maio 26, 2022

Livro: A Consultora Teen - Patrícia Barboza

Thaís acabou de mudar com a família para o Rio de Janeiro e em breve vai começar as aulas em um novo colégio. Ela está ansiosa para fazer amigos e descobrir mais sobre seu vizinho Pedro, dono dos olhos verdes mais incríveis que ela já viu. Leitora assídua da revista Universo Teen, Thaís ficou tão decepcionada quando sua pergunta não foi publicada na coluna dos leitores que decidiu criar o blog Consultora Teen como um canal de comunicação com outros adolescentes. O que ela não sabia era que uma simples brincadeira de uma tarde na internet ia transformá-la na blogueira mais famosa do colégio e uma das mais populares de todo o Brasil! Com um detalhe importante: ninguém sabe que é ela quem está por trás do blog. O que poderá acontecer se esse segredo for revelado? Acompanhe a história de Thaís conforme ela enfrenta novos desafios e percebe que crescer pode parecer assustador, mas também é uma experiência gratificante e muito divertida!
Sobre recomeços...

A vida da adolescente Thaís está prestes a mudar. Após a mãe ser aprovada em um concurso, toda a família deixa Volta Redonda e começa um novo ciclo no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Thaís precisará desapegar de vários cantinhos de sua antiga casa e, também, de algumas amizades. A única que segue seu contato é Fabiana, com quem inicia uma constante troca de e-mails.

De início o leitor acompanha todos os preparativos de sua instalação na nova residência e, também, na nova escola. Ser a garota nova atrai olhares e comentários. Pior ainda é dar o primeiro passo para fazer novas amizades. Por esse motivo, Thaís decide procurar a melhor amiga de toda adolescente: sua revista teen favorita - Universo Teen. Ela preenche o formulário no site, perguntando como se comportar para conseguir novas amizades. No fim acaba decepcionada, pois ninguém lhe responde.

Enquanto isso, na escola, Thaís é empurrada a um grupo de meninas - Bia, Marina e Matiko - para realizar um trabalho de classe. E é assim que ela descobre que seu nome já está boca da galera. Como assim, Brasil?! Pois é! Pedro, seu vizinho, quis se aproximar - tanto de Thaís, quanto de seu irmão - e a acompanha no início das aulas. Como Pedro é ex-namorado da garota mais popular daquela escola, não é tão difícil despertar o lado fofoqueiro do povo. 

E eu disse garota popular? Thaís não consegue esconder a curiosidade, então decide pesquisar sobre Brenda e descobre que a garota administra um blog fã clube dedicado a Dinho Motta - o cantor que dispara os corações das personagens deste livro, incluindo a protagonista. Fuçando todo design e conteúdo, Thaís descobre que também pode ingressar no mundo blogueiro e criar seu próprio público. Lembram que ela estava chateada com a revista teen por não terem respondido sua dúvida? Pois é, Thaís decide se tornar a ~própria~ Consultora Teen.

Ao inaugurar o blog, Thaís decide responder àquela pergunta enviada para a revista - como gostaria que eles tivessem lhe respondido. De forma anônima, a adolescente segue brincando com as suas próprias dúvidas e neuras. Estranhamente, perguntas de outras adolescentes começam a chegar no blog. E, claro, logo todos os alunos de sua escola estão comentando sobre a misteriosa Consultora Teen; as visitas e as perguntas disparam!

Será que Thaís conseguirá lidar com a fama de psicóloga, mesmo que no anonimato?

"Nós, garotas, sofremos com problemas semelhantes, e se todo mundo se ajudasse seria muito mais fácil."

Daquelas leituras super leves para aliviar as mais pesadas. A Consultora Teen soa mais voltado para o público pré-adolescente, com uma linguagem mais simples, didática e tópicos daquele cotidiano - como início de namoro, amizades, a confiança entre pais e filhos e, claro, as tretas de ambiente escolar. Mas ele é um livro que almeja ser correto, então não espere nada tão ofensivo destes personagens. Algo que apreciei é como a autora Patrícia Barboza quebra certos clichês, como o leitor certamente esperar certos embates e triângulos amorosos e, por fim, vence uma possível chance à amizade.

A ideia do blog é um espaço experimental, pelo menos assim a protagonista o define. Thaís se torna uma espécie de psicóloga, respondendo suas leitoras do jeito que lemos nas revistas teens durante a nossa adolescência. Eu só fiquei lembrando daquela coluna de micos que tinha na Atrevida, porque eu quebrava minha cabeça formulando algo pra mandar - mas nunca aconteceu. Ha! E dizer que eu compreendi a decepção da Thaís com a revista, porque lembro que mandei uma foto do meu falecido doguinho para uma coluna da Todateen e nunca selecionaram - pelo menos até a edição que parei de comprar.

A narrativa é ágil, daquelas leituras de um dia. As trocas de mensagens entre Fabi e Thaís ajudam no fluir das páginas, assim como as postagens do blog. Simpatizei com Fabi, ela é bem divertida, conselheira e tem um ar mais aventureiro e desafiador. Ótimo que a autora não criou nenhum drama desnecessário por Thaís permitir novas amigas em sua vidas. As duas seguem com uma bela sintonia e tudo bem. Outro ponto positivo é que os pais da protagonista são bem presentes na história, porque muitos autores que curtem escrever juvenis somem com eles, né?

