maio 18, 2023

Livro: Antes de Partir - Charlie Donlea / Brian Charles

As pessoas que amamos ficam conosco para sempre... às vezes de maneiras surpreendentes. Um ano depois do avião em que o marido viajava desaparecer no oceano Pacífico, Abby Gamble ainda tenta superar a dor da perda. O relacionamento entre ela e Ben era incondicional, profundo, e se fortaleceu ainda mais ao terem de lidar com uma tragédia anos atrás. Abby sabia que Ben iria querer que ela seguisse em frente. Seu primeiro passo foi entrar de cabeça no trabalho, dedicando-se a sua empresa de cosméticos... até que ela conhece Joel, um médico cujo passado é tão repleto de cicatrizes quanto o dela. Joel nunca se perdoou por uma decisão que tomou ainda na infância, que resultou numa fatalidade. Esse evento o fez direcionar todas as suas escolhas de futuro para se redimir do passado. Quando conhece Abby, ele decide se dar uma nova chance, mas Abby ainda resiste à ideia de deixar a história com Ben para trás. No entanto, desde que o avião caiu, Ben busca uma maneira de voltar para Abby. De alguma forma, ele precisa reencontrar a esposa novamente.
Eita que Charlinho resolveu ir para o lado mais dramático da coisa.

Conhecemos o autor Charlie Donlea por seus ótimos mistérios. Não que em Antes de Partir ele deixe essa ideia totalmente de lado, mas Charlie decidiu nos apresentar um outro lado de sua escrita: de tom mais dramático e reflexivo. Lá fora ele optou por publicar este livro sob o nome de Brian Charles - aqui a Faro deixou Charlie Donlea mesmo para não confundir o público fiel.

E neste romance dramático o leitor conhecerá Abigail Gamble, ou simplesmente Abby, que está lidando com a trágica e recente perda do marido, Ben, morto em um acidente de avião. Os primeiros meses são sufocantes. Abby se distancia de sua família e, também, sente que não deve se aproximar da mãe de Ben. A protagonista se isola com as lembranças físicas e mentais daquele com quem partilhou sua vida nos últimos anos - eles se conheciam desde os tempos universitários. O casamento passou por uma fase difícil e, no momento, eles estavam no caminho da recuperação. Até que veio a notícia...

Joel Keaton é um médico-cirurgião e, assim como Abby, também está lidando com um sentimento pesado: a culpa. Mas aqui é algo que o corrói por anos; um terrível segredo da infância e que também inclui uma perda. Seu pai está sob seus cuidados na clínica e, provavelmente, são seus últimos dias em vida. Joel investe num modo de aliviar seu grande fardo e confessar tudo a ele antes de sua inevitável partida. 

Abby e Joel se conhecem em uma academia. Bem ocasional, né? Ha! Embora esse tenha sido o ponto em que Charlie me desapontou durante esta leitura. Infelizmente o autor tira o presente do leitor em ler o fato em questão - aliás, não é a única interação, do meu ponto de vista, importante ou interessante que ele tira. Incomoda saber apenas pela boca dos personagens, como se não fosse importante. Um primeiro encontro com o interesse amoroso é importante, não? Isso tem um motivo, que abordarei mais pra frente.

Como a demora em se permitir ao novo é importante, apesar de ter muitos receios, Abby sente um pé atrás com uma possível nova relação. Embora seja nítido as mudanças em seu emocional quando Joel passa a fazer parte de seus dias. Ela até deixa a irmã a ser um pouco mais invasiva. Aliás, a irmã é uma das melhores personagens desta história. Lindas as interações das duas, além de muito necessária para a recaminhada de Abby. E Joel é muito paciente! Mesmo não sabendo os motivos de Abby em erguer suas muralhas, ele não desiste e nunca é inconveniente. Ah, claro, mencionei que Donlea não deixou completamente o mistério de lado: Abby e Joel não se encontram por acaso, há uma conexão linda aí.

"Um negócio deve ser como uma árvore: precisa ser nutrido quando é plantado. Leva muito tempo e exige muito esforço para fazê-lo crescer. Mas se você não desistir e fizer do jeito certo, logo a árvore crescerá por conta própria e, depois de um tempo, fornecerá sombra para você relaxar."

A escrita de Donlea é repleta de belas reflexões, como se fossem um abraço e conforto a todos que lidam com o luto. Apesar das temáticas densas, ou ditas pesadas, a leitura se faz ágil para um drama e mantém bom enlace com o leitor. A construção de Abby é mais emotiva e apela por algo mais maduro e independente; ela é uma grande empresária no ramo dos cosméticos. Por outro lado, Joel é o lado fofo, de bom humor e o tiozão brincalhão e cuidadoso - fofíssimos os momentos com o sobrinho e as crianças do hospital. Ainda não acredito que Donlea me tirou a cena do Papai Noel, argh. É muito bacana conhecer parte da família de ambos, mesmo em poucas páginas. Necessário mesmo mostrar que os personagens não estão sozinhos para superar.

