Filme: A Favorita (2018)

Na Inglaterra do século XVIII, Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz) exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman). Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail (Emma Stone), nova criada que logo se torna a queridinha da majestade e agarra com unhas e dentes à oportunidade única.

Essa dramédia reúne figuras históricas da monarquia inglesa, durante o século XVIII, sob a direção do cineasta grego Yorgos Lanthimos, de O Lagosta, e com roteiro de Deborah Davis e Tony McNamara. Produção muito aclamada no Festival de Veneza de 2018, onde Olivia Colman recebeu o prêmio do júri por sua atuação, e também receberam o Grand Jury Prize.
Enquanto a Grã-Bretanha e a França se juntam em confrontos, a Rainha Anne, Olivia Colman vista na série Broadchurch, permanece em seu trono mas sem muito interesse. A rainha se alegra por preencher seu tempo com seus dezessete coelhos. Sua saúde anda frágil, o que torna Sarah Churchill - a Duquesa de Marlborough - a responsável por algumas das negociações do governo, como uma porta-voz. A duquesa, além de sua confidente, é sua amante. O que ocasiona grande influência na vida da rainha.

Emma Stone interpreta Abigail
Abigail Masham, Emma Stone de La La Land, é a pobre prima de Sarah, que decide procurá-la em busca de um emprego na Corte. Tudo que consegue é trabalhar na copa do palácio, passando por alguns problemas, chegando quase a ser castigada. Após descobrir que a Rainha Anne precisa de cuidados em sua perna, Abigail vê uma chance de ganhar atenção da monarca, a ajudando aliviar suas dores. Com relutância, Sarah admite a importância de seu conhecimento e a torna uma dama de companhia.
Apesar de grande controle, Sarah, Rachel Weisz de Constantine, se vê encurralada por um membro do parlamento, Robert Harley, Nicholas Hoult de X-Men: Primeira Classe, que é contra o aumento dos impostos. Como não consegue persuadi-la, Harley vê em Abigail uma saída para seus ideais, desejando que a dama lhe traga informações sobre a duquesa e a rainha. Contudo, Abigail também tem suas próprias ambições, e após descobrir sobre o caso da rainha com a duquesa, decide conquistá-la.
Como Sarah aprecia todo ar autoritário que mantém, não enxerga os desejos aflorarem entre Abigail e Anne. E quando percebe é tarde demais, pois a prima acaba lhe enxergando como uma pedra no sapato. Por outro lado, se enganam ao descobrir que ter afeição da Rainha Anne, não é o suficiente para torná-la sua favorita.

Olivia Colman interpreta a Rainha Anne
O trio mais amado dessa temporada faz jus a todo burburinho e elogios. Olivia, Rachel e Emma nos apresentam performances marcantes e maduras, que em alguns momentos também nos diverte. Se puder, tente assistir com a língua original. Emma Stone estudou por três meses para treinar seu sotaque britânico e torná-lo apropriado para a época. Sua personagem pode transpirar certa inocência inicialmente, mas com passar dos minutos, conhecemos as faces de sua inteligência e ambição. Se minha prima pode, eu também. Pra mim, uma das melhores performances dela, sem dúvida.
A Rainha Anne é outro ponto que pode transpirar certa inocência, mas ela sabe seu lugar e muito bem. Sabe o poder de sua voz - todas as cenas que ela berra, eu morria de ri -, mas sente que já perdeu o que tinha de valor. Ela sofre com a depressão e a duquesa é seu suporte. O motivo o qual ela mantém dezessete coelhos em seus aposentos, é de partir qualquer coração (mas que expõe uma das marcas das produções do Yorgos, que é a questão do apego vs. desapego). Eu amo Olivia Colman e o jeitinho maravilhoso de sua voz. É lindo de assistir como ela se entrega as emoções da personagem.
Por outro lado, Sarah inicia a trama com um ar de liderança e sempre se impõe. O confronto entre ela e Abigail nos trás algumas cenas bem doidas. Rachel Weisz é uma atriz exemplar, com trabalho muito centrado. Acho sua presença em cena muito marcante. E aqui não é diferente. Foi sua personagem que me alertou das referências a Alice no País das Maravilhas. Os personagens e o cenário fazem a conexão. E sabiam que a Duquesa Sarah Churchill é uma antepassada da Princesa Diana? Leia mais aqui.

Rachel Weiz interpreta Sarah Churchill, a duquesa
Essa é a cena que avisa o início do confronto entre Abigail e a prima
O roteiro não conta com Lanthimos, mas podemos ver muito de suas produções, como nos colocar por dentro do cenário e uma tensa trilha instrumental que conversa com quem assiste, visto a cena do início do embate entre Sarah e Abigail, quando a cara da duquesa se suja de sangue. Porém, diferente das produções que ele roteiriza, o tom macabrinho perto de seu fim soa como uma certa pegadinha. O título original que Deborah havia dado, era algo como O Balanço do Poder, e o final deixa isso bem nítido.
Em seus primeiros atos, A Favorita nos mostra os bastidores de todo ar autoritário da monarquia, com competições entre patos, festas e mais festas, tiros em pombos e vai. Um verdadeiro circo, trazendo críticas nas entrelinhas, principalmente da maneira como os impostos eram gastos. As cenas podem até trazer um tom descontraído na produção, mas de certa forma incomodam, pois somos vendidos à luxuria deles.
E falando em luxo, é fácil mesmo se apaixonar por toda arte do cenário mais o figurino. Um filme de encher os olhos, com visual rico e lindíssimo. Creio que as perucas dos homens chamem bastante atenção. Assim como a transformação de Abigail, em seu figurino e maquiagem. Sarah tem um guarda-roupa mais destemido, enquanto a rainha vai se privando da extravagância.