"- A gente podia ter uma cópia nossa, hein? Um clone! Uma outra pessoa igualzinha, só para fazer as partes chatas. Aí a gente podia ficar em casa dormindo."

Romance não é o ponto principal deste juvenil. Thaís está mais preocupada em se ajustar na sua nova casa e rotina, além de conseguir novos amigos. A ideia do blog rouba um pouco dessa preocupação, já que, inicialmente, ela preza responder as leitoras - até a famigerada síndrome de impostor bater à sua mente. Ha! E é legal tentar adivinhar quem mandou as perguntas, porque algumas das meninas leitoras do blog são da escola dela. Thaís segue com o anonimato, apenas um personagem sabe.

Apesar do romance não tomar conta, Thaís tem lá seus contatinhos no mundo real. Um deles é o mencionado Pedro, mas esse é um relacionamento complicado, e mais pra frente ela conhece Pablo, que é bem romântico e traz um tom musical pra narrativa. O coração fica meio dividido, mas ela sabe quem é o certo. Aliás, música é algo que não falta por aqui.

"Quando eu ia imaginar que acharia alguém lindo e sexy com uma camiseta do Seu Madruga?"

Boa parte dos coadjuvantes são personagens adolescentes. É bacana que a autora dê certo destaque para cada um e sua neura adolescente. O único que eu ansiei uma construção melhor foi Sidney, o irmão da protagonista. A menina só menciona que as coisas são fáceis pra ele e como é popular com as meninas. Ele fica apagadinho conforme as aventuras da irmã avançam. Outro ponto negativo é o surto que a protagonista dá toda vez que conhece alguém de olho claro. Eu ficava ???? a todo momento. Não é possível que em Volta Redonda não tenha uma pessoa de olho azul ou verde...

No mais ressalto que A Consultora Teen é perfeito para sua lista de leituras mais rápidas e leves - e de quebra é nacional. O cenário carioca foi de fácil identificação - no meu caso -, achei engraçado o fato deles só se considerarem do Rio quando se mudaram pra Tijuca. Minha falecida avó era de Macaé e ela também falava assim ~lá do Rio~ como se também não fosse. Ha! Não é uma narrativa cheia de obstáculos, nota-se o quanto os personagens só tentam ser justos e ter uma boa amizade/relação.

"- Sinceramente? Ninguém nunca vai agradar a todos. Se eu fosse quieta, na minha, iam falar. Como eu apareço na internet cantando, falam também. Já que vão falar mesmo, eu faço o que gosto e não estou nem aí."

Edição lida em e-book. A troca de e-mails entre Fabi e Thaís mais as réplicas no blog acabam se tornando o grande destaque na diagramação. Boa revisão, apesar que sigo implicando com uso do artigo definido antes dos nomes dos personagens. A capa é bem bonita, há uns destaques para alguns símbolos cariocas. Certamente lerei o livro da Fabi, adorei ela.

Até o momento da publicação da postagem: e-book disponível no Kindle Unlimited (caso não esteja, você pode encontrar outros e-books do autor e editora disponíveis para emprestar)

Autora: Patrícia Barboza
Origem: Literatura Brasileira
Recomendação do Canto: +10 anos
Editora: Verus
ISBN 9788576863564
Publicação: 2014
Páginas: 200
Série: Não
Spin-off: Férias, Amor e Chocolate Quente (livro da Fabi)
O Que Tem? Tijuca, Blogueira Teen, Recomeços, Amizade, Música, Neuras Adolescentes

7 comentários:

  1. Que bacana de história. Me lembrou um pouco da trilogia da Isabela Freitas,. Gostei muito e em breve vou tentar ler.
    Beijos.


    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana , tudo bem?
    Achei interessante a protagonista ter um blog.
    Gosto de tramas com recomeços, então se surgir uma oportunidade vou querer ler.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nana.
    Eu conheci a autora na única bienal que eu fui e achei ela uma fofa. Tanto que fui convencida a comprar alguns de seus livros lançados na época hehe. E claro que já coloquei ele no meu KU porque amo histórias assim e acredito que vou gostar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Nana! Eu nunca li nada da autora, mas tenho muita vontade. Esse livro tem tudo para me agradar, adoro histórias ambientadas na fase escolar.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi
    agora fiquei curiosa para ler, gosto de uma história leve e rápidos e bom saber que o romance não é o foco principal, deve ser muito difícil ser uma garota nova em outra cidade e escola, já coloquei no KU, vamos ver se eu consigo ler antes da minha assinatura do K.U vencer.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nana,
    Confesso que gostei bastante da base da história do livro, mesmo que tenha essa pegada juvenil, é um livro que eu daria uma chance. Achei bacana que a autora fugiu dos clichês, gosto de livros que não focam em romance, e com certeza é fácil da gente se identificar com os dramas e dúvidas adolescentes, haha. Eu mesma nunca mandei nada para as editoras, mas a TodaTeen era minha revista favorita, também lia a Atrevida, mas nunca fui fã da Capricho.
    Enfim, coloquei o livro na minha lista de futuras leituras.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não era fã da Capricho Kkkk achava meio surreal

      Excluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos

siga o canto