Contos Del Canto #7 #Booh!
Olá pessoas, tudo bem?
E vamos para mais uma leva de continhos. Desta vez com a temática de Halloween - ainda, rs -, mas não significa que todos sejam sanguinários, tá? Lembre-se de que terror possui subgêneros, além de que terror e horror se diferenciam.
Sobre a coluna: Quem acompanha as postagens do blog sabe que eu adoro indicar contos! Eles são ótimos para intercalar com algumas leituras mais longas ou pesadas. Fora que são excelentes opções pra dar aquela turbinada na meta de leitura, né? Ha! Pena que nem todos dá para desenvolver um texto longo e bacana, por suas páginas mínimas. Pensando nisso, resolvi fazer uma coluninha pra eles. Torcendo para vocês curtirem as dicas!
Depois me contem se gostaram.
Recomendação do Canto: +18
Folk-Horror. Era apenas uma lenda que havia uma maldição na família Lopes Rezende? O avô megaEvil deste conto perdeu três de seus quatro filhos, além de colecionar vários incidentes perto de sua fazenda no cerrado mineiro. Dizem até que a estrada que liga à fazenda é maldita. O velho Tonho não tem lá uma personalidade simpática. Os netos desejam ficar o mais longe o possível, mas se veem obrigados a prestar visitas ocasionais para agradar os pais. E não espere calor e amor ao recebê-los. O velho se alegra em humilhar os netos e expor sua figura macabra. Tudo que você imaginar de ruim numa interação, certamente ele provocará. E, nesta última visita, Lara e seus primos decidem enfrentá-lo e descobrir o quê o solo amaldiçoado daquelas terras tanto esconde. Mas o avô parece diferente. Os familiares estranham a mudança súbita do velho, acham que é por ele estar prestes a falecer. Mesmo assim os primos não desistem da aventura e, claro, que é a pior ideia possível. Meu avô é tão legal que quando leio avôs assim fico meio chateada (??) nem sei se é a palavra certa, ha! O conto foi publicado na antologia Quatro Minutos para a Meia Noite. Gosto muito do tipo de horror que destaca "solo amaldiçoado" - nem sempre literalmente - mas que reflete nas ações do vilão. A narrativa é ágil, mas com ótima construção do cenário, gerando ótimos momentos que dão espaço para o suspense. Só me chateou um pouco a conclusão corrida. Aviso aos mais sensíveis: a pegada gore é bem presente! Muito sanguinário! Ha!
...
Recomendação do Canto: +14
Suspense. Mais um conto da autora Soraya Abuchaim aparecendo por aqui - e parece que ela adora boas metáforas nas entrelinhas. Desta vez o leitor conhecerá Ana, uma moça que vive em seu mundo particular, rodeado por personagens literários e seus universos perfeitos. Até que um dia Ana decide permitir a entrada de alguém - o tal forasteiro do título - e sua vida muda bruscamente, desfazendo todas as idealizações literárias ditas perfeitas. Este conto é a prova de eu querer ficar no meu cantinho com as coisas que eu gosto e que me entretém, sem romances reais, e tá bom. Ha! As poucas páginas narram os fatos, sem interações. Mas, mesmo assim, impossível não sentir parte da decepção de Ana perante aos sentimentos do mundo real. Essa mensagem, sim eu gostei.
~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~
Recomendação do Canto: +18
Horror Gótico. Ai, esse daria um bom livro, viu? Sempre sinto pena dos contos com boas histórias que deveriam ser livros repleto de detalhes; esticadinhos. Neste conto, a população na cidade de Prata presencia uma lenda local se tornar realidade. Ninguém dorme em paz. Longas noites macabras, dominadas pelos ruídos de suas garras, e eles sabem que é ela: a figura horripilante que coleciona costelas. O escolhido para bater de frente com esta figura é o garoto Neitan. Curioso, decide segui-la uma noite, mas tudo sai errado. Neitan acaba por se apegar a grotesca Colecionadora de Ossos após conhecer sua verdadeira história. Mas sabe que a cidade está prestes a enfrentá-la. Ótima reviravolta, adorei os segredinhos no final - por isso imaginei uma narrativa maior. Fica um pouco corrido com o tanto de revelações. E, nossa, como adorei as descrições do cenário gótico. A autora me laçou desde as primeiras páginas com este mistério e suas descrições. A diagramação também merece destaque, o e-book está lindo. E preciso dizer que ri ao descobrir que a mansão mal-assombrada se chamada Barcelos. Ha!
...
Recomendação do Canto: +16
Terror. Maria Antônia sabe que não está louca. Ela trabalha em uma agência de turismo e sabe que ali existia uma garota chamada Kellen. Mas todos afirmam que não a conhecem. Maria sabe que Kellen sumira após ser chamada para uma conversa com o chefe. Suas tentativas de confronto a levam ao mesmo lugar, mas certamente desejará nunca ter ouvido a verdade. Nem por um minuto cogitei até onde esse conto me levaria. Sério, parecia uma narrativa inocente, mas com migalhas falsas. Dizer que não senti pena da protagonista. E preciso mencionar que a revelação me lembrou a cena de um filme de sucesso aí... Apreciei a construção dos diálogos e da narrativa com uma pitada de deboche. Fiquei bem curiosa para ler as outras obras da autora. Ela é bem conhecida pelos leitores de literatura policial brasileira contemporânea.
~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~~*~
Recomendação do Canto: +16
Suspense Psicológico. Ana Lúcia é uma professora universitária que leva a vida de maneira pacata. Sua rotina se resume a lecionar na universidade e a cuidar dos filhos e do marido. Tudo muda após Ana Lúcia ser confundida, constantemente, com outra professora local. Curiosa, Ana passa a refazer os caminhos da tal mulher e experimentar parte de seu mundo, interagindo com personagens pertencentes à rotina da moça. Quanto mais se aproxima deles, mais distante Ana fica de sua própria vida e família. O conto entrega uma boa ambientação; o suspense laça nossa curiosidade em relação ao tema do duplo e cria expectativas com os próximos passos de Ana. Infelizmente a parte final não satisfez essa expectativa, achei confusa e rápida - embora tenha sido uma boa leitura. E preciso destacar o quanto achei a capa bonita.
...
Recomendação do Canto: +16
Suspense Dramático Criminal. Acho que o capista deu uma errada aí no nome, né? Então gente, este conto tem gatilhos, conversa muito sobre suicídio. É conto com pegada criminal. Guido Finkler é um grande pesquisador na área da morte e luto. Retornando para casa após mais uma apresentação, Guido se depara com um cenário avassalador e sufocante: um homem tentando se enforcar em uma árvore. Ele tenta salvá-lo, mas acaba por virar alvo da polícia. Nas próximas cenas, o leitor conhece parte do melancólico passado de Guido, enquanto ele tenta provar sua inocência. Bem escrito, mas triste. Não consigo imaginar tamanha culpa e situação. Apesar que alguns momentos soam confusos com os devaneios do protagonista; ainda não sabemos o quê de fato aconteceu com sua esposa, então nota-se a confusão. E, claro, o nosso protagonista é pesquisador da morte e há várias reflexões fúnebres pela narrativa. E para quem encara o assunto como tabu, pode ser pesado também.
Tenho curiosidade de ler a colecionadora de ossos. São uma pessoa que não lê com tanta frequência contos, preciso mudar isso. Adorei essa coluna :)
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oie, não são contos do meu gênero favorito, mas gostei das dicas, especialmente de saber o que achou.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
por acaso não sou fã de contos, mas fiquei curiosa com alguns dos títulos que sugeres!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Gosto muito de suspense e as suas dicas são incríveis.
ResponderExcluirbig beijos
www.luluonthesky.com
Oi Nana, tudo bem?
ResponderExcluirNão leio muito o gênero, mas fiquei curiosa pela trama de "A Colecionadora de Ossos".
*bye*
Marla
https://loucaporromances.blogspot.com/
Oi Nana, tudo bom?
ResponderExcluirPrimeiro, muito obrigada pelos parabens, você é especial para mim e ver que dedicou um tempinho pra mim, é algo que me deixa muito feliz, então: obrigada! ♥
E menina, o meu Halloween foi vendo Abracadabra 2, porque não tenho muito essa animação pro terror não! KKKKKKKK Sou medrosa assumida! kkkkkkkkk
beeeeijos
https://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi Nana, tudo bem? Eu adoro contos, mas demoro a pegar pra ler (não sei o porquê). Eu gosto de histórias de suspense e terror e vu dar uma olhada nesses contos. Nunca li nenhum deles. Esse 'O Castigo' foi o que mais aguçou minha curiosidade.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com
https://universo-invisivel.blogspot.com
Oi Nana! Eu não leio muitos contos, mas alguns desta postagem chamaram minha atenção. Quero ler primeiro Colecionadora de Ossos. Bjos!!
ResponderExcluirMoonlight Books
Acredita que não sou de ler muitos contos? Mas adorei suas indicações! <3
ResponderExcluirwww.minutodabeleza.com
www.blogminutodabeleza.com
A seleção está ótima! Apesar de não adorar leituras de terror, acho algumas bem interessantes.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirNão sou muito leitora de terror/horror, quando leio algo é porque tem a pegada mais leve, dos mencionados só tinha ouvido falar de O Horror da Fazenda de São Lázaro.
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
Oi Nana. Eu não tinha o hábito de ler contos, até uns anos atrás, mas hoje em dia leio bastante. Não leio terror/horror, mas achei super válida a coluna. Bjus
ResponderExcluirOi Nana,
ResponderExcluirEssa lista tá forte, né? rsrsrs Eu não leio muito terror, acabo lendo mais investigação e mistério. Mas com certeza é uma lista de respeito para leituras temáticas de Halloween ^^
Bjos
Kelen Vasconcelos
https://www.kelenvasconcelos.com.br/