Indo ao ponto das reflexões, não há só o recomeço e recaminhada de Abby. Há uma narrativa paralela envolvendo Ben que optei por não discutir aqui, pois acredito que seja interessante o leitor absorver de maneira pessoal e entender que, talvez, o autor não queira forçar nada religioso, mas que ótimo se você entender assim também. O importante é a mensagem. Christian é um outro personagem de narrativa paralela que será importante para conectar o final deste romance É um magnata que serve como uma espécie de mensageiro para a conclusão de Abby.

E a leitura de Antes de Partir ainda é uma ótima dica para os amantes de histórias natalinas! A ideia é mostrar que o tempo é o senhor de tudo, então a cronologia é bem sinalizada pelo início dos capítulos e há vários natais marcantes na vida de Abby - e Joel também. Até a capa gringa meio que o vende como um livro natalino. É uma narrativa perfeita para os amantes de romances - dramáticos ou não - e repleto de boas mensagens. Dramas costumam ser carregados, né? Mas a leitura é bem fluída, não é tão longa e alguns capítulos são curtinhos. Fora que os personagens são empáticos. Quem sabe Donlea nos mostre mais do seu lado Brian Charles futuramente?

"Então, parou e olhou para cima. Sempre soube que acabaria ali. Ele tinha estado à procura daquele lugar desde que sua jornada da vida para a morte começara. Havia uma parte dele que queria ter chegado antes. Porém, uma parte diferente, a parte mais sábia, entendeu que aquela transformação levava tempo, e o caminho sinuoso que o levou àquele lugar era o que ele precisava seguir. Era o caminho que o levou além dos seus arrependimentos e fracassos, para um mundo em que a redenção estava à distância de um braço e o perdão pairava denso no ar. Era um caminho que levou aos seus sonhos. O caminho das segundas chances.

E voltando a minha única ressalva, das cenas cortadas, é que lá para o final das páginas, nos agradecimentos - sim EU LEIO hahaha -, Charlie menciona que este fora um dos seus primeiros manuscritos. Então acredito que tenha sofrido inúmeras edições até ser considerado perfeito para a publicação. Entretanto, esse tanto de edição acaba por sabotá-lo algumas vezes, como na falta da cena da primeira interação e olhada de interesse entre Abby e Joel. E POR QUÊ EU FUI IMPEDIDA DE LER A CENA DO JOEL SURPREENDENDO AS CRIANÇAS VESTIDO DE PAPAI NOEL?

A edição está linda e tão organizada! Como mencionei, a cronologia é muito importante nesta história e irá se conectar com o recomeço de Abby, do momento em que ela se sentir preparada. E, gente, LEIA as notas finais de Charlie! Só acrescentam à leitura, ao belo tom do romance e tudo mais que ele deseja transmitir com esta história tocante e bonita.

E Joel já é o crush do ano sim!

VERSÃO VÍDEO:

Fique de olho no nosso canal para receber a atualização, inscreva-se clicando aqui.

Autor: Charlie Donlea | Brian Charles
Título Original: Before I Go
Origem: Literatura Norte-Americana
Recomendação do Canto: +14 anos
Editora: Faro Editorial
Tradução: Carlos Szalak
ISBN 9786559572649
Publicação: 2023
Páginas: 224
Série: Não
O Que Tem? Acaso, Luto, Culpa, Romance Dramático, Cartas, Terapia, Natais, Médico, Irmãos, Renascimento, Doação de Órgãos

LinksSkoob Compre Físico - No Site da Editora - Site do Autor
O Canto Cultzíneo agradece à Faro Editorial por ceder o exemplar para análise

9 comentários:

  1. Acredita que nunca li nada do autor?? Eu amei a resenha e sempre sou curiosa para conhecer esse universo Charlie.
    Esse livro parece um ótima história de novos começos.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sou bem curiosa sobre o autor, esse parece ser um bom para iniciar.
    Amei a resenha, beijinhos

    lendocomrenata.com

    ResponderExcluir
  3. Oie, nem sabia que esse tinha sido um dos primeiros trabalhos do autor, adorei a nova informação. Ainda não li nada dele, mas pode ser que um dia, eu leia sim. Suas ressalvas são bastante compreensivas.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Nana, eu tenho um trauma TÃO grande desse autor com o único livro que li dele - A garota do lago - que não sei se tenho coragem de ler mais nada dele hahaha Apesar de amar o drama, eu tenho um gatilho imenso com histórias de luto, ainda mais de cônjuge, me faz ficar muito muito triste.
     Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  5. OI Nana! Esse livro é bem diferente do que o autor costuma apresentar, mas achei interessante que ainda assim, ele quis manter certo mistério na trama. Achei uma boa história e bem comovente. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi
    esse é um dos livros do autor que quero ler, só li 2 até hoje, mas estou já com um terceiro livro para realizar leitura.
    Que bom que gostou desse e não sabia que originalmente ele tinha sido publicado sob um pseudonimo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu também nunca li nada do autor e achei interessante a resenha, inclusive vou assistir ao vídeeeo! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nana, já vi a capa desse livro por aí, mas nunca me despertou o desejo de ler. Não sou muito fã de dramas, mas com uma leitura fluida acho que daria uma chance.

    Abraço;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. This book is perfect for me because I love such topics.. thanks for sharing.. well I'm here for the first time and maybe I will stay longer..! :) Pakistan Clothing Brand

    women’s jewelry

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos

siga o canto