TAG dos 50% - 2022

Olá pessoas, tudo bem?
Quase no fim do último tempo estamos aqui com a TAG do 50%. Ha!
Dizer que estou bem feliz com meu ritmo de leitura neste ano, sem cobranças de números, dia para terminar, quantidade para intercalar e outras forçações absurdas que gostam de se impor atualmente. Bom, já comentei muitas vezes que quero mais que números de lidos se foda. Ha! Mas me surpreendeu bastante chegar em julho com quase 50 lidos, deu certa emoçãozinha. Pode parecer besteira, mas para quem não cresceu em meio a livros, só os obrigatórios da escola, sem incentivo nem para ler esses obrigatórios e mal lia cinco livros por ano... dá aquele orgulhinho positivo.

Como comentei em postagem passada - clique aqui - não pretendo mais crucificar minha saúde mental inscrevendo esse blog em parcerias com editoras. Infelizmente comprar livros físicos tá fora de cogitação por aqui, no momento, mas é até bom porque tem uma galera aqui ainda pra ser lida e, provavelmente, doada para ceder espaço no quarto. Ha! Depois dessa decisão, dois aplicativos super legais surgiram no meu caminho: BibliON e Skeelo. O BibliON é o aplicativo da Biblioteca de São Paulo - sim, eu moro no Rio e no início da pandemia eles liberaram o acesso para outros estados - e que funciona igual a uma biblioteca, mas virtual. Ando me policiando para não fica só presa por lá; a variedade é imensa. Já o Skeelo passou a me gratificar com e-books por causa da Claro - tem alguma coisa com o pré-pago e a quantia da recarga que estou tentando entender, haha - e também tem outros e-books que ganho por lá com os cupons que eles liberam ou os parceiros deles. Leitura nunca falta.

Tentei me submeter a dois desafios neste ano: um clássico nacional por mês e um audiobook por mês, também. Vamos ver se até o fim do ano consigo somar os doze de cada. Ha! Audiobooks, para quem tiver interesse e o básico de inglês, pode fuçar o perfil OFICIAL no Spotify - clicando aqui. Digo oficial porque tem muita gente postando audiobook de forma ilegal lá, e é chato né... o autor não está ganhando nada com o trabalho dele.

Bom, chega de conversa, já falei demais. Ha! Os créditos da postagem darei ao Conjunto da Obra porque foi lá que peguei a imagem, a ordem das perguntas e tals. Como na retrospectiva de final de ano costumo incluir filmes e séries, resolvi colocar aqui também.

O melhor livro que você leu até agora, em 2022:
GENTE ANSIOSA. Ainda não consegui digitar a opinião pra cá, mas tanto sentimento e identificação.
Acabei fazendo a leitura em e-book, em inglês, para um clube de leitura que participo no zap. Foi escolha mais que certeira. Também menciono TUDO É RIO e SEGREDOS (resenha), outras duas leituras que mexeram bastante com meu emocional.
MELHOR FILME VISTO ATÉ O MOMENTO: A Fera do Mar 100% meu queridinho do momento - mas deixo menções para A Galeria dos Corações Partidos (resenha), X, Fresh, Batman e Crush: Amor Colorido, que bela salada mista.
MELHOR SÉRIE NOVA VISTA ATÉ O MOMENTOHeartstopper e Abbott Elementary


A melhor continuação que você leu até agora, em 2022:
JOQUEMPÔ II. O primeiro é, na verdade, um conto. Esse tem mais de cem páginas, então já dá pra considerar livro, né? Ha! Achei interessante a trama se passar durante a pandemia, mesmo com o baita tom emocional que entrega; os personagens tão jovens diminuindo várias expectativas. E ainda tem a abordagem do relacionamento à distância do Samuca com o Natã, iniciado no conto.
MELHOR CONTINUAÇÃO DE FILME VISTO ATÉ O MOMENTOUau, nenhum like na Letterboxd, então continuação cinéfila barrada.
MELHOR NOVA TEMPORADA DE SÉRIE VISTA ATÉ O MOMENTODerry Girls (resenha) - foi a última ´(


