janeiro 04, 2024

Retrospectiva 2023

feliz 2024 :P
Olá pessoas, tudo bem?
Esperamos que não tenha textão... haha!
Lembro que ano passado comentei que as atualizações do blog estavam escassas e tals, daí acabou que em 2023 a coisa ficou pior por aqui, com atualizações em círculos. Ha! Bom, criação de conteúdo rende quando a mente tá boa e a minha não tava. Não que eu queira ser aquela que fica criando e publicando todos os dias, mas é a falta de criação e mexer com a mente que me incomoda. Fora o desânimo, já que cheguei a pensar em encerrar o blog várias vezes durante o ano. Ainda não farei, porque escrever pra cá é a forma de terapia que eu tenho. Imagina deixar essa mente vagal o dia todo, só com estresse? Ha! Mas, acreditem! Isso tudo foi legal, porque me empurrou para uma jornada de autoconhecimento super necessária e que está me ajudando em várias coisas.

Então, dessa vez, não vamos ter as famosas estatísticas de postagens mais visitadas e tals. Desculpe.

Vocês sabem que não divulgo meus números de lidos ou assistidos, simplesmente porque a coisa toda fugiu do controle aí nas comunidades - tanto a literária quanto a cinéfila - e eu não quero ficar alimentando nada de negativo/competitivo para o quê eu consumo. Igual outro dia no finado Twitter a mina zoando a outra porque leu menos de 80 livros!!! Mas vou compartilhar que mais uma vez colocarei minha meta de 35 para consumir. Se passar, tá bom.

Mas lá no insta do canto, acesse aqui, vou compartilhar nos stories alguns dos gráficos - saudáveis - que o app StoryGraph fez de acordo com minhas leituras do ano. Quem não conseguir ver, vou deixar no destaque do perfil: LEITURAS 2024 por algum tempo.

E eu espero atualizar o canal do canto no YouTube ainda mais em 2024. 
Convido vocês (pfvr só falta um escrito para 200) hahaha - acesse aqui e se inscreva.

No mais, quero agradecer a todos pela companhia nestes tempos estranhos. Obrigada por sempre clicar no linkizinho do Canto em qualquer lugar da web e escolher ler qualquer coisa e levar qualquer dica daqui. Desejo um novo ano cheio de realizações, diversão, saúde mental 100%, saúde de outros pontos também e paciência. Não é necessário dizer os motivos... E bebam água!


Confiram os Melhores e Piores do Canto Cultzíneo em 2023:
Deixando claro que são coisas consumidas durante o ano de 2023, independente de serem lançamentos ou não.


MELHORES LIVROS LIDOS EM 2023:
os contos seguem ajudando e muito por aqui, quando estou numa ressaca daquelas, mas também procurar gêneros de conforto têm ajudado. TORTO ARADO (compre) foi uma das leituras mais reflexivas que fiz em 2023. Você lê os elogios e não imagina o tamanho do poder desta leitura até fazer. O BEIJO DO RIO (compre) é meio polêmico, porque envolve pessoas religiosas bancando o cRássico "cidadão de bem" de sempre e as críticas são SUPER válidas, incomoda lindamente. Os dois não vão ter análises agora, porque quero esses lindos comprados e comigo - li ambos pela Biblion - e preciso reler e destacar tudo que amei e guardar pra sempre. NADA FICA NO PASSADO (compre - resenha) um dos melhores thrillers lido esse ano, cheio de dualidade em sua protagonista. Gosto assim, nada de personagem disneylândia. MARINA (compre) lindeza do nosso eterno Zafón e que estava encalhado na estante e, meu Deus, eu nunca me imaginaria emocionadíssima com um horror gótico.

LIVROS - LISTA DE FAVS COMPLETA
(não estão na ordem de preferência)
Torto Arado - lido pela biblion
O Beijo do Rio - lido pela biblion
Nada Fica no Passado - livro físico
Marina - livro físico (desencalhado da estante)
Tríptico - lido pela biblion  compre
O Galinheiro - kindle  compre - resenha
Pequenos Segredos - livro físico  compre
Malpassado - kindle  compre
Teoricamente Princesa - lido pela biblion  compre
Sobre os Ossos dos Mortos - lido pela biblion  compre
Olhos Vazios - livro físico  compre
*BÔNUS
clássico: Noite na Taverna - lido pelo skeelo  compre


MELHORES FILMES ASSISTIDOS EM 2023:
uma dominação de coming of age? acho que assim posso definir parte dos meus assistidos de 2023. O mais legal é que eles estão deixando de pertencer a parte de sempre, a adolescência, e expandindo e mostrando que temos várias fases de amadurecimento e aprendizados pela vida. Assisti muita coisa em 2023, então foi bem difícil separar os favoritos. Mas a única certeza é que Scorsese e seu ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES está em primeiro lugar e é meu favorito para o Melhor Filme da temporada de premiações aí - inclua a Lily nos prêmios, claro. A gif é do fofíssimo CRESCENDO JUNTAS, o melhor coming of age do ano - se você ainda não viu.

