abril 18, 2022

Shorts & Docs #2

curtas e documentários
Olá pessoas, tudo bem?
Mais uma edição repleta com dicas de curtinhas e documentários.

CONFIRA INDICAÇÕES PASSADAS

FUNDO DO MAR 3D (DEEP DEA 3D - 2006)
CURTA-DOCUMENTÁRIO | MUNDO ANIMAL
DIR: HOWARD HALL | DURAÇÃO: 41 min | PAÍS: EUA / CANADÁ
CENSURA: LIVRE | NOTA: 4/5
ONDE ASSISTIR: JUSTWATCH / LETTERBOXD (embaixo do pôster)
Uma coisa será certa nesta coluna: vez ou outra terá docs de bichinhos, pois eu sou o próprio Animal Planet. Ha! Esse foi projetado para a experiência em 3D. Eu assisti de uma maneira que não deu para aproveitar tanto, mas difícil não se encantar pela vida marinha. A produção sinaliza como um depende do outro para sobreviver e como muitas destas conexões também são importantes para o meio em que vivem. Muito foco nos corais e nas medusas - morro de medo -, e sempre tem algo que nos surpreende sobre o mundo animal. É bem dirigido e sabe como nos encantar a cada imagem e som. É narrado por Johnny Depp e Kate Winslet - particularmente acho que ela se sai melhor que ele, pois os britânicos já nascem com o dom para narrar documentários. Ha! Como anda rolando uma onda de mimimi pelo fato dos animais carnívoros se alimentarem de carne, acreditem se quiser, aviso pra quem não aguenta assistir ficar longe.
....
THE LAST BITE (IDEM - 2012)
CURTA-METRAGEM | THRILLER
DIR: FEDERICO FERNANDEZ-ARMESTO | DURAÇÃO: 7 min | PAÍS: REINO UNIDO
CENSURA: 14 ANOS | NOTA: 3/5
ONDE ASSISTIR: YOUTUBE
Curta protagonizado por Jodie Comer, da série Killing Eve, e David Harewood, da série Supergirl. Narra um homem ensanguentado, que entra em uma lanchonete e engata uma breve e reflexiva conversa com a garçonete - é a sua última mordida, do título. Até que a chegada de um cliente misterioso o faz aceitar seu provável destino. Ambos atores são ótimos com dramas, então dizem muito com o olhar. Parte da narrativa é meio vaga para a audiência interpretar - nesse ponto pegou um pouco na minha avaliação. Fotografia bonita, amo quando os tons de vermelho dominam.

~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~

EITHER WAY (IDEM - 2019)
CURTA-METRAGEM | DRAMA
DIR: BENN NORTHOVER | DURAÇÃO: 2 min | PAÍS: EUA E FRANÇA
CENSURA: LIVRE | NOTA: 4/5
ONDE ASSISTIR: YOUTUBE
Outro curtinha da Jodie. Esse é para a grife espanhola Loewe - que também é a única palavra que a personagem diz pelos dois minutos. A jovem transborda sentimentos neste confronto com a fama, pois quer provar e dar o seu melhor; a competição se faz com ela mesma e de frente a um espelho. Jodie tem uma presença em cena que é muito marcante. A maneira como oscila da alegria para tristeza, com aquela reflexão "onde eu errei?", é o que nos desperta o "uau" quando o curta encerra.
....
A SABIÁ SABIAZINHA (ROBIN ROBIN - 2021)
CURTA-METRAGEM | ANIMAÇÃO, AVENTURA E MUSICAL
DIR: DANIEL OJARI E MICHAEL PLEASE | DURAÇÃO: 32 min | PAÍS: EUA E REINO UNIDO
CENSURA: LIVRE | NOTA: 3/5
ONDE ASSISTIR: NETFLIX
Curta em stop motion da Netflix indicado ao Oscar 2022. Narra uma sabiá que caiu do ninho. Salva e acolhida por uma família de camundongos, a sabiá Robin passa a agir como eles - principalmente para recolher os mantimentos do grupo. E durante o Natal é quando todos se fartam. Robin ainda não sabe como voar e, por vezes, acaba chamando atenção durante as missões. Mesmo assim se arrisca para impressionar a família, mas acaba ameaçada por um gato. Graças que ela conhece o sábio, esperançoso e divertido Magpie, e descobrem que têm muito a aprender um com o outro. A produção é bem fofinha, mas o lado musical não me pegou tanto quanto deveria. Além de que a conclusão deixa um pouco a desejar; meio vazia. Mas achei fofo o design estufadinho e as perninhas da Robin. Ha! O curta conta com as vozes originais de Bronte Carmichael, Richard E. Grant, Gillian Anderson, Adeel Akhtar, entre outros.