Nicholas Hoult interpreta Robert Harley
Algo que não posso deixar de mencionar, é que achei bem peculiar os créditos finais ao som de uma versão de Skyline Pigeon do Elton John.
Título Original: The Favourite
Nacionalidade: Britânica / Americana
Roteiro: Deborah Davis e Tony McNamara
Roteiro Adaptado?: Não
Ano: 2018
Censura: 14 anos
Duração: 119min
O Que Assistirei?: Drama, Comédia e Gente Doida
Elenco Principal: Olivia Colman, Rachel Weisz, Emma Stone, Nicholas Hoult, Mark Gatiss, Joe Alwyn, entre outros.
Trilha Sonora: IMDB
Trailer: Clique aqui e assista o trailer
Prêmios/Indicações: INDICADO A 10 OSCARS. Clique aqui e confira indicações e premiações.
Oi Nana!
ResponderExcluirEu vi o trailer do filme e já dei algumas risadas KKK. Vou tentar assistir e resenha resenhar para o blog antes do Oscar, mas estou animado. Gosto muito da interpretação da Emma. Ela é ótima.
Abraços
David
http://territoriogeeknerd.blogspot.com/
Oi, Nana!
ResponderExcluirSó tenho visto elogios pra esse filme. Confesso que o trailer não me chamou muito a atenção, mas sua resenha e os pontos que você ressaltou me mostraram que o filme tem bastante potencial. Quem sabe uma hora dou uma chance. Ficou maravilhosa a resenha! <3
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com
Oi Nana! Eu vi ontem entre os indicados, mas não é um filme que chame minha atenção. Que bom que foi uma boa experiência para você. Estou de olho aqui para saber mais sobre os outros indicados.Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Oi Nana! Lá no blog quem assistiu foi o Italo e ele curtiu bastante, tenho vontade pela atrizes, como vc mencionou performances marcantes, sempre dá vontade de conferir!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
I would love to see this movie!
ResponderExcluirwww.fashionradi.com
Oi Nana, tudo bem?
ResponderExcluirJá comecei minha saga pelos filmes do Oscar... pretendo assistir esse logo!
Blog Entrelinhas
F
ResponderExcluirFiquei sabendo desse filme quando vi a indicação das atrizes ao Oscar. Ele não é meu estilo, a trama não me atrai muito, mas que bom que vc gostou, ainda mais por ser feito por alguém cujo trabalho vc admira tanto!
=)
Suelen Mattos
______________
ROMANTIC GIRL
Oi
ResponderExcluirAdoro filmes e com certeza vou ver esse, adorei a dica!
Já vou colocar nos meus filmes para ver no Filmow
Beijinhos
Renata
Escuta Essa
Oi, Nana!
ResponderExcluirEu estou completamente maluca para assistir esse filme. Só pelas indicações a todos os prêmios e tudo o que já ganhou, me deixou com muita curiosidade para conferir. Adorei sua resenha, porque você me deixou com muita mais vontade de ver!
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Oi Nana, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a resenha!
Eu ainda não comecei a conferir os indicados, mas achei a trama bem interessante. Estou curiosa!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi Nana,
ResponderExcluirEsse ano não estou assistindo aos filmes do Oscar a tempo, pois não estão baixando nenhum filme e os valores dos ingressos do cinema não me permitem ir com tanta frequência, mas estou mega empolgada por este filme!
Só ouço elogios e ainda tem a Emma Stone que eu adoro <3
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br
Oii!!
ResponderExcluirAdorei a resenha, muito completa!
Eu já estou com esse filme na listinha, porque gostei demais da sinopse e do trailer, e acho que deve ser maravilhoso mesmo, tanto pela história, quanto pela ambientação histórica, porque eu adoro ver filmes "de época".
Bjuu ♥
Início de Conversa
Achei super interessante as críticas e referências que o filme pode apresentar, mesmo tendo um ar cômico e macabro no meio, pois quando alguns diretores brincam com gêneros que inicialmente não se adéquam juntos a chance de errarem é muito grande e a trama pode virar basicamente uma palhaçada e/ou um filme trash. Mas, me parece que com A Favorita o diretor acertou furtivamente.
ResponderExcluirAmei a sua resenha, fiquei curiosa para conferir e assim que possível vou assistir ao filme.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Que delícia ler uma resenha tão bem detalhada e sobre uma obra repleta de entrelinhas sobre discussões tão atuais, como feminismo e sororidade.
ResponderExcluirsemquases.com
Amei sua resenha, sério. Tenho lido tantas coisas sobre esse livro, confesso que não é um gênero que me atrai, mas parece que é um filme que foi desenvolvido bem!
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
Olá, Nana.
ResponderExcluirEu vi esse figurino e já babei. Mas foi a unica coisa que me interessou no filme. Sou dessas que acabo dormindo em filmes e séries do tipo. Por isso acho que não vou assistir. E acredita que nem reparo no diretor do filme? hehe. Já Olivia lá do blog se me ver falando uma coisa dessas tem um chilique hehe.
Prefácio
Oi Nana!
ResponderExcluirVi o trailer aqui, já deu pra ver que só tem gente doida e é engraçado, rs
Eu adooooro a Rachel Weisz ❤
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Olá Nana,
ResponderExcluirEsse é um filme que eu quero muito assistir, se eu já estava curioso antes agora nem se fala....bjs.
https://devoradordeletras.blogspot.com/
Oie!
ResponderExcluirEu quero muito ver esse filme! Gosto desse cenário de monarquia, acho muito interessante. A Emma deve estar linda, como sempre.
Beijos
our-constellations.blogspot.com
Oi
ResponderExcluireu não tinha conhecimento desse filme, mas pelo que você falou parece ser uma história interessante de assistir, ainda mais porque tem a Emma R
http://momentocrivelli.blogspot.com