julho 16, 2023

Livro: Armadilhas do Amor - Christina Lauren #ÉOAMOOOR!

"Relacionamentos são parecidos com casas: sem um bom alicerce, desmoronam”. Carey Duncan é o braço direito e superassistente do famoso casal de design e reforma de casas, Melissa e Rusty Tripp. Em dez anos, ela os ajudou a construir um verdadeiro império, e agora estão à beira do estrelato, com um novo programa de TV e o lançamento de um livro. Há apenas um problema: o casal favorito das câmeras não se suporta. James McCann é um gênio dos números e foi contratado por Rusty como engenheiro para as obras de reformas, mas o trabalho não é nada do que ele pensou. E o desafio que surge é outro: tanto ele quanto Carey devem fazer uma turnê com os Tripp e evitar que tudo vá pelos ares. Afinal, nenhum deles pode se dar ao luxo de desistir. Carey precisa do emprego e os produtores prometeram a James o melhor cargo da sua vida se conseguirem manter o casal no caminho certo por mais algumas semanas. Uma tarefa que parece impossível... Enquanto viajam com os Tripp, Carey e James prometem trabalhar em conjunto para manter os segredos dos chefes ocultos e os empregos seguros. Mas eles vão passando muito tempo juntos e... se entre os Tripp só rolam brigas e confusão, entre Carey e James as faíscas não param de surgir.

Ainda com a TAG do Especial de Romance, pois esta análise já era pra ter subido há tempos! Hahaha

Quando sentei para preparar esta análise, eu fiquei pensando como seria incomodo chamar esta leitura de comédia romântica. Armadilhas do Amor é um livro que destaca um ambiente tóxico e caótico de trabalho, mas tem lá sim seus pontos divertidos. Entretanto, eu decidi destacá-lo apenas como romance nesta análise, espero que vocês compreendam.

A protagonista deste romance é uma jovem chamada Carey Duncan. Ela trabalha desde os dezesseis anos para o casal Tripp que, atualmente, é o grande nome e sensação no mundinho dos realities Casa e Decoração. Melissa e Rusty Tripp abraçaram Carey como uma filha, em vista dos problemas que ela enfrentava em casa naquela época. Carey não só necessitava de um emprego, mas também de um refúgio e recomeço. Ainda naquela época, o casal Tripp gerenciava uma pequena loja de decorações que começava a chamar atenção além da cidade em que viviam. As ideias criativas para conquistar os clientes pela vitrine eram o pote de ouro.

Agora, dez anos depois, os Tripp construíram um império e firmaram o nome no mercado: programas de tv e livros que os ajudam a vender a imagem de casal perfeito, arrastando ainda mais uma obsessiva legião de fãs. Carey segue firme ao lado deles, como uma espécie de superassistente. Ela também desenvolveu uma imensa paixão pelo design. Carey nem sabe qual foi a última vez em que teve um dia inteiro para si, já que boa parte de suas horas são dedicadas a agradar Melissa. Os Tripp não lembram em nada o casal gentil que a acolheu anos atrás; todo sucesso os mudou completamente - e de forma bem negativa.

Os desentendimentos entre Melissa e Rusty Tripp são constantes nos bastidores. Sim, o casal que vende livros sobre o casamento perfeito e blindado mente. Só Carey sabe o quanto de coisas que eles enterraram e esconderam da imprensa nos últimos anos. Com Carey, finalmente, prestes a ter suas férias, é claro que mais uma bomba cairia em seu colo. Quando Carey e o assistente de Rusty, James McCann, flagram o senhor Tripp transando com uma colega de trabalho dias antes da turnê de lançamento do mais novo livro do casal e o lançamento do novo programa na Netflix, o assistente não poderia ter uma ideia de contenção pior o possível: relatar tudo para Melissa. Fato que só piora as coisas e os caos se instala por completo.

