janeiro 03, 2023

Retrospectiva 2022

 

feliz ano novo :)

Olá pessoas, tudo bem?
Cá estamos com a retrô e, como sempre, não sei o quê escrever. Daí no fim rende o textão. Ha! 
Vamos começar com o fato de - acho - que 2022 foi o ano que menos atualizei o blog. Mencionei essa questão na retrô passada, acabou que foi mesmo 2022 o ano mais vago. E foi por questões emocionais mesmo, uns dias chatos de desgaste mental e tals... daquelas coisas de sempre que comento por aqui. Escrever as análises pra cá tem sido um grande problema. Não sei o motivo. Não acredito que seja algo ruim, porque me faz refletir como levo as coisas na minha vida. Sabem o que me dei conta? Nunca tirei uns dias de descanso de tudo (blog e redes) desde que abri o blog. Sempre me afasto por problemas de saúde, rotina/tretas em casa ou internet ruim, mas nunca por folga desejada. Vocês deveriam refletir em relação a isso também, aliás. É um jeito de não deixar o hobby deixar de ser hobby.

É, e também aprendi que não planejar/adiantar as coisas dos especiais eles flopam. Ha!

Mas algo que me deixou cismada em 2022 mesmo é como as pessoas estão transformando a leitura em competição. Juro que até pensei em deletar minha conta no Skoob, ou talvez fazer uma outra reservada, porque, mesmo eu não querendo meter nada meu em competição, a energia desgastante está ali e bate na gente. Ano passado coloquei uma meta de leitura altinha, passei, mas resolvi super baixar esse ano para não me deixar influenciar por isso. Com esses pensamentos resolvi colocar em prática umas mudanças de prioridades no conteúdo, e logo vocês vão notar. É algo que tem mais a ver comigo e meu gosto.

Aproveitei o embalo no ar de mudanças e reativei o canal do blog, lá no YouTube. 
Amaria receber uma notificação com a ajudinha de vocês. Se puder inscreva-se, por favor... - > clique aqui

No mais, quero agradecer a todos pela companhia nestes tempos estranhos. Obrigada por sempre clicar no linkizinho do Canto em qualquer lugar da web e escolher ler qualquer coisa e levar qualquer dica daqui. Desejo um novo ano cheio de realizações, diversão, saúde mental 100%, saúde de outros pontos também e paciência. Não é necessário dizer os motivos... E bebam água!


Confiram os Melhores e Piores do Canto Cultzíneo em 2022:

- Nossas maiores visitas esse ano foram em Maio
- A postagem mais vista do ano: Estreias do Cinema em Abril
A crítica de livro mais vista: Segredos, de Caitlin Wahrer
A crítica de filme mais vista: Táticas do Amor
A crítica de série mais vista: Dahmer
Vou aproveitar e colocar as listas de melhores do ano. 
Deixando claro que são coisas consumidas durante o ano de 2022, independente de serem lançamentos ou não.


MELHORES LIVROS LIDOS EM 2022:
os contos seguem queridinhos na minha meta; depois que descobri que meu ritmo de leitura melhora bastante intercalando com eles, eu tive menos bloqueios. OBLIVION foi uma leitura bem especial, porque até agora sigo pensando na história dessa HQ. A protagonista é uma personagem que me identifiquei bastante emocionalmente. Não tinha intenção de ler GENTE ANSIOSA no ano passado, mas a galera do clube do livro que participo no zap se animou e foi uma ótima surpresa também. TUDO É RIO ficou uns dias disponíveis no app da biblioteca de São Paulo, a Biblion, e foi coisa do universo mesmo essa leitura acontecer ~do nada~. É uma daquelas narrativas realista, fria e forte que não agradará a todos, infelizmente. NO LUGAR ERRADO, NA HORA ERRADA (Resenha) mais uma vez minha mente feita de trouxa por essas duas... e por isso são muito minhas favs.

LIVROS - LISTA DE FAVS COMPLETA
(não estão na ordem de preferência)
Oblivion
No Lugar Errado, Na Hora Errada (resenha)
Eu Fico em Silencio
Tudo é Rio
O Mistério do Carneiro de Ouro
Gente Ansiosa
Malibu Renasce
Imperfeitos (resenha)
Quando os Mortos Falam
O Homem de Palha
*melhor experiência de leitura: Macunaíma (no caso releitura)
*BÔNUS: releituras Assassinato no Expresso do Oriente (na nova edição) e Um Conto de Natal (pela edição do app Skeelo) - resenhas em breve


MELHORES FILMES ASSISTIDOS EM 2022:
ainda sinto falta de ir ao cinema, mas dessa vez é por falta de dinheiro mesmo - ingresso caríssimo e sem condições. Ha! Não, não tenho como pagar muitos streamings - e nem tenho amigos pra me oferecer, rs. Os dois que uso são por via de parente que ficou com pena mesmo, hahaha. MAS comecei a me aventurar pelos FAST (que são os streamings legais e gratuitos com anúncios - até a Warner vai começar a se render a eles) e descobri muita coisa bacana, principalmente no quesito de produções clássicas; lembrando a parte do ano que viciei em giallos. Ha! PEARL foi minha rainha do ano, a vilã que me faz ter medo de dizer o que tenho em comum/me identifico. Ha! E já estou aqui sentadíssima esperando o Oscar do meu muso Colin Farrell - se bem que ano passado eu mencionei que o Benedict Cumberbatch estava colecionando prêmios e prêmios que nem Colin está e deu zebra, né? Brendan Fraser, eu ficarei feliz se for você a zebra do Colin. Só não bata em ninguém... =x

FILMES - LISTA DE FAVS COMPLETA
(não estão na ordem de preferência)
Trem-Bala
Aftersun
Pearl
A Fera do Mar
Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo
Os Banshees de Inisherin
Watcher
Veja Como Eles Correm
Athena
Abracadabra 2
Barbarian
Fresh
RRR - Revolta, Rebelião, Revolução
Mate-me Por Favor
O Que Fazemos Nas Sombras
The Love Witch
Carnival of Souls
A Cidade Perdida
A Galeria dos Corações Partidos
Meus Encontros com Amber
*BÔNUS curta: Le Pupille
*BÔNUS natalino do ano favorito: Ghosts of Christmas Always
*BÔNUS: revisto na vida adulta pela primeira vez A Felicidade Não Se Compra
análises em breve


MELHORES SÉRIES ASSISTIDAS EM 2022:
mais um ano e mais uma vez aquela promessa de não adicionar nada novo na grade, mas é difícil. Ha! Eu passei parte do ano maratonando coisas do Sebastian Stan, então assisti muita série não prevista - além de finalizar Gossip Girl (a original) que estava moscando na grade desde sei lá quando. Não vi NADA da Marvel, mas espero conhecê-las em 2023. Sigo querendo limpar minha grade, finalizando tudo pendente. GHOSTS foi uma comédia que amei conhecer, tanto a versão norte-americana quanto a britânica. As duas são engraçadas no seu jeito: uma de um jeito fofo e a outra de um jeito ácido e cretino. Ha!

SÉRIES - LISTA DE FAVS COMPLETA
(não estão na ordem de preferência)
House of The Dragon
The Bear
Abbott Elementary
Heartstopper
Ghosts (as duas versões: norte-americana e britânica)
The Boys
Shining Girls
Mrs. Maisel
Archive 81
One Perfect Shot
Irmão do Jorel
The Cuphead Show
Wednesday / Wandinha
Feels like Ishq
Landscapers
Why Didn't They Ask Evans?
The House
Candy
Guida Astrologica Per Cuori Infranti / Guia Astrológico dos Corações Partidos
*BÔNUS: Derry Girls que finalizou e me deixou um vazio imenso
Revista: Cold Case (segue muito fav)
Esquecidas na grade que finalizei: Gossip Girl (original), The Prince, Labyrinth, Wolf Hall, Kings, Fantasmagorias e Political Animals 


MELHORES PERSONAGENS CONHECIDOS EM 2022:
LIVRO: Aleph, de Oblivion. Queria ter ele de amigo; :(
FILME: Pearl, de Pearl e X;
SÉRIE: Ava, de Abbott Elementary.


UM VILÃO MEDONHO DE 2022:
Imagem relacionada
LIVRO: a Saúde Mental, em Gente Ansiosa;
FILME: os Machos, de Watcher;
SÉRIE: Homelander, de The Boys.


MELHORES CAPAS DE LIVROS DE 2022:


OS PIORES DE 2022:
LIVRO: Red Hill e a propaganda antivacina da autora. Teve um conto também, mas ele nem está mais na Amazon, então vou ignorar;
FILME: A Bolha (netflix), Águas Profundas, Morbius, Blonde, Um Natal Cheio de Graça, Cherry, Convite Maldito, Lulli, A Queda, O Agente Oculto, Toscana, Tratamento de Realeza, Escolha ou Morra, Lado a Lado Com o Amor, O Massacre da Serra Elétrica (netflix), Casa Gucci, Macabro (filme nacional), Jogando com Prazer e tantos outros. Fiquem ligados que a coluna lá do Pikachu começará o ano entupida de coisa ruim; Ha!
SÉRIE: Conversations with Friends e Under the Banner of Heaven.


EM 2023, ESCUTEM:
meu vício do ano foi o álbum da RINA SAWAYAMA, entre minhas descobertas novatas no que se diz de música. 
Também dei boas-vindas nas minhas playlists à AVA MAX, à GAYLE e ao ALFIE TEMPLEMAN.


NO MEU KINDLE TEM UM LAR:
*Li outras coisas no Kindle durante o ano, mas esse espaço é para as publicações na Amazon que eu gostei;
*Assim como faço com os livros físicos, também "limpo" a estante do Kindle - removendo da nuvem leituras que não gostei.