~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~

OS SIMPSONS: O BEM, O BART E O LOKI (THE GOOD, THE BART, AND THE LOKI - 2021)
CURTA-METRAGEM | ANIMAÇÃO E AÇÃO
DIR: DAVID SILVERMAN | DURAÇÃO: 4 min | PAÍS: EUA
CENSURA: 13 ANOS | NOTA: 3/5
ONDE ASSISTIR: DISNEY PLUS
Curta especial para o lançamento da série Loki. Banido de Asgard por Odin, o deus da trapaça, Loki, aterrissa na famosa Springfield. De cara ele conhece Bart, e descobrem muita coisa em comum. Os Simpsons aceitam acolher Loki, especialmente Homer. Mas a paz não dura - até Lisa ser banida pra Asgard. É a Lisa, claro que ela dá um jeito de voltar - e monta o seu próprio Vingadores com um time bem peculiar. Ha! Só que Loki sempre tem uma carta na manga, né? O curta não chega aos 4 minutos, parte são créditos, claramente zoando com os pós da Marvel. O último me divertiu, com as acusações descontraídas que Loki recebe. É um especial simpático, mas e só. Tom trabalha muito bem com dublagem, deveria fazer mais - não é um comentário específico para este curta.
....
LEADING LADY PARTS (IDEM - 2018)
CURTA-METRAGEM | COMÉDIA
DIR: JESSICA SWALE | DURAÇÃO: 8 min | PAÍS: REINO UNIDO
CENSURA: 10 ANOS | NOTA: 4/5
ONDE ASSISTIR: YOUTUBE
O maravilhoso humor britânico. Este curta reúne atrizes veteranas e as em ascensão para uma divertida - e debochada - audição. Você já parou pra imaginar o quê grandes atores e atrizes escutam durante as audições até hoje? As besteiras dariam um bom livro, certamente. Mas o caso aqui são mulheres que sempre escutam as mesmas idiotices e ofensas - geralmente de algum estereótipo sexista ou racista. As participações são ótimas - Gemma Arterton, Emilia Clarke, Florence Pugh, Stacy Martin, Lena Headey, Felicity Jones, Gemma Chan, Wunmi Mosaku e Katie Leung - e as atrizes super entram no clima. Há uma aparição surpresa de um ator - e bem divertida - na conclusão. Claro que não irei contar....

9 comentários:

  1. Oi
    não conhecia nenhum desses e faz tempo que não assisto curtas eu andei assistindo alguns no disney +, desses eu me interessei por A Sabiá Sabiazinha e bom saber que tem na netflix e esse dos Simpsons , que bom que assino Netflix e Disney.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana, eu vi Sabiá Sabiazinha e ame, super fofo! Agora quero ver leading ladu parties!

    Bjs, Mi
    Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  3. Quero muito assistir alguns desses. Parecem ser maravilhosos!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oie, acredita que eu qusase nunca vejo documentários ouo curtas? Apesar desses não me chamarem tanto atenção, preciso ficar mais atenta sobre alguns e me atualizar melhor.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Que post legal, eu gosto bastante de curtas e documentários!
    Já tinha ouvido falar nesse Fundo do Mar, tenho curiosidade em assistir.
    Os outros eu não conhecia.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nana, tudo bem?
    RARAMENTE eu vejo curtas ou documentários, acho que todos os curtas que eu vi foram aqueles que a Disney passa antes dos filmes no cinema! kkkkk
    Ah não! Teve aquele da Netflix que me fez chorar... Se Algo Acontecer, Te amo... Algo assim!
    Então, não conhecia nenhuma das suas indicações!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Nana.
    Acho que esse negócio de curtas funciona comigo igual aos contos, não consigo gostar hehe. Acho tudo muito rápido e depois fico querendo mais. Mas lendo a postagem lembrei que preciso assistir Killing Eve, que recebi os dois últimos livros da trilogia e queria ver como a adaptação se saiu.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Amei as indicações. Amo ficar vendo curtas e ver que em poucos minutos algo pode impactar tanto.
    Já quero ver Leading Lady Partys
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Nana, tudo bem?
    Os últimos curtas que eu assisti foram da Disney . Fiquei curiosa pelo dos Simpsons.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos

siga o canto