FILMES - LISTA DE FAVS COMPLETA
(não estão na ordem de preferência)
Crescendo Juntas
Assassinos da Lua das Flores
Vidas Passadas
Anatomia de uma Queda
Retratos Fantasmas
Barbie
Oppenheimer
Mato Seco em Chamas
Rye Lane
Fale Comigo
When Evil Lurks (O Mal Que Nos Habita)
Nimona
Dezesseis Facadas
John Wick 4
Bottoms
O Menu
Os Fabelmans
A Menina Silenciosa
Dungeons & Dragons
Nossa Senhora do Nilo
The Blackening
A Garota na Névoa
A Médium
A Espinha do Diabo
Vidas em Jogo
Quiz Lady
*BÔNUS
um bonzinho fofinho: Você Não Tá Convidada Para o Meu Bat Mitzvá
um clássico: Somente Deus por Testemunha
um natalino: Natal em Nova York (e The Santa Summit)
alguns dos filmes mencionados estão disponíveis para compra na loja de filmes da Amazon - acesse


MELHORES SÉRIES ASSISTIDAS EM 2023:
minha meta era limpar parte da grade em 2023, não adicionar nada e só se livrar de um monte de série inacabada ou remover coisa ruim que não vi e adicionei. Pois bem, com essas crises mentais a gente procura conforto. E meu conforto é COLD CASE. Passei parte do ano revendo, inclusive quando teve a greve, daí quando o pique voltou quase não deu pra dar chance às novas séries. Tá bem pobrinha a seleção. Mas SWARM, da foto, foi uma que me surpreendeu bastante. Ri muito com as zoeiras com a Beyoncé e fã maluca.

SÉRIES - LISTA DE FAVS COMPLETA
(não estão na ordem de preferência
e não menciono temporadas novas, somente as primeiras)
Swarm
The Last of Us
Cangaço Novo
Starstruck
Will Trent
Wreck
Love and Death
Family Reunion
*BÔNUS
revi e revi e revi: Cold Case
esquecidas na grade que maratonei e finalizei: The Office (USA)
última temporada satisfatória: Mrs. Maisel (te amo Lenny Bruce)
Swarm, Cangaço Novo e Mrs. Maisel e tantas outras estão disponíveis no Prime


MELHORES PERSONAGENS CONHECIDOS EM 2023:
LIVRO: dona Janina, de Sobre os Ossos dos Mortos. Muito empatia pela senhora e passo todos os panos, sim;
FILME: Léa, de Mato Seco em Chamas;
SÉRIE: Jessie, de Starstruck.

UM VILÃO MEDONHO DE 2023:
Imagem relacionada
LIVRO: o "povo de bem", de O Beijo do Rio;
FILME: a "burrice do ser humano" em Fale Comigo, A Médium e When Evil Lurks - falo isso, mas ia ser a primeira a morrer, rs;
SÉRIE: a mãe da Brooke Shields, no doc Pretty Baby.

MELHORES CAPAS DE LIVROS DE 2023:


OS PIORES DE 2023:
LIVRO: Lar Doce Lar (conto), Doutor em Sedução e Cidades de Papel;
FILME: Trocados, O Melhor. Natal. De Todos! (no caso, o pior natal né, rs), EXmas, Never Been Chris’d, A Menina Que Matou os Pais: A Confissão, #Natal, Megatubarão 2, Sobrenatural: A Porta Vermelha, Mirror Mirror 3 e 4, Casamento Armado, Mistério em Paris, O Nascimento do Mal, A Baleia, Natal Com Você, Spiderhead e tantos e tantos outros que eu ficaria até amanhã digitando. Ha!
SÉRIE: Daisy Jones & the Six (decepção) e I Know What You Did Last Summer.

EM 2024, ESCUTEM
ah, como eu amei conhecer as músicas da LAUFEY, o álbum dela Bewitched é todo jazz-pop e as músicas têm vários elementos da bossa nova. E é uma homenagem mesmo, ela é fã! E minha playlist ainda conheceu outros como, GRETEL HÄNLYN, PALE WAVES, THE LAST DINNER PARTY e RENEÉ RAPP (outro álbum delicioso lançado em 2023) Você pode escutar com Amazon Music - clique aqui

NO MEU KINDLE TEM UM LAR:
*Li outras coisas no Kindle durante o ano, mas esse espaço é para as publicações na Amazon que eu gostei;
*Assim como faço com os livros físicos, também "limpo" a estante do Kindle - removendo da nuvem leituras que não gostei.
E-BOOKS:
Mortes de Primavera compre
Malpassado compre
O Galinheiro compre - resenha
A Colecionadora de Ossos compre - resenha
Medicina por Amor compre


obrigada por acompanharem o Canto por mais um ano
agora, vamos de folga?

