março 07, 2023

Livro: Nada Fica no Passado - Jennifer Hillier

Esta é a história de três amigos: uma que foi assassinada, uma que foi para a prisão e aquele que está procurando a verdade por 14 anos... Por quanto tempo você consegue guardar um terrível segredo? A garota mais popular da escola, Angela Wong, tinha apenas dezesseis anos quando desapareceu sem deixar vestígios. Até então, ninguém suspeitou que sua melhor amiga, Georgina, agora vice-presidente de uma grande empresa farmacêutica, estivesse envolvida em seu desaparecimento, exceto, Kaiser Brody, que se tornou detetive do Departamento de Polícia de Seattle e era colega das duas no ensino médio. Quatorze anos depois, os restos mortais de Angela são finalmente encontrados e a verdade vem à tona: Angela foi vítima de Calvin James, primeiro amor obsessivo de Georgina. Então, o passado alcança o presente de forma mortal, quando novos corpos começam a aparecer, mortos exatamente da mesma maneira que Angela Wong. Qual o limite de alguém disposto a enterrar seus segredos? Como uma grave mentira pode transformar uma vida? E quais são as consequências disso?
AVISO: esta narrativa apresenta cenas de relacionamento tóxico e violência sexual.

Georgina Shaw, ou simplesmente Geo, sempre soube que o passado voltaria atormentá-la, mas não imaginava que fosse acontecer no auge de suas realizações pessoais. No momento, ela é vice-presidente de uma grande empresa farmacêutica, onde trabalha ao lado de seu futuro marido, e vive o auge da visibilidade e respeito. Mas ali, entre os floreios de sua nova vida, ninguém desconfiaria que, quatorze anos antes, esta mulher sabia do paradeiro de sua melhor amiga, a estudante popular Angela Wong - enquanto os familiares e amigos sofriam por dias/anos a fio.

Agora os restos de Angela foram encontrados. Calvin James, o ex-namorado de Geo, é o principal suspeito. Atualmente ele é conhecido como O Estrangulador de Sweetbay; suas outras vítimas surgiram após o assassinato de Angela e com o mesmo método cruel. O relacionamento de Calvin e Geo iniciou quando a moça era adolescente. Geo, que sempre se sentiu ofuscada pela popularidade de Angela, viu na atenção de Calvin a oportunidade de finalmente ser enxergada e valorizada. Todavia o relacionamento nunca foi um conto de fadas: Calvin tinha suas demandas, e Geo pagava quando não eram obedecidas. Muito desse envolvimento refletiu em seu desempenho escolar, com notas baixas e faltas na equipe de torcida. Angela precisou expulsá-la da equipe.

Agora Geo está reencontrando seu ex melhor amigo, Kaiser Brody, e não é para uma bela reunião escolar. Kai, que sempre fora apaixonado por Geo, trabalha como investigador para a polícia de Seattle. Os dois, junto a Angela, formavam um trio de amigos que raramente excluíam um ao outro de seus eventos - bom, até Geo conhecer Calvin e se afastar. Ele não imaginava reencontrá-la assim, ainda mais entregando a notícia de que seria acusada por ser cúmplice no assassinato de Angela. Geo nunca negou tal envolvimento e precisou cumprir cinco anos de prisão.

Não tão grandiosos, mais importantes, estes anos aprisionada moldaram uma nova Geo - ou será que libertaram algo já existente? Ela lembra o quanto as primeiras semanas foram traumatizantes, até que recebeu uma proteção interna e soube se misturar. Após cumprir a pena, Geo espera recuperar parte de sua vida, mas sabe que não será fácil. A chegada ao seu antigo bairro não é nada receptiva; pichações maldosas brotam na garagem de seu pai a cada dia. Embora não seja nada comparado a informação com a qual Kai a recepciona: Calvin fugiu da prisão e está matando novamente - e isso não é um spoiler, tá? Tem uma baita reviravolta/revelação aí!

Geo precisa sobreviver novamente. Não o físico, mas o mental. Calvin sempre despertara o melhor e o pior dentro dela e é como se nem um ano tivesse passado. Ela sabia disso desde o momento em que o vira no tribunal. Também sabia que alguns segredos daquela época, de sua adolescência, jamais deveriam ver a luz. E, enquanto ela puder silenciar essas lembranças, ela irá!