E-BOOKS:
Joquempô II - Marta Vasconcelos
If the Fates Allow - Rainbow Rowell (resenha)
Casei com Uma Doida - Jack A.F.
Verão Mágico - Camila A. Moura (resenha)
Prima-Dona - L.S. Englantine
Ela é uma Fera! - Marina Carvalho (resenha)
Uma Noite Quase Estranha de Natal - Beatriz Cortes
Oblivion - Laura Jardim e Fabrício Martins
A Noite Mais Longa do Ano - Larissa Brasil (resenha)

14 comentários:

  1. Amei a Retrospectivaaaa!
    Que 2023 seja espetaculaaar!!!

    beijinhos
    https://www.conclusoesliterarias.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, to torcendo pra conseguir ler Gente ansiosa em 2023. As capas que destacou tem muuuitas que adoro, inclusive, meu favorito é Sinestesia e As vantagens de ser você.

    Feliz ano novo. Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana, tudo bem?
    Feliz Ano Novo!!! Que o ano de 2023, seja repleto de coisas boas.
    Dos filmes eu só vi "Abracadabra 2". Das séries tenho muita vontade de maratonar todas as temporadas de "Cold Case". Gostei da retrospectiva!!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu também adorei ler gente ansiosa, muito boa a história. Que bom que vai voltar com o canal, já vou lá me inscrever :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Isso de transformar a leitura em competição é complicado... E chato!
    Adorei a listinha de filmes e série, eu preciso assistir Abracadabra 2 e achei muito legal que você colocou Irmão do Jorel na lista, adorooo!
    Feliz 2023, que seja um ano incrível pra você! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, tudo bem?
    Adoro suas retrospectivas super completas! Adorei ver a Ava na lista, ela é MUITO engraçada.
    Também tô incomodada com o mood de competição de leituras. Pra blogosfera, já leio "pouco" (30 livros por ano em média), mas em comparação com a população brasileira no geral já é um volume altíssimo. Aí agora parece que se você não ler 70, 80, 90, 100 livros por ano, você tá pra trás, e isso também me incomoda. Por isso, faz uns 3 ou 4 anos que minha meta é ler 1 livro por mês. Assim, garanto que li ao longo do ano todinho e não perdi o hábito, que é o que realmente importa pra mim.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Oi
    desses seus melhores livros eu lembro da resenha de No Lugar Errado, Na Hora Errada e fiquei muito curiosa para ler, tudo é rio um livro que quero ler, eu quero assistir The Bear estão falando muito bem, eu assisto Ghosts a versão americana e gosto bastante.
    Essas capas que separou são lindas e também compartilho com o vicio no álbum recente da Rina Sawayama.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Já tive épocas que devorava livros, hoje não tenho tanto tempo assim; Vejo séries na medida do possível e gostei de várias na Globoplay.
    Feliz 2023!
    big beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Nana, que saudadinha de você, tudo bom?
    Meninas, eu amo seus melhores do ano, porque é um dos mais completos de toooodo mundo blogueiro.
    E se eu fosse selecionar as capas favoritas, iria ficar simplesmente anos selecionando, kkk.
    Aliás, você limpa a estante do kindle? Por que eu nunca pensei nisso? Chocada, vou tirar um final de semana pra isso, tem coisa lá que jamaaaais vou ler de novo ou até que me arrependi de ter pego, rs.
    beeeeeijos, que seu 2023 seja repleto de amor e luz!
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Nana! Eu já li bem mais, chegava a passar de 200 por ano, mas agora reduzi bastante essa meta e estou envolvida com outras coisas. O que me cansa não é nem essa questão de quantidade de livro, mas ver que os blogs estão esquecidos. Eu sou daquelas que gosta de ler uma postagem, uma resenha grandinha e saber como a pessoa se sentiu e o que achou do livro. Um ótimo 2023.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Amei a retrospectiva. Amei Oblivion também e me deixou bem pensativa sobre lidar com as lembranças do passado.
    Sobre essas competições no skoob, sinto que se alastrou em todas as redes e fica todo mundo querendo ler mais que todo mundo. Esse ano eu decidi que quero ler só coisas que possam fazer meu coração pular, sem me importar muito com quantidade ou com o que "acham que é leitura boa". Acho que tudo tá bem tóxico
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Livro: Arrastados
    Filme: 13 vidas
    Série: Uma advogada extraordinária

    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Menina, eu tb nunca tirei uma pausa do blog/redes sociais desde que abri o Romantic Girl. Mas esse ano deve ser o último do blog. Tô cansada. E desgastada. E com outras prioridades também, hehe.
    Os contos também são o que tem salvado as minhas leituras. Leituras mais curtas evitam os bloqueios que livros maiores têm me dado desde o começo da pandemia.
    Muita coisa legal na sua retrospectiva, e agora tô curiosa pra ver a a coluna do Pikachu entupida de coisa ruim, kkkkkkk.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos

siga o canto