James McCann é um engenheiro que caiu de paraquedas nos bastidores do programa dos Tripp. A ideia era se afugentar e apagar do currículo a mancha que seu último emprego deixara após serem denunciados por fraude. Melissa acreditou que ele seria uma ótima escolha para interpretar o assistente de Rusty. Mas o pobi James é engenheiro, não? Alimentando a esperança de ter uma chance em sua área, James, assim como Carey, é uma babá ambulante. Só que a diferença entre eles é que James consegue enxergar toda a problemática de fora, pois não mantém nenhum tipo de conexão prévia com o casal. Ele sabe que eles são o problema.

Agora, prestes a embarcarem na turnê de lançamento do novo livro do casal, Carey e James são obrigados a adiarem as férias e cuidar para que os dois não arruínem tudo, deixando a imprensa descobrir a verdade por trás da imagem perfeita. Mesmo ressabiados com o cancelamento de suas férias, a turnê acaba aproximando Carey e James - que viviam na base das farpas. Ela acha ele um metido, posudo e sabichão, então está sempre o provocando. Mas esta turnê fará uma bela de uma bagunça nos sentimentos de Carey!

E, óbvio, tudo que nossa protagonista precisa é de um incentivo, alguém que preste atenção e cure suas feridas. Carey lida com a distonia, condição que lhe causa movimentos musculares involuntários - no caso dela atinge mais as mãos. Carey faz tratamento, além de se consultar com uma terapeuta; em muitos momentos segue sendo impossível controlar. Ela é apaixonada por design e sonha em ter sua casa dos sonhos. Conforme Carey e James se aproximam durante a turnê, o rapaz a ajuda enfrentar seus medos e receios. Será que ele também a ajudará se posicionar e se libertar?

"Mas suponho que, se os Tripp conseguem jantar juntos fingindo estarem apaixonados, eu também devo conseguir jantar com a Carey fingindo não estar."

Sim, eu sei, as autoras são bem famosas no que se trata de comédias românticas no mundo literário contemporâneo, mas minha experiência com elas ainda é mínima - e espero mudar isso. A cada livro que leio simpatizo mais. Então quando Armadilhas do Amor chegou por aqui, acabou por despertar certo pique para um tipo de leitura similar a de Imperfeitos. Fui pega de surpresa, mas não de um jeito negativo. É um romance, mas com mais pitadas de drama do que comédia. Tem momentos divertidos? Sim, mas não mantenha a expectativa de que será no mesmo nível de Imperfeitos. Não que o drama seja chato, ele é necessário para as decisões de Carey. E, assim como em Imperfeitos, a estima da protagonista é o ponto central.

E acontece o previsto: empatia pela Carey e ódio ao casal Tripp, especialmente Melissa. Acredito que ela seja pior que o marido, porque a vida de madame intocável lhe subiu a cabeça absurdamente. Dizer que a dita cuja merecia algo além da conclusão que as autoras escolheram para ela, mas é só meu lado barraqueira falando, ha! O casal meio que substitui a figura maternal e paternal para Carey, então fica o grande empecilho para se libertar do ambiente de trabalho que foi criado. Mesmo viajando e conhecendo tudo que a visibilidade de uma celebridade traz, não me vi tentada a ter sua vida com os Tripp, Carey. Desculpa. Ha!

Mas pelo menos James é um fofo. Embora seja preciso destacar que a narrativa dele demora a se firmar; não esperem um Ethan. Mesmo com os capítulos alternando entre os dois, o rapaz passa parte do romance apagadinho. Mas né, como competir com toda toxicidade que Carey está vivenciando com os Tripp? Acho que a narrativa poderia ter sido só do ponto de vista da Carey, não me faria tanta diferença. James mantém o type nerd, mas não é bobinho. Ele é sério e confiante. As autoras ainda pontuam que James teve mais oportunidades na vida do que Carey, que desde nova vive presa ao seu trabalho com os Tripp. Carey nunca conheceu nada na vida além do que o trabalho com o casal exigia. Um exemplo é a formação de James, enquanto Carey não tem. E, claro, não posso deixar de mencionar como são divertidos os momentos em que Carey fica à vontade com sua figura e despeja sinceridade atrás de sinceridade sobre a atração/tesão que sente por ele.

" - Imagino que você tenha lido o último livro.
- Umas mil vezes, caçando erros ortográficos."