"O julgamento mal apareceu no noticiário nacional. O que é bom, já que menos publicidade atrai menos jornalistas. Mas é ruim também, porque o quão depravado um crime deve ser hoje em dia para conseguir manchetes nacionais?"

Nada Fica no Passado é o mais novo lançamento da Faro Editorial, que nos apresenta uma protagonista completamente oposta às perfeitinhas que conhecemos por aí. Geo é acusada de ser cúmplice no assassinato de sua melhor amiga, passa parte da narrativa cumprindo a pena e jamais nega o tal envolvimento. Jamais! Mas o que há por trás deste crime horripilante? A forma que Angela - e as outras vítimas - são encontradas é de perturbar por tamanha maldade.

A narrativa inicia de modo frenético, sendo impossível não laçar o leitor. Geo está prestes ao ouvir sua sentença e, também, está reencontrando Calvin após anos o afogando em sua mente. Geo fora dominada por Calvin desde a sua adolescência; mesmo ele saindo de sua vida a presença do então assassino se faz marcante e problemática até seus dias atuais. A tensão é nítida, assim como há coisas não ditas. Difícil não ligar nosso alerta investigativo e querer desvendar quais segredos eles guardam. A autora Jennifer Hillier entrega uma ótima construção, deixando-nos ávidos por um próximo capítulo. Sua escrita é viciante, direta e cruel. E você vai querer virar a noite na companhia dela.

O thriller é dividido em dois pontos de vista: Geo e Kai. Não vou negar que a linha de Geo é a mais interessante por causa do possível segredo e as tretas na prisão. Aliás, esta dinâmica de, talvez, descobrir "um segredo" foi bem bacana e sai um pouco do sempre "quem matou?", apesar que, sim, a autora revela o motivo por trás da morte de Angela - o que deixa tudo ainda mais macabro. Não me apeguei tanto quanto eu gostaria a personalidade de Kai, mas sua linha se torna interessante por expor os pontos da investigação levando até à análise dos corpos. Pra quem curte se instigar com uma possível conexão entre as vítimas irá se deliciar por aqui também.

"Nada mais satisfatório para os humanos do que ver uma pessoa fracassar. Ainda mais quando é alguém que tem tudo o que você não tem: beleza, inteligência, educação, emprego bem pago, noivo rico."

Aproveito para sinalizar que Nada Fica no Passado não é uma leitura para os mais sensíveis. A autora entrega um enredo bem pesado, em vários momentos recordei da minha experiência lendo Flores Partidas, de Karin Slaughter, que acredito ser o livro mais pesado que li até hoje. O livro apresenta abordagens que conversam com a saúde mental da mulher, como um relacionamento abusivo, a violência e dominância do corpo feminino, luto, infidelidade, segurança física e mental e outros não menos importantes.

E lembro que mencionei o fato de Geo não ser como as protagonistas perfeitas que conhecemos. Um ponto para a conclusão, no caso epílogo, que nos faz questionar o lado que estamos em relação a personagem. Será se Geo merece um novo recomeço? Uma nova vida? Afinal ela cumpriu sua pena, não é? Mas e as novas informações que teremos até o fim das páginas deste livro, será que elas influenciarão em nossa opinião ou mudarão para algo tão cruel como a vizinhança dela? Enfim, o belo leia, descubra e lance a polêmica. Ha!

os títulos dos capítulos destacam as fases do luto
descrição de imagem: a imagem é da introdução da parte dois, chamada Raiva. Quote de Friedrich Nietzsche "Quem luta contra monstros deve se atentar para não se tornar também um monstro no processo."

Edição com mais uma organização impecável da Faro Editorial. Notei que é bem estilo dos livros de Donlea, mesclando o passado e o presente para, no fim, tudo se conectar - e nos deixar boquiabertos. Minha cara foi no chão ao descobrir que os títulos dos capítulos se conectam com as cinco fases do luto. Mas luto por quem? Será se você está prestando atenção? Fiquei me perguntando isso quando finalizei. Há várias perdas na vida de Geo, até dela mesma por causa da relação abusiva com Calvin. Fonte super confortável para leitura, ajuda a torná-la mais viciante, dormi e acordei pensando no livro - a fim de finalizá-lo.

