junho 06, 2022

Filme: Táticas do Amor (2022) #TOCANDOAMOR

Um publicitário e uma designer de moda não acreditam no amor, então apostam que vão fazer o outro se apaixonar perdidamente – com táticas nada comuns.
Aquela cena de Os Batutinhas: meninos nhé, meninas nhé

Adquirido para o dia dos namorados norte-americano pela Netflix, Táticas do Amor fisgará - de cara - os amantes do belo clichê gato e rato. A comédia romântica turca, dirigida por Emre Kabakuşak, da novela turca Sefirin Kızı, e roteirizada por Pelin Karamehmetoğlu, da série O Segredo do Templo, não deseja esconder nenhuma de suas inspirações - a mais nítida sendo o filme Como Perder um Homem em Dez Dias.

Na trama iremos conhecer Aslı, Demet Özdemir vista na novela turca Meu Lar, Meu Destino, uma estilista que gosta de bancar a consultora sentimental nas horas vagas - administrando até um blog popular entre as mulheres. Após sua amiga levar um pé na bunda de um ficante, Asli decide vingá-la - mesmo que não esteja nem um pouco interessada em iniciar um relacionamento. A vingança consiste em seduzir um hétero top raiz, deixando-o apaixonadamente aos seus pés até o momento de despedaçá-lo, expondo tudo em seu blog.

No outro lado temos Kerem, Şükrü Özyıldız visto na novela turca Şeref Meselesi, um baita mulherengo que trabalha na área da publicidade. A ironia é que Kerem precisa desenvolver anúncios para produtos femininos - claro que nem sempre a boa lábia vence. O rapaz não se permite ir além em seus sentimentos, então como transmiti-los em algo direcionado às mulheres? Os amigos debocham, expondo que Kerem é tão dominado pelos hábitos da canalhice que é incapaz de compreender o que é amar. Nem é necessário afirmar que ele também sai em busca de uma alma para provar seu ponto de vista.

Quando os dois mundos finalmente se colidem, Kerem se torna o último romântico - cheio dos encontros memoráveis. Meu favorito foi o dos balões, uma das cenas mais bonitas da produção. Por outro lado, Asli precisa lapidar seu lado bruxa má para dar o golpe final. Mas mal sabe que suas táticas logo serão sabotadas.

Kerem e Aslı - quem vai ceder primeiro? | credits: Netflix

Este é daqueles romances que, possivelmente, irritará parte da audiência antes do fim. Não que eu tenha ficado irritada, aliás fiquei bem surpresa porque ele cumpre o quê promete. O problema é que, de cara, dá pra saber quem será o preferido do público - e soa proposital. Eu queria simpatizar com Asli, mas é uma personagem antipática antes mesmo do plano começar a desenrolar em cena. E quando o roteiro cumprir sua ideia, não será nada bonito de assistir. 

Os dois são de mundos próximos, mas distantes. Asli e Kerem também sempre dizem algo desagradável pra despejar certo ranço. Eles estão sempre rodeados de amigos, trocando desabafos e relatando os efeitos da pegadinha de ambos. Sobra para Kerem o papel do fugitivo, porque está sempre reencontrando as moças que iludiu. É engraçado como forçam a ideia do mesmo círculo profissional, mas sem eles nunca terem se esbarrado. Fato que também acaba sendo uma dica, unindo-se com uma informação dada no início da trama. Não quebre muito a mente, é um clichê. Só espere aquele baita surto dramático antes do ato final.

O casal entrega uma boa química, afinal os personagens convivem com a tensão não planejada boa parte do filme. E acrescento que os dois atores são lindos; não os conhecia. Só a Demet que, pelo que leio nas redes, é bem querida pelas novelas turcas - sobretudo a citada acima que está disponível na HBO Max. Além dos dois, poucos coadjuvantes chamam atenção. Sério, eu desejei que o roteiro tivesse tratado melhor - pelo menos - as amigas dela.

Os dois são lindos, né? | credits: Netflix

Certamente o cenário é de arrancar suspiros e entrega bons momentos entre o possível casal. Boa parte dos romances atuais não são tão amigáveis com o cenário, como as produções do gênero dos anos 90 - que arrancavam nossa vontade de conhecer e perambular por Nova York, por exemplo. E, claro, além de segurar nas belíssimas locações turcas, Táticas do Amor também se amiga com a tecnologia, tornando a narrativa mais dinâmica, exibindo parte das interações em suas cenas. Entretanto, sabemos que as redes tem seu lado negativo...

No mais, Táticas do Amor é daquelas rom-coms perfeitas para o fim de noite. A conclusão pode soar um pouco vazia; por tudo que acontece - adicionando o quão os coadjuvantes ficam deslocados - seria interessante uns minutos a mais. Mas é a Netflix, né? Nunca se sabe se tem uma continuação na gaveta deles. Ha!

Não posso deixar de comentar o quanto o figurino da Asli é desejável! E é uma bela amante de brincos grandes, que nem eu. Amiga, empresta?


Título Original: Aşk Taktikleri
Nacionalidade: Turca
Produção e Distribuição de: Lanistar Media e Netflix
DireçãoEmre Kabakuşak
Roteiro: Pelin Karamehmetoğlu
Roteiro Adaptado? Não
Ano: 2022
Censura: +12
Duração: 1h37min
O Que Assistirei? Comédia, Romance, Vingança, Exposed Party
Elenco Principal: Demet Özdemir, Şükrü Özyıldız, Deniz Baydar, Özgür Ozan, Doğukan Polat, Yasemin Yazıcı, Hande Yılmaz, Atakan Çelik, entre outros.
Trilha SonoraIMDB
Prêmios/Indicações: ?
Saiba Onde Assistir: Netflix | COMPRE DVD

9 comentários:

  1. Olá, Nana.
    Eu achei o enredo legal e estava querendo assistir. Até começar a ler suas impressões sobre ele e já desanimei hehe. Não sou muito de assistir filmes e esses dias agora viciei nos doramas hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana, tudo bem?
    Infelizmente o plot não me chamou tanta atenção. Nem sou muito fã de Como Perder Um Homem em 10 Dias, pra falar a verdade. :(
    Gostei de ler sua opinião, mas acho que essa dica vou acabar deixando passar.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi
    é daquelas filmes clichê que eu gosto, nunca assisti produções turcas e eu assistiria o filme, as vezes procuro filmes mais tranquilos para assistir , gostei de ver sua opinião.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nana, tudo bem?
    Eu já conhecia o casal protagonista, mas só assisti as séries com ele. Eu gostei do filme, e estou curiosa pela sequência, que parece que vai ter.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Amei demais ver esse filme aqui. Eu já assisti uma vez algum parecido, não sei se foi esse mesmo.
    Vou assistir hoje a noite e já anotei aqui.
    Beijos.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de assistir, eu tinha visto um parecido e achei esse bem gostodinho de assistir apesar de ter ficado um pouco com raiva da protagonista em algum momento do filme.
      Beijos rs

      Excluir
    2. Adorei que você assistiu! E esse motivo da protagonista é o fato do filme não ser 100% pra mim tb.

      Excluir
  6. É Nana, o filme me pareceu ser BEM inspirado em 'How to Lose a Guy in 10 Days' mesmo.
    Não sou muito de rom-com, mas achei interessante a produção ser turca.
    Assisti uma série turca recentemente super interessante chamada '8 em Istambul', vou te deixar a indicação: https://www.imdb.com/title/tt11301642/ :)

    ResponderExcluir
  7. Fiquei curioso em assistir. Parece ser uma boa comédia romântica.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos

siga o canto