Algum lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito:
PONTE DO MEDO. Até hoje não esqueci a leitura frenética de Sem Saída, então ansiosa pra, talvez, ele entregar as mesma sensações.
UM FILME DO PRIMEIRO SEMESTRE QUE DESEJA ASSISTIRMedida Provisória - ficar de olho na programação do Canal Brasil e assistir quando a TV da sala estiver desocupada, haha.
UMA SÉRIE DO PRIMEIRO SEMESTRE QUE DESEJA ASSISTIRClark, First Kill, The Essex Serpent, Our Flag Means Death e tantas outras - infelizmente, não tenho mais pique para fazer teste de três episódios pelas temporadas de estreias como antes. Tô idosa. Ha!


O livro mais aguardado do segundo semestre:
FAIRY TALEEita homem que escreve. Só falta a Suma confirmar a publicação por aqui também.
O FILME MAIS AGUARDADO DO SEGUNDO SEMESTREWakanda Forever - depois daquele trailer MARAVILHOSO, não teria como.
A SÉRIE MAIS AGUARDADA DO SEGUNDO SEMESTREInterview with the Vampire


O livro que mais te decepcionou até agora:
SUICIDAS (resenha). Não é inteiramente ruim, para quem curte o estilo, mas algumas cenas eu preferia não ter "conhecido".
O FILME QUE MAIS TE DECEPCIONOU ATÉ AGORA: A Bolha, Águas Profundas, Naquele Fim de Semana, Indecente... a lista é imensa.
A SÉRIE QUE MAIS TE DECEPCIONOU ATÉ AGORAUnder the Banner of Heaven - primeira série que assisti inteiramente na velocidade 2x. Não é ruim, só é sonífera.


O livro que mais te surpreendeu até agora:
O MISTÉRIO DO CARNEIRO DE OURO. É um mistério juvenil cheio de representatividade - com cenário nordestino e personagens sáficas. Tem mistério envolvendo a cultura local, boa presença de familiares e nossa... ainda me arrancou bons risos.
O FILME QUE MAIS TE SURPREENDEU ATÉ AGORAAmbulância - torço nariz para as farofas do Michael Bay, mas essa me ganhou. Mil vezes melhor que O Agente Oculto lá.
A SÉRIE QUE MAIS TE SURPREENDEU ATÉ AGORAAbbott Elementary - é série de comédia, então tem sempre aquele lance do humor não bater. Mas fiquei gamadíssima!


Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro nesse semestre ou que você conheceu recentemente):
CARLA MADEIRA. Sempre tento dar prioridade a autor nacional nessa pergunta. A leitura de TUDO É RIO me causou uma boa ressaca e quero conhecer os outros.
NOVO ATOR OU ATRIZ DE FILME FAVORITOLola Petticrew - de Meus Encontros com Amber.
NOVO ATOR OU ATRIZ DE SÉRIE FAVORITO: Todos do círculo duBem do Charlie em Heartstopper, vou maratonar tudo de todos. Ai...


A sua quedinha por personagem fictício - crush - mais recente:
???????
NENHUM. Acho que estou curada... hahahaha
UM CRUSH DE UM FILME RECENTE: NENHUM. Estou altamente anti crush este ano.
UM CRUSH DE UMA SÉRIE RECENTE: Aff, que ódio! Esqueci que teve Wagner Moura (Dan) sendo lindo em Shining Girls. Ha!


Seu personagem favorito mais recente:
OLIVE DE IMPERFEITOS (resenha). Comentei na resenha quanto ela virou minha amiguinha.
PERSONAGEM FAVORITO DE UM FILMEJacob e Maisie de A Fera do Mar
PERSONAGEM FAVORITO DE UMA SÉRIENick (Heartstopper)


Um livro que te fez chorar nesse primeiro semestre:
?????
NENHUM. Só um pouco 'tocada', mas nada de lágrimas escancaradas por aqui.
UM FILME QUE TE FEZ CHORAR NESSE PRIMEIRO SEMESTREMeus Encontros com Amber
UMA SÉRIE QUE TE FEZ CHORAR NESSE PRIMEIRO SEMESTRE: Heartstopper


