novembro 07, 2022

Contos Del Canto #6 #Booh!

Olá pessoas, tudo bem?
Cabô o Halloween, né? Sei! Mas vocês sabem que eu sempre dou aquela esticadinha nos especiais. Esse ano, confesso, todos eles foram mal planejados mesmo. Ha! Então boa parte das coisas cortei, e talvez apareçam como postagem normal ou no especial do ano que vem. Mas nunca que eu poderia deixar meus amados continhos de fora. Espero que o de Natal saia melhor - ainda há tempo.

Sobre a coluna: Quem acompanha as postagens do blog sabe que eu adoro indicar contos! Eles são ótimos para intercalar com algumas leituras mais longas ou pesadas. Fora que são excelentes opções pra dar aquela turbinada na meta de leitura, né? Ha! Pena que nem todos dá para desenvolver um texto longo e bacana, por suas páginas mínimas. Pensando nisso, resolvi fazer uma coluninha pra eles. Torcendo para vocês curtirem as dicas!

Depois me contem se gostaram. 
Pode ser aqui no blog, no Twitter (novo) ou no Instagram - e pode seguir que retribuo, viu?


NO BODY NO CRIME - YAS KATTERMANN | pgs: 31 | NOTA:3/5 | SKOOB | AMAZON
Recomendação do Canto: +14
Thriller Psicológico. Foi complicado avaliar este conto porque ele nada mais é do que uma fanfic; na minha época a gente até chamava de songfic, não sei hoje em dia. Eu não tenho nada contra fanfics! O problema é que essa história está sendo vendida na Amazon, mas apenas uns 10% dela tem algo criado pela autora. No body no crime é uma música composta pela cantora Taylor Swift e que ela divide os vocais com as irmãs Haim. Taylor sempre foi uma letrista maravilhosa, mas nos seus últimos álbuns lançados - folklore e evermore - ela foi além e começou a criar histórias fictícias em algumas músicas. Aqui é praticamente um thriller, sobre uma amiga dela, Este, que desaparece após desconfiar da traição do marido. E ela desconfia que o marido da amiga é o culpado pelo desaparecimento. A autora do conto desenvolve cada parágrafo traduzindo a música, pontuando e dando algumas esticadas; foi como se eu estivesse lendo algo que já sabia. Não houve nem incomodo para trocar o nome da protagonista. E é uma narrativa muito repetitiva, pois se segura até nas repetições dos versos da canção. Achei erradíssima a disponibilidade para gerar ganhos, afinal boa parte do que tá escrito não foi criação da autora, né? Não negativei de vez porque, como fã da Taylor, pelo menos curti ler uma fanfic envolvendo algo dela. A capa é bem bonita e gostei da diagramação. Nada contra a autora e espero mesmo ler algo - da mente - dela futuramente.
...
UMA NOITE NO CINEMA E 3 FANTASMAS QUE ARRUINARAM TUDO!ZONI | pgs: 44 | NOTA: 3/5 | SKOOB | AMAZON
Recomendação do Canto: +14
Terror Comédia Teen LGBTQIA+. Ele só queria curtir um filminho com mozão e recebeu assalto. Danilo, ou simplesmente Nilo, acredita que sua vida tomou um rumo pra lá de azarento depois de ler o horóscopo do dia errado - e tenta culpar qualquer coisa astrológica, é claro. Até os gatos, que antes o adoravam, agora não suportam sua presença. Talvez a única coisa boa neste Halloween seja a estreia de Rastros Sangrentos 5: Noite Macabra - Parte II, filme de sua saga slasher favorita que perambula nos cinemas desde o final dos anos 90. Acompanhado de seu namorado, Hugo - o militante de Twitter, e outros fãs da franquia caracterizados de seus personagens favoritos, Nilo por um breve momento cogita que, talvez, a noite de estreia seja algo à parte em seu azar. Mas, antes de entrarem para a sessão, todas as luzes do shopping se apagam. Os jovens acreditam ser alguma pegadinha ou promocional, mas não demoram a descobrir que há alguém armado no shopping e pessoas sumindo. Após Hugo também sumir, Nilo se junta a uma carismática Corinto - uma garota fazendo cosplay de uma personagem do filme - para encontrar uma saída e pedir ajuda. Essa noite não poderia ficar mais bizarra? Para se livrarem dessa loucura, Nilo e a amiga precisam enfrentar três fantasmas pra lá de abolhados. Não precisa ficar assustado que o conto é bem light e divertido. Ha! O início até engana, com os detalhes azarados de Nilo, mas o desenrolar na trama do shopping não apela para nada medonho. O autor, bem criativo, dá detalhes suficientes sobre a franquia que seu protagonista é obcecado. Nilo tenta nos conectar de todas as maneiras na sua empolgação. Em alguns momentos senti a narrativa truncada e, infelizmente, precisei retornar linhas; queria que a menina cosplay tivesse aparecido antes.

