaliação. Aproveitei muito a leitura, mas fiquei incomodada com alguns pontos. Primeiro é o estrangeirismo, que é o mais nítido; aquela coisa de ter muita frase pensada em inglês, mas tá lá como se tivesse sido traduzida. Sim, eu sei que o livro não se passa no Brasil, mas não fica tão fluído em alguns momentos. Segundo fica com as cenas eróticas em excesso. Eu gosto de livros eróticos, mas quando ultrapassa o limite da minha empolgação eu começo a pular as cenas. Fora que muitas vezes, indo além das cenas eróticas, senti que a Ivy estava querendo me provar alguma coisa. Como mencionado, gostei da construção dela, então não precisa forçar mais. Por último cito a falta de foco em alguns dos coadjuvantes que considerei importantes - mas né, daí só confirma a minha implicância com narrativas em primeira pessoa e suas limitações.

"- Quando gostamos de alguém, quando realmente temos sentimentos pela pessoa, você não consegue pensar em mais nada. Apenas nele. Sua mente é consumida apenas por essa pessoa e, às vezes, isso chega a ser assustador, mas sabemos que estamos amando e quando se está amando todos aqueles que estão ao seu redor não fazem nenhuma diferença"

"- Você é bem difícil de esquecer - comentei. - E eu bem que tentei."

No mais, a leitura de Fofocas.com é mais que indicada para aqueles que curtem as tramas envolvendo o mundo colegial - e também curte uma fofoca. Ha! Tem uma vibezinha que bate com as séries teens dos canais CW e Freeform, então se você é fã pode dar uma chance que, talvez, se torne uma leitura prazerosa. Com certeza voltarei ao catálogo da autora futuramente.

Edição lida em e-book. A Amazon me enfiou um teste do Prime no pior momento ever - não pude aproveitar nada. Fofocas.com foi uma das duas histórias que consegui ler. Confesso que o título e a capa me atraíram, e fora que eu ainda curto ler romances adolescentes/jovens sim - pra alegrar minha nostalgia. Ótima organização do e-book, apesar que notei algumas faltas de revisão - como nome de personagem escrito de maneiras diferentes a cada aparição do/a mesmo/a. Vou aguardar um livrinho para o Connor ser feliz.

E eu amo o fato dela ter dedicado o livro para os pets dela. Muito fofo.

*As avaliações com desenho da pimenta indicam que há cenas eróticas em excesso na narrativa.

Até o momento da publicação da postagem: e-book disponível no Kindle Unlimited (caso não esteja, você pode encontrar outros e-books do autor disponíveis para emprestar)

Autora: Morgana Tavares
Origem: Literatura Brasileira
Recomendação do Canto: +18 anos
Editora: Independente | Amazon BR
ASIN: B08LH5PXXT
Publicação: 2020
Páginas: 289
Série: Não
O Que Tem? Cenas +18, Romance, Young Adult, Duas Mães, Bad Boy, Populares, Blog de Fofoca, LGBTQ+

Comentários

  1. Eu até curto uma história que envolve investigação/mistério a ser desvendado ~ mas detesto fofoca, então... Hahaha! Acho que vou ter que pular esse Nana! Beijo :*

    ResponderExcluir
  2. Oie, gosto muito de livros mais na vibe colegial e já gostei por ter no kindleunlimited.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana!
    A quem eu quero enganar? KKKKKK
    Mundo colegial, romance, FOFOCA? EU AMOOOOOOOOOOOOOO! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Poxa, vou procurar na amazon agora mesmo! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nana. Tudo bem?
    Gostei muito de conhecer esse livro através da sua resenha, que está ótima e sincera como sempre.
    Uma pena que nem tudo conseguiu te agradar, mas acontece, faz parte.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. OI Nana! Gostei da dica, parece ser algo leve para ler entre histórias mais densas. Já anotei o nome para conferir. Talvez só as cenas hot me incomodem um pouco. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos