Filme: Com Amor, Van Gogh (2017)
1891. Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin (Douglas Booth) encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.

Animação biográfica que aborda vida e morte de Vincent Van Gogh. Uma produção polonesa, dirigida e roteirizada por Dorota Kobiela e Hugh Welchman. É o primeiro filme da história da animação feito com pinturas a óleo.
Douglas Booth é Armand Roulin
Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, seu amigo e carteiro Joseph Roulin, voz original Chris O'Dowd da série Moone Boy, pede a seu filho Armand que entregue uma carta ao irmão de Vincent, Theo Van Gogh. O carteiro acha a morte suspeita, já que em suas últimas correspondências, Vincent lhe parecia bem e apreciando o momento em que vivia. Apesar de relutar, Armand, voz original de Douglas Booth de Orgulho e Preconceito e Zumbis, segue para Paris e inicia uma série de encontros, com figuras as quais o pintor teve contato durante toda a estadia por ali. Cada um relata sua maneira de vê-lo, como se comportava e seus últimos dias.
Mas, logo Armand é informado por Père Tanguy, voz original de John Sessions visto na série The Loch, que Theo falecera seis meses após a morte de Vincent. Ele sugere que o rapaz viaje até Auvers-sur-Oise e procure por Dr. Gachet, que acolheu Vincent após momentos turbulhentos em sua vida. Gachet, voz original Jerome Flynn da série Game of Thrones, o deixava pintar em sua residência, como parte do tratamento, lhe deixando a vontade e oferecendo jantares. Como o médico está fora, Armand acaba por conhecer outras pessoas que conectaram suas vidas a do pintor. Ao se hospedar na mesma pousada em que ele ficara, a simpática proprietária Adeline Ravoux, voz original Eleanor Tomlinson da série Poldark, lhe revela parte dos últimos momentos de Vincent, o levando a investigar mais a fundo e a cogitar sobre um possível assassinato.
Através de um barqueiro local, voz original Aidan Turner da série Poldark, Armand descobre que Vincent se afeiçoara pela filha de Gachet e costumavam passear pelo local. Marguerite, voz original Saoirse Ronan de Lady Bird, nega e se recusa a falar com ele ao deduzir que suspeitam que seu pai pode tê-lo assassinado. É uma história triste; cheia de tormentas. Sobre uma pessoa que era feliz com seu dom, mas que no fim se sentiu um fardo para todos. Vincent, voz original de Robert Gulaczyk, sempre fora atormentado por alguns dos moradores locais, que lhe azucrinavam e implicavam, já que ainda não ganhava dinheiro com suas obras. A situação piorou após decepar sua orelha. Nem as crianças o deixavam em paz.

Saoirse Ronan é Marguerite Gachet
Esse filme é arte pura! Não estou falando apenas visualmente, mas a história por trás é tão magnífica quanto as belas cenas que temos aqui. As pinturas de Van Gogh ganham vida e relatam seu relacionamento com o pintor, principalmente nos momentos que antecendem sua morte. Ao todo, 65 mil quadros integram as cenas. Cada um é uma pintura a óleo, feita à mão por 125 pintores profissionais, de diferentes nacionalidades.
O filme te faz olhar uma animação com outros olhos. A forma como as cenas se movimentam e se você é fã do trabalho de Van Gogh, certamente ficará ainda mais encantado. Dizer pra vocês que eu não cresci habituada com artes, sabendo nomes de obras, seus criadores e tals. Até hoje aprendo algumas coisas através dos filmes e as séries que assisto. Posso até cogitar que, em outros tempos, eu teria revirado os olhos para esse filme. Mas, que baita surpresa! Creio também que um ponto a mais é a abordagem do estado emocional dele, pelo sonho que investia e perseguia. Difícil não se identificar. Desde sempre, qualquer forma de arte sendo motivo de chacota por não tornar ninguém milionário num estalo de dedos.
Para acrescentar ainda mais, temos um elenco - boa parte britânico - lindo. A maioria super dá pra reconhecer pelos traços e pelas vozes. Alguns são bem conhecidos por séries, como Aidan e a Eleanor que trabalham juntos em Poldark. E temos Saoirse, que pra mim, sua voz é adorável e inconfundível. Todos fazem um ótimo trabalho, trazendo parte da sensibilidade que cada personagem exige.

Jerome Flynn é Dr. Gachet - Bronn vc fica mais bonito quando toma banho
E como se não fosse o suficiente, o trabalho finaliza belo, embalado pela voz de Lianne La Havas, com as artes de Van Gogh mais os personagens que ganharam vidas. É incrível como deixaram os atores bem caracterizados, e se confirma com a comparação com as obras. Lindo trabalho, e só de pensar que toda ideia partiu de uma mulher - pintora - me deixa tão feliz. Seria bem bacana se fizessem com outros pintores.
Título Original: Loving Vincent
Direção: Dorota Kobiela e Hugh Welchman
Roteiro: Dorota Kobiela, Hugh Welchman e Jacek Dehnel
Roteiro Adaptado?: Não
Ano: 2017
Censura: 12 anos
Duração: 94min
O Que Assistirei?: Animação, Biografia, Drama
Elenco Principal: Douglas Booth, Chris O'Dowd, John Sessions, Helen McCrory, Eleanor Tomlinson, Aidan Turner, Saoirse Ronan, James Greene, Jerome Flynn, Robert Gulaczyk, entre outros.
Trilha Sonora: IMDB
Trailer: Clique aqui e assista o trailer
Prêmios/Indicações: INDICADO A 1 OSCAR. Clique aqui e confira indicações e premiações.
Oi Nana, tudo bem?
ResponderExcluirEsse filme deve ser show de bola!! Só o jeito como foi produzido já dá para ver que é um filmaço! Quero ver com certeza
Blog Entrelinhas
Há algum tempo atrás eu fiquei sabendo desse filme, mas simplesmente me esqueci de assisti-lo e de coloca-lo na minha lista de futuros títulos para ver.
ResponderExcluirDeve realmente ser um filme encantador e extremamente artístico. Amei sua resenha, só me deixou com ainda mais vontade de ver o filme.
Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br
Oi Nana,
ResponderExcluirEstou impressionada com a delicadeza e detalhes desse filme.
Não assisti, mas pelo que você diz é algo marcante.
Quero ver!
Beijos
https://estante-da-ale.blogspot.com.br
Oi Nana, estou doida pra ver esse filme, parece lindíssimo! Adoro Van Gogh e a parte técnica do filme parece lindíssima, acho que irei me emocionar!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Cara, que incrível! Eu também não fui criada habituada com a arte e/ou sabendo o nome dos pintores e suas obras, no máximo uma Monalisa da vida HAHAH mas fiquei mega interessada nesse filme! Primeiro que, realmente, parece ser arte pura e segundo que a história do Van Gogh parece mega interessante, eu não tinha noção nenhuma que o estado emocional dele era tão crítico, uma pena. Amei a resenha, me deixou com vontade mesmo de assistir!
ResponderExcluirUm beijão,
Gabs | likegabs.blogspot.com ❥
Estou bastante curiosa para ver essa animação, principalmente pelo diferencial dela em animar os atores em estilo de pintura e também por estar entre os indicados ao Oscar de Melhor Animação =D
ResponderExcluirAdorei a sua resenha, deu para perceber que você de fato gostou da animação =D
Beijão
Toca da Lebre
Universo DC 52
Falhei completamente na minha tentativa de ver os filmes nomeados aos Oscars como fiz o ano passado, não consegui ver esse também apesar de estar na minha lista.
ResponderExcluirMRS. MARGOT
Oi, Nana
ResponderExcluirAo contrário de ti eu cresci no meio das artes. Meu pai é artista plástico, pinta telas, esculpe... daí já viu, né?
Minha irmã herdou essa coisa mais artística, mas eu sou uma negação! Hahahaha
Mas mesmo não curtindo eu achei a proposta muito bacana, quem iria imaginar uma animação feita com pinturas?
Se eu falar isso pro meu pai ele vai querer assistir em dois tempos! Hahahahaha
Beijos
- Tami
http://www.meuepilogo.com
Olá, Nana.
ResponderExcluirApesar de achar a ideia incrível e ter certeza de que deve estar lindo, o filme não me interessa muito. Mas enquanto lia a postagem já mandei a dica para a Olivia que sei que ela ama filmes e com certeza vai se interessar por esse.
Prefácio
Eu acho a história da Van Gogh muito interessante, lembro quando estudei na escola sobre ele, rs. Esse filme deve ser muito incrível também, imagina o trabalhão que tiveram!!! Quero assistir! Os Delírios Literários de Lex
ResponderExcluirOi, Nana! Gosto bastante de filmes nesse estilo e acho que adoraria saber mais sobre essa história. Sempre achei a vida de Van Gogh curiosa, haha!
ResponderExcluirBeijo!
www.controversos.com
Eu assisti um pedaço apenas do filme, mas estou com ele no computador pra tentar ver essa semana. como vc disse esse filme é arte pura.
ResponderExcluireu não consigo imaginar a quantidade de trabalho que esse povo teve pra fazer esse filme, realmente vale a pena dar uma conferida. Seguindo o Coelho Branco
Olá
ResponderExcluirEsse filme está na minha lista da Netflx a algum tempo, mas ainda não tive a vontade de ver ele. Eu gosto de arte, mas não entendo muita coisa. Conheço Van Gogh, porque o estudei nas aulas de arte do colegial. Acho que agora não vou enrolar tanto pra ver ele.
Vidas em Preto e Branco