"As coisas enterradas podem voltar, e de fato voltam."

"Mas a culpa? Jamais a abandona. Fica rodeando como um fedor que nenhum desinfetante pode eliminar. Você pode conseguir uma nova vida, conseguir um novo amor, ir para a cadeia e pagar pela coisa terrível que ajudou a fazer... mas a culpa ainda estará lá, fedendo como um pedaço de lixo podre embaixo da cama que não desaparece por mais que você tente limpar. 
Porque esse fedor - de carne apodrecendo, de alma apodrecendo - vem de você."

Eu realmente espero que a Faro traga mais publicações da autora. Até porque há personagens aqui que aparecem em uma outra história dela - pelo que li das informações da própria autora nas páginas finais -, então seria interessante conhecer.

VERSÃO VÍDEO:

Fique de olho no nosso canal para receber a atualização, inscreva-se clicando aqui.

Autora: Jennifer Hillier
Título Original: Jar of Hearts
Origem: Literatura Norte-Americana
Recomendação do Canto: +18 anos
Editora: Faro Editorial
Tradução: Maria José Silveira e Felipe Lindoso
ISBN 9786559572502
Publicação: 2023
Páginas: 288
Série: Não
O Que Tem? Mistério, Segredos, Amigos de Infância, Prisão, Floresta, Batom, Bala de Canela

LinksSkoob Compre Físico - No Site da Editora - Site da Autora
O Canto Cultzíneo agradece à Faro Editorial por ceder o exemplar para análise

13 comentários:

  1. Parece ser um livro fabuloso!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu achei a sinopse muito boa!!
    Adoroo histórias de mistério ;)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. UAU Nana, parece ser um MEGA suspense, desses que acabam sendo adaptados para série ou filme.
    Gostei do clima de mistério da sinopse, quero ler! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Nana! Eu amei esse livro. A Geo não é nada certinha, mas eu gostei de sua construção. Eu gostei da personagem. Eu li Flores Partidas e acho mais pesado, mas esse aqui também não é nada leve. Eu quero mais obras dessa autora.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Suelen, achei o tema do livro muito interessante e sua resenha me deixou curiosa. Já coloquei na lista de desejados e quando der oportunidade, vou ler.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Olá, Nana! ♥
    Achei esse livro interessante, vou procurar para comprar e ler! Também gosto desse tipo de mistério e suspense, mas não conheço a autora ainda. Obrigada pela indicação.
    bjos =*

    www.namoradanerd.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amei muito a resenha e já quero ler. Adoro quando o livro vai muito além do motivo ou mistério sobre a morte e entra em outras camadas, com certeza leria o livro.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Nana, tudo bem?
    Estou com Flores Partidas no Kindle, louca pra ler, e lembro que você elogiou muito aqui no blog.
    Sou fã de um bom thriller e sua resenha me convenceu a dar uma chance a esse também.
    Mas agradeço o aviso de que é pesado, porque assim me preparo pra um momento mais denso (e uma leitura mais leve antes rs). Dica anotadíssima!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Que livro incrível, eu devoraria em poucos dias.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Nana, tudo bem?
    Não sou muito fã de tramas pesadas, mas ao mesmo tempo fiquei curiosa pela história de Geo. Então dica anotada!!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muitoooo louca pra ler? fiquei ahahah eu adoro esse tpo de suspense, até lembra um pouco Pretty Little Liars, que eu gostava bastante ahhahaha
    Sua resenha foii ótima!

    Vou anotar aquiiiii, e mesmo sendo pesado, já fiquei com bastante vontade de ler ahaha e saber como desenvolve ahaha
    http://www.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Depois de ler essa resenha fiquei muito curiosa para ler, faz tempo que não leio um thriller e sinceramente quando vi primeiro a capa pensei que era um romance/drama, porque a capa não remete a um livro de thriller , mas pela sinopse já fiquei mega curiosa.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos

siga o canto