Um livro que te deixou feliz nesse primeiro semestre:
A GENTE DÁ CERTO. O clichê de ir caçar amor perdido de alguém é demais. Ha!
UM FILME QUE TE DEIXOU FELIZ NO PRIMEIRO SEMESTREA Fera do Mar - já até revi pq sim.
UMA SÉRIE QUE TE DEIXOU FELIZ NO PRIMEIRO SEMESTREDerry Girls (resenha) - foi a última temporada, então só recordações das risadas e outros bons sentimentos.


Melhor adaptação cinematográfica de um livro que você assistiu até agora, em 2022:
série HEARTSTOPPER. Não li as HQS, mas é consenso geral - BR e gringo - de que fizeram um ótimo trabalho. E acredito mesmo, porque como produção - isolada - ela é adorável, com atores tão carismáticos que só abraçando todos. Ha! E não tem nada a ver que a autora trabalhou perto, porque tem muita adaptação aí que o próprio autor roteirizou também e que é péssima. Outra que menciono é a mini de WHY DIDN'T THEY ASK EVANS?, do livro da Agatha Christie, que ficou uma produção deliciosa de acompanhar - também não li.
MELHOR ADAPTAÇÃO FILME ATÉ AGORA: Também não lido, mas foi uma ótima produção, O TELEFONE PRETO - do conto de Joe Hill. Vai muito além de um simples horror - marca boa do Scott Derrickson.


Sua resenha favorita desse primeiro semestre (escrita ou em vídeo):
OS NÚMEROS DO AMOR. Tive que pesquisar umas coisas pra não falar abobrinha, acho que funcionou. Ha! (resenha)
DE FILMEA Galeria dos Corações Partidos (resenha)
DE SÉRIELandscapers (resenha)


O livro mais bonito que você comprou ou ganhou esse ano, até agora:
Minha tia me deu alguns livros outro dia e SEM AMOR foi um deles. Eu amo tons de roxo...
UM FILME COM A FOTOGRAFIA BONITAO Telefone Preto
UMA SÉRIE COM A FOTOGRAFIA BONITALandscapers (resenha)


Quais livros você precisa ou quer muito ler até o final do ano?
Todos que ficaram atrasados no primeiro semestre
UM FILME QUE QUER MUITO ASSISTIR ATÉ O FIM DO ANOTodos os atrasados tudo
UMA SÉRIE QUE QUER MUITO ASSISTIR ATÉ O FIM DO ANOTodas atrasadas tudo

6 COMENTÁRIOS

  1. Oie, Heartstopper está dentre minhas adaptações favoritas da vida. E Gente Ansiosa é um livro que preciso ler até o final do ano.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana, tudo bom?
    Seu 2022 teve um saldo positivo e adorei você incluir filmes e séries nas suas respostas. Acho que para o ano que vem, vou aderir, hein? rs Adoro fazer listas! kkkk
    E sobre seu livro favorito, ele está na minha lista de desejados. Quero para ontem!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nana.
    A gente sempre dá um jeito para ler não é? Não me desce esse povo que diz que lê PDF porque não pode comprar livros. Adorei suas respostas e deles eu quero muito ler Gente Ansiosa. Ponte do medo vou ver se começo esse fim de semana.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi
    muitos livros que eu não conhecia por aqui, eu quero muito ler imperfeitos e tenho os números do amor que comprei esses dias, preciso ler a minha edição é a da capa antiga.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu também adorei gente ansiosa e o mistério do carneiro de ouro

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Nana! Gente Ansiosa foi um dos melhores que li ano passado, que livro maravilhoso. Sem amor também é incrível, assim como os demais da Alice Oseman que tive oportunidade de ler.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindxs :D
Algumas observações
- Os comentários são moderados, conteúdo odioso ou preconceituoso não será aprovado;
- Comentários que não tenham relação com a postagem e estilo propaganda serão enviados para o spam
- Comentários que desprezam o texto da postagem não serão respondidos