~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~

EFEITO BORBOLETA - BÁRBARA HERDY | pgs: 27 | NOTA: 4/5 | SKOOB | AMAZON
Recomendação do Canto: +14
Horror Slasher. Mais um cinema amaldiçoado? É isso mesmo! Lara decidiu aproveitar o Dia das Bruxas pegando um cineminha com seus amigos em um shopping de Niterói. Mas há algo estranho no ar; tudo a deixa com aquela pulguinha da desconfiança assim que pisa no shopping. E dizem que o tal shopping é amaldiçoado. Tantas histórias sanguinolentas que aquele solo já presenciou! E, bom, a coisa já começa estranha quando Lara se desencontra dos amigos. No entanto, a garota acaba por conhecer Lucas, um garoto que deseja burlar a classificação etária do filme e implora para que Lara finja ser sua irmã mais velha. Enquanto isso, os amigos de Lara a esperam impacientes. Quando ela, por fim, chega uma discussão logo inicia e influencia na escolha dos assentos. Logo as luzes se apagam e todos se empolgam com o início da projeção, mas a animação não dura muito; gritos começam a inundar a sala, até que Lara absorve os acontecimentos ao redor. As pessoas começam a correr desesperadas, enquanto outras sangram. Há uma figura de sobretudo atacando as pessoas. Lara se vê desesperada, desesperada para salvar a si mesma e seus amigos. Bom, eu já comentei em postagens passadas da coluna que não curto contos que soam como prólogo. Aqui é bem descarado, o final abrupto e com várias lacunas abertas que ignoram alguns argumentos - como o do garoto do ingresso - e parecem que foram criados à toa. MAS o tom claustrofóbico da narrativa me ganhou e muito, além das ótimas referências da autora. A cena da projeção era realmente o foco e, talvez, alguns não entendam a homenagem aos slashers que ela quis fazer. E desejei comemorar um Halloween com eles, depois dos relatos de Lara sobre as ideias passadas do grupo... não nesse cinema! Ha!
...
LAURIE (idem)STEPHEN KING | pgs: 26 | NOTA: 4/5 | SKOOB | BAIXE O E-BOOK DA CIA DAS LETRAS
Tradução: Regiane Winarski
Editora: Suma
Origem: Literatura Norte-Americana
Recomendação do Canto: +14
Terror Dramático. Stephen King sendo - um pouco - fofo? Pois é! Neste conto iremos conhecer Lloyd Sunderland, um senhorzinho perdeu a esposa recentemente. Após seis meses remoendo o luto, Lloyd recebe uma visita de sua irmã mais velha. Até aí tudo bem, mas a mulher resolve presenteá-lo com uma cachorrinha filhote. Lloyd não tinha nenhum interesse em ficar com ela, bem do estilo "não quero saber de catioro dentro de casa". A irmã sempre soube usar as palavras certas para lidar com a teimosia de Lloyd, e sabe que ele e a doguinha só precisam de um tempo a sós. E ela está certa! Não é que, horas depois, o irmão já está tão conectado à Laurie que começa a pesquisar sobre cuidados de um cachorro. Mas esses momentos doces não seriam o suficiente para firmar essa amizade numa história de Stephen King, não é mesmo? E é aí que surge um jacaré nesta história! Ha! Certamente será um dia que ambos jamais esquecerão. O início é realmente fofura pura, mas, quando o tal jacaré surgiu, eu tenho de confessar que meus batimentos entraram em teste por receio da Laurie sair perdendo. Amo demais que King usou as páginas iniciais para construir a aproximação deles. Ah, momentos de horror fofo. Ha!

