julho 28, 2022

Série: Landscapers (2021)

Um casal comum enterra dois corpos no quintal de casa em Mansfield. O crime permaneceu sem ser descoberto por 15 anos; um deslize trás tudo a tona. A série é baseada em fatos, nas horas de entrevistas que o casal teve com a polícia desde o início das investigações. Até os dias de hoje o casal não admite o crime.
Pra maratonar no fim de semana...

Landscapers é um drama true crime (baseada em um crime real), com uma pitada ácida de comédia, que aborda o duplo homicídio cometido pelo casal William e Patricia Wycherley em 1998. Os corpos só foram descobertos em 2012, assim ambos conseguiram se safar por um bom tempo - até a grana fazer falta. Idealizada por Ed Sinclair, estreando como roteirista, conta com Will Sharpe, da série Flowers, na direção dos quatro episódios.

O casal Edwards, Susan e Christopher, vivem na França há quinze anos. Mas a vida não é tão próspera quanto sonhavam, aliás, nota-se cada dia mais difícil. O idioma é um dos piores empecilhos para manter ou arrumar um emprego. Mais uma vez desolado e sem rumo, Christopher Edwards, David Thewlis visto nos filmes da saga Harry Potter, decide ligar para sua madrasta com uma possível ajuda financeira em mente. O problema é que com o clima de desabafo Christopher fala demais, confidenciando um crime adormecido desde 1998.

A madrasta não perde tempo e logo fofoca pra polícia, né minha gente! Os dois, tão amorosos e delicados, viram suspeitos de duplo homicídio e o retorno deles ao solo britânico se torna prioridade para a polícia local. Como mencionado, o casal tem esse ar meio inocente e delicado na construção, então, acreditando que só precisam conversar com as autoridades, os Edwards se entregam.

Olivia Colman e David Thewlis são os protagonistas de Landscapers | credits: Sky Atlantic e HBO

Nada acontece como planejado. O clima emocional pesa quando o casal é separado para prestar seus depoimentos. Eles mantêm essa enorme proteção um com o outro, mas nota-se que Susan Edwards, Olivia Colman vista em A Filha Perdida, desmorona aos poucos e, claro, logo revela seu intenso e doloroso segredo. E, enquanto o casal tenta esclarecer os pontos do crime, no paralelo iremos acompanhar o início da relação e, também, os desfalques no ambiente familiar.

Muitos podem estranhar a tal construção adorável deles, de dá dó, mas é uma ideia bacana porque conecta bem com o famoso "quem vê cara não vê coração", sabem? Olivia Colman está 100% aquelas idosas SUPER fofas, mas que tem um monte de corpos escondidos no porão. Ha! É uma personagem que lida com um trauma passado e a relação com o marido ameniza essas dores. David Thewlis entrega um personagem sereno e que costuma falar baixo, mas até ele tem seus limites. Até no figurino os dois transmitem a ideia do "casal idoso fofinho quero abraçar". Ha! E a gente se pega pensando: cairíamos nesse golpe?

O casal sempre fora obcecado pela magia dos filmes clássicos e suas figuras. E essa paixão não é daquelas que fica apenas no admirar. Eles gastavam rios de dinheiro para aumentar a coleção de raridades e outros objetos que preenchessem esse amor. Sim, belos acumuladores. A montagem da série brinca muito com essa questão, com devaneios cinéfilos divertidos e que encaixam com parte da personalidade dos protagonistas. O amor e proteção entre eles é muito exaltado, então é algo que a produção também conecta com essas viagens. A cena da reconstrução do crime é um dos melhores momentos da série, entrando no clima dos filmes noir. A do último episódio - todo baseado no filme de faroeste favorito deles - também é de se destacar.

As cores marcam cada cena da minissérie | credits: Sky Atlantic e HBO

Quatro episódios soam suficientes para entregar a mensagem da série. A audiência talvez enjoaria dos jogos com a Old Hollywood e poderia se tornar prolixa. Cada um foca em um momento antes do veredito, construindo a provável confissão do casal. O humor britânico só acrescenta à narrativa, pois existe coisas bem surreais nesse caso; inteligente a escolha de dar aquela debochada ácida perante algumas situações e revelações - como o lance da carta do Gérard Depardieu. E uma curiosidade fofoqueira é que Olivia é casada com Ed Sinclair - criador e roteirista da minissérie.

Não só o casal Edwards domina as cenas, mas também temos os detetives do caso. Eles são os que apresentam o lado mais explícito da comédia - mesmo que não seja exagerado -, em especial a atriz Kate O'Flynn, vista na série Wanderlust, que interpreta a detetive Emma. A atriz entrega boas expressões e tiradas de uma personagem sem paciência e filtro.

Mas de encantar mesmo em cena são as cores e trocas de cenários incomuns. Aproveitaram que o casal era obcecado pela Old Hollywood pra socar referências em tudo. Ha! A direção de arte dessa série é simplesmente admirável e bastante criativa.

O comportamento do casal é surreal para os detetives | credits: Sky Atlantic e HBO

E, nossa, quero assistir tudo de Will Sharpe. Fiquei encantada com a paixão dele pelas cores. Não é a primeira vez que Will trabalha com Olivia, então capaz de em postagens futuras pintar outras dicas destes dois por aqui.

E para elogiar Olivia Colman nunca terá palavras o suficiente, sigo muito cadelinha da minha fav mesmo. Ha!


Título Original: Landscapers
Título Nacional: ?
Status: Finalizada (4 episódios)
Nacionalidade: Britânica
Criador: Ed Sinclair
Roteiro: Ed Sinclair e Will Sharpe
Adaptação: Não
Ano: 2021
Censura: 18 anos
Duração de Episódios: 60 min
O Que Assistirei? Policial, Fantasia, Drama, Comédia, True Crime
Elenco Principal: Olivia Colman, David Thewlis, Kate O'Flynn, Dipo Ola, Daniel Rigby, Samuel Anderson, entre outros.
Trilha SonoraTuneFind
Abertura/PromoPromo
Canal Britânico: Sky Atlantic
Canais Brasileiros: HBO | HBOMax

4 comentários:

  1. Eu adorooo um true crime e nossa achei sensacional essa série, já quero baixar e assistir!
    Adoro quando tem essa contradição, casal fofo mas que comete crime etc. Acho demais!
    Amei as cores da série também, a produção de arte parece ser impecável.
    Ótima dica, vou assistir :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com muita vontade de assistir. Gostei muito. Parece ser bem original.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Amei a dica e o bom é que é uma produção curtinha. Ainda não conhecia, mas gosto desses personagens que dá para simpatizar mesmo sendo uma história de crime por trás.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi
    não conhecia, mas fiquei interessada ainda mais por ter poucos episódios, antes eu assisti uns vídeos de true crime no youtube , porém faz tempo que não vejo e fiquei curiosa, ainda mais por ser baseada na vida real e as pessoas não parecerem psicopatas.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos

siga o canto