A leitura de Armadilhas de Amor não poderia ser mais do que indicada para amantes do gênero que simpatizam além de uma simples abordagem de um casal e seus conflitos a dois. As Christina Lauren apresentam uma narrativa dinâmica: no paralelo ocorre uma investigação envolvendo os 4 personagens centrais e daí fica a pitadinha de mistério pra atiçar e fluir a leitura. Elas também dividem a narrativa do romance com entrevistas do casal Tripp, excertos de publicações e interações dos fãs do casal pelas redes sociais - outro ponto divertido.

"Há quanto tempo eu não sinto essa energia acelerada que empurra todos os pensamentos para longe?"

E ter toda essa dinâmica em paralelo me fará, mais uma vez, destacar o ótimo trabalho da Faro Editorial com a diagramação: troca de fontes, formatação diferente, a tradução nas partes da interação dos fãs nas redes, enfim, sempre difícil não elogiar o carinho que eles têm com as publicações. Adorei a cores da capa; bem atrativa. Minha única implicância foi com o uso do artigo definido antes do nome dos personagens - vocês sabem que sempre reclamo em relação a isso, pois meu Mercúrio em Virgem se estressa. Ha!

VERSÃO EM VÍDEO:
Fique de olho no nosso canal para receber a atualização, inscreva-se clicando aqui.

Autoras: Christina Lauren
Título Original: The Honey-Don't List
Origem: Literatura Norte-Americana
Recomendação do Canto: +16 anos
Editora: Faro Editorial
Tradução: Adriana Krainski
ISBN 9786559572755
Publicação: 2023
Páginas: 224
Série: Não
O Que Tem? Romance, Saúde Metal, Casa E Decoração, Assistentes, Distonia, Netflix, Investigação, Casos de Família, Tretas, Lançamento de Livro, Mentiras, Gente Famosa

LinksSkoob Compre Físico - No Site da Editora - Site das Autoras
O Canto Cultzíneo agradece à Faro Editorial por ceder o exemplar para análise.

12 comentários:

  1. Oie, não li nenhum livro da autora, mas gostei do que comentou. Espero conhecer a escrita dela.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante a sua resenha sobre o livro. Ainda não li nada da autora, mas estou pensando em fazer isso em breve...

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana, tudo bem?
    Que bom que o livro foi uma boa experiência pra você!
    A premissa não me chamou muito a atenção, especialmente porque o casal que briga parece meio chato, especialmente a mulher. Por algum motivo, já fiquei com um pré-ranço e não consigo dar uma chance quando a coisa já começa desse jeito kk
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi Nana, tudo bem?
    Gostei dos seus comentários a cerca do livro, e ja fiquei curiosa pelo desfecho dos personagens. Dica anotada!!


    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa para fazer essa leitura, e amei a descrição de que "relacionamentos são como casas", eu concordo muito com isso. Se não tiver uma construção sólida a casa desmorona da mesmaforma que relacionamentos.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nana, ainda não li nada da autora. Eu não sou muito de romances, principalmente se for pra ter conflito. Tenho curtido um pouco aqueles água com açúcar que tem sido lançados ultimamente desde que eu me identifique o mínimo com a protagonista.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Nana! Que bom ter sido uma boa leitura para você. Há livros delas que gosto e outros não, mas admito que esse ter uma lado de drama me chamou bastante atenção. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Menina, não sabia do canal. Me inscrevi.
    Achei legal a premissa do livro. Já conheci histórias de casal que não se suporta na vida real. Então, por isso em si, já me chamou a atenção. Faz muito tempo que não leio esse tipo de livro, vou colocar na minha lista.
    Obrigada pela resenha tão detalhada.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  9. Oi Nana,
    Tenho visto muito sobre essa autora, mas ainda não li nada. Parece aquele tipo de livro que te surpreende. Interessante.
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente, adorei a capa do livro. Chama bastante atenção pela cor. A história parece ser envolvente. Ótima para o final de semana.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca li nada dessa autora, mas vivo vendo os livros dela por aí e tenho muita curiosidade, sei que um dia ainda vou ler algo dela

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos

siga o canto