~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~

DEPOIS DA CAIXA PRETA - RAFAEL WESCHENFELDER | pgs: 99 | NOTA: 3/5 | SKOOB | AMAZON
Recomendação do Canto: +14
Mistério. Este é bem grandinho e flerta entre noveleta e livro. Dava pra comentar na postagem maior? Dava, mas não gerou tanta empolgação como o outro do autor que li. Temos aqui uma espécie de BBB - quase A Fazenda por ser bem tóxico, rsLorenzo é um ator que está com a fama meio adormecida. Após sua namorada, Lisbela, retornar de um reality show completamente atormentada e cheia de conspirações sobre o programa, Lorenzo decide participar da Casa de Vidro e revirar cada canto daquela casa atrás de informação. Tempo após o seu retorno Lisbela desapareceu, deixando-o ainda mais disposto a desmascarar a produção do programa. Lorenzo dará o sangue para seguir no programa até a última semana. Ele precisa de tempo e oportunidade. Será que realmente acontece algo medonho quando os participantes são chamados para a tal Caixa Preta, o tal cômodo suspeito? Eles colocam chips nas pessoas? Lisbela está fugindo de alguém? Infelizmente esta trama não despertou tanto da minha empolgação, e outros sentimentos, como o conto da Laura Lins. A revelação da Lisbela não me pegou de surpresa, porque lá para o meio comecei a deduzir. Apesar dos diálogos fracos, a leitura cumpriu o papel em segurar meu interesse até o ponto final. Adorei a ideia da capa, ficou bem bonita.
...
A NOITE MAIS LONGA DO ANO - LARISSA BRASIL | pgs: 46 | NOTA: 4/5 | SKOOB | AMAZON
Recomendação do Canto: +16
Horror Slasher. Folclore brasileiro? Temos. Gente, acho que ainda não tinha lido nada adaptado da lenda do arranca-línguas. Vocês conhecem? Achei tão legal a autora construir toda homenagem envolvendo as bruxas; ainda dando espaço para críticas válidas, como machismo e intolerância religiosa. Este conto inicia em 1902, quando uma jovem camponesa é assassinada por uma misteriosa criatura na floresta de Miramar de Fora. Anos depois, nos dias atuais, a jovem Eva está de volta à cidade e se depara com uma cena horrenda: sua prima fora assassinada de forma brutal. Não que muitos sentissem, pois em alguns minutos já estão atacando a falecida por suposto envolvimento com feitiçaria. Há vários relatos de bruxas escondidas pela cidade e, claro, não são mencionadas com alegria e boas-vindas. A prima não foi a primeira a ser assassinada. Eva logo descobre que há uma assinatura: estão arrancando as línguas. Mais tarde, numa tentativa de render um bom descanso às vítimas, Eva e uma nova amiga enfrentam momentos de horror pela floresta. Fiquem um pouco mais, lendo a nota da autora. Boas informações sobre a lenda pelos arredores de Goiás. E eu que fui jogar "Miramar de Fora + Goiás" no Google e apareceu "cidade fantasma". Medoooooooo

5 comentários:

  1. Oiee Nana!! Você ama indicar contos e eu amo ler suas opiniões sobre eles. As capas dos livros são todas muito boas. Eu leria o Efeito Borboleta.
    Beijos❤💫

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nana!
    Eu acho que os contos são ótimos tanto pros leitores quanto para os escritores. Quando a gente está escrevendo projetos maiores, alternar com histórias menores ajuda a arejar as ideias. :)
    Eu ainda não li esses que você indicou, mas já vou salvar alguns deles na minha lista de leituras.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma relação de amor e ódio com contos ~ tem alguns que eu realmente não gosto (não consigo me conectar tão rapidamente com os personagens), mas a maioria eu fico torcendo para continuar, pra virar um livrão completo. Hahaha! Amei essa dica do Stephen King, quero ler!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nana, tudo bem?
    Acho que contos, acabam sendo uma boa forma de conhecer novos autores. Eu ainda não conhecia nenhum dos contos que você mencionou, mas fiquei curiosa pelos desfechos de "Laurie" e "A Noite Mais Longa do Ano".

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nana, estou precisando ler mais contos para conseguir escrever os meus. Sempre acabo indo longe demais e escrevendo histórias muito longas. Gostei das suas dicas, vou dar uma olhada e espero que um dia algum conto meu entre para a suas listas! :3

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helainaideas Linktree

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos

siga o canto