16 comentários:

  1. Oi Nana!
    Qual a melhor retrospectiva do ano e por que é a sua? kkkk
    Te juro, eu posso não ter lido ou assistido nada igual a você, mas você faz a gente se sentir parte da sua postagem pela forma como você se expressa. Além de ser a única que fala dos piores do ano de uma maneira aberta e sem problemas, adoro!
    beeeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Adorei saber que Sobre os Ossos dos Mortos tá no Biblion, vira e volta garimpo umas leituras por lá. Dos filmes, fora os que estão no hype de Oscar, estou querendo (e enrolando) ver Rye Lane, e olha só a Jessie de Stastruck nas queridinhas, Starstruck faz parte da minha quota de séries britânicas curtinhas e engraçadas que faço questão de assistir mesmo sem conhecer quem assista.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nana!
    Meu ano de 2023 foi tenso e não estou atualizada com esses lançamentos. Preciso procurar e assistir.
    Big beijos

    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Nana! Feliz 2024. Essa competitividade que menciona me deixa tão desanimada, dá uma preguiça de abrir rede social para ver só isso. Eu não vi quase nada de filmes e séries em 20223, meu negócio hoje são animes, mas livros li alguns muito bons. Dos seus escolhidos, amei ver Marina entre eles, meu favorito do autor.
    Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Amei o resumão. Você consumiu tanta produção legal.
    Tem tanta coisa daí na minha lista que espero ler esse ano.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Nana, tudo bem?
    Minha saúde mental foi de arrasta em 2023 também e o blog foi foda de manter, então eu te entendo demaaais. Que esse ano seja mais gentil com a gente ♥
    Adorei ver sua retrô e adorei ver Daisy Jones entre os piores KKKKKKKKK me sinto tão compreendida, sério!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Oi Nana, completíssima sua retrospectiva!
    Torto Arado está na minha lista de leitura para 2024, estou ansiosa pra lê-lo.
    Os filmes não vi nenhum, mas quero muito ver Barbie, acho que sou a única pessoa na face da terra que não vi ainda, rsrsrs. Essas capas estão maravilhosas mesmo!

    Até mais!
     www.relatosdalih.com.br 💜

    ResponderExcluir
  8. Oi Nana, tudo bem?
    Tenho muita vontade de conhecer a trama de "Marina", já que falam tão bem. Dos filmes mencionados eu quero ver "Barbie" e "John Wicker 4". Feliz 2024!!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Amei a sua retrospectiva. Eu não li nada do que você leu e assistiu mas amei acompanhar aqui um pouquinho da sua trajetória durante o ano.
    Li menos do que eu gostaria ano passado e hoje como estou de molho nas primeiras semanas por conta de uma cirurgia estou aproveitando o tempo que preciso de repouso para ler.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gostei da tua seleção de títulos! Fiquei curiosa com alguns!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  11. Caramba não sabia que tinha isso de ficar comparando o quanto leu ou zoando quem leu menos de 8 livros, como assim?? Que chato :(
    Da listinha de melhores filmes, só vi Barbie e amei demais, foi um dos meus preferidos do ano também!
    Feliz ano novo Nana, que 2024 seja repleto de coisas boas e muita saúde mental e saúde num geral hehe! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Nana, amei seu resumão de 2023! Gosto muito do jeito como você se expressa e fala suas verdades.
    Por aqui teve leituras e as séries e filmes da TV a cabo. Consumi praticamente nada de Streamings, e estou meio que por fora de muitos lançamentos. Você passou pelo Doces e viu que também tive um ano meio conturbado. Torcendo aqui para que em 2024 você fique bem emocionalmente e traga muito mais conteúdo porreta pra nós. Bjus

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nana!
    2023 foi desafiador mesmo. Espero que 2024 seja mais calmo e tranquilo.
    Eu total entendo como esse cansaço mental atrapalha todo o resto, porque vivi a mesma coisa.

    Agora é respirar fundo, descansar e seguir em frente!
    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  14. Oi
    legal que você assisti Will Trent, eu adorei essa série e já quero muito a próxima temporada, vou escutar esse da RENEÉ RAPP só conheci ela por conta do filme novo das meninas malvadas, nem sabia que ela tinha um album.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa, adorei a retrospectiva!
    Li alguns da lista de livros e também concordo que são ótimos, vi alguns dos filmes e também gostei muito. Adorei a lista do que não assistir porque sempre falamos do que gostamos, mas é bom deixar um alerta do que não perder tempo rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Oi Nana, adorei sua retrospectiva. Você consumiu bastante coisa! Eu já li 'Marina' e lembro que gostei bastante. Da sua lista de filmes assisti 'O Menu' e gostei muito. Desejo que você tenha um 2024 maravilhoso e muita motivação para continuar com o blog! Realmente esse cantinho costuma ser uma terapia pra gente!

    O Mente Hipercriativa já está de volta!
    Aguardo sua visita!

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos

siga o canto